Propague sua suculenta favorita: como cultivar "pedras vivas" a partir de sementes e estacas? Cuidados com transplantes e plantas

"Pedras vivas" são plantas da família Aizov. Os representantes desse gênero são semelhantes aos "seixos vivos". Este tipo de suculentas é difundido na floricultura de interior.

Como as “pedras vivas” são mais frequentemente encontradas nas áreas mais quentes da África do Sul, no Cabo e no deserto de Karu, elas se distinguem por sua estabilidade incomum, despretensiosidade e uma variedade de formas. Este grande grupo de plantas é capaz de acumular umidade em seus tecidos. É fácil diferenciá-los pela aparência: eles têm folhas grossas e carnudas. "Pedras vivas" florescem lindamente.

Como crescer suculenta em casa?

Em casa, apenas 4 tipos de "pedras vivas" sobrevivem:

  • Conofitos;
  • Hibeus;
  • Lithops;
  • Lapidarium.

Ao cultivar suculentas, é necessário aproximar todas as condições às quais elas se adaptaram no deserto:

  • Iluminação. Como as "pedras vivas" crescem principalmente nos desertos, elas precisam de muito sol e iluminação. Mas sem uma boa ventilação, um grande número de raios diretos pode prejudicá-los, causando queimaduras rosadas no corpo. No período frio (no inverno), é melhor adicionar iluminação artificial com a ajuda de lâmpadas.
  • Temperatura. A temperatura ideal para "pedras vivas" é uma temperatura de 22 a 27 graus. E durante o período de dormência, ou seja, no inverno, é melhor manter temperaturas de 5 a 15 graus, e durante esse período nunca devem ser regadas, caso contrário, apodrecerão.
  • Localização. O melhor lugar para cultivar essas plantas é o peitoril da janela sul. Não é aconselhável alterar a localização para que durante o período de floração das gemas crie condições ideais, uma orientação constante ao redor do sol. É necessário ventilar a sala em que crescem. Representantes desta espécie não toleram correntes de ar e flutuações na temperatura do ar, o ar frio pode ser prejudicial para eles.
  • Rega. É necessário regar essas plantas após as 21h. No período quente, eles precisam de rega uma vez por semana. De setembro a outubro, é necessário reduzir a frequência da rega para cerca de 1 vez em 2 semanas. De novembro a abril, a rega deve ser interrompida. Se, nesse momento, as folhas começarem a enrugar ou secar, esse não será o motivo para retomar a rega. Da mesma forma, uma vez a cada duas semanas, uma vez a cada 10 dias e novamente uma vez por semana no verão.
  • Humidade do ar. "Pedras vivas" não importa a umidade da sala. Eles vivem bem tanto em uma sala seca quanto em uma úmida. A pulverização é um procedimento obrigatório para a maioria dos representantes desta espécie de plantas, precisamente porque, nos locais em que crescem na natureza, chove constantemente e o orvalho cai sobre elas pela manhã.
  • Top vestir. As plantas não precisam de cobertura frequente. Durante o período de descanso, a alimentação não é necessária. E de maio a outubro, vale a pena adubar apenas duas vezes. Recomenda-se o uso de suplementos minerais em forma líquida, destinados a cactos.Importante: A concentração de fertilizantes deve ser reduzida em 2-4 vezes a dose recomendada. Obviamente, a alimentação é melhor no início da primavera. Nesse momento, eles descartam a pele de suas folhas, secam e caem ao longo das bordas. Além disso, os fertilizantes devem ser aplicados somente quando houver sintomas de falta de nutrientes.
  • Solo. A terra é preferencialmente escolhida para cactos e suculentas. É necessário misturar na proporção de 1: 1: 1 (areia, solo para plantas suculentas, lascas de tijolo, argila fina e drenagem muito fina). As suculentas são pequenas picaretas, por isso é melhor vaporizar a terra comprada na loja no forno em fogo médio por meia hora, pois a planta pode ficar doente pelas bactérias e insetos que nela vivem.
  • Poda. "Pedras vivas" não precisam de poda. Na primavera, eles geralmente têm um período de muda. Eles descartam a pele de suas folhas. Você não pode removê-lo. Este é um processo absolutamente natural.

Métodos de criação

Sementes

Como cultivar uma planta a partir de sementes em casa e como elas se parecem?

As sementes podem ser compradas na loja ou pergunte a amigos que já possuem essas plantas. Eles são facilmente polinizados à mão se houver duas plantas com flores separadas. Com um pincel, você pode transferir o pólen de uma flor para outra. As sementes das "pedras vivas" são muito pequenas em tamanho, semelhantes ao pó, quase invisíveis. Isso complica o desembarque.

