Cidade Velha de Jaffa - Uma Viagem ao Antigo Israel
Jaffa ou Jaffa (Israel) é uma das cidades mais antigas do mundo, fundada no tempo pós-inundação pelo filho de Noah Yaphet. Em seu nome, esta cidade preservou não apenas um tributo à história, mas também uma sugestão clara de sua beleza (em hebraico, "jaffa" significa "bonito").
Em 1909, a construção começou em um novo bairro judeu (subúrbio) de Jaffa, chamado Tel Aviv. Desde aquela época, Tel Aviv cresceu para uma enorme metrópole, e agora Jaffa é considerado parte dela, sua Cidade Velha. Em 1950, Jaffa foi fundida com Tel Aviv e, após a fusão, essas cidades receberam o nome geral "Tel Aviv-Jaffa".
As melhores atrações de Jaffa
Você pode ler a história de Jaffa nos mínimos detalhes de qualquer guia de Israel, porque esta cidade antiga é um famoso centro turístico. Mas nenhum diretório pode transmitir aquela atmosfera silenciosa em particular que literalmente paira no ar aqui, e os mitos e segredos do passado que respeitosamente mantêm as paredes dos prédios antigos. Jaffa está literalmente cheia de pontos turísticos, mas seria mais correto dizer: Jaffa - essa é uma atração turística. E não apenas no sentido tradicional da palavra, mas também de uma maneira um tanto incomum. Mesmo que você não vá a lugar algum, mas simplesmente caminhe pelas ruas estreitas da cidade, por lajes de pedra que foram apagadas para brilhar, você tem a impressão de que essa é uma jornada no tempo, para um passado distante!
E isso apesar do fato de que, nas últimas décadas, Jaffa se tornou um destino turístico boêmio, com um grande número de restaurantes, cafés, butiques de arte, oficinas e galerias de arte, teatros, museus. E a população aqui foi correspondida de acordo: músicos, escultores, joalheiros, artistas - seu número por 1 m² é irrealisticamente alto. Para alguns turistas, esse excesso de volume de arte e gênios de criadores causa um verdadeiro pânico.
Importante! Encontrar o lugar certo nesta cidade antiga não é muito fácil. As ruas antigas são muito parecidas e, entre elas, você pode se perder facilmente. Portanto, para uma caminhada, sempre leve um mapa de Jaffa com atrações em russo, especialmente se você não souber como usar mapas interativos no seu telefone.
Em Jaffa, há um quarto único dos signos do zodíaco - sua aparência é explicada pelo desejo de reconciliar as numerosas diásporas cujos representantes moram aqui. Ruas com nomes tão neutros parecem mostrar: ninguém é melhor ou pior, todos são iguais. Já existe uma tradição entre os turistas: você precisa encontrar uma rua com seu signo do zodíaco e tocar em um signo para atrair sorte.
Importante! Use sapatos confortáveis para tornar sua viagem um prazer. Opção ideal - tênis. Quase todas as ruas são irregulares, existem muitas pistas perigosas.
E agora com mais detalhes sobre alguns dos pontos turísticos da antiga Jaffa - o mais incomum, o mais histórico e o mais artístico. Em geral, sobre o mais-mais. E enquanto procura esses lugares, não se esqueça de se afastar da rota e ver tudo o que é possível! Então você verá muitas coisas incomuns, mas se estiver em território privado, peça desculpas e vá embora - ninguém tocará nos turistas.
Entre as muitas ruas antigas, havia uma atração completamente incomum, que se tornou o lugar de uma foto obrigatória para todos os convidados de Jaffa e Israel. Como não é fácil, a orientação é a seguinte: vá da Rua Mazal Dagim à Rua Mazal Arie.
Uma laranjeira pairando no ar foi inventada e criada pelo escultor Ran Morin em 1993. A árvore cresce em uma panela grande e oval e parece que está sendo bicada de um ovo. O pote está pendurado em cordas fortes fixadas nas paredes de edifícios próximos.
