As regras para o cultivo de streptocarpus e as características de sua reprodução: como plantar sementes e enraizar a folha?

Os estreptocarpos são representantes da família Gesneriev. Todos os dias eles se tornam cada vez mais populares. As razões para sua popularidade são a facilidade de atendimento e uma variedade de variedades.

Anteriormente, eles cresciam apenas em florestas tropicais, nas encostas das montanhas da Ásia, África e Madagascar. Os criadores domaram esses representantes selvagens anuais e perenes. Cada produtor tem a oportunidade de cultivá-las em casa, observando regras simples de cultivo.

Descrição da flor

Streptocarpus tem folhas ligeiramente enrugadas e pubescentes.. Eles formam um soquete. Seu comprimento é de 30 cm e sua largura é de 5-7 cm, basicamente são verdes e somente em algumas novas variedades são variadas.

Dos seios da face aparecem pedúnculos altos. Às vezes atingem um comprimento de 25 cm e as flores estão localizadas sobre eles. São como sinos, já que as pétalas inferiores são alongadas. Existem muitos tipos, tons e tamanhos de flores.

Eles são ainda diferentes em diâmetro. Depois que as flores desbotam, uma fruta se forma - uma vagem torcida. As sementes amadurecem nesta vagem.

Características distintivas

  1. Despretenção em sair.
  2. Exuberante e longa floração da primavera ao inverno.
  3. Floração durante todo o ano, sujeita ao uso de iluminação adicional artificial.
  4. A planta não perde seu efeito decorativo depois de desaparecer.
  5. Reprodução por qualquer parte.

Como crescer?

Streptocarpus - plantas delicadas. Cuidar deles é simples. Os floristas que decidem cultivá-las, seguem regras simples e apreciam a beleza que envolve o parapeito da janela o ano todo. Isso ajuda a esclarecer o uso de phytolamps e lâmpadas fluorescentes.

A luz do dia não é suficiente para essa cultura fotofílica. Existem outras regras importantes a serem seguidas ao sair?

Seleção do solo

Streptocarpuses são plantas que crescem rapidamente. Eles têm raízes poderosas. Para que cresçam normalmente, é importante escolher o solo certo para plantar os estreptocarpos. Solo ideal - nutritivo, solto e respirável. A acidez ideal é de 6,7-6,9 pH. O diâmetro do vaso é de 9 a 12 cm.

A composição da mistura da terra:

  • 3 partes de solo Vermion;
  • uma parte do húmus chernozem / folha;
  • uma parte de fermento em pó. Vermiculita, perlita grossa ou areia grossa de rio lavada são adequadas.

Esterilização do solo

Os ingredientes da lista acima são esterilizados no forno em uma assadeira. Para fazer isso, adicione 1 xícara de água. A esterilização dura cinquenta minutos. A temperatura é de 150 graus.

Após esse período, adicione 1 colher de sopa à mistura resultante. musgo esfagno, que deve ser picado finamente, 1/3 art. carvão, previamente triturado e tricodermina. O último ingrediente é adicionado estritamente de acordo com as instruções.

Após a esterilização, 2-3 semanas devem passar antes que a mistura possa ser usada para plantar a planta. Este tempo é necessário para restaurar a microflora do solo.

Fertilizantes

Bons meios para alimentar bebês - Etisso Green. É produzido da seguinte forma: 1 ml por 1 litro. Quanto ao que é melhor alimentar uma planta adulta, o "Eco-Magic" é adequado para ela. Fertilização rara - 1 vez por semana.

Dosagem - cinco vezes menos do que o recomendado pelo fabricante. Se você for longe demais, aparecerão manchas nas folhas. No verão, é melhor não alimentar a planta, pois os estreptocarpos começarão a murchar devido ao florescimento abundante.

Importante! É indesejável fertilizar as folhas por pulverização, especialmente se for uma alimentação foliar de vermicomposto.

