Mesquita Rustem Pasha: uma pérola esquecida de Istambul

Istambul é mundialmente famosa por seus complexos religiosos únicos, e muitos de nós já ouvimos falar da Mesquita Azul, Suleymaniye e Hagia Sophia. Mas poucas pessoas sabem que na metrópole há outro edifício muito interessante - a Mesquita Rustem Pasha. Perdido entre as lojas do bazar egípcio, o santuário de longe parece bastante simples e se assemelha à mesquita mais comum. O que não se pode dizer sobre sua decoração de interiores, apresentada no símbolo da cerâmica da Turquia Iznik, que definitivamente merece a atenção de um viajante. Você pode descobrir uma descrição detalhada da mesquita, bem como informações sobre sua localização em nosso artigo.

Informações detalhadas sobre Hagia Sophia são apresentadas nesta página, sobre a Mesquita Azul está aqui.

Breve história

Rustem Pasha

O iniciador da construção do templo foi Rustem Pasha, um estadista talentoso que subiu ao posto de grande vizir otomano. Mas acima de tudo, ele é conhecido por seu casamento com a única filha de Suleiman, o Magnífico Mihrimah.

Rustem Pasha era considerado uma pessoa muito difícil, que tinha muitos críticos maldosos, mas foi ele quem ajudou a esposa de Padishah, Roksolana, a descobrir a trama do filho mais velho do sultão Mustafa contra seu pai. Ao saber da traição, o governante otomano deu a ordem para estrangular Mustafa e executar todos os seus filhos. Após esses eventos, o padishah, abatido pelo que havia acontecido, afastou-se do vizir, mas logo substituiu sua raiva por misericórdia. Durante suas atividades estaduais, Rustem Pasha conseguiu economizar muito dinheiro, principalmente devido ao suborno, que, em geral, era considerado uma ocorrência comum naqueles dias.

Mesquita Suleymaniye

O vizir gastou parte das quantias acumuladas em obras de caridade e construção de prédios públicos. Em 1550, Pasha decidiu construir uma mesquita e convida o eminente arquiteto otomano Mimar Sinan a implementar sua idéia, que havia construído a grande mesquita Suleymaniye para o sultão quatro anos antes. Mas o vizir não estava destinado a ver a estrutura pronta: ele morreu em 1561, um ano antes da conclusão da mesquita. Muitos dos maus desejos de Rustem Pasha depois o condenaram por sua avareza na decoração do edifício, acreditando que o santuário deveria parecer mais luxuoso e majestoso.

Hoje, a Mesquita Rustem Pasha em Istambul é um templo ativo, onde os serviços são realizados diariamente. Mas muitos turistas simplesmente ignoram essa atração. Talvez isso se deva à localização da mesquita: em primeiro lugar, está localizada um pouco remotamente dos principais locais históricos da cidade e, em segundo lugar, encontrar a entrada do edifício é bastante problemático. Mas ao visitar Istambul, definitivamente vale a pena olhar para o santuário, porque seu interior afetará os corações dos viajantes mais sofisticados.

Arquitetura e Interiores

Se você olhar a foto da Mesquita Rustem Pasha do lado de fora, o edifício pode parecer bastante modesto e não é diferente de outros templos islâmicos. O edifício tem uma forma retangular clássica, um minarete é instalado ao lado. No centro da mesquita, há uma grande cúpula com 16 metros de diâmetro, apoiada por quatro cúpulas menores. Perto da fachada, há um pequeno pátio com uma fonte tradicional de abluções em frente à oração.

Mas apenas uma vez lá dentro, o viajante percebe como a primeira impressão pode ser enganosa. Como em Sulaymaniyah, o arquiteto Sinan deu grande importância aqui à cobertura. Para aproveitar ao máximo a fonte solar natural, o arquiteto instalou 24 janelas na cúpula principal, devido às quais o espaço interior da mesquita se mostrou muito brilhante.

