Por que uma podridão de orquídea sai e o que fazer com ela?

Orquídea é uma flor invulgarmente bonita. Até recentemente, não era muito popular entre jardineiros amadores. Mas, recentemente, a disseminação de orquídeas está ganhando força. Isso ocorre devido ao surgimento de muitas informações sobre o cuidado com esta planta magnífica, o que deixou claro para os amantes de flores que cuidar dela não é tão difícil.

Mas, é claro, existem algumas dificuldades no processo de cultivo de orquídeas, incluindo os processos de decomposição das folhas. Como lidar com isso e é possível evitar a perda de chapas, descreveremos no artigo abaixo.

Ciclo de vida

Vamos falar brevemente sobre o que é normal no processo de crescimento e desenvolvimento de nossa beleza. Ela tem um período de descanso (descanso) e um período de crescimento ativo e, na maioria das vezes, floração. Phalaenopsis floresce em média cerca de três meses. Antes disso, caules e botões de flores estão crescendo. Mas depois que a última flor cai, o hóspede estrangeiro também não descansa por algum tempo: cerca de duas semanas.

Além disso, o amarelecimento das folhas e folhas inferiores e sua queda adicional podem ser chamados de um processo natural para a flor. Isso ocorre porque a orquídea não pode "alimentar" todas as folhas e, portanto, quando um número suficiente de novas folhas jovens cresce, simplesmente descarta as antigas como desnecessárias.

Por que as placas foliares se deterioram?

ATENÇÃO: As razões são bastante elementares e estão na superfície, mas violando as regras mais simples para o tratamento de orquídeas, você sujeita seu animal de estimação a ataques de doenças fúngicas, que em 99% dos casos causam deterioração das folhas.

Então, o que pode levar ao aparecimento de infecções por fungos na planta:

  1. Rega incorreta ou irregular. Pode estar hidratando água muito fria ou morna. Irrigação muito frequente ou rara. Lembre-se: você precisa regar a orquídea com água parada à temperatura ambiente e somente após as raízes permanecerem por vários dias em estado seco. Se a umidade da sala for alta o suficiente, você não precisará borrifar as folhas com frequência - elas terão umidade suficiente no ar.
  2. Curativo inadequado. Os fertilizantes devem ser usados ​​apenas para alimentar orquídeas. Quaisquer outros complexos minerais "comuns" não são adequados, pois na maioria das vezes a quantidade de nitrogênio é excedida, o que tem um efeito prejudicial nas orquídeas e, mais precisamente, na sua imunidade. É melhor comprar fertilizantes mais caros e, ao mesmo tempo, salvar a vida da planta do que comprar um medicamento mais barato que prejudique a orquídea.
  3. Ar estagnado. É necessário ventilar regularmente a sala em que a planta está localizada. Afinal, é o ar fresco que combate perfeitamente as infecções por fungos.
  4. Iluminação insuficiente. O fungo adora ambientes escuros, portanto, se você não fornecer muita luz à flor, fornecerá um habitat natural e um desenvolvimento para infecções. Se houver falta de luz natural, procure a ajuda de phytolamps para obter ajuda.
  5. Falta de inspeção visual. O aparecimento de insetos nocivos pode ser percebido imediatamente e começa a combatê-los o mais rápido possível. Mas se o jardineiro negligenciar a inspeção regular de sua planta, é claro que ele notará o fungo apenas no momento em que a doença levar a uma deterioração do estado geral da orquídea, incluindo a deterioração de suas folhas.

Meios que podem salvar a planta

Químico

  • “Fitoverm” (ou seus análogos: “Aktofit”, “Haupsin”) - o uso desta droga não prejudica uma pessoa, mas tem um efeito prejudicial sobre as pragas. A solução restante não deve ser drenada para uma lagoa ou esgoto. E o recipiente em que o produto foi diluído é melhor queimado, mas em nenhum caso inspire a fumaça que é formada durante a combustão.
  • "Actellik" - esta ferramenta é geralmente usada como último recurso, quando Fitoverm ou métodos e ferramentas folclóricos não conseguem mais lidar.

Natural

IMPORTANTE: O medicamento natural mais comum contra várias infecções, incluindo infecções por fungos, é uma solução de sabão. Para a sua preparação, geralmente é usado sabão em pó.

A folhas doentes, sistema radicular é tratado com uma solução de sabão ou eles abandonam completamente o solo. Depois de tratar a planta com uma solução com sabão a cada cinco dias, pulverize-a várias vezes para prevenção.

Se a doença é causada por praga tardia

Esta doença é muito perigosa para uma orquídea, porque pode arruinar uma planta em apenas alguns dias. Portanto, quando esse fungo é detectado, você precisa agir imediatamente:

  1. Isole a flor afetada de outras saudáveis.
  2. Prepare uma tesoura afiada, uma faca ou uma lâmina. Trate-os com álcool ou segure-os por alguns segundos sobre o fogo.
  3. Corte todas as áreas doentes e pegue cerca de 2 a 3 centímetros de tecido saudável.
  4. Polvilhe as áreas cortadas com carvão em pó ou canela.
  5. Aguarde as feridas na orquídea secarem.
  6. Trate as áreas de estar com uma preparação fungicida.