O significado nesta instalação incomum é muito mais do que parece à primeira vista. Existem muitas interpretações e todos podem entender como é conveniente. Aqui estão apenas duas versões:
- A árvore no "ovo" é um tópico para refletir sobre o fato de que vivemos como se estivéssemos em uma concha, nos afastamos cada vez mais da terra e da natureza e finalmente quebramos os últimos laços com nossos ancestrais.
- Este monumento é um símbolo do povo judeu, arrancado de suas terras e espalhado por todo o mundo, mas continuando a viver e dar frutos.
Muito perto da instalação com uma laranjeira, na Simtat Mazal Arie 25, há outra atração: a galeria Frank Meisler. Seu proprietário é o escultor Frank Meisler, conhecido não apenas na cidade de Jaffa e Israel, mas também em todo o mundo. As criações de Masler estão em exposições em Londres, Bruxelas, Nova York, são coletadas por muitas pessoas famosas.
No interior, você pode ver muitas coisas interessantes. Frank Meisler foi capaz de apreciar o talento de Vladimir Vysotsky e mostrar com muita precisão a vida dos cantores em uma composição escultural. E como originalmente o escultor retratou Sigmund Freud! Não menos incomum é a figura do lendário Pablo Picasso, com seu rico e variado mundo interior.
Você pode ver as obras-primas do famoso Frank Meisler absolutamente grátis. Horário do salão:
- Sábado é dia de folga;
- Domingo - quinta-feira - das 10:30 às 18:30;
- Sexta-feira das 10:00 às 13:00.
A cidade de Jaffa é o lugar onde o santo apóstolo Pedro teve uma visão e onde ressuscitou a justa Tabitha dentre os mortos. Portanto, não é de surpreender que existam muitos templos religiosos, incluindo os dedicados ao apóstolo Pedro.
Em 1868, o arquimandrita Antonin (Kapustin) comprou um terreno em Jaffa, onde havia uma casa estranha para os peregrinos ortodoxos. Em 1888, uma igreja ortodoxa foi construída neste local e em 1894 já foi consagrada. Esta catedral é muito parecida com as igrejas ortodoxas usuais para nós.
No território do mosteiro há outra atração ortodoxa - a caverna funerária da família Tabitha. Uma bela capela se ergue sobre o túmulo.
Essas atrações religiosas na antiga Jaffa estão localizados na rua Herzl, 157. O templo está aberto diariamente das 8:00 às 19:00.
Igreja Católica do Apóstolo PedroNa Praça Kikar Kdumim (também conhecida como Praça das Antiguidades), existe outro templo do apóstolo Pedro, mas já franciscano. A alta torre sineira deste marco religioso é visível de toda a costa.
A primeira igreja neste local foi construída em 1654, usando os restos de uma antiga cidadela do século XIII. O edifício, que é agora, foi erguido em 1888 - 1894.
O interior da igreja é muito bonito: um teto alto abobadado, paredes com revestimento de mármore e belos painéis, vitrais representando os momentos mais importantes da vida do apóstolo Pedro, um púlpito esculpido exclusivo em forma de árvore.
Você pode entrar na igreja a qualquer momento e o horário das missas está na entrada. As missas são realizadas em vários idiomas: inglês, italiano, espanhol, polonês e alemão.
Em frente ao templo, há uma plataforma com uma vista muito bonita de outra atração de Jaffa e Israel - o antigo porto.
Porto de JaffaInicialmente, Jaffa era um dos portos mais importantes do antigo Israel, e era aqui que navegava aqui com peregrinos com destino a Jerusalém.
Hoje, o porto não está mais trabalhando em seu ritmo anterior, tornou-se uma atração turística. Aqui está equipada uma das áreas de lazer mais populares da cidade, com restaurantes, cafés, lojas, salas de exposições (docas antigas foram refeitas para esses estabelecimentos). Embora barcos de pesca e barcos de recreio estejam ancorados aqui e agora - você pode alugar um iate ou um barco e observar Tel Aviv a partir do mar.
