Cuidados e cultivo de plantas de interior - gloxinia hybrid

Gloxinia tem sido cultivada como planta de casa. Este espécime tropical é muito fácil de cuidar, mas ainda requer atenção adequada.

Para que essa beleza agrade os olhos por muito tempo com sua floração abundante e anual, é necessário estudar cuidadosamente todos os requisitos para seu cuidado, plantio e reprodução.

Abaixo você verá como fica, obtenha as dicas e truques necessários.

História de ocorrência

A planta tem dois nomes comuns - Gloxinia e Sinningnia. Em 1785, uma planta foi encontrada no Brasil - gloxinia salpicada. O nome foi dado em homenagem ao botânico e médico Peter Gloxin. Sua planta se tornou o primeiro representante de um gênero inteiro.

Em 1825, outro representante desta planta foi encontrado e descrito, que diferia na estrutura da flor e na presença de um tubérculo. A planta foi transportada para o jardim botânico de Londres e foi estudada pelo botânico William Sinning. Em homenagem a ele, esse representante da família Gesnerieva foi nomeado Sinningnia.

AJUDA! Mais tarde, o nome Sinningia foi obtido exclusivamente pela bela gloxinia, e todos os outros híbridos permaneceram gloxinia, que em alemão significa sino. Mas a planta ainda tem dois nomes, um familiar à botânica - sinningnia e outro para jardineiros e amantes - gloxinia. Áreas de crescimento na natureza - México, Brasil, Andes.

Descrição botânica

Gloxinia é uma planta perene da família Gesneriaceae. Estas são principalmente plantas tropicais. Eles são arbustos, arbustos e gramados. O sistema radicular é escamoso, bem ramificado, em algumas espécies a parte radicular é um tubérculo. O caule é ereto, sem lodo.

As folhas da planta são regulares, ovais, menos frequentemente triplas, opostas. As folhas podem ser brilhantes ou ligeiramente felpudas.. As flores são solteiras, saem dos seios, brilhantes, grandes, em forma de sino. As corolas são tubulares, podem ser brancas, marrons, roxas e rosa. Sempre existem 4 estames, mas não nectários. As sementes são pequenas, existem muitas.

Espécies

Existem três tipos principais de plantas: elas podem incluir muitas subespécies e variedades, mas uma descrição aproximada de sua aparência e características coincidirá.

De folhas grossas

As plantas têm caules enormes. Sua altura não chega a mais de 5 centímetros. As folhas são longas, até 19 centímetros. A cor das folhas é verde brilhante, brilhante. As folhas são coletadas em uma roseta basal. Corollas têm um tubo cilíndrico aberto vertical. O tubo consiste em cinco curvas lobadas. A cor das flores pode variar.

Na maioria das variedades, uma borda branca se estende ao longo das bordas das curvas.. Na maioria dos casos, um bitmap pode ser visto na parte traseira do tubo. Planta tuberosa, os tubérculos são bem armazenados no inverno, tanto no vaso nativo quanto no exterior. As flores podem se propagar pelas sementes; nesse caso, a floração ocorre no máximo 8 meses após a semeadura.

Grande florido

As plantas deste grupo têm caules encurtados, que em altura não podem atingir mais de 2-5 centímetros. Gloxinia de flores grandes tem um arbusto "delgado". Desde que as folhas não excedam 10 centímetros de comprimento, e não há muitos deles. As folhas são regulares, brilhantes. A corola da flor tem a aparência de um funil, largo, aberto. Na corola, há uma curva de seis lâminas de até 12 centímetros de diâmetro.

As flores da maioria das variedades são onduladas ao longo da borda, com menos franjas. Nesta espécie, os periantos são sempre pintados em tons de veludo. As plantas tuberosas, seus tubérculos não toleram bem o inverno, requerem processamento adicional antes e durante o armazenamento. Bem propagado pelas sementes, após a semeadura, floresce após 6 meses. Gloxinia de flores grandes são muito cuidadosas.

Decorativo

As hastes das plantas podem atingir até 7 centímetros de altura. Folhas da forma arredondada correta. O comprimento da folha pode chegar a 15 centímetros. As folhas decorativas da gloxinia são muito frágeis. A cor das folhas na maioria das variedades é marrom. Corolas de flores têm um tubo cubóide aberto vertical. Essas flores podem ser de seis a sete dobras lobadas. O diâmetro da dobra pode ser de até 12 centímetros.

As flores são grandes, parecem muito grandes para um arbusto de tamanho médio. As flores da gloxinia decorativa são sempre de cores vivas, raramente sua cor é monofônica, geralmente tigre, manchada, listrada, gradiente com franjas.

DICA! A planta é tuberosa; seus tubérculos hibernam bem, em um vaso nativo ou em um substrato arenoso.

Quantos híbridos existem?

Os híbridos de Gloxinia incluem mais de 25 espécies. As variedades de plantas não podem ser contadas, pois os criadores estão constantemente criando novas variedades. O mais famoso deles:

  1. Variedade Yesenia;
  2. Variedade Bohemia;
  3. Variedade Kaiser Wilhelm;
  4. Variedade de jasmim;
  5. grupo de variedades de Tidea;
  6. variedade reunião aleatória;
  7. Variedade Wuthering Heights;
  8. Variedade de Tigrina
  9. grau Blue Pearl;
  10. Variedade de cara de festa;
  11. pipoca rosa Ozark de grau;
  12. Variedade Sinningia leucotricha.

Regras e dicas de desembarque

Para o crescimento e desenvolvimento normais de uma planta, é necessário levar em consideração as peculiaridades de seu conteúdo - um local conveniente, iluminação, umidade e temperatura do ar, o vaso e o solo adequados.

