Escada no sótão ou no sótão - 60 soluções criativas

O projeto de escadas tornou-se recentemente um problema urgente não apenas para os proprietários de casas particulares, mas também para aqueles que compram um apartamento de dois andares ou decidem equipar a camada superior em uma sala com tetos altos. Não é em vão que os designers acreditam que os degraus e os trilhos que nos ajudam a passar de um andar para outro carregam não apenas uma função construtiva e arquitetônica, mas também são uma parte importante da modelagem da imagem de uma casa, sua personalidade, caráter. Para criar um design de escada confortável, seguro, durável e ao mesmo tempo original, atraente externamente e moderno, é necessário ter informações sobre uma possível escolha de recursos de design, material de execução e idéias de design originais nessa área.

Arranjo de escadas - variações práticas e seguras

Mesmo na fase de design da casa, você deve escolher a opção de criar o design das escadas. Este edifício ocupará muito espaço na sala e certamente terá um impacto significativo na formação de toda a imagem da casa. Antes de escolher esta ou aquela maneira de construir uma escada, considere com que frequência você a usará (alguém no segundo andar do quarto, outras pessoas têm um sótão pequeno com uma sala de jogos), se crianças pequenas e famílias idosas subirão as escadas todos os dias, quantas espaço livre pode ser usado para instalar a estrutura e qual é o orçamento para este projeto.

Uma das opções mais tradicionais para organizar escadas é o tipo de estrutura de marcha única. Nesse caso, existem várias opções para a localização das etapas:

  • para economizar significativamente o espaço da casa, toda a estrutura está localizada ao longo da parede de suporte de carga e os três degraus superiores e três inferiores são girados 90 graus em uma direção;
  • o projeto mais complexo e arredondado da escada de marcha única pressupõe a presença de degraus convencionais e de corrida, através dos quais é assegurada passagem confortável em seções retas e rotativas;
  • a escada com um toque em zigue-zague é instalada perto da parede interna - parece original, mas também requer muito espaço.

A principal diferença entre uma escada de duas marcha e uma escada de marcha única é a presença de um local. Tais projetos são ótimos para pequenas áreas:

  • a economia de espaço no segundo andar e o movimento confortável serão garantidos por uma escada em forma de L (angular) com uma curva de 90 graus da estrutura;
  • a instalação de uma escada reta com dois lances é considerada aconselhável apenas se houver uma grande distância entre os andares;
  • em algumas salas, é lógico instalar estruturas de duas marchas com um giro de 180 graus e com etapas precárias (em vez de tais graus, você pode instalar uma plataforma, mas esse design será apropriado apenas no canto da sala);
  • o edifício parece espetacular, com uma transição suave de uma escada de dois lances para uma escada de lance único (adequado para grandes salas de apartamentos espaçosos).

Uma escada em espiral ajudará você a economizar significativamente metros quadrados de alojamento para instalação. As estruturas em espiral são compactas e parecem muito impressionantes, mas não são adequadas para todas as famílias - crianças, idosos e pessoas com deficiência não são recomendadas para usar essas estruturas. Em projetos de design estrangeiros, as escadas em espiral são encontradas com bastante frequência, a popularidade deste edifício econômico vem em nosso país:

  • o mais difundido é o design com um rack central e etapas anexadas a ele (essa estrutura ocupa muito pouco espaço);
  • adicionando uma plataforma intermediária à construção de uma escada em espiral de duas marchas, você pode adicionar originalidade ao interior da casa;
  • Existe uma maneira circular de anexar uma escada que não requer um eixo de suporte - paredes e fixações especiais são usadas como suporte.

A vantagem da escada em espiral é que ela pode ser localizada em qualquer lugar da sala. Para instalar uma estrutura em espiral, não é necessário um ângulo ou a presença de paredes que possam ser usadas como suporte. Uma escada em espiral pode ser localizada bem no centro da sala, tornando-se um elemento coordenador do interior.

