Como cultivar glicínias chinesas decorativas no jardim e em casa? Foto de uma flor, plantio, reprodução e cuidados
A glicínia é o sonho de todo jardineiro, pois é uma das plantas deslumbrantes mais impressionantes. Sua floração é comparada com uma cascata colorida de cachos de flores multifacetadas que emitem um aroma delicadamente doce.
Glicínias chinesas - uma planta lenhosa decorativa nativa da China. Sua floração é uma abundância de cores brilhantes. Os japoneses comparam o jardim com as glicínias com um passeio pelo paraíso. Eles cultivam uma planta para decorar o jardim, paredes de casas, mandris e arcos.
Cultivo ao ar livre e doméstico
Temperatura
A glicínia é uma planta termofílica, cuja temperatura ideal é de 18 graus. Portanto, glicínias abertas só podem ser cultivadas em regiões com invernos amenos. Em áreas mais frias, a flor pode ser cultivada em uma banheira. No outono, a planta é levada para uma sala onde a temperatura estará dentro de 10 graus. No verão, eles o levam ao ar livre novamente.
Importante! Uma temperatura abaixo de 20 graus Frost é prejudicial para as glicínias.Rega
A flor não gosta de rega excessiva, isso pode levar ao despejo de folhas e brotos. Se as glicínias da primavera seca são regadas abundantemente, desde o início da floração até o outono, a rega é reduzida para que o solo fique úmido. Em clima quente, é melhor pulverizar. No outono, a rega é praticamente interrompida.
A luz
A glicínia é uma planta fotófila. Ideal para organizar as janelas sul da flor ou uma varanda envidraçada.
Solo
A flor adora solos férteis e bem permeáveis; portanto, antes do plantio, o substrato é bem solto. A composição ideal do solo para glicínias: húmus, areia, turfa, argila e terra de grama na proporção de 1: 1: 1: 3. Esta mistura contém muitos nutrientes, o que contribui para o crescimento ativo e a floração. A planta não tolera solo calcário e úmido, por isso é desejável que exista um dreno para a água. Nesse caso, a clorose pode se desenvolver - as folhas perdem a cor e brilham.
Poda
A poda é necessária para estimular a floração abundante. O primeiro a poda é feita no verão, imediatamente após o desaparecimento das glicínias. Todos os tiros laterais são encurtados em um terço.
A segunda poda é realizada depois que a planta deixa cair as folhas no final do outono. Todos os brotos são encurtados para que até 5 brotos permaneçam neles. Destes, as flores se formam na primavera.
Você pode cultivar uma árvore padrão. Para fazer isso, escolha uma sessão e o restante limpo. Quando o rebento atinge uma certa altura, é cortado, permitindo que a coroa se forme na parte superior.
Top vestir
Durante a formação de brotos e flores, a planta é alimentada com fertilizante líquido uma vez por semana. É aconselhável alternar a alimentação mineral e orgânica.
Pote
Para cultivar glicínias em casa, é melhor escolher uma panela de barro. Se a planta precisar de um transplante, a capacidade é selecionada com uma circunferência 2 cm maior que a anterior. É aconselhável lavar e escaldar a panela com água fervente antes de plantar.
Transplante
Recomenda-se transplantar uma planta jovem todos os anos em julho, um adulto - a cada três anos.
- Pré-flor abundantemente regada.
- Os furos no fundo da panela são preenchidos com drenagem, depois a areia é derramada e depois é preenchida com terra cerca de dois centímetros.
- A planta é cuidadosamente removida do vaso anterior sem tocar no sistema radicular.
- As raízes são libertadas do substrato anterior e a planta é colocada na camada de solo de um novo vaso.
- O espaço entre as paredes é preenchido com solo úmido.
- No final do plantio, o solo é regado e uma flor é colocada em um local escuro. Quando as glicínias são fortalecidas, elas retornam ao seu local original.
Reprodução
Camadas horizontais
Este método é o mais favorável.
- Para isso, sessões anuais são adequadas. No meio dessa fuga, faça uma incisão oblíqua, dobre-a no chão e coloque-a em uma panela com solo de relva argila.
- A tomada é fixada nesta posição e instilada, deixando a parte superior.
