Como iluminar uma estrela de Natal: por que a poinsétia não está florescendo e o que fazer?
A poinsétia, ou a euforbia mais bonita, é uma planta incrível da família euphorbia, que floresce no inverno.
Durante esse período, ele tem uma aparência espetacular e muito incomum. Em alguns países, é costume dar poinsétia florescendo no Natal.
Para que a planta floresça a essa altura, é necessário não apenas cuidar dela com competência, mas também realizar propositadamente várias manipulações simples.
Vamos ver por que a planta é impertinente e como acender uma estrela de Natal.
Quando posso ver a mais bela Euphorbia florescendo?
Com o manuseio adequado da poinsétia, ela floresce anualmente no final de dezembro. Se você seguir as recomendações, a floração dura de quatro a seis meses.
O que é necessário para alcançar a floração?
Cultivar poinsétia em casa e não observar as nuances de cuidar da planta, você não pode esperar pelo florescimento da poinsétia. Existe toda uma instrução, cuja implementação exata leva ao fato de que a euforia mais bonita floresce necessariamente na véspera do feriado de Ano Novo.
Como "acender" uma estrela de Natal no peitoril da janela?
No ambiente natural, a poinsétia floresce em curtas horas de luz do dia e longas noites. Como fazer uma planta florescer em casa? É necessário criar artificialmente um modo de iluminação semelhante ao natural.
A partir do final de setembro, inicie a restrição de horário de verão. Das seis às sete da noite, coloque a poinsétia em um armário ou cubra-a com uma caixa escura que não deixa entrar luz. É necessário esconder a planta da luz até as sete às oito da manhã. A poinsétia deve ficar no escuro por cerca de 14 horas por dia.
À tarde, coloque a planta no local mais iluminado. Água e spray normalmente. Alimente regularmente. Contenha poinsétia em tais condições por oito a dez semanas.
Importante! O escurecimento deve ser absoluto, caso contrário, as brácteas serão desigualmente coloridas.Assim que os botões das flores aparecem e os sinais de coloração das brácteas são visíveis, o apagão é interrompido. Pare de alimentar. Sujeito a essas condições, a poinsétia certamente florescerá no Natal. Para aumentar o tempo de floração, mantenha uma temperatura ligeiramente abaixo do normal.
O processo de formação de brotos
O modo de pequenas horas de luz artificial criadas artificialmente leva à formação de botões de flores na planta. As flores de poinsétia são pequenas e discretas, podem ter cor rosa, verde-amarelo ou branco. Após a formação dos botões de flores, no final de novembro - início de dezembro, começa a coloração das brácteas.
Este é o nome das folhas localizadas ao redor da inflorescência. Eles são montados em um soquete de forma semelhante a uma estrela. São as brácteas que criam a aparência espetacular da poinsétia durante o período de floração.
As folhas podem ser vermelho vivo, branco-rosa, roxo, creme ou branco. A planta aparece em toda a sua glória até o final de dezembro. Daí outro nome para poinsétia - a estrela do Natal. A cor das brácteas dura até seis meses.
Cuidados inativos
Normalmente, até o final de março, a poinsétia desaparece, o que deve ser feito a seguir?
- É necessário parar de alimentar e reduzir gradualmente a rega.
- Quando as brácteas murcham e começam a cair das folhas inferiores, todas as hastes devem ser cortadas, encurtando-as para dez centímetros. Deixe de três a cinco brotos saudáveis em cada broto, o que proporcionará um novo crescimento e se tornará a base da futura floração.
- Então a poinsétia é enviada para descansar. É necessário transferir a planta para uma sala sombreada e seca, onde estará a uma temperatura de +14 a + 16 ° C. Os indicadores não devem cair abaixo de + 10 ° C. O período de descanso dura de um ano e meio a dois meses.
- Neste momento, a poinsétia praticamente não precisa de rega. Para não secar completamente o solo, é muito raro e cuidadoso alimentar a planta com água através de um palete. Não se esqueça de derramar excesso de umidade. O alagamento do substrato leva à deterioração do sistema radicular e da parte aérea da poinsétia.
Por que a planta está "agindo"?