Além dos recursos de design da localização de toda a estrutura em relação ao espaço, existem diferenças no método de anexar as etapas:

  • a escada pode ser presa aos seixos - a condição principal é a presença de uma parede sólida na qual serão montados degraus conectados por prendedores especiais (as estruturas resultantes parecem leves, até arejadas devido à falta de uma base visível para a instalação dos degraus, mas as estruturas não são inferiores em resistência e confiabilidade outras espécies);
  • a fixação em kosoura pressupõe a presença de uma viga de apoio à qual estão ligados os principais elementos das escadas - degraus, degraus e trilhos (a estrutura repousa, por um lado, no piso do primeiro andar, no segundo - na plataforma de nível superior, ótima para o estilo tradicional de decoração de interiores);
  • escadas em cordas de arco têm um design semelhante, mas, neste caso, o elemento de suporte ao qual todos os componentes da estrutura estão conectados são cordas de arco;
  • as escadas nos consoles parecem pairar no ar devido à falta de balaustradas e cercas, os degraus são fixados apenas na parede (ela deve ser forte e ter uma grande espessura).

Material de execução - escolha a melhor opção

Obviamente, determinar o tipo de construção da escada não é suficiente, porque a estrutura deve proporcionar um movimento confortável e seguro das pessoas. É por isso que todos os elementos da escada devem ser feitos de material de alta qualidade, confiável, durável e durável. Vamos considerar algumas opções.

Há pouco tempo, uma escada de madeira era quase a única opção disponível para o proprietário de uma casa particular de dois andares. Hoje, mais preferência é dada às estruturas combinadas, nas quais a árvore é adjacente a outros materiais, mas não é difícil encontrar uma estrutura completamente de madeira e há várias razões:

  1. a estrutura densa e uniforme da árvore é bastante fácil de processar e permite criar produtos de várias formas;
  2. Existem muitos tipos de madeira capazes de demonstrar alta resistência, resistência à deterioração e estresse mecânico;
  3. uma textura única e uma ampla variedade de soluções de cores permitem encontrar a melhor opção para a fabricação de escadas para várias variações estilísticas no design da casa;
  4. em nosso país, a madeira é um material acessível e relativamente barato;
  5. nada é capaz de trazer energia natural positiva para o espaço da habitação, como a madeira natural.

A escada de metal é forte e confiável, durável e resistente a vários tipos de impacto. A construção pintada é capaz de suportar a umidade por algum tempo. Além disso, o metal pode receber várias formas, o que cria uma grande ponte para a ação de designers e arquitetos. Existem modelos de escadas feitas inteiramente de metal, além de opções para projetos combinados. As mais comuns são estruturas metálicas com degraus de madeira. Igualmente popular é a combinação de uma armação de metal com telas de proteção de vidro transparente.

Degraus transparentes de vidro incrivelmente organicamente se encaixam no estilo moderno de decoração dos espaços. Mas muitos proprietários ainda duvidam da capacidade do vidro de suportar o peso de uma pessoa adulta e grande. Os degraus das escadas são feitos de plexiglás especialmente temperado, capaz de suportar altas cargas.

O vidro não pode ser o único material para a execução das escadas. Como regra, esse material durável, mas aparentemente arejado, é usado para a fabricação de degraus ou uma cerca de proteção em combinação com uma estrutura de metal ou madeira. Para evitar deslizar nos degraus de vidro, sua superfície é ondulada ou uma composição especial é aplicada durante o processo de produção.

A escada, na estrutura em que o vidro é usado, parece fácil e até sem peso, dando a todo o interior uma certa leveza, expandindo visualmente o espaço. Mas, é claro, você terá que pagar por esse prazer.

Você pode fazer uma escada de concreto - este será um projeto barato e rápido o suficiente em termos de instalação. Infelizmente, porém, essas estruturas não podem ser colocadas em nenhuma sala e o design para a construção de estruturas de concreto é muito limitado. Em termos estéticos, as escadas de concreto são inferiores aos produtos de madeira, metal e vidro. Talvez seja por isso que eles são mais frequentemente do que outros decorados com azulejos ou mosaicos cerâmicos, cobertos com tapetes.

