Um produto de cuidado pessoal popular e barato: óleo de aloe vera

A ciência moderna com total confiança diz que até os antigos egípcios sabiam das propriedades milagrosas do aloe vera. Esse conhecimento foi passado de geração em geração e foi preservado até hoje.

Óleo de planta suculenta é considerado um remédio universal em cosmetologia e medicina.

Além disso, praticamente não tem contra-indicações e efeitos colaterais.

Propriedades úteis e curativas

O óleo essencial de aloe vera é um líquido oleoso com um tom amarelado. Na produção, é extraído por maceração.

Este é o processo fisiológico de obtenção de líquido a partir de folhas de flores, no qual outro óleo exclusivamente vegetal serve como um "transportador". Nesse caso, a soja é usada.

A substância do aloe tem uma gama considerável de efeitos positivos no corpo. E tudo graças à sua composição, na qual existem:

  1. vitaminas A, B, C, E;
  2. enzimas;
  3. minerais e oligoelementos;
  4. aminoácidos;
  5. polissacarídeos;
  6. resinas;
  7. estirenos;
  8. glicocidas de antracina;
  9. cromonodos.

Mais de 200 substâncias ativas contribuem para o rejuvenescimento e a cura. organismo como um todo. O extrato de aloe é capaz de:

  • curar feridas purulentas, cortes;
  • ajudar com doenças fúngicas dos pés;
  • tratar doenças dermatológicas (eczema, dermatite, acne, urticária);
  • tonificar e nutrir a pele;
  • normalizar processos metabólicos;
  • proteger a pele da perda de excesso de líquido;
  • limpa suavemente e nutre profundamente a pele;
  • eliminar bactérias e germes.

Como fazer um produto cosmético?

Para preparar macerado em casa, ou seja, óleo infundido com uma planta medicinal, você deve seguir as instruções.

  1. Escolha uma flor adulta com pelo menos 3 anos de idade.
  2. Apare as folhas grossas do fundo.
  3. Lave-os com água e seque-os com uma toalha de papel.
  4. Leve à geladeira por 12 horas para bioestimular.
  5. No final dos tempos, as folhas devem ser cortadas longitudinalmente.
  6. Separe o líquido tipo gel e, de preferência, coloque-o em um recipiente de vidro.
  7. Deve-se adicionar óleo vegetal de azeitonas, girassóis ou gérmen de trigo. Em uma proporção percentual de 1: 9, são necessários 10 ml de óleo por 10 g de folhas de aloe esmagadas.
  8. O recipiente em que a mistura está localizada é melhor colocado em um local escuro com uma temperatura de + 20-22 ° C por um período de 14 dias. Ao mesmo tempo, agite a massa a cada dois dias.
  9. Após 2 semanas, filtre a mistura e misture com 1 cápsula de vitamina E para armazenamento a longo prazo.

Como e por que aplicar?

Óleo essencial de suculenta é um ingrediente essencial em cosmetologia. Está incluído sem limitação na composição:

  • misturas de massagem;
  • máscaras capilares;
  • cremes (sobre cremes com Aloe vera, temos um artigo separado);
  • loções;
  • batons higiênicos;
  • depois de barbear;
  • sabonete

Éter aloés pode ser adicionado a produtos prontos de acordo com as seguintes proporções:

  • 10 ml de loção para o rosto precisam de 5 gotas de óleo;
  • 10 ml de shampoo - 10 gotas de óleo;
  • 5 mg de creme - 7 gotas de éter de planta suculenta.
A substância aloína contida no éter protege a pele da luz solar, reduz os efeitos negativos da radiação ultravioleta. E graças às suas qualidades emolientes e hidratantes, é usado como um agente bronzeador. Como resultado, você pode facilmente obter um bronzeado suave e bronzeado, sem vermelhidão e queimaduras na pele. Todas as nuances do uso de Aloe Vera de queimaduras, queimaduras solares e outros problemas de pele podem ser encontradas aqui.

Receitas

Como já mencionado, substância oleosa à base de aloe tem uma rica composição de componentes medicinais. Portanto, é frequentemente usado em cosméticos caros. A composição percentual do elixir da planta é de cerca de 50 a 70%, mas, por exemplo, em produtos orçamentários, o indicador é mantido em 5%.

Na sua forma pura, o óleo essencial pré-fabricado também não é barato. Portanto, a melhor opção seria - a preparação de cosméticos à base de aloe vera sozinho em casa. Esses medicamentos terão excelente qualidade e custarão muito.

Para o rosto

O macerado de Aloe possui qualidades tônicas antienvelhecimento. Seu uso regular melhorará significativamente a condição da epiderme:

  • aliviar a descamação;
  • irritação
  • secura
  • ajuste o balanço da água da pele.