Não se esqueça de processar o local onde a orquídea infectada estava. Você deve ceder à desinfecção do vaso, mas simplesmente se livrar do solo.

Quando derrotado por Petium

O que fazer se as folhas estiverem podres devido à derrota de Pitium? Vale a pena notar que essa infecção geralmente aparece primeiro no sistema radicular e só depois se espalha para a parte do solo da planta (como ressuscitar a flor se as raízes se deterioraram ou já se deterioraram, leia aqui e, neste artigo, você aprenderá o que fazer se o núcleo da orquídea apodreceu). O algoritmo para combater essa variedade de fungos é o mesmo que durante a infecção com a praga tardia.

Mas podemos adicionar ao que precede um único tratamento com fungicidas para uma planta doente não será suficiente. Portanto, esse procedimento precisa ser repetido mais algumas vezes com uma pausa de uma semana para atingir o resultado de cem por cento.

De podridão bacteriana úmida

Com esta doença, proceda como nos dois primeiros casos. Mas é recomendável tratar as áreas de corte com podridão bacteriana, não com canela ou carvão vegetal (já que podem ser impotentes), mas com iodo ou verde brilhante, mas faça isso com muito cuidado e não exagere (você pode aprender mais sobre as causas da podridão das orquídeas e como salvá-las aqui).

E como fungicida, é melhor escolher produtos à base de cobre.. O medicamento mais comum é o líquido de Bordeaux. Mas aqui você precisa tomar cuidado e dar um descanso à orquídea desse tratamento, pois o cobre, com seu uso frequente, fecha os poros das folhas e a flor para de respirar.

Assista a um vídeo sobre podridão bacteriana úmida de orquídea e tratamentos de flores:

Durante a murcha do fusário

Essa é uma das variedades de infecções fúngicas, mas essa espécie é particularmente passível de sobrevivência. Portanto, o método de combate à murcha de Fusarium será semelhante, mas terá um "mas". Ao escolher um medicamento fungicida, verifique se as instruções indicam que ele foi projetado especificamente para combater esse tipo de doença.

DICA: Depois de cortar as áreas afetadas, deixe-as curar - isso acontecerá dentro de 3-4 horas. E também a duração da quarentena da planta afetada deve ser de pelo menos trinta dias.

Assista ao vídeo sobre as orquídeas murchas do Fusarium e os métodos de tratamento de flores:

Com cuidados inadequados

Nesse caso, o isolamento da planta não é necessário. Basta remover as áreas afetadas das folhas. Não se arrependa, porque você certamente não os salvará. Depois disso, observe e conclua qual item de tratamento de orquídea você violou e corrija imediatamente seu erro. Chamamos sua atenção para o fato de que, em qualquer caso, você precisa agir muito rapidamente, pois qualquer dano à orquídea se espalha muito rapidamente.

Prevenção

Então, o que fazer para que seu animal de estimação não perca sua saúde e aparência luxuosa:

  1. Ao escolher um local para uma orquídea, preste atenção à quantidade de luz. Esta planta precisa de luz todos os doze meses do ano e doze horas por dia.
  2. Ventile a sala em que seu animal de estimação cresce com mais frequência.
  3. Não é necessário umedecer o solo com frequência. Espere secar completamente e somente após dois a três dias regue a flor.
  4. Certifique-se de que a água não permaneça nas folhas por um longo tempo após a pulverização (cerca de 30 a 40 minutos após este procedimento, ande com um pano seco e remova o excesso de umidade).
  5. Assim que você levar a orquídea para dentro de casa, faça uma quarentena preventiva de trinta dias e verifique diariamente sua aparência.
  6. Se você decidir transplantar a planta, não deixe de contaminar o solo antes disso. Para fazer isso, despeje bastante água fervente sobre ele ou aqueça no microondas por dois a três minutos, ou mantenha-o no freezer por várias horas. Esses procedimentos destruirão completamente as pragas existentes.
  7. Monitore a temperatura na sala. Se estiver frio ao redor da orquídea, isso dará ainda mais chances para o desenvolvimento de infecções por fungos. A temperatura ideal deve estar 18-23 graus acima de zero. E não se esqueça da diferença obrigatória nas temperaturas diárias.

Conclusão

Não diria que a orquídea não é uma planta tão caprichosa, mas quero discutir um pouco com isso. Esta flor no exterior reage literalmente a todas as mudanças nas condições ambientais.

Portanto, a fim de preservar a beleza de sua planta, aderir a todas as diretrizes de cuidados com orquídeas, tanto quanto possível e tente mantê-lo nas mesmas condições. Ela pode até se acostumar com temperaturas baixas ou altas. Mas somente se esse indicador for constante. Se você alterar periodicamente as condições de vida da flor, ele responderá com murcha.

Deixe O Seu Comentário