Escolhendo o piso. Seus pés vão gostar do chão?
O revestimento do piso é um elemento importante do interior, não apenas do ponto de vista estético. Pisos confiáveis proporcionam isolamento acústico, calor e conforto. O revestimento é um dos principais detalhes de qualquer reparo.
Quais pisos escolher entre uma variedade de ofertas promocionais?
Vamos tentar descobrir isso. A primeira coisa que determina a escolha é o material de fabricação: os revestimentos artificiais e naturais são diferenciados. O primeiro grupo inclui linóleo, azulejos, pisos autonivelantes. Os naturais incluem pisos de tábuas de madeira, parquet, pisos de pedra natural. É necessário considerar onde escolhemos os pisos. O piso deve estar funcional.
A segunda coisa que ajudará na decisão difícil é que os revestimentos do piso sejam divididos em tipos, dependendo do método de dividir os elementos constituintes do piso. Piso artificial - piso de cerâmica, laminado, laje de pedra, tábua de madeira, parquet. Piso em rolo - carpete, linóleo. Piso monolítico - piso sem costura a granel feito de materiais poliméricos.
Considere os tipos mais populares de revestimento de pisos:
Linóleo estava ou está em quase todos os apartamentos ou casas. Existem dois tipos de linóleo: linóleo comercial e doméstico heterogêneo e homogêneo em uma base não tecida ou espumada. Para a base de linóleo heterogêneo, são utilizados feltro, PVC, poliéster e juta. Esse linóleo possui uma variedade maior e é produzido em rolos de 2, 3 e 4 metros de largura. Homogêneo - 2, 3 metros, tem uma estrutura homogênea sem base.
As vantagens do linóleo incluem:
- Universalidade. Adequado para a cozinha e o quarto.
- Cor e diversidade estilística.
- Despretenção. Lavável a seco e a úmido. Sob a colocação de linóleo, não é necessário nivelar perfeitamente o piso.
- Não requer grandes despesas financeiras, tempo e esforço.
- O tipo comercial de linóleo é muito resistente a danos e fricção.
As desvantagens do linóleo:
- Ele não gosta de luz solar direta, pode desaparecer.
- A temperaturas muito baixas - rachaduras.
- Amassados de móveis pesados podem permanecer no linóleo doméstico, e lágrimas e danos podem se formar nele.
Apesar da despretensão do linóleo, ele pode ser arruinado se você não seguir as dicas elementares: não use encolhimento em PVA ou bustilato, aplique cola especial ao linóleo apenas na junção, coloque apenas na betonilha tratada.
Piso laminado - Um revestimento de piso popular e elegante. De fato, esta é uma placa multicamada. A camada principal do laminado é feita de aglomerado ou painel de fibras.
Vantagens do laminado:
- Não desaparece, tem uma aparência bonita.
- A sujeira não se apega a ela, é fácil fazer a limpeza.
- Não há necessidade de verniz, moer.
- Tem uma grande variedade.
- Uma ampla faixa de preço permite escolher uma opção de orçamento.
Desvantagens:
- Você precisa ter cuidado com a água - o laminado é deformado pelo excesso de umidade.
- O laminado barato tem vida curta.
Telha cerâmica - piso bastante prático e moderno. As vantagens dos ladrilhos incluem resistência à umidade, decoratividade, durabilidade, relevância, uma enorme variedade de cores e estilos. As desvantagens são que o azulejo não é universal e é mais adequado para a cozinha e o banheiro do que para o quarto; o ladrilho pode rachar com um golpe forte, frio ao toque. Recomenda-se a colocação de ladrilhos profissionais.
Parquet, um piso feito de tábuas de madeira maciças, um piso feito de elementos tipográficos é um dos tipos mais antigos de revestimento de pisos. Sempre elegante e relevante. Sua principal vantagem é a preservação do meio ambiente. O piso de madeira é durável, muito resistente à deformação. No entanto, esse piso requer cuidados sérios. Mais adequado para o interior clássico.
Pavimentos em pedra natural. É apropriado no corredor, na cozinha, no banheiro, sem instalar o sistema "piso quente", o piso de pedra natural é bastante frio. A principal desvantagem é o alto custo. Tais pisos estão levando à resistência ao desgaste - eles não se deformam, toleram bem a umidade e a luz.
Carpete - piso agradável e confortável. As vantagens incluem: boas propriedades de isolamento acústico, uma variedade de cores e texturas, não racha e não quebra quando um objeto pesado cai sobre ele. A desvantagem de um revestimento é a dificuldade de cuidar dele. Qualquer mancha terá que ser removida por meios especiais, por isso é quase impossível colocar um tapete na cozinha ou no corredor.
Piso a granel em polímero - Os pisos mais modernos e relevantes. Eles não precisam de uma boa mesa do piso base, porque são nivelados graças à sua textura líquida - qualquer irregularidade é derramada com polímeros líquidos e obtém uma superfície ideal, bonita e lisa. As tecnologias modernas permitem obter um piso a granel de qualquer cor e textura. Este piso é resistente à umidade e confiável. Desvantagens: um piso autonivelante de alta qualidade é bastante caro, e os pisos autonivelantes baratos podem ficar amarelos quando expostos à luz solar direta.
Piso de tábua de madeira - quente, ecológico e bonito. Pranchas colocadas corretamente em toras, sem rachaduras e fixações com pregos, sem pintura e revestidas com cera ou verniz especial são uma das melhores opções. Vantagens: o uso de madeira natural e cara, com um belo padrão e cor da madeira, um espaço natural para ventilação devido à altura dos lags, uma superfície quente e agradável da placa lixada. As desvantagens incluem - se, durante a formação do piso, as placas estiverem semi-acabadas ou vice-versa, ocorrerem deformações ou aparecerem rachaduras, isso exige cuidados constantes.
Pisos de vidro - pisos muito elegantes e exóticos, feitos de vidro na altura dos joelhos, de grande espessura. Eles são feitos na forma de inserções na tela principal de outro revestimento ou sólido. O padrão do piso pode ser simples, ornamental, paisagens e pinturas e um efeito 3D. Pode-se chamar vantagens - ecologia, alta estética, estilo e desvantagens - o revestimento é escorregadio, pode se tornar uma fonte de lesão.
A tecnologia está avançando rapidamente e nos oferece novas ofertas. A moda também não está muito atrás. Ao escolher um piso, pense no fato de que não é por um dia, mas, o mais importante, seus pés vão gostar do chão?