Rega

Para irrigação, use água sedimentada ou filtrada. A planta é regada após o solo estar completamente seco. Depois de algum tempo, a água da panela é drenada.

Umidade

Umidade confortável - 55-75%. Se o ar estiver mais seco na sala, pulverize o espaço próximo à flor de um pequeno frasco de spray. Gotas de água nunca devem cair sobre ela..

O arranjo de vasos com paletes cheios de musgo, seixos de rio e argila expandida ao lado também ajuda. Eles devem ser levemente umedecidos com água. Você pode instalar perto deles tanques com água para evaporação.

Temperatura

Os estreptocarpos crescem em ambientes fechados a t = + 22-25 ° C. A temperatura crítica é de +16 e abaixo de graus Celsius. Eles não gostam do calor, se você não o afetar, eles vão morrer. Primeiro, as folhas secam, depois as flores desbotam.

A planta perde seu efeito decorativo. Tendo notado os primeiros sinais da doença, é importante agir. Tendo estabelecido o regime de temperatura, tudo voltará ao normal. Com danos severos às folhas, elas são cortadas.

A sala é ventilada, mas ao mesmo tempo monitoram cuidadosamente que não há correntes de ar. É indesejável fazer um vaso de plantas ao ar livre. Se você fizer isso, coloque-o apenas em uma varanda ou varanda, protegida da chuva e do vento.

Você pode aprender mais sobre como cultivar e cuidar de estreptocarpos aqui.

Métodos de criação

Semente

Todos os iniciantes podem ser aconselhados a propagação de sementes. Este método é o mais fácil.

  1. O primeiro passo é preparar o substrato, levando turfa, perlita e vermiculita em partes iguais. A turfa é passada através de uma peneira de metal com uma malha de 0,5-1 mm, de modo que seu tamanho é reduzido ao tamanho da areia grossa do rio.
  2. As sementes de streptocarpus são semeadas na superfície do solo, sem aprofundar muito.
  3. Depois disso, eles pressionam um pouco com uma prancha, mas ao mesmo tempo uma não aplainada ou plástica não funciona.
  4. Após a semeadura, a planta é regada imergindo o recipiente em água. A umidade entra pelos orifícios de drenagem para que o substrato seja umedecido. Você não pode regá-lo de outra maneira, pois simplesmente lavará as sementes.
  5. Após a rega, cubra os vasos com polietileno ou vidro e coloque em um local claro. Até as sementes germinarem, a temperatura sob o vidro deve ser de +25 graus Celsius. Os primeiros brotos aparecem após 7 dias.
  6. Assim que duas folhas verdadeiras aparecem, um transplante é realizado. Agora o substrato deve ser nutritivo. A planta é transplantada para uma mistura formada por 3 partes de turfa, uma vermiculita e perlita e duas folhas de solo e musgo esfagno cada.

Fragmento de folha

Possível propagação vegetativa de streptocarpus. Eles se multiplicam a partir do tecido caloso. É formado em uma seção das veias de uma placa de folha. A folha é cortada, removendo a veia central.

Em seguida, a parte cortada é colocada em solo úmido, semelhante ao preparado na semeadura. Em breve, um clone vegetativo se formará a partir das veias laterais.

Dividindo o mato

O método mais simples de reprodução, que muitos produtores iniciantes esquecem, é dividir o mato. Para usá-lo, eles esperam até que a flor espessa se expanda bastante devido aos arbustos formados laterais. Pode ser dividido em partes. A planta mãe se beneficiará disso: rejuvenescerá.

Leia mais sobre métodos de criação de streptocarpus aqui.

Como enraizar uma folha?

Os estreptocarpos se reproduzem cortando um fragmento de folha. É aconselhável escolher o caminho certo para isso. A folha deve estar com um grande número de veias laterais, que devem se estender a partir da veia central. Quanto mais deles, mais crianças aparecerão.

A folha é cortada, tendo recebido várias partes dela. O comprimento de cada fragmento de folha deve ser o mesmo que o tamanho do vaso selecionado para o enraizamento. Ao remover a veia central, eles agem suavemente.

