O que levar do Sri Lanka - ideias para presentes e lembranças

Cada país na lista de lugares para viagens turísticas é lembrado não apenas graças a excursões interessantes e pratos locais, mas também graças às suas compras. E o que levar do Sri Lanka, para que é famoso esse estado exótico?

Desta ilha perdida no Oceano Índico, são trazidos chá, especiarias, bebidas alcoólicas e doces locais. Mas você precisa considerar que o chá e os temperos terminarão, as garrafas estarão vazias e as roupas, pedras preciosas e objetos de arte poderão lembrá-lo de uma visita ao Sri Lanka por um longo tempo.

Onde é o melhor lugar para fazer compras e o que os turistas precisam saber para que as aquisições evoquem apenas lembranças agradáveis ​​de sua estadia neste país?

Chá - cartão de visita de Sri Lanka

O primeiro da lista de presentes que devem ser retirados do Sri Lanka é o chá do Ceilão - é cultivado nesta ilha e não requer publicidade adicional. No entanto, podem surgir dúvidas sobre onde e que tipo de chá comprar no Sri Lanka.

Pode ser comprado em fábricas que operam em plantações de chá. É geralmente aceito que os produtos vendidos aqui são melhores, mas isso é um erro e os preços são muito altos.

Lojas especializadas e supermercados oferecem uma boa seleção de chá a um custo muito mais acessível. Por exemplo, um pacote de bom chá Mlesna (200 g) pode ser comprado por 245 rúpias, um chá Maskeliya mais simples (200 g) custa 190 rúpias, o mesmo preço para a Dilmah comum em nosso país é 190 rúpias (200 gr) ) Há também chá, embalado em caixas de lembrança, mas apenas para essas caixas bonitas você precisa pagar extra. Observe que o bom produto original deve ter uma marca de qualidade na embalagem - “leão com uma espada”.

O melhor chá do Ceilão é considerado alpino, cultivado no lado sul da ilha (Nuwara Eliya, Dimbulla, Uda Pussellava). O chá, cultivado em um território de altitude média (Uva, Kandy) e no terreno plano (Ruhuna), difere bastante dos anteriores.

Sri Lak produz chá, verde e preto, com e sem aditivos. Mas o mais popular, afinal, é o preto. O mais raro e mais caro é o chá branco, cuja preparação é colhida apenas 2 folhas superiores. Esse chá só pode ser comprado em lojas especializadas.

A propósito, você precisa pensar não apenas sobre o chá a ser trazido do Sri Lanka, mas também em que quantidade. O fato é que apenas 6 kg de chá podem ser exportados do Sri Lanka.

Bebidas locais

Bebidas nacionais como coco arak e rum vermelho "Сalypso" desfrutam de um amor especial entre os cidadãos do Sri Lanka e os turistas que descansam aqui.

Para a preparação do suco de coqueiro Arak é usado, e várias ervas são adicionadas a ele. O Arak pode ser bebido como uma bebida independente com gelo, você pode usá-lo para fazer coquetéis com cola ou refrigerante - em qualquer caso, não causa ressaca. O preço de uma garrafa de Arak (0,7 L) é de US $ 8 (cerca de 1000 rúpias) e superior.

O rum vermelho "Сalypso", com um sabor pronunciado de caramelo, é feito de açúcar de cana e caramelo. Para dar um tom bonito, é adicionado suco de banana vermelha, que é considerado um produto muito útil e até curativo. Eles bebem rum vermelho como uma bebida independente, misturam-na com suco de limão e refrigerante e também despejam um pouco no café. Uma garrafa de Сalypso (0,7 L) custa a partir de US $ 12.

Existe outra versão mais interessante, mas também mais cara, dessa bebida - o branco "Silver Calypso".

Frutas exóticas, nozes

O produto mais comum no Sri Lanka pode ser considerado castanha de caju - entre a população local, eles têm a mesma popularidade que sementes entre nosso povo. Eles são realmente muito saborosos aqui: grandes e nem um pouco secos, como em nossas lojas. É melhor comprá-los em supermercados - a qualidade das nozes é garantida e a quantidade indicada na embalagem. Custo estimado por 100 g - US $ 0,5-1.

Frutas exóticas frescas sem produtos químicos - é isso que você pode trazer do Sri Lanka e ao longo do ano. Abacaxi, manga, mamão e maracujá ganharam enorme popularidade entre estrangeiros em férias. Cada fruta tem sua própria sazonalidade e, na entressafra, frutas da China e da Indonésia são trazidas para o Sri Lanka - não apenas são caras, mas também estão cheias de química. Em princípio, todos os tipos de frutas amadurecem na ilha todos os meses, mas o pico da diversidade e os preços mais baixos são de outubro a março.

É aconselhável fazer compras no mercado e, ao mesmo tempo, você pode e deve negociar, porque na maioria dos casos, os estrangeiros pedem dinheiro por 1 peça e por 1 kg (o pagamento em excesso acontece a cada 5).

Para levar as frutas para casa em boas condições, é recomendável comprá-las em verde ou apenas começando a amadurecer. E como eles amadurecem muito rapidamente, você precisa comprá-los antes de um a dois dias antes de deixar o país.

A lei do Sri Lanka proíbe a exportação de frutas embaladas em bagagem de mão; elas devem ser embaladas em uma bolsa e levadas ao compartimento de bagagem.

Especiarias cultivadas na ilha

É graças às especiarias que a culinária local adquire uma enorme variedade e diversidade.

Se surgisse a pergunta: "O que devo trazer do Sri Lanka para sentir o calor do sul em uma noite gelada de inverno?", A resposta mais correta é "Especiarias!"

Baunilha e canela naturais, cardamomo, pimenta, açafrão, caril, açafrão, cravo, noz-moscada, gengibre - todas essas especiarias são oferecidas em grandes quantidades nos supermercados e nos shoppings dos mercados de alimentos. Dependendo do tempero específico, pode custar de 1,5 a 3 $ por 300 gramas. E 1 kg de paus de canela pode ser comprado por US $ 12.

Você pode comprar temperos nos jardins onde são cultivados, mas, como regra, terá que pagar muito mais por lá.

Cosméticos ayurvédicos

Ayurveda é uma medicina alternativa indiana que se espalhou no Sri Lanka e se tornou não menos popular que a medicina tradicional. Em 1961, o Departamento de Estado de Ayurveda foi organizado aqui.

As marcas comerciais mais comuns são Dabur, Natures Secrets, Himalaia, SmithNatural. Eles produzem uma variedade de cosméticos: creme, tônico, bálsamo, xampu.

Os óleos de coco e sândalo merecem atenção especial - eles têm propriedades curativas e têm um poderoso efeito antienvelhecimento. A qualidade desses produtos é realmente excelente, porque as matérias-primas para sua fabricação no Sri Lanka são suficientes.

Dignos de nota são os cremes dentais, que contêm componentes naturais de origem vegetal. Por exemplo, uma pasta com pimenta vermelha, que tem um sabor ardente de pimenta e cheiro de canela, limpa perfeitamente os dentes e torna as gengivas mais saudáveis.

Você também pode comprar medicamentos ayurvédicos, por exemplo:

  • a tintura de canela, que remove a cabeça e a dor de dente, alivia a coceira em locais de picadas de mosquito;
  • preparações para o tratamento de doenças gastrointestinais preparadas a partir de extratos de casca;
  • óleo vermelho de extratos de plantas medicinais, destinado ao tratamento de articulações.

Note-se que mesmo aqueles cosméticos que não se posicionam como ayurvédicos são de excelente qualidade. Assim, você pode comprar fundos para a depilação - em termos de eficácia, eles não são piores do que seus colegas europeus, mas seu custo é muitas vezes menor.

É aconselhável escolher qualquer produto cosmético nas farmácias estaduais - os preços são bastante acessíveis e a qualidade é verificada. Não há necessidade de confundir farmácias e lojas ayurvédicas nas quais o preço de um produto similar será várias vezes maior.

Gemas da ilha

No Sri Lanka, você pode encontrar 85 variedades de gemas conhecidas por geólogos. Rubi, topázio, olho de gato, romã, ametista, quartzo, alexandrita e pedra da lua azul são extraídos no território do estado.

Mas as safiras do Ceilão são as mais valorizadas - há muito que são conhecidas por seu grande tamanho, pureza e uma variedade muito rica de tons. Particularmente popular era a safira azul, reconhecida como o rei de todas as jóias e é o símbolo nacional do Sri Lanka. Os próximos na escala de preços são safiras rosa e azuis, e as safiras mais raras são vermelhas e roxas.

Também existem safiras de estrelas ou estrelas. Embora pertençam a gemas azuis comuns, não são encontradas com tanta frequência, respectivamente, são mais caras. Quando uma pedra é iluminada, os raios são refratados e um brilho é formado nela, tendo a forma de uma sexta ou 12ª estrela final - esse efeito é "asterismo".

O principal centro de safira no Sri Lanka é Ratnapura. E em resposta à pergunta "Onde comprar safiras no Sri Lanka?" a resposta soará razoavelmente: "Em Ratnapur". Lá, no centro de extração dessa pedra luxuosa, é aberto um mercado especial. Mas em todo o país existem muitas joalherias e pequenas fábricas nas quais emitem certificados de qualidade necessários para a exportação de joias para fora do país.

Você pode comprar jóias no Sri Lanka, mas os itens de ouro e prata aqui não são apenas muito caros, mas também não muito atraentes. Portanto, é muito mais lucrativo comprar pedras preciosas separadamente, trazê-las para casa e solicitar a fabricação de um produto em uma oficina de joalheria.

Variedade de tecidos

O Sri Lanka é famoso pela produção de seda natural de qualidade. Um pedaço de tecido com um ornamento étnico exclusivo é o que levar do Sri Lanka como presente para uma mulher! Embora você possa escolher imediatamente um produto de seda acabado, porque eles estão em uma gama muito ampla: lenços, lenços, vestidos, blusas, túnicas. A correspondência "qualidade-preço" é ótima aqui.

As roupas nacionais do Sri Lanka feitas com a técnica batik são muito populares entre os turistas. Essas roupas são costuradas apenas à mão e somente a partir de tecidos naturais, que também são pintados à mão. Na maioria dos casos, os tecidos de algodão são pintados, mas a seda também pode ser encontrada.

Você pode comprar essas coisas por US $ 10, e elas valem a pena.

Lembranças de madeira

No Sri Lanka, eles produzem coisas muito bonitas e únicas em madeira. Lembranças de madeira do Sri Lanka serão um bom presente!

Estatuetas

Aqui eles fazem figuras de pescadores, animais, pessoas - tudo o que a imaginação do mestre lhe diz. E as mais comuns são as figuras de elefantes - esses animais são considerados sagrados na ilha, e todos os habitantes locais mantêm suas imagens em suas casas.

Para a fabricação de figuras, é usada uma árvore de espécies diferentes, mas as figuras feitas de ébano (madeira preta) e ébano real (madeira mista de amarelo e preto) são as mais valorizadas. A madeira de ébano é muito densa, portanto os números diferem em peso considerável. Para verificar a autenticidade, a estatueta deve ser bem esfregada: tinta e verniz não devem ser apagados.

É aconselhável comprar artesanato em madeira em lojas de souvenirs, por exemplo, em Colombo são Lakpahana Handicrafts e Laksala - os produtos são apresentados em uma enorme variedade e a preços acessíveis. O custo de tais lembranças - de US $ 3, e então tudo depende da madeira usada e do tamanho do produto acabado.

Você pode comprar lembranças de madeira nos mercados e nos locais de excursões, mas apenas se houver uma oportunidade de barganha. Como regra, o preço inicial para os turistas é chamado 3-4 mais alto, então você deve negociar até o fim.

Máscaras de madeira

Separadamente, deve-se dizer sobre máscaras de madeira, muito comuns no Sri Lanka. Cada uma das máscaras tem seu próprio objetivo: um talismã para atrair riqueza ou boa sorte, um talismã de felicidade familiar, um encanto de espíritos malignos ou problemas.

Para sua fabricação, é utilizada a madeira de uma árvore de caduru tropical. O mestre pinta o produto acabado manualmente, usando tintas especiais das aparas de madeira de arco-íris e outros componentes naturais. Se você esfregar a superfície da máscara, o revestimento deverá permanecer intacto - isso indica excelente qualidade do produto.

A cidade de Ambalangoda é conhecida pelos melhores mestres do país. Nesta cidade existem vários museus de máscaras, onde você pode se familiarizar com a história de sua origem e comprar suas amostras favoritas. Os preços desses produtos começam em US $ 8.
Compare preços de acomodação usando este formulário

O que é proibido exportar do território do Sri Lanka

As restrições a seguir se aplicam à exportação de mercadorias para fora do Sri Lanka:

  • Rúpias do Sri Lanka em mais de 5000;
  • Fruto Durian com forte odor específico;
  • plantas raras, animais selvagens, corais;
  • gemas preciosas que não foram processadas;
  • Antiguidades e valores históricos acima de 100 anos de idade;
  • artesanato de marfim sem documentos acompanhantes.

Ao planejar o que levar do Sri Lanka, estude esta lista. Isso ajudará a evitar mal-entendidos na alfândega!

Deixe O Seu Comentário