Design incomum ou como trazer originalidade para o interior usando as escadas

O design original das escadas pode ser o principal destaque do seu interior. Este design é muito impressionante em tamanho, definitivamente vai atrair atenção. Se você usar algumas técnicas de design para aumentar o grau de exclusividade da estrutura, sua escada poderá se tornar o principal elemento de coordenação do espaço. Por exemplo, os degraus de uma escada que se prende apenas a uma das paredes da sala parecem incomuns. Esse design parece pairar no ar, dando a imagem da leveza e leveza do interior.

Uma escada como um objeto de arte pode muito bem ser prática, conveniente e ao mesmo tempo barata. Projetos originais em projetos de design modernos são os principais elementos do interior, parece que o restante da decoração é apenas o pano de fundo deste edifício, o que nos ajuda a nos mover entre os andares.

Os principais elementos das escadas são degraus, e o nível de conforto e facilidade de uso da estrutura dependerá da eficiência e ergonomia das mesmas. Os degraus podem ser retos, em execução, arqueados e excêntricos. Em uma marcha, pode haver pelo menos três etapas (caso contrário, este edifício não pode ser chamado de marcha) e não mais que 18 peças. A proporção ideal de parâmetros do palco, os especialistas chamam de 30 cm de profundidade e 15 cm de altura. Uma inclinação ergonômica de 30 graus é considerada. A largura dos graus pode ser diferente e é lógico que varia dependendo das capacidades da sala, mas os especialistas não recomendam o uso de estruturas cujas larguras de degraus sejam inferiores a 50 cm.

Etapas arqueadas adicionam uma graça especial ao design das escadas. Degraus de madeira com formato arredondado são perfeitamente combinados com uma estrutura de metal feita com linhas suaves e curvas da estrutura.

Recentemente, o modelo de graduação, que é um avião para uma perna, está ganhando popularidade. Obviamente, essa estrutura requer cálculos cuidadosos e execução hábil, para que uma pessoa possa usar o design com conforto e com um alto nível de segurança.

Para economizar espaço útil em salas pequenas, uma escada com mecanismo retrátil ajudará. Essa estrutura é adequada para famílias que não vão ao andar superior (sótão ou sótão) todos os dias. Se necessário, a escada, cuja borda está ao nível de uma mão humana levantada, por meio de um mecanismo desce para o piso do primeiro andar e, da mesma maneira, pode subir, liberando espaço no nível inferior.

Garantir o espaço da escada com um nível adequado de iluminação é uma questão de segurança. Em alguns casos, os proprietários recorrem a um método combinado de iluminar a sala em que a escada está localizada - além do candelabro central ou dos candelabros de parede, eles usam a iluminação dos degraus. Essa iluminação permitirá que você, por exemplo, se mova entre os pisos no escuro, sem incluir a luminária central.

Uma maneira original, cativante e colorida de introduzir um clima positivo no interior da sala é revestir o espaço sob as escadas com a ajuda de azulejos multicoloridos. Tons claros e ornamentos intricados se tornarão um adorno até das escadas mais comuns, atraindo todas as vistas e introduzindo uma variedade significativa na paleta de cores da sala.

Usamos o espaço sob os degraus sabiamente

Os sistemas de armazenamento não existem muito - qualquer proprietário de uma casa ou apartamento concorda com esta declaração. Então, por que não usar o espaço embaixo da escada para equipar armários, prateleiras abertas ou celas fechadas para armazenar as pequenas coisas que você precisa e, às vezes, todo o guarda-roupa? Considere várias maneiras de organizar sistemas de armazenamento espaçosos sob as escadas, no espaço de etapas que não cumprem facilmente sua função, mas também afetam a formação da imagem da sala.

Dependendo do tamanho das escadas e, consequentemente, do espaço abaixo, ele pode ser organizado como pequenas gavetas sob cada degrau. O mesmo ocorre com todo o complexo de sistemas de armazenamento, que consiste em um armário com portas de batente, prateleiras abertas e prateleiras inteiras.

As gavetas localizadas sob as etapas são espaçosas e muito convenientes do ponto de vista da operação do sistema de armazenamento. Mas, ao escolher um projeto desse tipo, é importante não esquecer a função principal das escadas e fazer com que os passos sejam seguros e confortáveis.

Deixe O Seu Comentário