Descrição e propriedades úteis da planta de interior Fist begonia. Dicas de plantio e cuidados, foto de flores
Begônia é uma planta única. Pode ser chamado de folhagem decorativa e floração decorativa. Mesmo o jardineiro mais exigente dentre uma enorme paleta de variedades pode encontrar um adequado para si. Entre essas espécies, pode-se encontrar plantas herbáceas comuns, arbustos e arbustos.
A begônia não é apenas bonita, mas também útil. Em primeiro lugar, aumenta a imunidade de todos os que vivem nas proximidades. Em segundo lugar, restaura a capacidade de trabalho e elimina a sensação de fadiga. Em terceiro lugar, alivia a tensão nervosa.
História de ocorrência
O gênero Begonia tem cerca de 1400 espécies, que pode ser encontrado em zonas subtropicais e tropicais úmidas e, mais especificamente - nas florestas da América do Sul, nos trópicos da Ásia, Madagascar, China e Sri Lanka. Estas flores são famosas em todo o mundo. Eles receberam o nome do francês Michel Begon, que se tornou o organizador e patrocinador da expedição às Antilhas.
Um dos participantes da expedição, Charles Plumier, descreveu em detalhes a planta encontrada. No século XVIII, a Begônia foi trazida para o continente europeu. Com o tempo, mais e mais espécies chegaram à Europa, na qual os criadores começaram a se interessar. E já no século 19 muitas variedades de plantas criadas artificialmente apareceram.
Descrição botânica
Begônia Fista tem folhas arredondadas e gordas, que também têm tamanhos muito grandes, com até 15 cm de comprimento e até 12 cm de largura.As hastes são curtas, mas carnudas e fortes de cor verde clara. Floresce em pequenas inflorescências rosa, mas o Fista é apreciado por causa do design exclusivo das folhas. O sistema radicular desta flor é poderoso e se desenvolve rapidamente.
A aparência de uma planta de casa
As folhas do lado de fora têm uma cor bronze brilhante, e no interior adquirem uma tonalidade já avermelhada (pois esse punho é freqüentemente chamado de folhas vermelhas). Begônia sempre cresce em um arbusto muito exuberante. Mas com isso cresce bastante compacto. Devido a essas propriedades, a flor fica ótima em uma panela pequena em um carrinho.
Foto
Conheça a flor na foto.
Requisitos de desembarque
Uma planta jovem deve ser transplantada uma vez por ano (é aconselhável fazer isso na primavera, mas é possível após a floração se essas datas não coincidirem). As begônias adultas são transplantadas após as raízes encherem o vaso inteiro (isso acontece aproximadamente a cada 3-4 anos).
Composição recomendada do solo: areia, turfa, húmus, solo de folhas e relva. Uma mistura solta e respirável deve resultar. O vaso é escolhido baixo, mas largo, eles não preenchem toda a capacidade com o solo, mas o fazem à medida que os rizomas crescem.É necessário realizar o procedimento de transplante no dia seguinte à rega. Nesse caso, não se esqueça de libertar as raízes do solo antigo e colocar sua solução fraca de permanganato de potássio para a prevenção de doenças fúngicas. Limpe a massa de raízes de velhas e doentes e polvilhe o carvão ralado com o corte.
Observe que nos primeiros 30 dias após a “mudança” para um novo pote, a begônia precisa de atenção especial. É necessário molhar uma flor no primeiro mês a cada 5-6 dias, e pulverizar em absoluto - todos os dias. Proteja a planta transplantada da luz solar direta.
Alguns jardineiros até recomendam colocar o vaso em um local sombreado sem correntes de ar por alguns dias, depois, é claro, devolvê-lo ao seu local original. Após 30 dias, será necessário regar quando a camada superior da terra secar. Como cada vez que o solo será compactado, não se esqueça de adicioná-lo ao nível desejado.
Especialistas aconselham a cortar o Fista um pouco após o transplante. para reduzir a área de evaporação e dar uma forma espessa.
Cuidado
O fato de que a rega do milagre das folhas vermelhas precisa ser regada uma vez por semana, já escrevemos acima. Mas vamos esclarecer que esta forma de irrigação é adequada para o período de verão, no inverno é suficiente para umedecer o solo uma vez 10-14 dias. Tente impedir que a água caia diretamente nas folhas.
Durante todo o ano, a planta precisa de alta umidade. Para manter essa condição, pulverize ar com mais frequência na panela ou coloque um recipiente com líquido próximo a ela. No verão, a temperatura do ar deve variar entre 20 e 22 graus acima de zero. No inverno, esse número pode diminuir para 16 graus. Mas não permita que o ar aqueça menos de 15 graus, isso destruirá a flor.
Begônia requer um local bem iluminado, a opção ideal seria difundida, em vez de luz solar direta. Uma vez que eles podem queimar folhas e privá-las de brilho e saturação. Mas mesmo com a falta de luz, as folhas começam a empalidecer. Se uma boa iluminação falhar, use luz artificial.