- Só será possível separar as camadas enraizadas na próxima primavera. Durante esse período, o sistema radicular será formado e será fácil separar as mudas.
Sementes
Eles plantam sementes no final de novembro ou no início de dezembro.
- A semeadura é feita na superfície do solo e pulverizada a partir da pistola, e depois coberta com um filme.
- A panela é colocada em um local quente, mantendo o solo um pouco úmido. Mudas podem ser observadas após 4 semanas.
- Quando as mudas ficam mais fortes e têm duas folhas, são transferidas para recipientes separados com um pedaço de terra.
- Depois disso, regado com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Estacas
No final do outono, a videira é cortada do mato e dividida em estacas, amarre e armazene em um substrato úmido em um porão frio.
- Para estacas, brotos anuais maduros de 25 centímetros de comprimento são escolhidos.
- Eles estão enraizados no início da primavera no solo, que consiste em terra de turfa, turfa, húmus e areia em uma proporção de 3: 1: 1: 1.
- No final do verão, mudas enraizadas podem ser plantadas.
Vacinado
A reprodução por vacinação é realizada em dezembro. Eles fazem isso nas raízes, já que a madeira de Wisteria está solta e o enxerto não dará resultado. Vacinação - adquirindo uma nova variedade por conta própria.
Para vacinar, você deve seguir a seguinte sequência:
- Mudas de glicínias não-uva são cultivadas a partir de sementes e transplantadas para o solo.
- No final do outono, as mudas cavam e separam as raízes do caule.
- As raízes são colocadas em vasos de areia e colocadas em um local escuro e fresco.
- No final de dezembro, as mudas são transferidas para o calor. Duas semanas depois, eles começam a vacinação.
- As estacas de glicínias nas quais a vacinação será realizada devem ter pelo menos 6 cm de comprimento e ter um par de rins amadurecidos. Um corte de 3 cm é feito acima do broto inferior, e o mesmo corte deve estar nas raízes das mudas. Eles são conectados usando fita adesiva, colocados no chão no local da vacinação e cobertos com um filme.
Dentro de um mês, brotos dos brotos axilares aparecem. Isso indica uma vacinação bem-sucedida. Na primavera, a planta pode ser transplantada para um vaso de flores ou para fora.
As nuances do plantio e da jardinagem
- A glicínia é uma planta que adora a luz e deve ficar pelo menos 6 horas ao sol. O melhor lugar para pousar é o lado sul da casa. Para fotos, você deve escolher um suporte sólido.
- As fotos devem ser amarradas. Se isso não for feito, eles trançam ao redor do suporte e, quando removidos para o inverno, os brotos podem ser danificados.
- Antes de plantar, faça um caroço e encha-o com a mesma mistura de solo que para plantar em vasos.
- Uma vez por temporada, é necessário regar a planta com água de giz à taxa de 100 g de giz por balde de água.
- Mudas jovens precisam de abrigo para o inverno. Eles são desamarrados do suporte, colocados no chão e cobertos com brotos de fibra de fibra ou folhas secas, e a parte da raiz é polvilhada com terra. Quanto mais velha a planta, menos ela precisa de abrigo.
Os métodos de propagação são os mesmos que no cultivo de glicínias chinesas em casa.
Floração e aparência na foto
O florescimento das glicínias chinesas começa aos 3 anos a partir de abril e dura durante todo o verão. Os botões se abrem simultaneamente. A planta tem flores roxas claras, raramente brancas. Quando as flores começam a desaparecer, as inflorescências são removidas.
Nestas fotos, as glicínias durante a floração são especialmente boas:
Pragas e doenças
As glicínias são resistentes a pragas e raramente atacadas. Pode ser um carrapato pulgão ou trevo. No primeiro caso, os inseticidas ajudarão, no segundo - acaricidas. Se a planta cresce em solo alcalino, pode desenvolver clorose, a partir da qual as folhas ficam amarelas. Molho de raiz com sais de ferro ajudará.
Tulipas brancas, jacintos roxos e narcisos amarelos são perfeitamente combinados com glicínias no jardim. Essas flores enfatizam a beleza da beleza chinesa. Se o clima não permitir o cultivo de uma planta em campo aberto, você não precisa se desesperar. Pode ser cultivada na forma de uma árvore padrão.