Dicas úteis sobre como cuidar da sua romã ao ar livre e em casa
A romã é uma das culturas mais antigas que as pessoas cultivam. Hoje existem mais de cento e trinta variedades desta planta. O clima seco é mais favorável para a romã, portanto, regiões com verões quentes e invernos quentes são ideais para cultivá-lo.
Por exemplo, o sul da Rússia. Porém, baixas temperaturas e geadas podem interferir no pleno crescimento e desenvolvimento da árvore frutífera.
Para cultivar romã no jardim, é necessário observar várias condições - plante adequadamente a planta e forneça os cuidados necessários.
Como cuidar da árvore de romã em campo aberto?
Modo de temperatura
A romã é definitivamente uma planta termofílica. Durante o período de crescimento, ele precisa da temperatura do ar na região de 20 a 25 ° C. Uma planta adulta pode suportar 30 graus de calor, desde que o local onde é plantada seja bem ventilado. No inverno, uma romã pode dominar a geada pelo menos 15 graus.
Local de desembarque
A romã é uma planta que ama o sol. Portanto, para o plantio é necessário escolher o local mais iluminado do jardim.
O local com desembarques de romã deve ser protegido de correntes de ar, mas, ao mesmo tempo, era bem ventilado. Plantar em um terreno elevado em um jardim no lado sudoeste seria o ideal.
Importante! A água subterrânea não deve vazar perto de uma granada.Rega
Durante o período de crescimento, a árvore precisa de uma grande quantidade de umidade. É melhor defender a água antes de molhar. Água macia é melhor.
A planta não gosta de alagamento, por isso vale a pena regar, pois a camada superior do solo seca.
É possível regar uma árvore durante a floração? Claro! Uma árvore de frutificação e floração pode ser regada 2 vezes ao dia, desde que a planta o exija.
No outono, a rega da romã deve ser reduzida para que os brotos amadurecem. E depois que as folhas caem, a água deve ser regada conforme necessário, evitando a secagem excessiva e o umedecimento excessivo do solo.
Após a rega, é bom cobrir o solo com palha ou grama. Isso contribui para a conservação da umidade, atrasa o desenvolvimento de ervas daninhas e favorece a atividade vital das minhocas, que processam o solo em vermicomposto e contribuem para a excelente entrada de oxigênio nas raízes da planta.
Poda
A formação de coroas de romã em campo aberto é extremamente importante para evitar lesões na planta durante a preparação para o inverno.
A forma mais ideal para a romã é considerada espessa. Para obtê-lo, é necessário deixar os cinco troncos mais fortes em uma posição inclinada do ventilador. É melhor formar uma coroa na primavera ou no outono, após a colheita.. O corte ocorre em várias etapas:
- Primeiro você precisa aparar todos os galhos secos.
- Corte os galhos em excesso que criam um espessamento da árvore.
- Em seguida, corte os brotos basais e os irmãos raiz.
- É importante garantir que o meio do arbusto esteja bem iluminado.
Solo no jardim
A romã não é exigente na composição do solo. Pode crescer mesmo em substratos muito úmidos. Ainda assim, é melhor fornecer pedra britada bem drenada ou solos calcários. Barras com boa permeabilidade e uma grande quantidade de nutrientes podem ser adequados.
Ao pousar no fundo do poço, uma camada de solo fértil (cerca de 15 cm) é colocada e, em seguida - um monte de húmus misturado com a terra.
Top vestir
O cuidado adequado da romã no jardim sem o uso de fertilizantes não é possível.
Os fertilizantes para romã devem sempre ser aplicados antes do plantio. E se o solo for muito pobre, você precisará começar a fertilizar a árvore já desde o início do verão.
A partir da segunda quinzena de junho, você precisa alimentar a planta com fertilizantes minerais complexos. A cada duas semanas, você precisa regar a romã com infusão de verbasco ou fezes de frango.. No outono, 25 g de superfosfato e 15 g de potássio devem ser adicionados ao solo ao redor do arbusto. Cobrimos o solo com estrume.
