Cultivo de champignon em casa

Os champignons conquistaram o primeiro lugar na preparação de pratos de cogumelos. Eles são simples na culinária e têm um agradável sabor doce. Estamos acostumados a comprar em supermercados, mas é fácil cultivar cogumelos em casa e, se desejar, você pode criar seu próprio negócio.

Você já decidiu cultivar champignon? Antes de tudo, escolha um local de produção, pois a tecnologia depende diretamente dela, por exemplo: em uma casa de campo, no porão de uma casa particular, em um quarto alugado. Em seguida, estude as tecnologias de plantio e tratamento, possíveis doenças, condições de temperatura e outras.

A tecnologia certa para o cultivo de champignon

Para o plantio, você precisa de um grão ou composto de micélio. Com micélio plantado adequadamente, temperatura e umidade bem escolhidas, você pode colher a colheita no primeiro ano.

Micélio moído

Ao plantar micélio de grãos no solo, faça sulcos com uma profundidade não superior a 0,3 me uma largura de cerca de 0,5-0,6 m. Nesse estado, deixe orifícios cavados por 2-3 dias para normalizar a temperatura. Em seguida, prossiga com a colocação do micélio. É melhor organizar o corpo do cogumelo escalonado a uma distância de pelo menos 20 cm.

Vista de compostagem

Se a escolha caiu em uma aparência de composto, a tecnologia é um pouco diferente. Coloque a drenagem no fundo dos minitubos e, em cima dele - composto compactado, no qual coloque o micélio e cubra-o com ele. Se tudo for feito corretamente e o micélio tiver alta qualidade, depois de uma semana você verá novos fios-ramos do micélio.

3 semanas após um plantio bem-sucedido, coloque uma camada de solo úmido sobre as camas. É importante garantir que a espessura da camada não exceda 25-30 cm, caso contrário a formação de corpos de champignon pode ser bloqueada. A composição do solo deve incluir turfa, giz e solo encharcado, o que fornecerá a acidez necessária para o desenvolvimento.

Forneça ventilação e a umidade necessária. Se falamos de números específicos, para ativar os esporos, a temperatura ideal é de 24 a 28 ° C e, para o crescimento de cogumelos, de 16 a 18 ° C.

Para cumprir o regime de temperatura, instale coberturas temporárias ou cubra o solo com uma camada de palha. Certifique-se de que os depósitos brancos não apareçam no chão - este é o primeiro sinal de solo seco. Umedeça o solo e remova a palha ou copa por um tempo.

Faça sua primeira colheita de champignon um mês e meio após o plantio. Escolha cogumelos imediatamente após o amadurecimento, bem como cogumelos ostra. O período de produção é de 3-4 dias. Frutificação subsequente deve ser esperada em intervalos de 3-4 meses. As primeiras colheitas serão as mais ricas.

Características do cultivo no porão

O tipo de cultivo no porão é a priori bem-sucedido, porque no porão já foram criadas as condições ideais para o amadurecimento - a temperatura e a iluminação necessárias. O principal é monitorar a umidade durante o período de incubação, que não deve ficar abaixo de 75%. Mas aqui o problema é solucionável - use um umidificador convencional. Para ativar os esporos, aumente a temperatura e, para o crescimento de cogumelos, diminua. Não há necessidade de criar instalações adicionais.

Como crescer no país

Este método é mais complicado do que crescer no porão. É importante abordar com competência a escolha de um local para plantio - procure um local com sombra e umidade. Construa um dossel ou estufa sombreada. A tecnologia de plantio de micélio é padrão. Mantenha a temperatura correta (champignon não pode tolerar o calor), a umidade necessária, controle o modo de ventilação.

Preste atenção na escolha do substrato, que deve ter um mínimo de dióxido de carbono e um máximo de nutrientes. A melhor opção é terrenos florestais.

Gráfico de vídeo

Champignon como negócio - por onde começar?

Devido à relativa despretensão e alta fecundidade, é benéfico cultivar champignon em escala industrial. Considere um plano passo a passo para criar um negócio.

  1. Decida o rendimento, calcule a área da sala de cultivo (por exemplo, para obter 3 toneladas da colheita, você precisa de uma sala de 100 metros quadrados).
  2. Com base na natureza de longo prazo do evento e nas oportunidades financeiras, você pode investir na construção de uma nova estrutura, alugar ou comprar um edifício pronto. Na fase inicial, o aluguel é mais rentável.
  3. A próxima tarefa é encontrar um fornecedor confiável de micélio. Não vale a pena salvar. Escolha fornecedores confiáveis ​​com vasta experiência.
  4. Em escala industrial, os cogumelos são cultivados com mais frequência em caixas ou sacos de madeira. Este método permite que você use racionalmente a área da sala.
  5. Um item importante das despesas é a mão de obra contratada, bem como o treinamento competente dos trabalhadores em tecnologia de tratamento de champignon. O número de trabalhadores depende da escala de cultivo e capacidade financeira.

Informações do vídeo

Onde obter micélio para plantio?

A qualidade do micélio determina o volume da colheita. Na Internet, existem muitas ofertas de diferentes fornecedores. Não persiga preços baixos, isso ameaça problemas com a colheita futura.

A opção ideal é escolher um fornecedor confiável e conhecido, aconselhado por compradores reais em fóruns de cultivo de cogumelos.

O micélio pode ser cultivado independentemente em casa, mas, para o primeiro plantio, é aconselhável adiar experimentos e comprar produtos comprovados.

Dicas úteis

Para o primeiro plantio, escolha uma espécie de composto de micélio - menos exigente e mais resistente à violação das condições de cultivo. A produtividade com o micélio de composto é menos rica; no entanto, é mais fácil adquirir as primeiras e necessárias habilidades com ele.

Antes de plantar micélio, examine cuidadosamente o substrato. Deve ser um pouco elástico, não quebradiço e não muito duro.

Para aumentar a produtividade, o estrume é adicionado ao substrato. Caso contrário, é possível substituir um pássaro ou uma vaca, mas isso pode afetar negativamente o volume da colheita.

Assista ao vídeo: Curso Cultivo do Cogumelo Champignon - Colheita - Cursos CPT (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário