Orquídea tailandesa de beleza estrangeira - fotos, seleção de plantas e segredos de cuidados

Todos podem reabastecer seu jardim de flores em casa com uma orquídea tailandesa. E embora a exportação dessas flores para fora do país seja considerada contrabando e processada pela lei, os tailandeses encontraram uma maneira de transportar orquídeas através da fronteira de maneira bastante legal.

Para venda, os brotos da flor são previamente colocados em uma garrafa - uma bandeira hermeticamente selada. A flor é armazenada em um gel especial chamado ágar-ágar. Você pode comprar essa lembrança na loja Duty Free, em qualquer fazenda de orquídeas tailandesas ou encomendá-la on-line.

Onde encomendar e quanto?

Você pode pedir uma orquídea na loja online ou em indivíduos que importam flores em pequenos lotes. O número de mudas em cada frasco varia muito (de 10 a 15 a 40). O preço aproximado de uma flor em uma garrafa em uma loja online é de 2,5 mil rublos. até 20 mil rublos Para indivíduos particulares, pode ser negociável.

A única diferença é que, na loja on-line, você pode comprar uma garrafa com uma flor da Tailândia, mas os comerciantes particulares têm uma condição: comprar de volta um lote inteiro (5, 20 a 30 peças) ou esperar o número certo de compradores para coletar.

Como escolher o caminho certo?

Você pode determinar qual variedade de planta foi colocada na garrafa pelo rótulo colado nela. Mas nem todas as orquídeas são projetadas para crescer em tais condições, e isso deve ser considerado na escolha de uma flor. Especialistas dão boas previsões para o crescimento de um estado de broto para uma planta adulta em:

  • phalaenopsis;
  • vand;
  • oncídios;
  • dendro-phalaenopsis;
  • cattleya.

Outro critério importante é a velocidade do cultivo. As mudas de Phalaenopsis começarão a florescer em alguns anos. Mas a floração de Cattleya ou Wanda terá que esperar de 5 a 7 anos e, em alguns casos, até 10. Os híbridos podem ser chamados de mais estáveis, podem crescer até o estado de uma flor e agradar o feliz proprietário a cada ano com sua floração.

O que o mercado oferece?

Na Tailândia, as orquídeas são cultivadas não apenas por viveiros especializados, mas também por agricultores individuais. Ao mesmo tempo, uma variedade única pode ser cultivada em cada fazenda que não é encontrada em nenhum outro lugar.

Interessante: A peculiaridade das orquídeas da Tailândia reside no fato de que um grande número de híbridos é encontrado no mercado, porque as orquídeas se cruzam facilmente. Por exemplo, a conhecida "vanda" nada mais é do que um híbrido de duas espécies - ascocentrum e renanteres.

Tipos e fotos de uma flor

Abaixo, você pode encontrar uma descrição dos tipos de orquídeas e ver suas fotos.

Phalaenopsis

Os mais numerosos deles. Flor delicada e perfumada, que lembra um pouco as borboletas crescentes.

Cattleya

Outra espécie popular, nomeada após seu pioneiro botânico inglês William Cattley.

Rhinostilis gigantea

O maior representante entre as orquídeas, possui um grande número de tonalidades: do branco ao roxo.

Quando você precisa extrair uma planta imediatamente de uma garrafa e quando não?

Se você receber uma bandeira com orquídeas, inspecione-a cuidadosamente. O estado das mudas determinará quando abrir o frasco.
  • Se o frasco não estiver danificado e a planta tiver solução nutritiva suficiente - a flor deve descansar por 2-3 semanas a partir do estresse vivenciado. O balão selado deve ser colocado no ambiente correto com ar quente e úmido, sem correntes de ar e hipotermia. Duas semanas depois, assim que o crescimento das mudas for perceptível, elas devem ser cuidadosamente removidas.
  • Será necessário abrir o frasco imediatamente somente se houver danos ou a solução especial tiver terminado. Você pode descobrir pelos primeiros sinais de deterioração do sistema radicular.