Preste atenção! No sábado (dia de folga) há muita gente no porto, longas filas vão aos melhores restaurantes. Para apreciar um dos pontos turísticos mais interessantes de Jaffa em um ambiente mais descontraído, é melhor vir aqui em um dia de semana, quando há menos pessoas.
Na entrada do porto, não muito longe da costa, a rocha de Andrômeda sobe. Segundo a lenda, Andrômeda, que foi salva por Perseu, foi acorrentada a ela.
A próxima atração de Jaffa é o Faith Gate, localizado na colina Glee, no parque da cidade de Abrash. O Faith Gate é um monumento arquitetônico bastante famoso criado pelo escultor de Israel Daniel Kafri no final do século passado. A pedra da qual o monumento é feito é uma pedra da Galiléia retirada do Muro das Lamentações em Jerusalém.
A escultura consiste em três pilares de 4 metros de altura, formando um arco alto. Cada pedra é coberta com figuras alegóricas que ilustram os enredos das histórias bíblicas:
- o sacrifício de Abraão,
- O sonho de Jacó com a promessa da terra de Israel para ele;
- a captura de Jericó pelos judeus.
Também é dito que este marco simboliza a fé do povo de Israel em sua escolha.
A propósito, Glee Hill também é um mirante a partir do qual é possível observar Tel Aviv e a cidade velha de Jaffa, até as infinitas extensões do mar.
Mesquita MahmudO melhor exemplo dos santuários da religião muçulmana em Jaffa é a Mesquita Mahmoud. A propósito, esta mesquita é a maior em Jaffa e a terceira em todo o Israel.
A Mesquita Mahmud não é um edifício, mas um conjunto de larga escala, que ocupava um quarto inteiro em Jaffa. Jaffa No lado leste, este complexo é limitado pela Chasov Square e pela Yafet Street, no sul - Mifrats Shlomo Street, no oeste - Ruslan Street e no norte - Recif ha Aliyah Hashniya.
Você pode entrar no interior da mesquita pelo portão central da Ruslan Street ou pelo portão da Clock Square. Há uma entrada do lado sul e, ao lado deles, quase ninguém sabe sobre eles, porque estão escondidos atrás das grades, em uma passagem estreita entre as lojas.
Praticamente não há turistas na mesquita de Mahmoud, embora esse santuário pertença a esses lugares de Jaffa que você definitivamente deveria vê-lo. A atmosfera do Oriente é especialmente sentida lá! Dentro do complexo, existem três pátios espaçosos, uma parte feminina (os homens não têm o direito de ir até lá), uma piscina ritual. Em um dos pátios, há um relógio de sol original, feito de mármore branco, que lembra um enorme cogumelo.
Mercado de pulgas "Shuk ha Peshpeshim"Depois de admirar os pontos turísticos da cidade velha, você pode passear pelo mercado de pulgas de Jaffa. Está localizado no cruzamento da Avenida Yerushalayim e da Rua Yehuda A-Yamit. A rua principal em que as vendas estão ocorrendo é Olei Zion, e as ruas próximas formam uma grande área comercial.
O mercado de pulgas pode ser comparado ao museu da cidade de Jaffa e Israel, onde há muitas atrações e você não precisa pagar pela inspeção. Tudo é vendido aqui, de bens de consumo de segunda classe a valiosas raridades: lâmpadas de bronze antigas, várias figuras, equipamentos antigos, brinquedos infantis de diferentes épocas, tapetes comidos por traças.
Nota! Os preços são altos para tudo, você deve negociar - os vendedores esperam isso! O preço pode ser baixado 2-5 vezes!
Mas mesmo que você não compre nada, apenas passeie pelos shoppings e veja "exposições do museu" - é oferecido muito prazer! Os vendedores são muito ativos em oferecer tudo o que vendem. E praticamente sobre qualquer assunto, eles podem contar uma lenda especial.