Esta ferramenta Você pode usar como um componente adicional de cremes prontos e, em vez deles. A preparação à base de Aloe tem uma incrível capacidade de absorver e hidratar rapidamente as camadas profundas da pele, sem deixar uma sensação de filme pegajoso e oleoso no rosto.

  • Máscara para pele oleosa.

    Ingredientes: 1 proteína de ovo de galinha, óleo de aloe, suco de limão. Misture e aplique imediatamente na pele do rosto. Deixe de molho por 20 minutos, enxágüe com água morna. Repita 2 vezes por semana.

  • Máscara para pele seca.

    Combine os ingredientes em proporções iguais: macerado de aloe vera, mel, aveia. Misture a mistura até ficar homogêneo. Você pode aplicar no rosto diariamente. Mantenha pelo menos 30 minutos.

  • Máscara para pele sem brilho.

    Ingredientes: éter aloe, polpa de morango, óleo de semente de pêssego, uma pequena quantidade de erva de São João. Combinando os ingredientes, a massa é aplicada à pele. Lavar após 15-20 minutos.

Você pode encontrar mais informações sobre o cuidado natural da pele facial com Aloe Vera em um artigo separado.

Para cabelos

Cosméticos para cabelos a partir de óleo suculento fortalecem o folículo capilar, nutrem e hidratam o couro cabeludo, curam pontas duplas, estimulam o crescimento.

Um componente natural adequado para todos os tipos de cabelo. Adicionando óleo a xampus e bálsamos, depois de um tempo você verá um resultado positivo.

  • Máscara para cabelos secos.

    Combine o aloe macerado com 1 gema, adicione os óleos essenciais de lavanda 10 gotas e sálvia 5 gotas. Aplique nos cabelos limpos e úmidos. Deixe por 25 minutos. Lave com água morna.

  • Misture para dar brilho.

    Tome mel, óleo de aloe e óleo de mamona. Misture e aplique nos cabelos molhados. Mantenha por 15-20 minutos. Lave bem o cabelo com shampoo depois.

  • Máscara para fortalecer os cabelos.

    Você precisa tomar: óleo de bardana, aloe vera éter, gema, mel, 3-4 gotas de éter de limão. Mexa tudo e esfregue no couro cabeludo. Depois de sair por meia hora. Lave bem os cabelos com shampoo.

Leia mais sobre o uso de aloe vera no cabelo, leia este artigo.

Para o corpo

O óleo de aloe vera é valioso por suas propriedades nutricionais. Restaura a camada lipídica, enriquece as células da pele com oxigênio, aumenta a força do tecido. O produto essencial de aloe vera é adequado para uso independente ou como parte de outros óleos essenciais.

Meios para o corpo: 50 ml de óleo de aloe e 25 ml de óleo: jojoba, gérmen de trigo, amêndoa, rosa. Todos os componentes se misturam. Aplique em um corpo úmido após o banho. Recomenda-se que o procedimento seja realizado 1-2 vezes por semana.

Para a pele

Conhecida por uma excelente ferramenta que pode lidar facilmente com estrias no corpo, cicatrizes, queimaduras solares, manchas da idade. E eles consistem em apenas dois componentes: óleo de aloe vera e óleo de coco.

Ingredientes para Gel Caseiro:

  • 50 ml de aloe macerado;
  • 100 mg de óleo de coco (sólido);
  • 2-3 gotas de qualquer óleo essencial (rosa, laranja, baunilha) para melhorar o efeito.

Aqueça os componentes em banho-maria, com agitação constante por 10 minutos. Depois despeje em um recipiente de vidro. Armazene em local fresco por não mais de duas semanas.

A manteiga de aloe vera é um produto 100% natural feito a partir de extrato de aloe vera com a adição de coco ou óleo de soja. Sua consistência é sólida, sem odores. Perfeito para preparar cosméticos caseiros para cabelos e cuidados com a pele. Pode ser utilizado sem impurezas, apenas com pré-aquecimento. Manteiga A manteiga lida facilmente com odores desagradáveis, retarda o processo de envelhecimento da pele.

Contra-indicações

O óleo de aloe não tem contra-indicações. No entanto, deve ser usado com cautela em pessoas com intolerância individual aos componentes. Às vezes causa reações alérgicas.

Após o exposto, podemos concluir que o uso regular de óleo de aloe vera melhorará significativamente a condição da pele, proporcionará uma segunda juventude, cuidará dos cabelos e os protegerá da luz solar abrasadora. Ao mesmo tempo, não trará efeitos colaterais.

Deixe O Seu Comentário