O punho precisa ser alimentado uma vez a cada duas semanas e uma vez por mês no inverno. Porém, durante a floração e o crescimento ativo, aumente a frequência de alimentos complementares em até 3-4 vezes por mês.Para fazer isso, use fertilizantes minerais complexos, que são diluídos com água à temperatura ambiente. Excrementos de pássaros também são adequados para a alimentação (500 g são criados em 12 litros de água). Estrume bem fertilizado e apodrecido (500 a 5 litros de água).
É melhor não usar fertilizantes nitrogenados: as folhas ficam mais gordas e a floração diminui ou pára completamente. Os jardineiros aconselham picar cascas de banana, cascas de frutas cítricas, cascas de cebola, cinzas, folhas de chá e adicionar esses elementos ao solo.
Durante a dormência, os fertilizantes não precisam ser usados e a rega deve se tornar extremamente rara.Se Fista deixar cair as folhas nesse momento, não se preocupe, basta cortar a parte superior da flor.
Não será errado dizer que a Begônia não tolera produtos de decomposição de gás. Portanto, é melhor não colocá-lo na cozinha. As folhas desta planta são bastante frágeis, portanto, durante o transporte, você precisa ter o maior cuidado possível.
Doenças e Pragas
- Oídio Esta é uma doença fúngica que ocorre quando se forma condensação no rizoma. O revestimento branco cobre as folhas e os caules, enquanto as folhas perdem a forma e secam, os brotos crescem, mas não abrem. Para combater essa doença, ventile bem a sala, cuide da iluminação nela. E não se esqueça de fertilizar a planta, e também verificar os vizinhos de Begônias, um fungo também pode passar deles.
- Podridão cinzenta (alguns chamam queimadura monilial). Esta doença é pior que a anterior. Afinal, com uma infecção fúngica, todas as partes da Begônia sofrem, o que é repleto de sua morte. É importante notar o problema a tempo e remover as áreas afetadas para evitar que a podridão se espalhe. Trate as partes saudáveis restantes com um por cento de líquido Bordeaux. O intervalo entre os procedimentos de desinfecção deve ser de um mês.
- Além do enxofre, a podridão das raízes também pode atacar. Sinais de derrota por ele são raízes marrons ou bordô. Se isso não for detectado em tempo hábil, a doença passará para os caules. O único método de luta é livrar-se das raízes podres. Este problema pode ser evitado colocando uma boa camada de drenagem na panela.
- Devido a poeira e sujeira, um cochonilha pode aparecer nos seios da folha. A prevenção de sua aparência será manter a flor limpa.
- Se as folhas não estiverem com cores brilhantes saturadas, isso indica iluminação insuficiente. E as pontas escuras das folhas sinalizam falta de umidade no ar ou no solo. Se você não normalizar a rega e a luz, a Begônia simplesmente deixará cair as folhas antes do início do período de descanso.
- As últimas pragas da nossa lista serão pulgões e ácaros. No estágio inicial da lesão, você pode lidar com uma solução de sabão comum. Se a situação ganhar impulso mais sério, será necessário salvar a planta com uma solução fungicida.
Reprodução
A fista se propaga de duas maneiras: por estacas e folhas. O período mais adequado para a reprodução é o início da primavera, quando as plantas emergem de um estado adormecido.Etapas de Cherenkovaniye:
- Corte uma parte de 6-9 cm de comprimento e abaixe-a em uma ferramenta que promova um melhor enraizamento ou simplesmente na água, mas o processo de formação das raízes será um pouco mais lento.
- Após o aparecimento das primeiras raízes, uma haste é plantada em uma panela, cujo diâmetro não excede 10 cm com areia úmida e turfa. Não se esqueça da camada de drenagem!
- Cubra com uma tampa de vidro ou plástico, coloque os brotos em um local bem iluminado, sem luz solar direta.
- Após duas semanas, o complexo mineral é alimentado pela primeira vez e, após 30 dias, um jarro é removido e a flor é abundantemente regada.
A propagação de folhas tem aproximadamente a seguinte sequência:
- A folha cortada é cortada ao longo de veias claramente visíveis a partir do interior, depois de colocada no solo preparado. Para um ajuste confortável da área das folhas ao solo, ele é pressionado com pequenas pedras.
- Um recipiente de terra é colocado em um local quente. Gradualmente, as raízes aparecem nas áreas incisadas e pequenas mudas aparecem no lado superior da folha.
Propriedades úteis
O suco desta planta ajuda a tratar feridas, queimaduras, úlceras e picadas de cobra. Para obter o suco, as folhas precisam:
- Cortar, enxaguar, secar e moer no liquidificador.
- Esprema o suco da massa resultante e coe.
- Dilua com água na proporção de 1: 1.
A tintura do suco de Fista ajuda nas úlceras do trato gastrointestinal, danos nos pulmões, caracterizados pela hemoptise:
- O suco obtido pelo método já conhecido, colocado em um vaso escuro e diluído com álcool etílico na proporção de 1: 1, deixa fermentar por 2 semanas, agitando de tempos em tempos.
- Após 14 dias, coe a tintura.
- Tome-o em 15-20 gotas por 20 ml de água fervida 3 vezes ao dia durante meia hora antes de comer.
A duração do curso é de um mês. Depois de dar 30 dias de descanso, após o qual o curso pode ser repetido. Como compressa, é usada para dores nos músculos e articulações.