É bom saber! Os turistas experientes recomendam fazer compras apenas se o item for realmente apreciado ou se você é um verdadeiro conhecedor de antiguidades. Nesse mercado, sob o disfarce de raridades, muitas vezes oferecem itens que não têm valor.
Existem bares e restaurantes na área comercial. Depois de fazer compras ou depois de uma caminhada, você pode saborear uma refeição em um estabelecimento aconchegante e colorido.
O mercado de pulgas da cidade velha de Jaffa está aberto de domingo a quinta-feira das 10:00 às 21:00, na sexta-feira das 10:00 e até a tarde, no sábado - um dia de folga.
Compare preços de acomodação usando este formulário
Onde morar em Jaffa
Encontrar acomodação na cidade velha não será um problema, porque a escolha de hotéis em diferentes categorias de preços é muito boa. Mas os preços médios de acomodação na cidade de Jaffa são mais altos do que em muitas cidades em Israel.
Cityinn Jaffa ApartmentsAo lado do mercado de pulgas, no edifício histórico da década de 1890, está localizado o elegante complexo Cityinn Jaffa Apartments. As acomodações por noite custam o seguinte valor (no inverno e no verão, respectivamente):
- em quarto duplo standard 79 € e 131 €;
- Apartamento Superior com 1 Quarto 115 € e 236 €.
O Boutique Hotel Market House 4 * - Um Atlas Boutique Hotel está localizado a apenas 300 metros da praia e do passeio marítimo, nas proximidades de todas as atrações de Jaffa. Preços para acomodação no inverno e no verão por dia:
- em quarto duplo standard 313 € e 252 €;
- no quarto duplo da família 398 € e 344 € 252.
O moderno hotel Margosa Tel Aviv Jaffa, localizado a apenas 500 metros do porto antigo, oferece acomodação para dois aos seguintes preços (inverno e verão, respectivamente):
- número padrão 147-219 € e 224-236 €;
- Luxo 200-310 € e 275-325 €.
Em uma das áreas mais movimentadas da antiga Jaffa, no meio de um mercado de pulgas, há um albergue em Old Jaffa. Além das salas comuns, suítes duplas clássicas também são oferecidas aqui. No inverno, essas habitações custam 92 €, no verão um pouco mais caras - 97 €.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário
Como chegar a Jaffa de Tel Aviv
A cidade portuária de Jaffa é, de fato, a periferia sul de Tel Aviv. Você pode caminhar até esse antigo marco de Israel a partir de uma metrópole moderna, pegar um ônibus ou táxi.
É conveniente caminhar a pé a partir do passeio marítimo de Tel Aviv e de suas praias centrais. Uma distância insignificante de alguns quilômetros pode ser superada em 20 minutos, e a estrada é agradável - ao longo da costa arenosa.
Se você precisar sair do centro da metrópole, é melhor usar o transporte. Da Estação Ferroviária Ha-Hagana e da Estação Rodoviária Principal de Tahana Merkazit, os ônibus 10, 46 e o microônibus 16 vão para Jaffa (bilhete custa 3,5 €). Você precisa ir à parada de Jaffa Court. Para voltar a Tel Aviv, você primeiro precisa chegar à parada de Arlozorov em Jaffa e, a partir daí, escolher uma rota adequada.
Uma corrida de táxi do centro de Tel Aviv até a antiga Jaffa custa 10 €. É verdade que você precisa verificar se o motorista liga o balcão, caso contrário você terá que pagar mais.
Importante! Você não deve planejar uma visita a Jaffa (Israel) no sábado: neste dia a maioria dos museus, salões e lojas está fechada e o transporte não é realizado.
Todas as atrações de Jaffa descritas na página, e os lugares mais interessantes de Tel Aviv estão marcadas no mapa em russo.