Transplante

É hora de transplantar uma orquídea. Aqui você precisa seguir alguns passos simples para que a flor se enraíza:

  1. É necessário liberar cuidadosamente as mudas da garrafa, cuidados especiais devem ser tomados com as raízes - elas são muito frágeis.
  2. Enxágüe e seque as raízes.
  3. Plante mudas em outro substrato. Para fazer isso, você pode pegar uma casca pequena.
  4. Sem uma lâmpada selada em um ambiente normal, a flor não vai durar muito devido a um sistema radicular fraco. Primeiro de tudo, você precisa fortalecer as raízes. Para fazer isso, coloque as orquídeas em uma estufa especial em um musgo úmido e pré-desinfetado. Um recipiente transparente pode ser usado como estufa, que deve ser coberta com vidro. Assim, simulamos as condições dos trópicos.
  5. A condensação no vidro e no vaso deve ser limpa diariamente, e a estufa improvisada deve ser ventilada para evitar o processo de decomposição. As orquídeas adquirem rapidamente raízes reais e estão prontas para plantar em uma panela. Como escolher um vaso para orquídeas leia aqui.

Você encontrará todas as nuances de plantar sementes, bulbos e crianças de orquídeas neste material.

As nuances do cuidado

Dependendo do tipo de flor, existem algumas nuances no conteúdo. Ao cultivar phalaenopsis, as seguintes condições devem ser observadas:

  • É melhor escolher um parapeito da janela nos lados oeste, leste e nordeste e organizar sombreamento.
  • O regime de temperatura é importante. A floração dura mais tempo na presença de sombra e temperatura de 18 a 25 ° C. No inverno e no outono, é aceitável uma queda de temperatura de curto prazo para 12 ° C. Uma temperatura comum do conteúdo é de 15 a 25 ° C.
  • A umidade deve estar em 40%. Umidade excessiva e baixa não deve ser permitida. Para aumentar a umidade, você pode colocar a flor em uma bandeja com água.
  • Rega - somente após o substrato secar completamente.

Regras de ouro para a alimentação

Recomenda-se alimentar a orquídea através da rega durante o período de crescimento. Para isso, o fertilizante Kemira Lux é perfeito.

Observando as regras básicas de vestir, você pode ter certeza de que a orquídea tailandesa será durável:

  • A fertilização de uma orquídea após o transplante é estritamente proibida.
  • Não fertilize plantas doentes.
  • No outono e primavera, as orquídeas são fertilizadas uma vez a cada duas semanas e no verão e inverno - uma vez por mês. Não alimente a planta durante o período de floração.
Importante: a superalimentação da planta não pode ser permitida; as folhas de uma flor freqüentemente quebram.

Reprodução

Para orquídeas reprodutoras, o método de propagação por divisão é mais frequentemente usado. É o mais simples e fácil possível. O principal é que a planta seja grande e tenha quatro lâmpadas falsas, certificando-se do seguinte:

  1. Retire a planta da panela sem danificar as raízes.
  2. Descasque as raízes do chão e corte. Certifique-se de que a cada metade sejam formados 3 pseudobulbos.
  3. Fatias da flor tratadas com carvão vegetal.
  4. Plante em uma panela com um substrato. Leia sobre qual solo é adequado para orquídeas, leia aqui.

Floração

Sob condições ideais de temperatura, a floração das orquídeas pode durar quase 6 meses. Há momentos em que uma orquídea "recusa" a florescer. Os principais motivos para isso podem ser:

  • saltos de temperatura;
  • rega inadequada;
  • violação de descanso;
  • falta de luz.

Além disso, a orquídea não tolera correntes de ar, pode ser suscetível a doenças de raiz. O cumprimento de todas as condições da flor é a chave para o seu florescimento oportuno.

Prevenção de doenças

É sempre melhor prevenir uma doença do que lidar com suas conseqüências, portanto, a prevenção de doenças das orquídeas é muito importante. Regras simples devem ser seguidas para evitar muitos problemas:

  1. Manuseie folhas e raízes com cuidado.
  2. Não deixe o composto molhado durante a noite (é possível apodrecer).
  3. Forneça ventilação e ar úmido.
  4. Limpe o substrato de folhas podres e infectadas.
  5. Ao aparar e transplantar, esterilize todo o instrumento, lave bem as mãos.
  6. Sempre coloque uma nova flor em “quarentena” para não infectar as flores velhas.

Não é fácil comprar uma orquídea tailandesa de verdade sem sair das fronteiras do nosso país. Pode ser comprado rapidamente ou de jardineiros experientes que plantam essas flores maravilhosas.

E que haja rumores sobre o mimado da orquídea tailandesa, com todas as regras para cuidar da flor, você pode obter bons resultados.

Deixe O Seu Comentário