O objetivo dos gabinetes de servidores, uma visão geral dos modelos, seus prós e contras

A colocação ordenada de equipamentos de telecomunicações em empresas e empresas é efetivamente organizada usando designs de móveis especiais. Uma categoria separada de móveis é um gabinete de servidor projetado para acomodar equipamentos ativos e passivos - comutadores, no-breaks, painéis de conexões, hubs e outros dispositivos.

Nomeação

Os gabinetes do servidor e os racks de telecomunicações diferem em tamanho, dispositivo e finalidade. O design do produto depende das tarefas específicas, dos parâmetros do equipamento de rede colocado no interior do gabinete. Um rack de telecomunicações é do tipo aberto, e um gabinete de servidor é um produto fechado que possui todos os recursos de um gabinete no sentido clássico. Em muitos data centers, não há um posicionamento claro na categoria de gabinete ou rack; portanto, é importante entender qual produto é o mais adequado para o preenchimento de servidores. Objetivo do gabinete do servidor:

  • organização compacta de telecomunicações, servidores, equipamentos elétricos e de distribuição;
  • fornecer acesso conveniente aos dispositivos de manutenção localizados no gabinete;
  • conformidade com a temperatura ideal durante a operação do equipamento, ar condicionado, sistemas de refrigeração;
  • proteção de dispositivos de alta tecnologia contra acesso não autorizado, poluição, poeira de elementos.

Ao colocar o equipamento de servidor em prateleiras e trilhos, é possível obter o uso ideal do espaço livre de salas de servidores de empresas, empresas, centros de dados para processamento de dados com hospedagem de rede. Há uma distinção entre um gabinete de telecomunicações, servidor e fiação. Qualquer instância projetada para construir uma LAN (rede local) confiável de vários tamanhos é a telecomunicação. Nos armários de cabeamento (geralmente do tipo pré-fabricado), eles organizam o isolamento dos cabos - instalação de conjuntos de cabos, sistemas de fibra ótica, cruzamentos, divisores, ou seja, equipamentos passivos. O gabinete do servidor é usado para conectar roteadores, patch panels, comutadores, roteadores, estações de comunicação, equipamentos ativos.

Principais Funcionalidades

O gabinete para servidor externo é fabricado de acordo com tamanhos padrão claramente estabelecidos, observando a distância de instalação entre os fragmentos de móveis especiais. Os padrões e GOSTs foram desenvolvidos para a produção de produtos, para que os fabricantes de equipamentos de comutação, rede e telecomunicações possam levar em consideração as características de móveis especiais na fabricação de produtos de alta tecnologia. Os gabinetes e racks do servidor devem atender a vários requisitos:

  • portas dianteiras e traseiras ventiladas com fluxo de ar livre para equipamentos de refrigeração;
  • fornecimento de sopro desimpedido de ar aquecido fora da estrutura;
  • conformidade da carga estática com os padrões estabelecidos, capacidade de carga ideal;
  • aderência estrita à distância entre os trilhos e a estrutura para a instalação adequada dos servidores;
  • entradas de cabos espaçosas, presença de um grupo de soquetes, aterramento de elementos em um único circuito;
  • a presença de ventilação ativa e passiva com resfriamento constante do enchimento interno;
  • Suportes ajustáveis ​​para colocar a estrutura do servidor em um plano horizontal durante a montagem.

Os recursos do gabinete do servidor incluem parâmetros dimensionais do modelo e capacidade de carga. A distância entre os orifícios de montagem deve corresponder ao valor definido. Medido em unidades, 1 unidade mede 1,75 polegadas ou 1 U = 44,45 mm. Várias unidades formam a altura do produto. Os mais comuns são gabinetes e racks para servidores em 22, 24, 33, 42, 45, 47 unidades. A largura das estruturas é de 600, 800, 1000 mm e a profundidade é de 800, 1000, 1200 mm.

A capacidade de carga do design do servidor determina quanto equipamento pode ser colocado no gabinete. O modelo de servidor de orçamento possui uma pequena capacidade de carga, suporta cerca de 450 kg. Para acomodar equipamentos pesados, são escolhidos produtos com capacidade de carga de 500 a 1.000 kg - um gabinete de servidor. Para equipamentos de grandes salas de equipamentos, são utilizados modelos com capacidade de carga de 1000 a 1500 kg, nos quais qualquer tipo de equipamento é colocado.

