Maneiras de remover a graxa dos móveis da cozinha do que lavar

A cozinha é o lugar onde nascem as obras-primas. No meio de um experimento culinário, nem sempre é possível perceber como salpicos de gordura voam da panela para as paredes, permanecendo riscos. E então surge a questão de como lavar a gordura dos móveis de cozinha, especialmente porque existem muitos meios, incluindo produtos químicos para uso doméstico e doméstico. Para não cometer erros na escolha e não prejudicar o ambiente da cozinha, você precisa conhecer as nuances de cada uma delas.

Meios para remover a gordura dos móveis de cozinha

Se você remover salpicos e pingos gordurosos dos móveis imediatamente, será fácil. Às vezes, basta enxaguá-los com uma esponja úmida, no máximo com a adição de uma gota de detergente para lavar louça. No entanto, nem sempre se quer ter a oportunidade de lavar a cozinha depois de cozinhar. E a gordura, enquanto isso, está secando, se livrar dela está se tornando cada vez mais difícil.

Pontos não muito antigos são mais fáceis de limpar os métodos populares. Eles são suaves e seguros, inclusive não tóxicos. Mas para uma gordura bem seca, serão necessárias ferramentas mais poderosas. No entanto, qualquer que seja a ferramenta usada, você precisará de esponjas, escovas (para peças pequenas, canetas, elementos decorativos, uma escova de dentes desnecessária, de preferência dura, é ideal), panos, toalhetes.

Todo o processo se encaixa em um esquema simples: a superfície precisa ser levemente umedecida, aplicada, esfregada com uma esponja, deixada por vários minutos para exposição, esfregada novamente, enxaguada com água. Se necessário, repita o procedimento e depois limpe a superfície. A seguir, é mais sobre os diferentes métodos de limpeza.

Folk

Atualmente, quando há uma massa de líquidos, géis e pós para limpar uma grande variedade de superfícies, muitos ainda preferem usar métodos alternativos. Eles realmente têm várias vantagens:

  • economia de superfícies;
  • seguro para a saúde;
  • Não estrague a pele das mãos;
  • acessível e barato;
  • inofensivo para crianças pequenas, animais de estimação.

Mas eles têm uma desvantagem - eles não são tão eficazes na remoção de gordura quanto os industriais. Portanto, faz sentido usá-los quando a camada de gordura ainda não foi ingerida com firmeza.

Assim, livrar-se de gordura com remédios populares ocorre com mais freqüência com a ajuda de:

  • refrigerante;
  • mostarda em pó;
  • vinagre
  • álcool;
  • sais;
  • suco de limão ou ácido cítrico.

Refrigerante e mostarda são ótimos para limpar móveis de cozinha, fogões, pias. Eles agem gentilmente, mas eficientemente. O pó deve ser diluído com uma pequena quantidade de água para formar uma pasta espessa. Em seguida, aplique nos pontos oleosos e aja de acordo com o esquema acima. Se as propriedades abrasivas dessas substâncias forem necessárias, faça o seguinte: despeje um pouco de pó em uma esponja levemente úmida, lave o que for necessário. Para móveis de madeira, mingau de refrigerante com óleo vegetal é usado. O óleo vegetal dissolve a gordura e o refrigerante a neutraliza.

Antes de lavar algo com vinagre ou álcool, você deve testá-los em uma pequena área discreta, porque essas substâncias não são adequadas para todos os materiais. É claro que o vinagre para limpeza não deve ser concentrado. O mais alto é seis por cento. Se você tem medo de danos, pode tomar vodka em vez de álcool.

Para limpar os móveis de gordura de cozinha com sal, ele (sal, não móveis) deve ser triturado em um moedor de café. Misture o pó fino resultante com água ou - para maior eficácia - com suco de limão até um estado semelhante ao mingau. Bem, então, como de costume - aplique, três, lave. Como alternativa, você pode usar apenas um suco de limão, depois de diluí-lo com água na proporção de um para um. O ácido cítrico também é diluído. Ou sua solução é usada - uma opção mais suave. Ou mingau é preparado a partir dele, então é aplicado à placa gordurosa.

As propriedades de lavagem e desinfecção do sabão em pó são excelentes. Na verdade, é uma ferramenta industrial, mas na verdade é inofensiva para o povo. Sua espuma pode lavar qualquer objeto de qualquer sujeira.

Produtos químicos domésticos

Como lavar móveis de cozinha a partir de gordura com meios improvisados ​​é compreensível. Se a cozinha não estiver limpa por mais de uma semana (infelizmente, acontece), ou alguém que estava namorando sem amante e estragou tudo, será preciso algo mais sério do que refrigerante ou vinagre. É bom que exista uma "química" para todos os tipos de contaminantes e materiais.

Antes de usar qualquer medicamento, você precisa estudar cuidadosamente as instruções. Afinal, um produto adequado, por exemplo, para ladrilhos, pode danificar superfícies de madeira ou plástico.

Os móveis da cozinha devem ser limpos com géis, líquidos e sprays. Os pós abrasivos agem de forma agressiva e podem arranhar, especialmente uma superfície brilhante. A tabela abaixo é uma mini visão geral dos medicamentos mais populares.