Iluminação e localização

Em casa, a gloxinia cresce bem à temperatura ambiente habitual de uma pessoa. Não tolera calor, não coloque uma flor em uma sala onde a temperatura possa atingir + 28 ° C. Durante o período de crescimento ativo e floração, a temperatura do ar não deve ser maior que + 22-24 ° C e menor que + 16 ° C. Inverno mínimo para armazenamento normal de tubérculos + 10-14C.

Um lugar para o pleno desenvolvimento da gloxinia é escolher um local bem iluminado, e também vale a pena fornecer iluminação à planta. As melhores opções para colocar uma panela com gloxinia serão - varanda com janelas e vidros. Idealmente, se o copo próximo à planta for aberto, eles também deverão proteger a flor do vento.

Gloxinia adora uma umidade moderada do ar. Se não for possível equipar uma sala com um umidificador, você pode ventilar periodicamente a sala e umedecer o ar pulverizando água de um frasco de spray.

Requisitos do solo

Para plantar gloxinia, será necessária a seguinte composição do solo:

  • 2 partes de solo frondoso;
  • 1 parte de turfa ou estufa;
  • 1 parte da areia do rio.

O solo deve ser de baixa acidez e respirável.. Para fazer isso, ele precisa ser bem lavrado. Além disso, é obrigatório desinfetar o solo. Para isso, é adequada uma solução da ferramenta especial "Maxim", para 2 litros de água e 1 ampola do medicamento. Antes de desembarcar, um bom dreno deve ser colocado no fundo da panela. Vale a pena comprar um pote de gloxinia raso, mas largo. Uma vez que o sistema radicular da planta é superficial e não requer forte penetração.

IMPORTANTE! Para o desenvolvimento completo do sistema radicular, é necessária uma distância de 4-5 centímetros entre o tubérculo e a parede do vaso.

Como cuidar?

O Gloxinia possui vários recursos importantes para cuidar dele:

  1. Após o período de floração, a parte do solo da planta morre, você precisa esperar até que esse processo seja completamente concluído por si próprio.
  2. Quando a parte do solo morreu, a planta sai por um período adormecido, momento em que requer fertilização com monofosfato de potássio. Ao mudar para um período inativo, os fertilizantes nitrogenados não podem ser introduzidos em um vaso com uma planta.
  3. A Gloxinia, sem falhas, deve receber calor leve 14 horas por dia, isso pode ser conseguido com iluminação adicional com lâmpadas especiais.

Rega

Regar gloxinia durante a estação de crescimento é abundante. A água deve ser macia, assentada e 2-3C mais quente que a temperatura ambiente. Gloxinia pode ser regada na panela ou ao longo da borda da panela. Se a rega for realizada através de uma panela, depois de 20 a 30 minutos, a água restante nela deve ser eliminada.

Na estação seca do verão, a rega é realizada até 3 vezes por semana. Na estação fria, esse processo precisa ser reduzido para 2-3 vezes por mês, à medida que o solo seca. Durante o período de descanso, a rega deve ser minimizada, mas também não para permitir a secagem do solo.

Doenças e Pragas Comuns

Gloxinia é suscetível ao desenvolvimento de tais doenças:

  • as folhas ficam amarelas - devido à baixa umidade e falta de sol;
  • manchas marrons nas folhas - surgir devido ao uso de água fria para irrigação;
  • as folhas são pálidas e a floração está ausente - devido a pouca iluminação e falta de nutrição das plantas.

Pragas que afetam a gloxinia:

  • ácaro - arraste a parte terrestre da gloxinia com uma teia de aranha esbranquiçada, é necessário tratamento imediato da planta com acaricidas para combater
  • tripes e pulgões - pequenas pragas, atacam plantas por colônias e morre completamente, na primeira manifestação é necessário tratamento urgente com inseticidas.

Recursos de propagação

A reprodução da gloxinia é possível de três maneiras.

Sementes

De novembro a fevereiro, você precisa plantar as sementes em uma mistura de solo de folha, turfa e areia na proporção de 1: 1.

  1. Não aprofundar as sementes, mas polvilhe levemente com a terra.
  2. Coloque o recipiente com sementes em um local claro e quente, pulverize periodicamente o solo com água morna.
  3. Se necessário, cubra as culturas com filme e ventile periodicamente.
  4. Os brotos aparecem após 14-20 dias. Brotos com 2-3 folhas já podem ser transplantados para um vaso nativo.

Estacas

  1. Uma folha com um pecíolo pequeno de 1 a 1,5 cm é cortada da planta.
  2. Em uma mistura de turfa e areia (1: 1), o pecíolo é enraizado e coberto para criar um efeito estufa.
  3. Ventilar as mudas 1 vez por dia.
  4. Após 3 semanas, formam-se tubérculos jovens, e a planta pode ser aberta e transplantada, se necessário.

Em seguida, você pode ver como esse processo:

Divisão de tubérculos

  1. Um tubérculo grande e saudável é limpo de resíduos do solo e é dividido em partes com uma faca afiada.
  2. Cada parte deve ter uma fuga.
  3. Locais de cortes são secos com cinzas de madeira.
  4. Cada peça é plantada em uma panela, como um tubérculo completo. Os primeiros 3 dias não regam.

Não há florista que não tenha encontrado uma planta como a gloxinia. Ela há muito conquistou corações com sua beleza. Todos os requisitos descritos para cuidar dela não são complicados, para que você possa adquirir essa beleza com segurança em casa.

Assista ao vídeo: Qual o tamanho devo cortar o talo da gloxínia para replantar? (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário