Como ajudar o ciclâmen em caso de doença - tratamento e prevenção

Violeta alpina, escória, ciclâmen - todos esses são nomes diferentes para a mesma grama perene que é tão difundida no mundo. A popularidade do ciclâmen - esta linda planta - apenas aumentou recentemente. Na cultura da sala, duas espécies são mais comuns que outras: o ciclâmen persa e o ciclâmen europeu. Uma e outra espécie é conquistada com lindas flores originais.

Qualquer planta, mesmo jardim, pelo menos em ambientes fechados, pode ser suscetível a doenças. O ciclâmen não é excepção a esta regra. Este artigo irá falar sobre os principais tipos de doenças desta planta, seus sintomas e métodos de tratamento.

Características da planta

O cíclame é uma planta de casa popular que pertence ao gênero prímula. É freqüentemente chamado de violeta alpina. As flores podem ter cores diferentes. O mais comum é branco, rosa, vermelho e roxo. A forma das flores é pontiaguda e curvada.

O cíclame tem folhas basais. Eles têm folhas verde-escuras em forma de coração. Eles também têm um padrão especial de prata acinzentada.

Causas comuns de problemas

As razões pelas quais esta flor pode ocorrer doenças são muito numerosas. Mas, ainda assim, os especialistas foram capazes de identificar os mais comuns deles. São eles:

  • cuidados inadequados e seleção do solo;
  • pragas;
  • solo contaminado com vírus e bactérias.
ATENÇÃO! Para reduzir o risco de várias doenças no ciclâmen, é necessário seguir todas as recomendações para cuidar desta planta, pois é o manuseio incorreto da flor que é o motivo mais comum para a sua murcha.

Doenças e suas fotos: como reconhecer e o que fazer para o tratamento?

As doenças pelas quais essa flora interna pode perder sua aparência de floração e até morrer podem ser bastante. Todos eles têm sintomas e métodos de tratamento diferentes, por isso precisam ser considerados separadamente. Também na foto você pode ver como são as doenças mais comuns do ciclâmen.

Folhas caindo

O amarelecimento das folhas e sua queda nesta planta é um problema bastante comum. Na maioria das vezes isso acontece com cuidados inadequados.

O ciclâmen pode derramar suas folhas antes do período de descanso sazonal, mas depois cai lentamente e gradualmente.

Se o ciclâmen descartou parte da folhagem ou quase todas as folhas, você precisa saber o que fazer para ressuscitá-la. Para fazer isso, você precisa:

  1. Ajuste a temperatura do ar no apartamento (o ciclâmen adora temperaturas de 12 a 17 graus).
  2. Normalize a rega. Regar a flor é necessário quando a camada superior seca quase completamente, ou seja, cerca de uma vez por semana. Saiba mais sobre como salvar uma flor inundada do alagamento aqui.
  3. Proteger o ciclâmen da luz solar direta. Esta planta adora luz difusa.
  4. Fertilize o solo. Isso deve ser feito com fertilizantes nitrogenados cerca de uma vez a cada duas semanas após o transplante antes que os brotos apareçam e uma vez por mês após os brotos aparecerem.

Molde cinza

Outra doença comum do ciclâmen é o mofo cinza, que pode parece placa prateada ou cinza nas folhas.

A razão de sua aparência é um fungo, cujo desenvolvimento é devido à umidade e frescura na sala. Além disso, essa podridão pode ser o resultado de uma rega inadequada, por exemplo, se durante a rega a umidade entrar nos "pontos de crescimento" de brotos e folhas.

A presença dos seguintes fatores indica esta doença:

  • a presença de mofo cinza ou prata nas folhas e caules da flor;
  • pedúnculos afetados que escurecem e caem;
  • folhas afetadas pelo fungo, que começam a desmoronar.

Assim, se folhas e flores caíram ao mesmo tempo, e também uma placa característica é visível nas folhas, é possível diagnosticar a doença com todas as evidências. Para se livrar da doença, é necessário remover cuidadosamente, com uma faca afiada, as partes da planta afetadas pela podridão. Você também deve ventilar a sala com mais frequência, mas evite correntes de ar. Além disso, o ciclâmen afetado deve ser tratado com fungicida.

Fusarium

Fusarium é uma doença fúngica causada por um fungo como o Fizarium. Este fungo afeta os vasos e tecidos da planta. Essa doença também é chamada de murcha de fusarium ou podridão seca.

Com esta doença, o fungo para os vasos do ciclâmen e libera substâncias tóxicas. Tudo isso pode levar à murcha da planta e até à sua morte completa. Os agentes causadores do fusarium podem estar contidos no solo e entrar na flora através do sistema radicular.

Diagnostique esta doença pelos seguintes sintomas:

  • os topos das folhas começam a ficar amarelos;
  • a murcha pode tocar apenas um lado da planta;
  • a aparência geral da planta está se deteriorando;
  • quando um tubérculo de uma flor é cortado, podem ser vistos feixes de vasos afetados pela podridão.