Instruções de transplante passo a passo
Durante o plantio, as mudas devem ser inclinadas de 45 a 60 graus para o sul, para que durante a preparação para o inverno seja mais fácil inclinar os galhos da árvore no chão.
- Antes do transplante, as romãs são bem regadas. Isso simplifica o processo de remoção de raízes do solo.
- Cavar uma árvore em círculo para não danificar as raízes. Você precisa tirar a planta com um pedaço de terra. Isso o ajudará a se adaptar a um novo local mais rapidamente.
- A direção dos galhos deve estar localizada da mesma maneira que no local anterior.
- Antes do transplante, você deve definitivamente examinar a planta. Deve ser sem o menor sinal de doença. Se uma árvore doente for transplantada, ela não criará raízes e morrerá muito em breve.
- Colocamos as raízes no solo a uma profundidade não superior a 10 cm e, em seguida, o sistema radicular se desenvolverá em largura e profundidade.
- Compactamos bem o solo para que não haja bolsas de ar. Acontece que após a primeira rega a terra afunda. Isso não é crítico. Você só precisa encher todos esses lugares com solo extra.
Após o transplante, a planta deve ser regada a tempo para que se enraíze mais rapidamente.
Hidratando a coroa
No tempo quente, as folhas de romã precisam especialmente de cuidados adicionais. Com calor forte, você precisa sombrear a copa da árvore e borrife as folhas com água limpa. Muitos jardineiros, a fim de evitar o aparecimento de pragas, pulverizam as folhas com várias soluções.
Preparando-se para o inverno
Mesmo as variedades de romã resistentes ao gelo não podem suportar geadas severas e, portanto, a planta deve ser coberta durante o inverno. Quando a temperatura média diária atinge 10 graus abaixo de zero, é necessário iniciar os preparativos para o inverno. Isso deve ser feito em várias etapas:
- Primeiro, borrife o arbusto de romã com 3% de líquido Bordeaux. Isso impedirá a deterioração da planta.
- Apertamos os galhos de romã com estopa e o dobramos suavemente no chão. Você também pode anexar galhos às estacas de ferro para que não subam.
Atenção! Galhos longos podem ser torcidos, e galhos muito grossos que não dobram no chão precisam ser cortados.
- Aquecemos a planta. É necessário derramar quatro pás de terra em cima de uma árvore. Depois disso, toda a planta é polvilhada com o solo dos corredores. A camada de terra deve ter aproximadamente vinte centímetros.
- Você ainda pode cobrir com uma camada de abeto.
Você pode liberar romãs das roupas de inverno em maio, quando as temperaturas médias diárias são positivas.
Como cuidar em casa?
Os cuidados com romãs em casa são muito semelhantes aos cuidados com romãs no jardim. Assim como uma árvore de rua, a romã interna se desenvolve sazonalmente.
Primavera e verão
Neste momento, a planta precisa de muita luz solar.. Em dias ensolarados, vale a pena levar a árvore para a rua. Por exemplo, em uma varanda ou uma varanda. Molhar uma romã neste momento precisa de regular e abundante, a secagem do solo não deve ser permitida.
Quando a romã floresce e dá frutos, deve ser fertilizada com fertilizantes minerais complexos.
Durante a frutificação, as romãs em campo aberto devem ser regadas o mais cuidadosamente possível. O solo deve receber uma quantidade suficiente de umidade, mas não deve estar cheio de água. Caso contrário, as frutas vão rachar.
As folhas de uma romã da sala devem ser pulverizadas com água morna uma vez a cada duas semanas.No período outono-inverno
Desde o início do outono e durante os próximos três meses, você precisa reduzir a quantidade de umidade e colocar a panela em um local mais fresco. A romã deve ser derramada com infusão de verbasco para prepará-lo para o inverno. Em maio, você novamente precisará aumentar a quantidade de água e reorganizar a panela em um local quente.
Granadas internas gostam muito de poda e modelagem de coroas. Ele não precisa passar o inverno na rua, mas porque a planta pode receber absolutamente qualquer forma.
