Folhas pegajosas em phalaenopsis - diagnóstico, instruções de tratamento para a doença
Os amantes de flores cuidam cuidadosamente de seus animais de estimação. No entanto, mesmo suas orquídeas sofrem de todos os tipos de doenças.
Entre as orquídeas de interior, a phalaenopsis é considerada a variedade mais resistente a doenças. Mas ele não pode sobreviver a todos.
Em particular, os jardineiros estão interessados em um fenômeno incompreensível - gotas pegajosas nas folhas da phalaenopsis. Por que eles surgem, como ficam na foto, o que fazer para tratar a doença - analisaremos tudo isso no artigo. Também recomendamos assistir a um vídeo útil sobre o assunto.
De onde vêm as doces gotas da orquídea?
ATENÇÃO! Em casa, gotas cristalizadas são encontradas em orquídeas. O nome científico para esse fenômeno é transpiração.Externamente, parecem gotas de orvalho congeladas em folhas verdes. São transparentes, têm um sabor adocicado, pegajoso ao toque. De fato, é um néctar extra-florido que aparece em brotos, bulbos, folhas jovens. Dessa maneira, uma orquídea atrai insetos que a polinizam.
Razões
Antes de tocar o alarme, você precisa entender os motivos. A aparência de uma substância é devida a vários fatores mutuamente exclusivos:
- ar interior úmido;
- processo natural;
- excesso de rega;
- excesso de fertilizantes;
- oídio;
- ataque de insetos nocivos.
Mais detalhadamente sobre as doenças e pragas da orquídea Phalaenopsis, bem como o tratamento e cuidados com a planta em casa, falamos em um artigo separado.
Quando a viscosidade não é normal?
Na natureza, as orquídeas atraem insetos para polinização com néctar doce.. Este é um processo natural para a formação de gotas pegajosas, devido ao processamento de açúcares dentro da flor.
Além disso, gotículas doces desempenham o papel de iscas para pulgões e outras pragas que grudam e não podem escapar (para obter detalhes sobre o que são pragas de orquídeas e como lidar com elas, leia aqui). E talvez a razão esteja em cuidados inadequados, vale a pena monitorar a temperatura e a umidade do ar e normalizar a frequência da irrigação.
Razões sérias para a excitação são a superalimentação de fertilizantes minerais. Uma grande quantidade de nutrientes leva a um excesso de açúcar que a phalaenopsis produz. Além disso, manchas aparecem nas folhas (para descobrir por que existem manchas nas folhas, caule, flores da orquídea Phalaenopsis e como tratar a flor aqui). Isso é muito perigoso, porque um excesso de fertilização implica a formação de podridão, a morte de um pedúnculo e soquetes (como salvar o pescoço da podridão cinzenta e das raízes e o que fazer se as raízes da orquídea phalaenopsis apodrecerem, leia aqui).
Folhas pegajosas são o resultado da infecção de uma orquídea do quarto com insetos nocivos, em particular:
- pulgões;
- bainha;
- mosca branca;
- carrapato;
- o verme.
Eles podem ser detectados sem olhar armado.
Gotas pegajosas podem ser um sintoma de oídio (Você pode descobrir sobre as doenças mais comuns das orquídeas, além de ver a foto aqui, e a partir deste artigo, você descobrirá por que as doenças das folhas ocorrem e como ajudar a planta). Placa branca é perceptível nas folhas, e esporulação fúngica preta em estágios pesados.
Tratamento de acordo com a causa
Antes de prosseguir com as ações ativas, vale a pena entender as causas e efeitos. Gotas pegajosas nem sempre são um indicador negativo.
Ao atrair insetos
Se a planta é saudável, floresce e se desenvolve regularmente, não há razão para se preocupar. Gotas de açúcar, neste caso - um processo natural de atividade vital de uma orquídea, para atrair polinizadores. Isso não é assustador para a planta; o tratamento para eliminar o néctar não é necessário.
Ao proteger contra pragas
A flor produz néctar para protegê-lo de pragas.. Portanto, é importante inspecionar regularmente. Se a planta estiver limpa, suculenta, tudo estará em ordem. Mas os insetos aderem a uma substância doce, prejudicando a phalaenopsis. Ou plante na parte inferior da folhagem e alimente-se com o suco. A camada pegajosa é então um sintoma de infecção por inseto da orquídea.
O que fazer se aparecerem insetos:
- isolar uma planta doente;
- remover insetos com um cotonete;
- se necessário, apare as áreas afetadas;
- lave as folhas com uma solução quente e sabão;
- tratar a planta com uma solução de intoxicação;
- reduzir a rega na estação fria.
Prevenção:
- 1 vez em 2 semanas, um vaso de flores com uma orquídea deve ser baixado na água, depois de adicionar dois comprimidos de Alirina-B;
- lavagem regular de folhas e maconha;
- temperatura e umidade ideais;
- Você pode pendurar temporariamente fita adesiva para moscas.
Com cuidados inadequados
A camada pegajosa nas folhas também indica parâmetros de conteúdo adversos. Um problema semelhante é observado se a baixa umidade da sala, a presença de correntes de ar, a hipotermia das orquídeas, a alimentação excessiva de fertilizantes.
Ajuda:
- otimização das condições de temperatura e umidade;
- mover o vaso de flores para o lado ensolarado, sem raios diretos;
- minimizar a rega no inverno;
- reduzir a frequência e a dosagem de fertilizantes minerais.
Se é oídio
A causa da excitação é a presença de sinais de oídio.. Harbingers:
- camada pegajosa na folhagem;
- placa branca que se espalha rapidamente.
É necessário tomar medidas de emergência:
- isolar uma planta doente;
- lave a orquídea com água morna;
- dê tempo para secar;
- processar a flor com os preparativos "Aktara" e "Aktellik".
Prevenção:
- manter umidade e temperatura ideais;
- Evite temperaturas e correntes de ar severas;
- água para uso em irrigação fervida ou filtrada.
Cuidado
Para evitar situações desagradáveis, só é possível com o cuidado adequado da orquídea:
- Manter uma temperatura confortável no verão: + 22-25ºС, no inverno + 16-18ºС. A diferença nas diferenças de temperatura não deve exceder 5ºС.
- A iluminação é necessária difusa, com uma duração de 14 horas. No verão, a luz solar intensa precisa ser sombreada.
- Umidade dentro de 50-60%. Certifique-se de ventilar regularmente a sala.
- Escolha um substrato comprovado de alta qualidade.
- Regue uma vez por semana com água morna e macia. A intervalos, o solo deve secar completamente.
- Adubar orquídeas 2 vezes por mês, especialmente durante o período de floração. A cobertura deve ser usada com um conteúdo predominante de potássio e ferro.
- Pulverizar phalaenopsis é de até 5 vezes por dia. Excluir o procedimento durante o período de floração. Certifique-se de garantir que a água não fique estagnada nos seios da flor.
- Use drogas para aumentar a imunidade.
Vídeo útil
Assista ao vídeo sobre as causas das gotas adesivas na orquídea e maneiras de corrigi-la:
Conclusão
Para não recorrer a tratamento sério, é melhor fortalecer a planta, criando condições ideais. Inspecione regularmente se as gotículas aparecerem uma vez; não há problema em prestar atenção. Elimine-os com um cotonete.