Poinsétia é uma planta bastante temperamental. Ela se recusa a florescer por vários motivos:
- falta de luz e calor;
- ar seco interno;
- rega irregular;
- estresse devido a uma mudança de lugar durante a formação de gemas;
- falta de poda;
- cobertura superior defeituosa;
- tamanho da panela muito grande;
- falta de período de descanso.
Como cuidar?
Considere como cuidar adequadamente da poinsétia para que ela floresça. É necessário criar condições ideais para a planta:
- Organize uma boa iluminação. Em abril - maio, após um período de descanso, coloque a poinsétia no lugar mais brilhante. As janelas sul e sudeste são ideais para isso.
- Mantenha alta umidade - de 60 a 90%. Pulverize a área ao redor da estrela de Natal diariamente com água morna de um frasco de spray. Não permita que a umidade entre nas folhas - elas ficarão manchadas.
- Mantenha em temperatura média do ar. O calor é contra-indicado para a planta. A temperatura ideal no verão deve estar entre +20 e + 25 ° C. Em uma sala muito fria, a poinsétia interrompe o crescimento e não floresce. É necessário proteger a poinsétia de flutuações bruscas de temperatura, caso contrário a planta deixará cair as folhas.
- Proteger de rascunhos. A poinsétia perde folhagem mesmo como resultado de uma curta exposição ao ar frio.
- Regue regularmente duas vezes por semana, à medida que o solo superficial seca. Use água mole que foi deixada por vários dias. Certifique-se de que a umidade não fique estagnada na panela. No outono, a rega é gradualmente reduzida. No inverno, execute o procedimento apenas uma vez por mês.
- Escolha um vaso não muito grande para poinsétia. Caso contrário, muita umidade se acumula no recipiente e as raízes começam a apodrecer. No plantio inicial, pegue uma panela de tamanho médio. No futuro, substitua sempre o tanque por um maior. O novo vaso deve ser de dois a três centímetros maior que o anterior.
- Contenha poinsétia em solo solto, que é permeável à umidade e ao ar. A acidez ideal do solo é de 5,8 a 6,6 pH. Um substrato pronto para plantas folhosas decorativas é adequado. Você pode formar o solo misturando grama, solo frondoso, turfa e areia do rio em uma proporção de 3: 3: 1: 1. Antes do uso, esse solo deve ser esterilizado com uma solução fraca de manganês.
- Na estação primavera-verão, fertilize a cada duas semanas. Para que eles sejam bem absorvidos, é melhor alternar curativos orgânicos e minerais. Observe rigorosamente a concentração indicada na embalagem, caso contrário, poderá danificar a planta. Até o momento da floração, o leite das mais bonitas requer fertilizantes com alto teor de fósforo e potássio.
- A planta jovem deve ser replantada anualmente e após atingir a idade de três anos - a cada dois anos.
- Não transplante poinsétia durante a floração. O procedimento deve ser realizado após o final do período inativo, quando folhas jovens aparecerem nos galhos. O melhor momento para um transplante é abril e maio. Nesse caso, use o método de transbordo - não libere o sistema raiz do substrato antigo. Isso preservará as delicadas raízes da poinsétia contra danos.
- Anualmente, forneça à planta um bom descanso após a floração.
- Certifique-se de aparar duas vezes por ano. O primeiro procedimento é realizado após a floração - antes do período de dormência. O segundo - em abril, após um transplante.
Euphorbia deixa cair as folhas inferiores: o que fazer depois disso?
Após a floração, as brácteas ficam verdes, depois empalidecem e caem. A planta perde seu efeito decorativo. Então a poinsétia deixa cair as folhas inferiores, expondo o tronco. Alguns jardineiros inexperientes decidem que a planta morreu e se livram dela. De fato, a poinsétia requer poda e descanso, após o que retomará o crescimento e estará pronta para nova floração.
O que fazer se a poinsétia estiver doente e descartar as folhas em dezembro, assim como várias doenças e pragas da planta, descritas em nosso material.
O florescimento da poinsétia pode ser causado pela criação de um regime de curtas horas de luz do dia e longas noites. Com o devido cuidado, a estrela do Natal agrada com suas folhas brilhantes na véspera das comemorações do Ano Novo, criando um ambiente aconchegante e festivo na sala.