Dispositivo

Os gabinetes e racks para servidores são concluídos levando em consideração a funcionalidade dos modelos e o uso de designs de móveis para resolver certos problemas. Na configuração básica, os modelos são equipados com pernas, com as quais você pode ajustar o espaço entre a placa inferior e o piso. Uma alternativa é instalar o gabinete do piso do servidor em uma base rígida. Esta solução permite organizar o fornecimento de cabos a partir de baixo, reduzir a entrada de poeira no compartimento inferior da estrutura e melhorar o apelo estético do modelo. Os armários incluem:

  • estrutura rígida (estrutura) com guias horizontais;
  • prateleiras para instalação de equipamentos de comutação e rede;
  • pernas ajustáveis ​​para armários, suportes ou bases de nivelamento;
  • entradas de cabos com plugues removíveis durante a instalação;
  • blocos de saída de projeto horizontal ou vertical;
  • barramento de aterramento com conexão de todos os elementos removíveis;
  • assentos para o sistema de refrigeração, blocos de ventiladores.

Os gabinetes e racks dos servidores de telecomunicações são estruturas fechadas e fechadas. A mobília é completada com portas trancáveis. Existem modelos do tipo secional projetados para uma construção de 19 polegadas, equipados com várias portas com travas individuais para manutenção conveniente, localizados no gabinete do servidor do equipamento.

Variedades

Para garantir a colocação mais eficiente dos equipamentos ativos e passivos da rede, os fabricantes de produtos de telecomunicações produzem modelos que diferem em tamanho, design e finalidade. De acordo com os recursos de design, eles são classificados em três tipos:

  • totalmente soldados - modelos rígidos, não separáveis, com alta capacidade de carga. Conter qualquer equipamento de servidor, ter dimensões e peso significativos, dificuldades no transporte;
  • quadro dobrável - racks de telecomunicações com um quadro estável de dois quadros, que ocupa a carga principal. Diferem na simplicidade da instalação e na gravidade específica pequena;
  • estruturas de rack - consistem em quatro guias verticais conectadas por parafusos a teto e piso. Eles reduziram a capacidade de carga e a rigidez.

Os projetos de móveis para servidores são divididos em piso e parede. Uma instância montada na parede é um modelo com uma dimensão de profundidade não superior a 600 mm. Caso contrário, o design não suportará o peso do equipamento que está sendo colocado. A versão montada na parede é adequada para a instalação de roteadores, hubs e comutadores. Os modelos são montados na parede com uma montagem rígida usando parafusos de ancoragem.

Para uma instalação conveniente, é recomendável pré-instalar a placa de montagem e pendurar um gabinete na parede.

A segunda variedade são as construções de piso que usam uma altura de instalação considerável. Os modelos externos instalam servidores pesados ​​e enchimento de rede a partir de fontes de alimentação ininterrupta, servidores, sistemas de comunicação. Quase todos os equipamentos podem ser colocados em um gabinete de servidor de 19 polegadas.

DobrávelRackTodo soldado

Materiais de fabricação

O equipamento de rede é um atributo integral de um conjunto completo de centros de informática. Para posicionamento compacto de dispositivos de alta tecnologia, fornecendo acesso a eles, gabinetes e racks de servidor são usados. Para que o produto tenha capacidade de carga suficiente, chapas de aço galvanizado ou metal tratadas com um revestimento em pó anticorrosivo são usadas para a fabricação de móveis especiais.

Como os equipamentos de informática geram muito calor, as paredes dos móveis são perfuradas para a saída livre de ar aquecido, além de fornecer um sistema de refrigeração funcional sem montagem de condensado no interior. Os racks de telecomunicações abertos são feitos de estruturas metálicas e são classificados em modelos de servidor de um ou dois quadros.

Os modelos de servidor de parede e piso com um sistema de restrição de acesso não autorizado são produtos de metal de uma estrutura de estrutura, um teto e uma base com paredes laterais reforçadas, assentos para um módulo de ventilador e portas com mecanismos de travamento. A espessura do metal dos principais elementos estruturais deve ser de pelo menos 1,5-2 mm. Guias intersetoriais são feitas de canal durável. As portas são feitas de metal, vidro à prova de choque, perfuradas. O modelo de piso pode ser fabricado com duas portas para proporcionar um acesso mais confortável aos equipamentos de rede, com painéis laterais removíveis. Obrigatório nos trilhos verticais, faça orifícios de montagem em incrementos de uma unidade.