Todos os anos, as romãs precisam ser transplantadas até atingirem os 5 anos de idade. Vasos com formato estreito são ideais e o volume do recipiente deve ser aumentado gradualmente de 100 para 500 ml.
Doença
Árvore está morrendo
A romã pode morrer por várias razões.. Como regra, trata-se de cuidados inadequados, pragas ou doenças. Para eliminar a causa da falta de saúde das árvores, você precisa examinar cuidadosamente a planta e identificar a fonte do problema. Mais sobre isso abaixo.
Coroa seca
Com uma violação regular do regime de irrigação e umidade insuficiente, as folhas de romã podem secar.
Se a razão, de fato, é essa, o solo da romã cheira fortemente a mofo. Para impedir a secagem adicional das folhas, você deve transplantar imediatamente a árvore em um novo substrato. Mas antes disso, inspecione cuidadosamente as raízes da planta e remova todas as áreas afetadas pela podridão. As feridas nas raízes precisam ser tratadas com carvão moído.
Câncer de ramo
A causa do câncer de ramo é o resultado de danos mecânicos ou ulcerações provocadas pela planta. As feridas obtidas dessa maneira provavelmente curam, mas esporos de fungos parasitas podem entrar e germinar. Em seguida, rachaduras começam a aparecer nos galhos da casca e inchaços esponjosos serão notados nas bordas das lascas.
Livrar-se desta doença não é tão simples. O método mais seguro é cortar os galhos afetados com uma faca afiada. Depois disso, você precisa tratar as feridas com um desinfetante e aplicar uma fina camada de uma var do jardim.
As folhas ficam amarelas
Se, juntamente com o amarelecimento, aparecerem manchas escuras nas folhas de uma romã, isso ocorre devido à falta de água no solo. Para eliminar isso, você deve regar a planta com mais frequência.
Se as folhas ficarem amarelas e não houver pragas na árvore, provavelmente a romã sofrerá com a temperatura do ar excessivamente alta. Neste caso, vale a pena um pouco de sombra da planta.
Folhagem caindo
A romã é uma árvore decídua. Portanto, com o início do outono, suas folhas caem, às vezes não completamente.
No entanto, se as folhas caírem fora do cronograma, provavelmente isso é uma consequência do amarelecimento das folhas, e esse fenômeno tem os mesmos motivos que o repentino amarelecimento das folhas:
- ácaros ou outras pragas;
- doenças;
- temperatura do ar muito alta;
- ou rega insuficiente.
Pragas
As pragas mais comuns no cultivo de romã:
- Traça de romã. A borboleta põe ovos em uma romã através de um copo, lagartas emergem dos ovos, que comem sementes macias, isso faz com que os ovários caiam da árvore e os frutos começam a apodrecer. Para destruir a mariposa, você precisa coletar as partes doentes das plantas e queimá-las.
- Pulgão de romã. Os pulgões se reproduzem nas folhas e brotos de uma árvore de romã. Para eliminá-lo, são utilizados pesticidas.
- Granadas também podem danificar ácaros e ácaros. Para prevenção, os arbustos inspecionam e regam com fertilizantes. A solução actélica ou phytoerm ajudará a se livrar deles. Eles precisam pulverizar a planta.
- Verme. Para destruí-lo, você precisa realizar três tratamentos com um intervalo de 5-6 dias:
- confidor (0,5 ml / l de água);
- mospilan (0,2-0,5 g / l de água);
- actar (0,5-0,8 g / l de água).
Um bom resultado é obtido armazenando plantas sob a raiz com essas soluções três vezes com um intervalo de 7 dias.
A romã é uma cultura muito despretensiosa que pode ser cultivada no jardim e em casa. No tratamento de terreno aberto para romã inclui os pontos principais:
- Rega oportuna e cobertura.
- O lugar certo ao pousar.
- Conformidade com o regime de temperatura.
Como você pode ver, todas essas regras são facilmente aplicáveis.