NomeOs benefíciosDesvantagensFitNão é adequado
ShumanitRemove gordura velha, fuligem, fuligemAo aplicar, proteja cuidadosamente a pele, olhos e sistema respiratórioFogões, Fornos, LadrilhosPintado, alumínio, superfícies de madeira, plástico
Silit BangRentabilidade, usabilidade, não deixa manchasO pulverizador nem sempre funciona como deveria, a solução é muito líquidaCromo, superfícies cerâmicas, plástico e vidroSuperfícies de madeira natural
Mr. MuscleLimpa todos os tipos de contaminantes, desinfetaNem sempre funciona contra a gordura velha, pode deixar manchasQualquer superfície de cozinha não brilhanteBrilhante, polido, envernizado

Uma inovação dos últimos anos entre os meios pelos quais é fácil eliminar as impurezas em casa, incluindo a gordura teimosa, é uma esponja de melamina. Ele age segundo o princípio de uma borracha: ou seja, eu apenas retiro um pedaço dele e o limpo com um canto de tudo o que é necessário. A esponja é apagada e desaparece. No entanto, ainda não se sabe até que ponto esse remédio milagroso é tóxico. As precauções incluem seu uso com luvas, com a janela aberta, longe de crianças e animais.

ShumanitSilit BangMr. Muscle

Técnico

Os dispositivos que podem remover qualquer sujeira nos móveis de cozinha estão ganhando cada vez mais popularidade. É sobre geradores de vapor. Este é um dispositivo no qual é derramada água, se necessário com os preparativos. Em seguida, produz vapor, com um fluxo do qual limpamos fácil e simplesmente toda a cozinha. O segredo é que, com a limpeza úmida normal, você pode usar água quente, que também esfria rapidamente, mas não água fervente. A temperatura do vapor produzido pelo gerador atinge 150 graus Celsius, o que permite remover até a gordura, sujeira, fungos e mofo mais antigos.

Além de combater a gordura, um limpador a vapor:

  • tem a capacidade de limpar sem produtos químicos;
  • desinfeta;
  • destrói odores desagradáveis;
  • não causa alergias.

O procedimento de limpeza é rápido e fácil. Ao usar um limpador a vapor, você deve tomar cuidado para não se queimar, porque a temperatura está muito alta. Remova crianças e animais de estimação da sala. Não pulverize vapor em plantas de interior.

Nuanças de limpeza específicas da superfície

Entendendo como e como remover a graxa dos móveis de cozinha, o mais importante é determinar exatamente de que é feito o item para trabalhar. É possível lavar com produtos abrasivos (pós) fogões a gás, fornos, painéis de plástico bruto. Eles não podem ser usados ​​em revestimentos brilhantes, esmaltados e polidos, pois podem aparecer arranhões.

Fachadas de MDF não podem ser tratadas com "produtos químicos" contendo cloro. Mas essa química é adequada para limpar azulejos, encanamentos e eliminar bloqueios. Como limpar móveis de madeira não transformados? O mais seguro é lavá-lo com uma solução com sabão. Depois disso, lave bem os vestígios de sabão e seque-os. Qualquer meio em tais móveis deve ser usado com cautela, pois uma árvore natural, como uma esponja, absorve tudo em seus poros. Portanto, é melhor testar uma pequena quantidade do produto em uma pequena área discreta. Em geral, para não cometer um erro e não prejudicar, usando uma nova ferramenta, você precisa estudar cuidadosamente suas contra-indicações e testar em uma pequena parte.

Cuidados com a superfície polida

A maioria dos produtos de contaminação oleosa, industrial e popular, é adequada para superfícies foscas. Como limpar móveis polidos? É mais fácil evitar sua poluição. Para isso, deve ser limpo diariamente com um pano macio, usando uma cera especial de limpeza e polimento. É importante não limpar com água comum - isso levará ao aparecimento de manchas e um revestimento específico.

Uma vez por semana, é bom remover o pó dos elementos esculpidos com um pincel ou escova macia e alisar os elementos a serem tratados com um polimento especial.

De acordo com os métodos populares, recomenda-se limpar os móveis polidos com os seguintes produtos:

  • chá preto (para polimento escuro);
  • óleo vegetal;
  • cerveja light (ajuda a remover a gordura);
  • batatas cruas;
  • Núcleos de nozes;
  • vaselina cosmética.

Obviamente, todos esses produtos de limpeza e seus resíduos após o uso devem ser removidos da superfície com um pano macio e limpos com um brilho. Como remover defeitos? Arranhões e ferimentos leves são mascarados por um polidor de sapatos adequado, iodo e, de preferência, uma substância especial.

Todos os métodos para se livrar da gordura são bons à sua maneira. No entanto, o melhor é a limpeza úmida regular, o descarte oportuno de respingos, manchas e depósitos, porque é mais fácil manter a limpeza do que limpá-la. Medidas preventivas simples - e a questão de como limpar e como limpar a cozinha de gordura não surgirão.

Vídeo

Deixe O Seu Comentário