Como plantar:

  1. Para o plantio, é necessário colocar a drenagem no fundo do tanque.
  2. O solo das plantas suculentas deve ser misturado com o zeólito, um mineral natural que é muito útil para todas as plantas. Você pode adicionar coco. O solo deve ser leve e solto.
  3. Para umedecer rapidamente a mistura do solo, coloque-a em água fervente. Para um resfriamento rápido, despeje com água fria e ao mesmo tempo nivele a superfície.
  4. É necessário plantar sementes na proporção de 100pcs por vaso de 200ml. Polvilhe as sementes uniformemente sobre a superfície da mistura do solo.
  5. Após a semeadura, as sementes são despejadas em uma camada de areia com uma fração de 1 mm.

O período de germinação das sementes é de aproximadamente 2 semanas. O cuidado com a semeadura consiste em ventilação diária e controle rigoroso sobre o regime de temperatura. Ventile quando houver condensação. O amadurecimento de frutas e sementes dura aproximadamente 9 meses. No primeiro ano, eles não precisam ser transplantados. No ano seguinte, após a muda, eles são mergulhados em um novo solo.

Estacas

Infelizmente, nem todas as "pedras vivas" são propagadas por estacas, porque as estacas são a melhor maneira de rejuvenescer uma planta espessa e idosa. Assim, o lithops não se propaga. Outras pedras vivas podem ser facilmente propagadas por estacas.

Para propagar por estacas, é necessário cortar cuidadosamente uma folha com parte do caule e planta para enraizar no solo. A primeira rega é realizada apenas 3 semanas após o plantio, período durante o qual as raízes devem crescer no caule.

Dica: Alguns produtores experientes recomendam deixar a haste ao ar livre para secar por 1-2 dias. Em seguida, a fatia é tratada com pó de heteroauxina ou enxofre coloidal.

A planta está enraizada em um substrato arenoso por um mês. Uma planta enraizada geralmente não requer condições especiais; a rega também é comum. O momento da criação é o começo da primavera. No outono e inverno, é melhor não plantar, porque, devido à falta de luz e calor, a planta decai facilmente em solo úmido.

Transplante

As suculentas precisam de um transplante apenas quando ficam lotadas em uma panelaO pote deve ser largo e não afinar para o fundo.

Como transplantar:

  1. A terra se mistura com areia 1: 1, tijolos pequenos batidos e um pouco mais de cinza e argila são adicionados. Molhar a terra não é necessário.
  2. Puxe a "pedra viva" para fora da panela velha com muito cuidado. É necessário separar a terra, retire as folhas secas.
  3. Despeje a drenagem (2-3 cm) na panela com grandes orifícios de drenagem e pressione o chão. Em seguida, você precisa fazer um aprofundamento sob a profundidade das raízes.
  4. Insira a planta para que o pescoço da flor não fique coberto de terra. Polvilhe areia por cima para que a planta não toque o chão, caso contrário ela apodrecerá.
  5. Após o plantio, é necessário colocar em um local ensolarado.

Recomendamos assistir a um vídeo sobre o transplante de "Pedras vivas":

Dificuldade no atendimento

  • "Pedras vivas" são suculentas que preferem crescer em famílias de três flores ou mais. Uma planta geralmente não sobrevive.
  • Se a planta encolheu, esse é um sinal claro de que precisa ser regada, mas regada moderadamente e melhor ao seu redor, é melhor não derramar água diretamente sobre ela.
  • Se ele tem pequenas amolgadelas, significa que ele foi derramado, é necessário reduzir a rega.
  • Devido ao fato de que "pedras vivas" são regadas muito raramente, é possível o aparecimento de uma cochonilha. É uma praga que aparece em terra seca. Como, então, cuidar da planta? Para prevenção, você precisa misturar um caldo de alho com pedaços de sabão e despeje a planta com esta solução.
  • Com pouca luz, a suculenta é estendida. Às vezes, no verão, um novo par de folhas cresce e o antigo não seca. Nesse caso, a flor cresce em altura e enfraquece. Isso não acontecerá se você manter a planta suculenta sob luz solar direta. Devido à pouca iluminação, também pode não florescer.

As "pedras vivas" são plantas muito despretensiosas e, com os devidos cuidados, irão encantar você por muitos anos.

Assista ao vídeo: Como plantar GENGIBRE em vasos, processo completo. (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário