Tudo sobre rabanete daikon: descrição e foto, benefícios e malefícios, as melhores variedades, cultivo e outras nuances

Preste atenção à daikon - um produto muito útil e acessível para todos. Este é um verdadeiro armazém de vitaminas e minerais. A colheita de raízes é muito popular em todo o mundo devido ao seu sabor.

A partir do artigo, você aprenderá sobre que tipo de planta é e como ela é, quais são suas características biológicas, como e onde cresce a raiz branca, bem como os benefícios e malefícios dessa cultura japonesa, as melhores variedades e, é claro, as características de cultivo.

Descrição e foto

A definição de daikon é dada abaixo, descrição e foto são apresentadas.



O que é isso

Daikon é um rabanete cuja origem devemos ao Japão. A palavra daikon significa "raiz grande". A gosto, este vegetal se assemelha a um rabanete sem a menor amargura e também tem um aroma moderado.

Que outros nomes existem, por que eles são chamados assim?

Esta colheita de raiz longa também é chamada de rabanete branco, chinês ou doce. A razão para isso foi a cor branca do daikon e seu sabor adocicado.

Esse vegetal é chamado rabanete chinês porque seu parente mais próximo é o rabanete chinês da testa.

Aparência

Daikon tem uma forma alongada, cilíndrica ou redonda. Sua cor é branca, com um leve tom amarelado. Na aparência, o vegetal se assemelha a uma cenoura grande. Dependendo da variedade, o peso médio chega a 520 g, e o comprimento geralmente excede 60 cm.

Descrição botânica

Daikon é uma planta de raiz, pertence à subespécie de semeadura de rabanete da família do repolho.

Características biológicas

A planta tem um ano de idade. Folhas grandes, dissecadas. Em graus variados, as raízes do daikon podem ser enterradas no chão: metade, totalmente ou dois terços. As sementes são grandes, marrons. A temperatura ideal para o desenvolvimento é de 14 a 26 graus. Planta amante do calor, mas resistente ao gelo.

Como e onde cresce a colheita de raiz branca?

A colheita das raízes cresce em quase qualquer tipo de solo, mas prefere o barro arenoso claro. Adora luz e umidade. As sementes germinam entre 1 e 4 graus, mas com a exposição prolongada a baixas temperaturas, o crescimento diminui, as plantas morrem. É aconselhável aplicar fertilizantes minerais daikon e água com fertilizantes.

Daikon é muito despretensioso para o local de cultivo. Daikon também não é exigente quanto ao solo, mas se sente melhor em solos arenosos soltos de areia com baixo lençol freático.

Prazo de vencimento - de 40 a 80 dias.

Uma breve história de origem e país de origem

Originalmente um daikon do Japão, foi criado a partir de um lobo vegetal chinês. Desde então, a colheita das raízes ganhou fama graças ao seu sabor suave e polpa suculenta. Criadores japoneses trouxeram essa colheita de legumes do rabanete. Há muito que é utilizado como alimento básico e está incluído na dieta de todos os residentes.

Os benefícios e malefícios dessa cultura japonesa

Benefício

Se você comer regularmente pratos de rabanete branco, em breve notará uma melhora na condição de todo o organismo. Tudo isso é mérito dos nutrientes, minerais e vitaminas, encontrados em grandes quantidades no daikon.

  • Limpa o fígado e os rins.
  • Profilaxia da urolitíase.
  • Remoção de toxinas e toxinas devido à fibra.
  • As vitaminas melhoram a condição da pele e do cabelo.
  • Fortalece o sistema imunológico (especialmente na temporada de resfriados).
  • Facilita a descarga do escarro.
  • Acalma o sistema nervoso.
  • O suco de Daikon alivia o estresse.

Depois de tomar daikon, faça uma pausa nos laticínios. Caso contrário, uma carga pesada será colocada no estômago. Daikon também é amplamente utilizado em cosmetologia, medicina tradicional e culinária. Faz excelentes saladas e sopas deliciosas.

Contra-indicações

Embora este rabanete não tenha propriedades perigosas, Observe as regras:

  • O vegetal de raiz contém uma grande quantidade de vitamina C. Portanto, não o misture com outras frutas (laranjas, limões e maçãs).
  • Não se automedique! Antes de aplicar pomadas e decocções daikon, não deixe de consultar um médico.
  • Quem sofre de alergias deve ter cuidado, pois o ácido ascórbico pode provocar uma reação alérgica.
  • Não coma vegetais com hiperatividade intestinal.
  • Se você tiver pedras nos rins ou uma vesícula biliar, monitore cuidadosamente sua condição após consumir um daikon.
Daikon é rico em fibras, o que pode causar inchaço e indigestão.

As melhores variedades

Rabanete branco é famoso por um grande número de variedades.

Aokubi

Atinge um comprimento de 35 cm e 7 cm de diâmetro.

"Sakurajima"

Cultivado na província de Kagoshima), parece uma grande colheita de raiz, semelhante a um nabo branco. A cor interior é rosa brilhante.

Também na Rússia, são conhecidas as seguintes variedades cujas sementes podem ser compradas para o plantio:

  • "Minovashi";
  • "Sasha";
  • "Canino de elefante";
  • Tokinashi
  • "César";
  • "Terminator";
  • "Dragão";
  • O Imperador
  • "Dubinushka".

Sobre aterrar no chão aberto

As datas de plantio dependem diretamente das características da variedade selecionada:

  • Para variedades de maturação média e tardia, o plantio no verão é adequado.
  • Mas o início daikon precisa ser plantado na primavera ou no outono. A primavera ainda é melhor, porque as raízes de variedades precoces não podem ter vida útil longa.

Vegetal ama solo fresco. Para a formação de plantações de raízes, o daikon precisa de frescor e de uma pequena (não mais de 5 horas) horas de luz do dia.

Esta cultura vegetal aumentou a resistência ao frio.

Instruções passo a passo para o cultivo

Capina

Antes de plantar sementes ou mudas, remova as ervas daninhas do solo. Deve ser preparado com antecedência. O local precisa ser escavado no outono ou no inverno.

Semeando sementes

A semeadura começa em meados de março e dura até o início de abril. Pré-aqueça as sementes por 15 minutos. em água morna e, em seguida, esfrie-os rapidamente em água fria e leve à geladeira por um dia.

Semear daikon 3 sementes em vasos de turfa-húmus ou pastilhas de turfa. Transplante de mudas no jardim.

Se você pretende plantar mudas em uma caixa especial, lembre-se: a profundidade da louça não deve ser inferior a 10 cm (o daikon tem uma raiz longa).

As sementes são semeadas em solo úmido a uma profundidade de 2-3 cm. O solo deve ser leve. Após esse procedimento, as culturas devem ser cobertas com vidro ou material universal. Coloque em um lugar quente. Quando brotos aparecem, o revestimento pode ser removido.

Afrouxamento

Para aumentar o acesso do ar à terra, ele deve ser afrouxado. Isso deve ser feito com cuidado para não ferir acidentalmente as mudas jovens. Pegue uma pequena escápula e solte o solo da superfície em que a raiz cresce.

Quando as primeiras folhas aparecerem nas mudas, elas deverão ser cortadas, retirando mudas lentas. Isso é feito com um objetivo: não tirar comida dos mais fortes e mais desenvolvidos.

Fertilizantes

Adubar e alimentar mudas com fertilizantes especiais, cuja concentração não exceda o nível mínimo.

Aterragem

Você precisa plantar em campo aberto. Mas observe a duração do horário de verão. Quando as mudas desenvolvem várias folhas reais, elas podem ser transplantadas para o solo. A temperatura do ar no momento do pouso é de pelo menos 10 graus.

  1. Coloque luvas, abaixe as mãos no chão e retire as mudas dos vasos.
  2. Mova-os para o buraco e cubra o fundo com terra.

Se o solo for ácido, adicione limão. O índice ideal de hidrogênio é 6.0-8.0.

Rega

Rabanete branco precisa de rega regular (relevante para o calor e o clima árido). Mantenha seu plantio úmido. A água não deve estar muito quente. As folhas jovens devem ser regadas de um regador e a colheita de raízes deve ser regada com água debaixo da mangueira.

Hilling

Pegue um pouco de solo úmido e prenda nas partes inferiores das plantas. Este método melhora o desenvolvimento das raízes e as protege da geada.

Colheita e armazenamento

As variedades de inverno são removidas das camas antes do início da geada - por volta de setembro ou início de outubro. As variedades de verão são colhidas entre julho e agosto, quando o tempo está bom.

As colheitas de raízes são retiradas manualmente ou usando um forcado. Portanto, as propriedades nutricionais do vegetal não sofrerão e você poderá apreciar seu sabor.

Seque o rabanete branco em uma área fresca e bem ventilada. Não a mantenha sob luz solar direta - caso contrário, a casca da raiz poderá rachar.

Doenças e Pragas

  • Com cuidados inadequados e violação das regras de semeadura, a daikon pode adoecer com doenças crucíferas.
  • Com a rega intensa, o daikon corre o risco de contrair bacteriose da mucosa. Esta é uma doença na qual a colheita de raízes fica macia e adquire uma tonalidade escura.

Vegetais suscetíveis a doenças:

  • doença;
  • quilha;
  • perna preta;
  • mosaico;
  • bacteriose vascular.

Cada um deles estraga o sabor das raízes, piora a aparência e infecta as plantas vizinhas.

Cuidado com as pragas que também gostam de se deliciar com as colheitas:

  • colher de jardim;
  • repolho e moscas da primavera;
  • pulga crucífera;
  • besouro de insetos e flores;
  • bem como lesmas, sombra e fogo.

Para evitar esses problemas:

  1. assistir rotação de culturas;
  2. regue as mudas corretamente;
  3. pré-processe as sementes.

Com os devidos cuidados, você pode cultivar um daikon saudável. É saudável e muito saboroso! Desejamos-lhe sucesso!

Vídeo útil

No vídeo, você aprenderá tudo sobre a daikon - da semeadura à colheita:

Deixe O Seu Comentário