Flor de Natal poinsétia: atendimento domiciliar após a compra e muito mais

A mais bela euphorbia (Euphorbia pulcherrima), linda poinsétia (Poinsettia pulcherrima), flor de Natal, Estrela de Belém - todos esses são os nomes da mesma planta que, segundo as crenças populares, pode trazer prosperidade à casa de seu proprietário.

Associações com o feriado cristão nos nomes não são acidentais. É nos dias de Natal que as luzes brilhantes das flores estreladas são acesas sobre um chapéu de folhagem verde.

Euforbia bonita: como cuidar de casa?

Como cuidar de poinsétia em casa (o nome "poinsétia" também é encontrado na Internet), esta linda flor de estrela de Natal? A planta é despretensiosa, o processo de cuidado não é complicado, aceitável mesmo para iniciantes. Vamos considerar com mais detalhes todas as nuances e características da poinsétia crescente.

Foto

Veja abaixo uma foto da planta.



Iluminação

Para o conforto da poinsétia, deve ser fornecida luz difusa, excluindo a luz solar direta. No verão, a melhor opção é levar a planta ao ar livre, mas proteja cuidadosamente a flor da chuva. Se apenas o conteúdo da poinsétia for suposto, é necessário organizar uma ventilação regular cuidadosa da sala.

Importante! A falta de luz no inverno para a planta representa uma ameaça de queda de folhagem durante a floração; portanto, à noite, você precisa organizar iluminação adicional.

Nos meses de outono, pelo contrário, será necessário obter condições curtas de luz do dia.

Quantas vezes a água?

Um regime de rega rigoroso não é para esta beleza de Natal. Dependendo da época do ano, a hidratação do coma terrestre é diferente.

  • No verão, a poinsétia precisa de rega pesada e frequente, mas, no entanto, a planta tem muito medo da umidade e transbordamentos não são permitidos. Para não cometer erros, você precisa sentir o solo, aprofundando ao máximo o dedo. Se a terra ainda estiver molhada a uma profundidade de dois centímetros, a rega será cancelada.
  • No inverno, após o final do período de floração, a rega deve ser moderada, sem alagamento e sem secar o substrato. Somente água quente e filtrada é usada. Regue até que a água comece a infiltrar-se na panela. O excesso de água do poço é removido.

Temperatura

Poinsétia requer manutenção regular da temperatura. No verão e no inverno, não deve cair abaixo de 18 graus. A temperatura ambiente da planta é bastante confortável. A exceção é o período de descanso, neste momento a temperatura é ajustada para 12-14 graus. As flutuações acentuadas de temperatura são absolutamente excluídas para uma planta; ela pode perder folhas ou recusar-se a florescer.

Composição do solo

O ideal para poinsétia é um substrato levemente ácido - uma mistura de solo de folha e grama, areia e turfa na proporção de 3: 3: 1: 1

É muito importante fornecer à planta uma boa drenagem. Para evitar a compactação do solo após a irrigação, é útil realizar um afrouxamento regular ou penetrá-lo em vários locais para a entrada de ar.

Pote

Não há requisitos especiais para a capacidade em que a poinsétia viverá, mas ainda assim panela muito espaçosa, ela não precisa - Isso ameaça reter umidade e raízes podres. É suficiente se o seu diâmetro sobressair em 3 cm em comparação com o diâmetro da coroa.

Fertilizantes

Após o período de descanso da primavera ao outono, a fertilização regular (a cada duas semanas) com o complexo mineral de fertilizantes contribui para o início da floração da poinsétia. No verão, a planta é ideal para fertilizar com fertilizante mineral completo e durante a floração com potássio para amostras de flores decorativas.

É melhor fertilizar em solo úmido, otimamente combinar com a rega.

Poda

A poinsétia é caracterizada por um crescimento rápido. Para manter o arbusto limpo e decorativo, após cada floração, a planta é cortada (como fazê-lo corretamente, leia aqui). O fato é que folhas novas, delicadas e coloridas são formadas apenas em brotos jovens.

Cortar as folhas das flores tem cerca de 10 cm de altura do solo. No futuro, eles simplesmente mantêm a forma da coroa, evitando o espessamento. Os processos restantes no processo de desbaste podem muito bem ser usados ​​como material de plantio se a planta precisar ser propagada.

Transplante

A poinsétia precisa de um transplante anual, que deve ocorrer entre abril e maio. Em março, as hastes são cortadas em um terço e contêm a planta em uma sala quente e bem iluminada, derramando com água morna. Após o aparecimento de folhas frescas, a flor é transplantada.

