O que é uma orquídea dourada e como cuidar dela em casa?
A orquídea é uma erva perene que cresce nas florestas tropicais da América do Sul e do Norte. Isso acontece em diferentes cores, formas e tamanhos. Tem um aroma agradável.
Na natureza, existem cerca de 30 mil espécies e todos os dias há cada vez mais. Hoje vamos falar sobre outra variedade desta bela planta - Golden Orchid. Você aprenderá sobre as condições para seu cultivo e cuidados adequados neste artigo. Também recomendamos assistir a um vídeo útil sobre esse tópico.
Que tipo de flor é essa?
Orquídea dourada é chamada "Kinabalu Gold". É a espécie de orquídea mais rara e cara da Terra. Para a muda desta flor, você pode dispor cerca de cinco mil dólares. Cresce em apenas um lugar - na encosta do Monte Kinabalu, localizado na ilha de Bornéu, na Malásia.
A orquídea começa a florescer após os quinze anos. O período de floração não é longo - de abril a maio. Uma planta pode produzir apenas um pedúnculo, com até 70 cm de comprimento, e pode ter no máximo seis flores, com até 45 cm de diâmetro, podendo crescer à sombra e sob luz forte.
Orquídea dourada - uma enorme planta fofa, com intrincadas pétalas assimétricasque têm uma posição horizontal. A altura da orquídea atinge 60 cm, as folhas são grandes, de 40 cm de comprimento e mais. Largura - cerca de 5 cm.Tem uma cor verde brilhante ou verde-amarela. Na base são os cabelos avermelhados. Sob luz forte, as folhas mudam de cor e ficam amarelas.
A sépala superior da flor é ovóide. Geralmente verde-claro, bege ou amarelo com listras bordô. A sépala inferior é igual à superior, mas menor em tamanho. As pétalas são geralmente creme ou amarelas com estrias marrons e manchas escuras na base. As bordas das pétalas são encaracoladas, cobertas por uma densa camada de cílios. O lábio da planta é verde dourado com manchas escuras.
Flor polinizada graças a moscas parasitas. A cor verde-vermelha brilhante os atrai. Moscas geralmente colocam larvas ao lado dele.
ATENÇÃO: Orquídea dourada é muito fácil de cuidar, mas difícil de florescer. Crescimentos jovens em uma planta adulta florescem após dois anos e em uma planta jovem após quatro ou cinco anos. As mudas para a floração levarão dez ou mais anos.Grau
A variedade "Golden" é chamada de lycaste perfumado por sua cor limão brilhante.. A planta tem pedúnculos altos; as flores podem exceder 17 cm de diâmetro. Além disso, esta variedade de orquídeas tem um aroma persistente e delicado.
Habitat natural - florestas tropicais da América Central e do Sul.
Reprodução
Devido ao fato de as orquídeas serem fáceis de atravessar, existem muitas variedades delas. Muitas vezes, os criadores trabalham intuitivamente. Ao escolher um par de pais, eles apenas consideram sua aparência. Na maioria das vezes, essas são plantas grandes com uma cor brilhante. O resultado são espécies e subespécies interessantes de orquídeas, mas falhas também acontecem. Acontece que os parceiros não levam à frutificação ou as sementes não germinam por nenhuma razão específica.
Foto
Em seguida, você pode ver a foto de uma flor de orquídea dourada.
Como cuidar de “Golden Kinabalu” em casa?
Todas as orquídeas são temperamentais, portanto precisam de cuidados máximos e atenção para alcançar o florescimento. A flor não é extravagante apenas na iluminação. Ele está bem na sombra, então não é necessário colocá-lo na janela.
IMPORTANTE: A planta é muito sensível à temperatura ambiente. Deve ser monitorado regularmente, caso contrário a flor pode morrer.Temperatura ideal
A temperatura do ar na sala deve variar de acordo com a época do ano e do dia:
- no verão de +23 a +28;
- no inverno, de +18 a +23;
- à noite - 3-5 graus a menos do que durante o dia.
Top vestir
É necessário alimentar a planta pelo menos uma vez por mês. Durante a floração - duas vezes por mês. Como a flor não tolera excesso de sal no solo, é melhor reduzir pela metade as porções recomendadas de fertilizante.
O solo deve reter bem a umidade. Também deve ser leve e incluir carvão, casca de pinheiro e esfagno.
A orquídea é uma flor que ama a umidade. A secagem do solo é inaceitável, mas a rega abundante pode causar muitos danos. É melhor abaixar a panela em uma panela com água, para que a planta absorva a quantidade certa de umidade.
Transplante
A orquídea não gosta deste procedimento e é difícil de tolerar. É necessário transplantar a planta apenas na primavera, não mais que uma vez a cada dois ou três anos. O pote deve ser largo, mas não muito profundo. Tudo deve ser feito com cuidado para não tocar as raízes. A flor transplantada não é regada por três dias.
Reprodução
A melhor maneira de aumentar o número de orquídeas douradas é dividir o arbusto durante o transplante. As plantas plantadas não são regadas por duas semanas. A temperatura do ar não deve exceder +22.
Assista ao vídeo sobre a propagação de orquídeas dividindo o arbusto (soquetes):
Doenças e parasitas
Orquídea pode ser atacada por parasitas: cochonilha, ácaro e escama. Se pequenos insetos ou outras alterações aparecerem na flor, ela deve ser lavada com água morna e secada com uma compressa de gaze. Se a planta for severamente afetada, inseticidas devem ser usados.
Para evitar doenças fúngicas e virais, a esterilidade deve ser observada durante o transplante de plantas. Seguindo todas as medidas de segurança, as orquídeas serão saudáveis e bonitas.