A aparência da flor piora. Por que as rosas dos quartos ficam caules pretos e outras partes da planta?
Crescer rosas é um negócio problemático, e a recompensa por seus esforços é rica em flores. Em casa e nas ruas, tanto as hastes quanto as folhas e os brotos podem escurecer. Encontrando uma manifestação irritante, surge a questão de por que as rosas podem ficar negras e como lidar com isso. Existem razões suficientes para que essa doença surja.
Manchas negras nas flores cor-de-rosa não apenas estragam sua aparência delicada, mas também prejudicam a planta. O melhor remédio é evitar manchas pretas nas rosas.
As nuances das ruas negras e das flores internas - existem diferenças?
A diferença entre rosas de jardim e de casa é apenas no tamanho e nas condições das plantas em crescimento. O principal cuidado com as rosas no jardim, bem como com as rosas em casa, é a rega regular, mantendo a umidade do solo no nível exigido, além de arbustos de poda para proporcionar relaxamento no inverno.
As rosas de jardim e de interior também são propensas a vários tipos de escurecimento; portanto, cuidar de rosas é importante em qualquer caso. Rosas de jardim e de interior podem ficar com oídio e fica coberto por uma fina teia de aranha, que também se manifesta na forma de escurecimento.
O que é essa doença, por que é?
O escurecimento das rosas é um sinal da doença de uma flor, que pode ocorrer por várias razões. Mas não existem muitos, o que significa que não será difícil determinar o problema.
Importante! Existem variedades de rosas que são resistentes a manchas pretas. Vale a pena considerar que alguns são geneticamente predispostos a ele.Aparência e razões
- Um sinal claro de aumento da umidade é a presença de escuridão nas pétalas externas do broto e murcha geral, acompanhada de amolecimento e muco. Nesse caso, é necessário melhorar a drenagem e soltar o solo.
- O sinal de "peronosporose", ou seja, "míldio", é o escurecimento e queda das pétalas externas, além de vários pontos com um revestimento nas folhas na parte inferior.
- A podridão cinzenta manifesta-se como formações mucosas negras nos brotos e pétalas marrons.
- O tripes é caracterizado por manchas enegrecidas ou marrons nas pétalas, que adquirem uma aparência roída. Além disso, ao quebrar um botão, você pode notar pequenos insetos.
- A causa do escurecimento das rosas pode ser doenças virais e fúngicas, das quais existem mais de uma dúzia. Geralmente, eles desenvolvem folhas e brotos verdes, e esses fungos não vivem nas pétalas. O escurecimento das gemas é mais frequentemente encontrado em jardins de rosas espessados, bem como em condições de pouca ventilação e iluminação, alta umidade no interior do mato.
Partes de plantas suscetíveis a doenças
Folhas - mais precisamente, o lado superior é coberto por manchas esbranquiçadas de formato arredondado, nas quais surgem posteriormente esporos de fungos pretos. Então as manchas escurecem, incham e crescem, e as folhas doentes se enrolam e caem. Como regra, esses são indicadores de uma doença fúngica como "manchas pretas", que geralmente se manifesta nas rosas do jardim em um verão chuvoso e quente.
No tempo seco, as peças enegrecidas racham e secam, formando orifícios com uma orla escura. Em folhas úmidas completamente enegrecem e depois caem.
- Estacas - com o aumento da umidade, uma doença fúngica afeta as estacas, que se espalham rapidamente. O escurecimento também é encontrado em estacas geladas ou retiradas de rosas não saudáveis.
- Os talos - aparecimento de manchas arredondadas e recuadas de cor marrom, sua morte gradual, no local da formação de úlceras enegrecidas. Hastes danificadas secam, uma queimadura bacteriana se torna a causa.
- Brotos - principalmente infectado com oídio. É necessário cumprir a dose de cobertura. O excesso de deficiência de nitrogênio e cálcio no solo contribui para sua distribuição. Essa infecção fúngica começa a afetar as folhas e caules e depois segue para as flores, que, por sua vez, não são abertas devido a danos. O revestimento cinza-marrom fica preto, os botões e logo desaparecem. Tripes também prejudicam os gomos.
As consequências
- A doença é difícil de curar, levará tempo e paciência.
- O aparecimento de rosas infectadas não parece esteticamente agradável e não agrada aos olhos.
- A doença afeta gradualmente todo o arbusto e pode se espalhar para as plantas vizinhas.
- Tal mancha enfraquece enormemente as plantas e suas funções, em particular - a reprodução.
- Quando enegrecidas, as estacas não dão raízes, o que significa que não podem ser usadas para propagar rosas.
- Em uma planta afetada, o processo de botões floridos diminui ou para completamente.
- Os botões rosa formados são fracos, secos e caem sem abrir.
Instruções passo a passo para se livrar do escurecimento
Prevenção significativa - o padrão de aterrissagem correto e a poda oportuna.Para rosas de estufa, a umidade deve ser estabilizada, produza ventilação, remova temporariamente a cobertura que protege a planta. Os patógenos costumam viver no solo e, sob a cobertura morta, são difíceis de processar. É necessário parar temporariamente a rega, secar a camada superior do solo.
É mais difícil influenciar o nível de umidade em jardins de rosas abertos devido às chuvas, mas neste caso as consequências podem ser reduzidas:
- cortar os botões enegrecidos;
- Afine o arbusto o máximo possível para ventilação abundante.