  1. Em uma panela nova e maior, a drenagem é feita, o solo é derramado alguns centímetros e a planta é movida para ele, por transbordo.
  2. Os vazios são preenchidos com o solo.
  3. Após a sala, mantenha uma temperatura constante de 20 graus.
Ajuda! Após o transplante, a poinsétia precisa de rega e pulverização abundantes.

O que fazer imediatamente após a compra?

Imediatamente após a compra, é necessário garantir cuidados adequados para a poinsétia em casa. A flor adquirida pode ser colocada no parapeito da janela com muita luz solar e sem correntes de ar. A aclimatação indolor à planta é garantida em uma sala com uma temperatura de pelo menos 16 graus. O vício em novas condições durará três semanas. Após esse período, a flor deve ser transplantada do contêiner da loja, transportando o solo para um novo vaso com solo universal, no qual é necessário adicionar um pouco de areia e vermiculita. Também é importante lembrar uma boa drenagem.

Dado que a compra de poinsétia é no inverno, desista da ideia de adquiri-la nos mercados. Existe um alto risco de obter uma planta com raízes congeladas.

Características do cultivo de flores em campo aberto

  • O sucesso do cultivo de poinsétia requer solo fértil e drenado. Você pode colocar a plantação à sombra parcial, pois a poinsétia plantada em campo aberto não gosta da luz solar direta.
  • A necessidade de fertilizar diretamente depende da fertilidade do solo. Se não houver nenhum problema com esse indicador, o fertilizante é aplicado uma vez por mês, de acordo com o esquema 12-12-12, se a fertilidade do solo não for alta, o esquema será alterado para 20-20-20.
  • A rega é realizada na base, à medida que a cobertura do solo seca. Para que a poinsétia não seja afetada por doenças fúngicas, é importante evitar a estagnação da água. Além disso, afrouxando o solo após a irrigação de acordo com o diâmetro da coroa.

Será que vai sobreviver ao inverno?

O inverno sob o céu aberto da poinsétia não é possível. Temperatura segura à qual a planta pode permanecer em campo aberto, +7. Se o termômetro cair abaixo desse valor, a planta será desenterrada e mantida em ambiente fechado.

Como cuidar no inverno em casa?

Adquirida em dezembro, a planta floresce intensamente por dois meses, durante os quais a poinsétia deve ser mantida em uma sala bem iluminada e quente, e então chega um período de descanso. Você pode entender que a planta está caindo em um sonho pelas novas folhas verdes acima das brácteas. As brácteas murcham e caem.

  1. Em fevereiro, as hastes da planta precisam ser cortadas para 15 cm de altura, mantendo 4-5 brotos em cada uma.
  2. A flor é colocada em um local mais escuro e a rega é significativamente reduzida.
  3. A terra deve ser umedecida uma vez a cada dez dias, evitando o ressecamento.
  4. Adubos a excluir.
  5. Se possível, você precisa abaixar a temperatura para +14.

O que fazer se não florescer?

Para preservar a aparência decorativa da linda poinsétia desde o momento da compra em novembro até o início do período de descanso em fevereiro, é necessário fornecer-lhe as seguintes condições:

  • Um parapeito da janela bem iluminado (com um radiador coberto).
  • Falta de rascunhos.
  • A temperatura não é inferior a +20.
  • Nódulo de terra sempre hidratado.
  • Sem excesso de umidade na panela.

Se a poinsétia não é uma nova convidada da casa e sua próxima floração anual não deseja avançar, você pode usar a tecnologia de Albert Ekke. Para criar esta flor tropical longas (até 14 horas) noites escuras e dias curtos com a ajuda de um filme ou boné escuro que não permite completamente a passagem da luz.

Doenças e Pragas

  1. O registro excessivo de água no solo ou a rega insuficiente levam ao murchamento e queda de folhas.
  2. Baixas temperaturas ou correntes de ar podem causar queda de folhas sem sinais de murcha.
  3. A iluminação inadequada também leva à secura e queda das folhas.
  4. Se o ar na sala estiver seco ou a planta estiver quente, as bordas das folhas ficam amarelas ou marrons e as inflorescências caem.
  5. A poinsétia é freqüentemente afetada por um ácaro. Isso é indicado por folhas secas amarelas ou a morte de partes da planta.
  6. Folhas enroladas com manchas onduladas oblongas, um sinal de tripes.
  7. Worms causam grandes danos à planta. Sua aparência é indicada pela formação de orvalho de mel nas folhas.

O que fazer se a planta derramar suas folhas em dezembro ou sofrer outras doenças, dissemos em outro artigo.

Se uma vez que os caminhos do produtor e da poinsétia se cruzam, a separação não é mais possível. E sem isso, o mágico feriado de Natal, graças a esta planta incrível, acontece com o espanto de estrelas inesquecíveis.

Deixe O Seu Comentário