Como escolher um empréstimo para pequenas empresas
Qualquer empresa em diferentes estágios de desenvolvimento precisa de investimentos adicionais. Antes de solicitar um empréstimo de um banco, um empreendedor individual deve ponderar cuidadosamente essa decisão e analisar sua capacidade de reembolsar o empréstimo solicitado.
Escolhendo o melhor produto de empréstimo
Os bancos oferecem empréstimos padrão para empreendedores, hipotecas comerciais, linhas de crédito, cartões com limite de crédito rotativo, cheque especial ou crédito rotativo. Dependendo do escopo da atividade e da finalidade dos empréstimos, você pode escolher empréstimos comerciais especiais para empresas nas áreas de comércio, serviços e agricultura. Ao escolher um produto de empréstimo, é necessário levar em consideração a sazonalidade e as peculiaridades do negócio, uma vez que os bancos abordam individualmente a formação de um cronograma de pagamento e a provisão de "férias de crédito".
Escolhendo o prazo ideal do empréstimo
Se o objetivo do empréstimo for o reabastecimento de capital de giro para pequenas empresas, o prazo do empréstimo não excederá um ano ou a duração de um ciclo de negócios da empresa. Na compra de ativos fixos: transporte e equipamento, o prazo do empréstimo não pode exceder o prazo de operação e período de retorno - 1-5 anos. Se o objetivo é investimento, o lançamento de um novo projeto e a aquisição de imóveis, o período do empréstimo é de 5 a 7 anos.
Estimativa do montante do empréstimo necessário
Uma solicitação de empréstimo deve ser justificada não apenas pelo desejo de receber fundos emprestados, mas por um plano de negócios para a implementação do projeto, que precisa ser financiado. Você pode publicá-lo mesmo no site do banco. O empreendedor deve calcular os possíveis riscos de outras atividades, levando em consideração as obrigações solicitadas, sugerir formas de minimizar esses riscos. A empresa deve reembolsar os pagamentos obrigatórios do empréstimo em detrimento do lucro, sem retirar dinheiro grátis do faturamento da empresa.
Termos de empréstimo IP
Identidade do mutuário
Ao emprestar para empreendedores individuais, um dos principais critérios a serem avaliados pelo credor é a personalidade do mutuário, pois ele é responsável pelas atividades da empresa e pelas decisões de gestão tomadas. A prosperidade futura da empresa depende de quanto ele entende as especificidades de seu próprio negócio e qual é sua perspicácia nos negócios.
Conselhos úteis. Antes de ir ao banco, você deve se preparar um pouco. O banco credor avalia não apenas a reputação comercial e o histórico de crédito da empresa, mas também a experiência pessoal de emprestar um empreendedor como indivíduo.
Provisão
A empresa deve fornecer garantias adicionais de pagamento do empréstimo. Como segurança são:
- ativos geradores de renda empreendedora adquiridos com fundos de empréstimos,
- seguro do empresário e sua propriedade,
- garantia de parceiros de negócios, familiares, conhecidos de pessoas físicas e jurídicas.
Como garantias adicionais de reembolso, alguns bancos oferecem aos tomadores de empréstimos a celebração de um contrato adicional ao contrato de conta bancária, que recebe os principais fluxos financeiros das atividades de empreendedores individuais.
De acordo com este contrato, o banco pode unilateralmente, caso o cliente viole os termos do contrato, abater o valor dos fundos correspondentes à dívida vencida sem informar o mutuário. As autoridades fiscais gozam desse direito de débito direto, baixando impostos e taxas atrasados da conta do devedor.
Transparência e legalidade dos negócios
A limpeza da condição financeira do empresário e a contabilidade competente aumentam as chances de aprovação de um pedido de empréstimo comercial. Esquemas de negócios "cinza" e sonegação de impostos podem ser motivos de recusa, porque não nos permitem avaliar a situação real e o nível de renda oficial da empresa. Não é de surpreender, porque o banco não credita a compra de móveis de cozinha ou pequenos eletrodomésticos.
Se você estiver pronto para obter um empréstimo nas condições especificadas e for adequado de acordo com os principais critérios do banco, basta entrar em contato com uma organização financeira e de crédito com um pacote completo de documentos confirmando o direito de realizar negócios e preencher um requerimento no valor necessário. Em seguida, o funcionário do empréstimo visitará pessoalmente o local da sua empresa e avaliará visualmente o estado das coisas na empresa para tomar uma decisão final sobre o aplicativo.