A montagem de um gabinete de servidor de um tipo dobrável é executada de maneira padrão usando trincos de plástico e travas de ponto. O módulo do ventilador faça você mesmo é instalado removendo os plugues e fixando o sistema de refrigeração com parafusos. Se o modelo não for dobrável, basta transportar o produto para o local de instalação e defini-lo claramente em planos, ajustando a base ou as pernas. Dependendo do equipamento da fábrica do fabricante, o modelo está equipado com um barramento de aterramento, um grupo de soquetes (4-36 peças) e um módulo de ar condicionado.

Opções de acomodação

Um gabinete de servidor com ar-condicionado pode atuar como um produto independente ou ser uma unidade funcional do equipamento complexo das salas de hardware. É aconselhável organizar salas de servidores em empresas cujas atividades estão intimamente relacionadas a processos de computação, sistemas de vigilância por vídeo e serviços de rede. Para os propósitos da empresa comum, um gabinete de servidor ou um sistema de rack aberto é suficiente. Requisitos para a colocação de produtos de telecomunicações:

  • é permitido equipar uma sala separada exclusivamente em uma sala com paredes em branco sem janelas;
  • Recomenda-se colocar produtos de telecomunicações em salas com temperatura estável de +18 - + 24 ° C;
  • um pré-requisito para o hardware - condicionadores de ar com redundância de cem por cento, ou seja, pelo menos dois dispositivos independentes;
  • o número de armários e racks é determinado pela área da sala, tamanhos, características da instalação (parede, piso);
  • os modelos fechados são equipados adicionalmente com um sistema de refrigeração, um módulo de exaustão de ar aquecido;
  • A instalação é realizada em conformidade com o acesso gratuito ao equipamento de rede. É permitido colocar linhas horizontais e verticais combinadas se o acesso às partes traseiras do sistema não for necessário.

Ao colocar um gabinete de telecomunicações fora da sala do servidor, é necessário fornecer proteção confiável contra acesso não autorizado, cumprir as condições de controle climático, conectar fonte de alimentação ininterrupta e conformidade com os requisitos de segurança contra incêndio. O gabinete na sala do servidor (hardware) deve estar localizado longe da parede externa do edifício, o mais próximo possível da parte central da área atendida.

PavimentoMontado na parede

Regras de seleção

A instalação de estruturas de servidor permite organizar o equipamento de rede em um único local e garantir a operação ininterrupta da rede de computadores. O modelo de móveis de metal é escolhido dependendo da finalidade do destino, espaço livre. É importante considerar que qualquer gabinete para o servidor cria um alto nível de ruído, desconfortável para os funcionários. É ideal instalar modelos montados no chão na sala de equipamentos e construções montadas na parede em pisos ou lances de escadas. Ao escolher móveis especializados, vários critérios são levados em consideração:

  • dimensões do gabinete - o tamanho padrão padrão para altura é medido em unidades, a versão de parede tem uma largura de 600 mm, um piso de 600 ou 800 mm, a profundidade varia de acordo com o tamanho do equipamento de rede instalado;
  • execução - racks de telecomunicações abertos são convenientes para conectar equipamentos passivos, armários fechados dobráveis ​​são fáceis de instalar em salas pequenas e é necessária uma ampla porta para instalar um modelo soldado;
  • capacidade de carga - desempenha um papel importante na escolha do preenchimento por computador da capacidade útil do produto. Os modelos montados são montados com equipamentos com um peso total de até 500 kg e modelos de piso - 500-1000 kg ou mais;
  • equipamentos - os modelos são produzidos na versão básica e com acessórios adicionais, que incluem barramentos de aterramento, elementos de fixação, módulo de ventilador. É necessário prestar atenção à qualidade dos acessórios de travamento;
  • espessura do metal, qualidade da superfície. A chapa de aço deve ter uma espessura superior a 1 mm. Requisitos particulares são impostos à rigidez da estrutura, à presença de perfuração, assentos, proteção contra corrosão.

Recomenda-se escolher um gabinete de dimensões tais que sua profundidade e largura sejam 150 mm maiores que os parâmetros do equipamento de rede para um cabeamento conveniente. Normalmente, um gabinete pode ser preenchido com 75% de sua capacidade utilizável para evitar superaquecimento grave dos dispositivos de TI.

Os gabinetes de servidor permitem montar corretamente o equipamento, organizar uma linha ordenada da rede de computadores, organizar cuidadosamente o cabo, a fibra, organizar a proteção dos dispositivos contra poeira, umidade e superaquecimento.

Vídeo

Foto

Deixe O Seu Comentário