Para se livrar desse infortúnio, você precisa regar a flor com uma solução a 0,1% de baseazol e pulverizar com 0,1% de topsin-M. Você precisa molhar o ciclâmen sob a raiz.

Podridão úmida

Esta doença tem uma natureza bacteriana e é fatal para o ciclâmen. Essa infecção passará por rachaduras no tubérculo. Acontece que a infecção ocorre em locais de separação de folhas ou pedúnculos.

Podridão úmida aparece da seguinte maneira:

  1. a planta começa a desbotar acentuadamente;
  2. o cheiro de podridão aparece.

É impossível lidar com essa doença. Se apodrecer molhado aparecer no ciclâmen, ele deverá ser destruído, caso contrário, você poderá infectar outras plantas.

Antracnose

Esta doença ocorre devido à infecção de uma flor com um fungo do gênero Gloeosporium. Este tipo de fungo tem um forte efeito sobre a planta durante o período de floração. Esta doença requer condições quentes e úmidas.

A sintomatologia desse problema é a seguinte:

  • Aparecendo caules de flores da planta não se desenvolvem até o fim. Eles têm uma aparência distorcida e parte superior seca.
  • Plantas com flores nunca acontecem.
  • Além disso, pode ocorrer contaminação das folhas. As folhas jovens começam a se enrolar e as velhas secam e morrem (você aprenderá aqui sobre quando as folhas de ciclâmen estão enroladas e o que fazer com isso).

Para evitar o desenvolvimento desta doença, é necessário o uso de solo cozido no vapor. Se a antracnose aparecer, a planta deve ser regada com menos frequência e os pedúnculos e folhas danificados devem ser removidos. Além disso, não será supérfluo tratar o ciclâmen com fungicidas cerca de 2-3 vezes.

Podridão da rizoctonia

Esse tipo de podridão pode ocorrer nesta planta devido à irrigação frequente e à constante inundação do solo. Devido ao alto teor de umidade, fungos nocivos se desenvolvem no solo. Podridão da rizoctonia parece manchas cinza em uma plantaque se espalham de baixo para cima.

Se o ciclâmen tem essa doença, é necessário parar de regar a planta e transplantá-la para outro solo. Além disso, a própria flor precisa ser tratada com um fungicida.

Praga tardia

Esta doença é muito comum em muitas plantas, incluindo o ciclâmen. Pode afetar espécimes jovens e velhos. É chamado de fungo do gênero Fitoftor. É muito difícil diagnosticar esta doença nos estágios iniciais. A infecção da flor ocorre devido ao solo doente.

Os sintomas da praga tardia são:

  • violação do crescimento do ciclâmen;
  • descoloração das folhas;
  • murcha e secagem das folhas e pedúnculos inferiores;
  • numa fase tardia, a planta inteira murcha visivelmente.

Com esta doença, tubérculos e raízes da flora são cobertos com podridão necrótica seca.

ATENÇÃO! Na maioria das vezes, a planta é infectada com a praga tardia após um período de floração.

Para que essa doença não afete o ciclâmen, a flor precisa proporcionar uma boa aeração do solo. Além disso, não deve ser permitido o aprofundamento excessivo do tubérculo. É melhor que seja visível, então a coroa não será exposta tão agressivamente à umidade.

Com a praga tardia, é imperativo desinfetar a mistura do solo com substâncias como basamida G ou 2% de formalina. Além disso, quando os primeiros sinais da doença aparecem, é necessário parar de regar e despejar o solo seco na panela.

Fungo de fuligem

Esta doença é representada por um revestimento pretoque estraga a aparência da planta. É prejudicial, pois cobre a superfície das folhas da luz solar, retardando o crescimento da flor e enfraquecendo-a. Se esse problema ocorrer, lave imediatamente o revestimento com um pano úmido em uma solução a 2% de sabão verde. Em seguida, a planta deve ser tratada com uma solução de sabão de cobre e lavada com água limpa e morna. O tratamento do ciclâmen com fungicida também não será prejudicial.

Medidas preventivas

A maneira mais fácil não é combater a doença, mas fazer tudo para impedir sua ocorrência. A principal medida preventiva é o tratamento do solo com soluções fracas de produtos especiais, que incluem:

  1. Fundazol.
  2. Sulfato de cobre.
  3. Permanganato de potássio.
  4. Alirin B.

Esses produtos desinfetam o solo, principal medida preventiva na prevenção de doenças fúngicas.

Além disso, o cuidado adequado refere-se à prevenção de doenças do ciclâmen., ou seja, manter o nível de umidade necessário.

O cíclame é uma planta de casa muito bonita que não requer cuidados excessivos. Se o proprietário monitora a condição da flor, muitas doenças graves podem ser facilmente interrompidas e a planta delicia o proprietário com sua aparência de floração por um longo tempo.

Deixe O Seu Comentário