Para escalar rosas, ventile os chicotes, para evitar tecelagem e contato desnecessário.
As rosas da cobertura do solo têm:
- Levante os flagelos do chão e coloque-os em estacas.
- Substitua a cobertura danificada.
- Você pode instalar uma cobertura protetora do filme.
- É necessário tratar rosas com Siliplant - este é um microfertilizante universal que contém silício e potássio. Para plantas sob condições estressantes, é usado como cobertura e como imunomodulador e adaptógeno.
- Depois que as chuvas param, você pode remover o dossel para obter luz solar favorável.
Na primavera, as rosas da rua podem ficar pretas se o material de cobertura for removido na hora errada. Recomenda-se que as rosas sejam abertas gradualmente, dependendo do clima. Se o isolamento for removido prematuramente, os brotos podem ficar pretos devido ao retorno das geadas. Se o abrigo for superexposto por mais tempo, os caules cor-de-rosa podem ser infectados com uma queimadura infecciosa, assim manchas marrons violeta com uma borda começarão a se formar nos brotos.
Para evitar a doença das rosas, é importante começar a revelá-las duas semanas antes da neve derreter.
- É necessário remover a neve dos arbustos.
- Abra ligeiramente o material por um tempo para uma melhor ventilação.
- Ao aquecer, abra totalmente as rosas e faça a poda sanitária.
Profilaxia antifúngica e tratamento de folhas
O principal é tomar medidas a tempo:
- Livre-se das folhas infectadas semi-secas e de toda a teia de aranha com um guardanapo e água.
- As rosas são processadas de maneiras diferentes. Na primeira semana, são utilizados medicamentos com a substância ativa - mancozeb, por exemplo:
- "Lucro";
- "Ridomil Gold".
- Além disso, para a eficácia da ação, agentes contendo triazol são usados, por exemplo:
- "Topázio";
- "Logo."
Durante a temporada, não mais que 3 tratamentos podem ser realizados.
- Os arbustos de jardim devem ser tratados à noite até que não haja orvalho. E antes da desinfecção, regue as raízes da planta.
Tratamento em pó de oídio
Alta umidade e ajuste apertado não são permitidos.
- Para evitar a infecção no jardim, é necessário mergulhar as mudas em uma solução a 1% de sulfato de cobre por 20 minutos antes do plantio. Ou prepare uma solução de Fundazole na proporção de 1 colher de sopa do produto por 10 litros de água.
- Em dias ensolarados, trate as rosas infectadas com uma solução de cobre ou com uma mistura de 50 gramas de carbonato de sódio e 40 gramas de sabão diluído em 10 litros de água.
Na estação 2-3 vezes espanar as roseiras com cinzas.
Medidas para se livrar dos brotos de tripes
Quando as pétalas das flores se abrem, insetos pretos com cerca de 1 mm de comprimento podem ser vistos lá.
É melhor realizar a prevenção oportuna. Para rosas de rua, recomenda-se cavar o solo no outono e a tempo de limpar as folhas caídas, nas quais essas pragas podem apenas no inverno.
Se as rosas já são atingidas por tripes, a primeira coisa a fazer é:
- Apare pedúnculos infectados de rosas.
- Pulverize com um inseticida, por exemplo:
- Intavir
- A faísca.
É importante considerar que os medicamentos não serão capazes de ultrapassar insetos dentro da raiz, e é por isso que o corte é necessário.
- Também é necessário processar o solo com o mesmo inseticida, pois pode haver ovos de insetos.
Você deve estar preparado para realizar um curso de pulverização com um intervalo de 10 a 15 dias. A luta contra os tripes será mais bem-sucedida se os medicamentos forem rotacionados e um novo for usado em cada tratamento subsequente.
Controle da haste
Para se livrar dos danos bacterianos, é necessário remover imediatamente as partes infectadas, lubrificar úlceras e cortes com var.
As hastes e folhas saudáveis precisam ser desinfetadas com uma solução a 5% de sulfato de cobre,
Importante! Absolutamente todas as rosas afetadas devem ser queimadas em tempo hábil, pois as bactérias permanecem em detritos de plantas!Para prevenção na primavera, antes que as folhas desabrochem, o jardim de rosas é pulverizado com uma mistura de Bordeaux a 1%. Ao preparar rosas para o inverno, o tratamento é repetido.
Processamento de corte
Para reduzir o risco de infecção por fungos, ao fazer o enraizamento, o solo deve ser regado com uma solução de manganês. Você deve escolher uma terra leve e solta para uma rosa em casa e adicionar vermiculita ou perlita.
As ferramentas devem ser processadas após a remoção de cada sessão. As peças de corte são limpas com um desinfetante, por exemplo, solução de álcool a 72% ou clorexidina. Você pode encontrá-los em qualquer farmácia e, por conveniência, é melhor escolher frascos na forma de spray.
O processo de cultivo de rosas não é tão simples e você não pode ficar sem dificuldades. A doença mais comum e perigosa de uma planta é o escurecimento. Quando aparecerem sinais de escurecimento nas rosas, devem ser tomadas medidas para combatê-la. E essas dicas ajudarão a determinar a ameaça e proteger as rosas da doença.