O interior do santuário é dominado por um tipo especial de telha cerâmica produzida em apenas uma cidade turca chamada Iznik. Uma característica de tais azulejos são padrões geométricos feitos de caules e flores: artesãos conseguiram criar mais de 70 formas diferentes a partir de apenas uma tulipa. Com especial cuidado, os mestres de Iznik trabalhavam no ladrilho principal do templo, representando a sagrada Meca.

Inicialmente, os azulejos utilizados na decoração do santuário eram saturados em azul e turquesa. Mas no futuro, o interior foi complementado com cerâmica de cores púrpura claro e esmeralda. Os pisos do templo são decorados com tapetes vermelhos com ornamentos azuis, e no centro do salão há um grande lustre com dezenas de lâmpadas. A cúpula principal no interior é pintada de branco e decorada com padrões dourados. As aberturas das janelas em arco também são apresentadas em cores vivas e muitas delas são decoradas com vitrais.

Em geral, a decoração da mesquita com o nome de Rustem Pasha mostra claramente a caligrafia do arquiteto Sinan, que conseguiu criar uma atmosfera pacífica no templo que atende ao principal objetivo da instituição - a unidade dos paroquianos com Deus. E ele foi ajudado nisso pelas criações hábeis de mestres de Iznik, que hoje são consideradas um indicador exemplar da cerâmica de Iznik.

Leia também: O que ver em Istambul - uma rota turística com um mapa em russo.

Informações práticas

Endereço: Rüstem Paşa Mahallesi, Hasırcılar Cd. No: 62, 34116 distrito de Fatih, Istambul.

Horário de visita: você pode ir à mesquita entre as orações.

Custo: a entrada é gratuita.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário

Como chegar lá

O Templo Rustem Pasha está localizado na Praça da Nova Mesquita, no distrito de Eminenu, em Istambul. Para chegar ao objeto, você deve usar a linha de bonde T 1 Kabataş - Bağcılar. É muito conveniente que o bonde desta linha circule próximo às principais atrações de Istambul, como Hagia Sophia e Topkapi. Se você estiver saindo da Praça Sultanahmed, poderá embarcar no carro nas estações Sultanahmet ou Gülhane e desembarcar na área de Eminönü. Em seguida, é necessário caminhar cerca de 600 metros até o mercado egípcio, a oeste da parada, ao longo do Ragıp Gümüşpala Cd.

A entrada da mesquita estava escondida entre as bancas comerciais do bazar, portanto, achar que não é tão fácil. Você terá que passear pelas ruas estreitas do mercado em busca de escadas, o que leva ao local desejado. Para não gastar muito tempo, entre em contato com os locais e peça que eles indiquem a direção certa.

Nota: Em que área de Istambul é melhor para o viajante ficar aqui.
Compare preços de acomodação usando este formulário

Regras de visita

Como em qualquer outra instituição religiosa, regras especiais devem ser observadas na Mesquita Rustem Pasha, em Istambul. Antes de tudo, eles se relacionam com a aparência. As mulheres devem ser cobertas com suas cabeças, mãos e pés também devem ser escondidos dos olhos curiosos. Os homens não podem entrar de bermuda e camiseta. Na entrada do santuário, você deve remover os sapatos, deixando-os à porta ou colocando-os em uma sacola.

Na mesquita, eles podem orar não apenas durante as horas de oração, mas também em qualquer outro momento. Portanto, se houver adoradores no salão, não chegue perto deles. Conversas altas e risadas não são permitidas no templo; você precisa se comportar com calma e precisão. Não é proibido tirar uma foto na Mesquita Rustem Pasha, em Istambul, mas vale a pena exercitar a contenção e, se possível, não violar as regras estabelecidas.

Conclusão

A Mesquita Rustem Pasha é um marco pouco conhecido de Istambul, então você não vai pegar multidões de turistas aqui. A atmosfera calma e pacífica do templo, combinada com sua decoração hábil, certamente lhe dará novas impressões. Portanto, ao visitar uma metrópole, não se esqueça de adicionar esse objeto à sua lista de passeios.

Deixe O Seu Comentário