Mesquita de Jumeirah em Dubai - um exemplo da cultura islâmica moderna
Jumeirah é a maior mesquita de Dubai e um dos maiores edifícios religiosos dos Emirados Árabes Unidos. Em um país onde turistas que não professam o Islã são proibidos de visitar mesquitas, foi o primeiro santuário que abriu as portas para os não-gentios. Este é um passo sério para o fortalecimento das relações existentes entre representantes de diferentes religiões, buscando a compreensão cultural e revelando a essência do Islã em primeira mão.
Informações gerais
O incomum e atraente de Dubai é que é uma combinação harmoniosa de Oriente e Ocidente, história e modernidade, o brilho das atrações da cidade e a modéstia dos moradores muçulmanos locais. Um exemplo dessa harmonia foi a Mesquita de Jumeirah, em Dubai, com capacidade para 1300 pessoas. Todos os anos, milhões de pessoas de todo o mundo cruzam seu limiar, confirmando a convicção do clero islâmico de que uma mesquita "aberta" pode se tornar uma plataforma eficaz para entender a essência dos ensinamentos religiosos, passando os versos do Alcorão de boca em boca e atraindo novos seguidores.
A fundação da mesquita foi lançada em 1975 e as obras foram concluídas em 1979. A construção de arenito raro e rosa se encaixou organicamente no cenário geral da cidade e recebeu merecidamente o título de "o edifício religioso mais elegante dos Emirados". Jumeirah tornou-se um adorno de uma nota de 500 dirhams e um objeto favorito dos fotógrafos. Especialmente boas são as fotos noturnas e noturnas da mesquita em Dubai - devido à iluminação artificial criada com habilidade, parece hipnotizante.
É bom saber! Por iniciativa do xeque Mohammed Ibn Rashid Al Maktoum - o primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e o Emir de Dubai - foi aberto o Centro de Entendimento Cultural, uma das tarefas da organização de excursões a Jumeirah para representantes de outras religiões, o que levou a um aumento acentuado do interesse na mesquita.
Arquitetura e Interiores
A mesquita mais bonita de Dubai foi erguida usando a tecnologia mais recente, mas de acordo com as leis adotadas em relação aos edifícios dos templos há 10 séculos pelo califado fatímida. No entanto, o enorme edifício parece moderno, impressionando com sua grandeza, vitrais de vidro, uma cúpula central gigante decorada com pedras e esculturas de ouro e dois minaretes de 70 metros que podem ser vistos até de outras partes de Dubai. Jumeirah exala uma sofisticação contida - somente após um exame mais detalhado os detalhes luxuosos da fachada se tornam visíveis.
O salão de oração da Mesquita Branca em Dubai foi erguido em um hipostilo - suas colunas e teto são conectados por colunas. Em frente à entrada principal do salão está o qibla - uma parede que indica a localização da sagrada Kaaba.
O Alcorão proíbe o uso de imagens de seres vivos dentro de mesquitas; portanto, os ornamentos prevalecem no design do banheiro masculino para as orações de Jumeirah e os padrões mais delicados do salão feminino. Além disso, você pode admirar a sofisticada caligrafia árabe. O chão do mosteiro é coberto com um tapete no qual flores intricadas "florescem".
Você pode estar interessado em: Palm Jumeirah é a maior ilha artificial do planeta.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário
Regras e dicas de visita
Ao visitar a mesquita de Jumeirah, os guias dedicam o público ao básico do Islã, à cultura e tradições muçulmanas. O passeio dura 1 hora e 15 minutos, realizado em inglês. Nesta mesquita em Dubai, você pode tirar fotos e gravar vídeos. O principal não é apontar as lentes das câmeras para as pessoas que oram.
- Enquanto o guia diz, tente não interrompê-lo ou conversar alto demais. O tempo para respostas a perguntas, bem como para fotos e vídeos, é alocado antes e depois do passeio.
- O Centro de Entendimento Cultural convida você a visitar a Mesquita de Jumeirah a qualquer dia, de sábado a quinta-feira. O passeio começa às 10:00. Este é o momento mais adequado entre as orações da manhã e do jantar.
- Chegando à mesquita 15 minutos antes do passeio, vá até a recepção para pagar e depois vá para o Majlis, que oferece chá, café e sobremesas. Sirva-se bem aqui, não leve doces com você - isso é um sinal de desrespeito.
- Para visitar a mesquita, você precisa cumprir os requisitos de aparência: as roupas devem cobrir os ombros e os joelhos. As mulheres também devem cobrir a cabeça, escondendo o cabelo. Se você estiver vestido de forma inadequada, receberá tudo o que precisa de graça antes de entrar em Jumeirah.
- Antes que os turistas se encontrem na sala de oração, eles recebem um procedimento de banho ritual. Todos podem participar, executando sequencialmente etapas simples. Eles entram no salão depois de tirar os sapatos e deixá-los em um armário especialmente fornecido.
- Não traga crianças menores de 5 anos para a mesquita, pois elas podem perturbar o silêncio da estrutura sagrada. Não toque em livros nas prateleiras.
Nota turística: Os melhores hotéis de Dubai na primeira linha - uma visão geral com base em avaliações.
Compare preços de acomodação usando este formulário
Informações práticas
Zoológico de DubaiComo chegar lá. A Mesquita de Jumeirah fica ao lado do Palm Strip Shopping Mall e do Zoológico de Dubai, em Jumeirah, na borda leste da Praia Pública de Jumeirah. Minaretes altos são visíveis de longe, por isso é impossível passar por essa estrutura monumental. A maneira mais fácil de chegar é de táxi. A estação de metrô mais próxima, a Estação Al Jafiliya, fica a 45 minutos a pé, mas você pode pegar os ônibus 7, 12, C15 ou F11 e chegar à parada do Hospital Iraniano 2.
- Endereço: Jumeirah Beach Road, Jumeria 1.
- Tempo de trabalho: Sábado a quinta-feira, reunindo-se perto da entrada principal da mesquita às 9:45. A entrada para não-muçulmanos é restrita ao Ramadã e a outros grandes feriados muçulmanos.
- Custo da visita: 25 dirhams (cerca de 6 euros, mas apenas dirhams são aceitos) para um adulto (incluindo bebidas dentro de Jumeirah) e grátis para crianças menores de 12 anos.
Para detalhes sobre o metrô de Dubai, consulte este artigo.
A mesquita mais hospitaleira de Dubai e o Centro de Entendimento Cultural que opera sob ela convidam todos a participar de cursos de árabe e a organizar visitas privadas a Jumeirah para quem, por qualquer motivo, não pode visitá-la como parte de um grupo comum.