Como o ciclâmen é propagado pelas folhas e quais são as outras formas?

O cíclame é uma planta incomum e surpreendente. O extrato desta planta perene é amplamente utilizado na medicina. Também é chamado de violeta alpina, são cultivadas plantas de jardim e de interior.

Hoje, porém, falaremos sobre como fazer um canteiro de flores realmente brilhante em nosso peitoril da janela, o que encantará os olhos e melhorará nosso humor na estação fria do inverno.

E, com os devidos cuidados, florescerá por muito tempo e mais de um ano. Saiba mais em nosso artigo.

Flor de milagre

Na Europa, no século XVI, um milagre - uma flor apareceu no jardim botânico da rainha Elizabeth I. Então, por algum motivo, eles se esqueceram disso e, após séculos, cientistas - criadores criaram mais de 20 variedades de híbridos e espécies dessa planta perene. O ciclâmen cresce na África, Irã, Espanha e pode ser encontrado frequentemente na Turquia. Mas, para "domesticar" o ciclâmen em seu apartamento, é aconselhável usar apenas dois de seus tipos - persa e europeu. Ótimo para condições internas e um híbrido desses dois tipos - mistura de ciclâmen.

Maneiras

Cornetas

A maneira mais eficaz de propagar o ciclâmen é considerada a reprodução por chifres.isto é, rosetas são brotos nos tubérculos de uma flor.

  1. É necessário arrancar o chifre do tubérculo, plantar em solo úmido.
  2. Em seguida, a flor é colocada sob um frasco de vidro transparente ou apenas em um saco plástico e, após 2-3 semanas, as raízes aparecem.
  3. E então eles cuidam do ciclâmen, como uma flor adulta.
Preste atenção! Ao plantar, você pode pegar apenas um chifre, pois a flor morrerá se você arrancar todos os chifres.

Este método é melhor usado para o ciclâmen europeu, porque as rosetas de ciclâmen persas não criam raízes bem.

Tubérculos

Assim que o ciclâmen desaparece, as folhas ficam amarelas, o ciclâmen pode ser propagado pelos tubérculos. Este é um método bastante complicado, exigindo cuidados especiais para o material de plantio.

Esse processo é dividido em várias etapas:

  1. A lâmpada é puxada para fora do chão.
  2. Secas.
  3. Eles se dividem cortando com uma faca afiada, e pelo menos um rim e várias raízes devem permanecer em cada lóbulo.
  4. Desinfecte borrifando com carvão ativado ou para evitar infecções.

Sementes

O problema é a propagação do ciclâmen pelas sementes. Demora um mês ou até mais. Este método requer condições adequadas - temperatura não superior a 18 ° C, alta umidade e falta de luz. O principal aqui é prestar atenção à qualidade das sementes, sua integridade, variedade. Se as sementes forem compradas na loja, você deve definitivamente observar a data de validade. Embora as sementes possam ser colhidas independentemente, elas geralmente são colhidas de uma flor adulta e têm uma cor alaranjada.

  1. Para semear, você precisará de uma capacidade ampla, porém rasa.
  2. O solo deve ser especialmente preparado ou comprado em uma loja.
  3. Os sulcos são feitos no container de aterrissagem, levemente umedecidos com água.
  4. As sementes são plantadas a uma distância de 3-4 cm, polvilhadas por cima com o mesmo solo especial.
  5. E então - o cuidado usual para o ciclâmen: a flor é colocada em um local escuro e regada regularmente.

    Importante! Certifique-se de que o solo não seque, mas também não é necessário regar excessivamente.

  6. Cerca de um mês depois, os primeiros brotos aparecem. É aconselhável alimentar as mudas com fertilizantes minerais.
  7. As mudas mergulham quando folhas reais aparecem. Em seguida, os tubérculos são completamente cobertos com o solo.
  8. Após 5-6 meses, as flores jovens são plantadas em vasos pequenos, os tubérculos adormecem ao mesmo tempo apenas 2/3.

O ciclâmen terá que esperar mais seis meses. Então seja paciente. Este método é adequado para jardineiros amadores verdadeiros, requer paciência. resistência, trabalho meticuloso.

Ciclâmenes a partir de sementes em casa:

Folha

A maneira mais interessante e rápida é propagar o ciclâmen por folha. Esse método é aplicável apenas ao ciclâmen europeu; o ciclâmen persa não é produzido a partir da folha e não vale a pena tentar. Muitos amantes de flores, em um palpite, tentam propagar o ciclâmen com folhas cortadas.

Eles são cuidadosamente cortados, colocados na água ou plantados imediatamente em solo úmido, esperando que o ciclâmen deixe raízes. Este método, é claro, é possível, mas há certas características, elas devem ser levadas em consideração, caso contrário as folhas desaparecerão, ficarão amarelas ou até apodrecerão.

Para obter uma nova planta a partir de uma folha, é necessário interrompê-la com um pequeno pedaço de tubérculo e, em nenhum caso, cortá-la.

Preste atenção! Em algumas folhas, existem raízes, também chamadas dedos. Apenas esses folhetos com os dedos têm a chance de atirar.

Características de crescer a partir de uma folha

Pode e como propagar?

Como se reproduz por folha em casa? Uma folha com os dedos deve ser colocada na água, deixe as raízes. Em seguida, é transplantado para o solo pré-preparado e coberto com uma jarra. Depois de 2 a 3 semanas, as raízes crescerão, o ciclâmen se enraizará e a tão esperada sessão aparecerá.

Solo

O solo é preparado com antecedência. Turfa, húmus, relva e solo frondoso, areia são levados em proporções iguais. Tudo misturado, regado com água. Uma panela pequena é limpa para o local onde a luz está espalhada, não há luz solar direta.

Rega

A rega deve ser moderada, mas regular, temperatura - não mais que 16 ° C. É desejável que no fundo da panela haja pequenos orifícios para a drenagem do excesso de água, para que as raízes não apodreçam. A temperatura da água para irrigação deve ser ligeiramente inferior à temperatura ambiente. Antes que as flores apareçam, o ciclâmen é derramado diretamente na panela. E assim que as flores aparecerem acima das folhas, a água precisa ser adicionada à panela e o excesso deve ser drenado.

Considera-se que a melhor maneira é molhar com um cabo pré-instalado no solo e esticado através do orifício. Mas não pare de cuidar da flor durante a dormênciaquando desaparece e sai sem folhas. É geralmente recomendado reduzir a rega, mas não parar completamente. O substrato não deve secar. Deve-se lembrar que os ciclâmenes não são pulverizados, o pó das folhas é cuidadosamente lavado com uma esponja ou uma pequena escova macia.

Fertilizante

Para ciclâmen floresceu por mais tempo, é aconselhável fertilizá-lo, alimentá-lo duas vezes por mês. Esta flor ama vários fertilizantes minerais. A propagação da folha de ciclâmen é raramente usada. Acredita-se que desta forma a flor sobreviva pior. Mas se você seguir todas as recomendações, o ciclâmen pode ser cultivado sem muita dificuldade. E então a flor milagrosa pode crescer, florescer e se multiplicar, dando um clima de arco-íris, conforto e calor a todos os lares!

Deixe O Seu Comentário