Eles jogam fora e apenas fragmentos laterais da folha são permitidos no estojo. É aconselhável colocá-los em vasos de formato quadrado ou em vasos de formato quadrado baixo com uma altura lateral de 30 mm. Depois de preparar os vasos, eles derramam o solo com uma camada com uma espessura de 15-20 mm. Em seguida, colocam as folhas em sulcos rasos e compactam o solo próximo a elas.

Pequenas folhas nas veias laterais aparecem após 2 meses. Apenas dois meses depois, quando as novas folhas atingem um comprimento de 30 a 40 mm, elas são sedimentadas a partir da folha mãe. Após o transplante, mantenha vasos com folhas em uma estufa plástica. Eles devem criar raízes e crescer.

Qual deve ser o cuidado?

Atrás da planta

Um pote de estreptocarpos é colocado em uma janela em que a luz direta do sol não cai.. É importante garantir que não haja rascunhos neste local. Se houver problemas com a iluminação, novas folhas não aparecerão e pedúnculos com flores não se formarão nos seios.

Muito vai depender da rega. A planta é regada somente quando o solo superficial está completamente seco. Para irrigação, use água macia e assentada à temperatura ambiente. Se for muito frequente, as raízes apodrecerão e a flor morrerá.

Além disso, monitore cuidadosamente se a água não entra no compartimento das folhas. É derramado exclusivamente sob as folhas. Você pode regar estreptocarpos por imersão em um recipiente de água.

A planta não gosta de pulverizar ou lavar as folhas com uma esponja.

Para mudas

Cultive uma planta a partir de sementes. As lojas de flores os vendem de forma dragada devido ao fato de as sementes serem muito pequenas. A própria concha entrará em colapso após a semeadura superficial na camada superior úmida da terra.

Não é necessário esperar a primavera crescer um novo espécime de flor. A semeadura é realizada durante todo o ano, mas o primeiro pedúnculo após o plantio aparece somente após sete meses. Para acelerar o crescimento, muitos cultivadores de flores usam iluminação adicional e regam as mudas somente após a secagem final do solo.

Para os brotos

Todas as plantas da família Gesneriaceae regeneram raízes como parte de uma placa foliar. O principal é escolher uma folha saudável para cortar fatias. É plantada em uma pastilha de turfa embebida.

Não cuide de uma maneira especial, apenas regue-a e certifique-se de que brotos jovens apareçam na folha. Assim que aparecem, eles são transplantados em copos separados.

Às vezes, a veia central é removida de toda a folha e as tiras longitudinais são dispostas em uma mini-estufa. É feito com facilidade a partir de uma caixa de enrolar. O plantio é compactado e pulverizado para que fique úmido na caixa. Essa umidade é mantida até o aparecimento das crianças. Após a sua aparição, eles são sentados em vasos separados.

Doenças e Pragas

Os estreptocarpos sofrem de doenças infecciosas. Durante a doença, suas folhas podem ficar amarelas, murchar ou murchar. Se você começar a doença, a floração se deteriorará. Se você não agir, eles morrerão.

Oídio. Isso se manifesta pelo aparecimento de placas brancas no caule, folhas e flores. Com o tempo, o revestimento branco se tornará marrom. Folhas e flores vão começar a secar e morrer.

Para que o oídio não estrague os estreptocarpus, eles têm medo de correntes de ar, quedas de temperatura, alagamento do solo e cobertura frequente. Se você tomar medidas quando o primeiro sinal aparecer - um revestimento branco nas folhas e caules, compre soluções especiais e use-as de acordo com as instruções.

Muitas vezes, o estreptocarpo é afetado pela podridão cinzenta.. Um revestimento marrom claro aparece na parte afetada. Com o tempo, transforma-se em úlceras marrons, que aumentam constantemente de tamanho. As razões para a aparência são umidade excessiva. Todas as áreas afetadas são removidas e a planta é pulverizada com uma solução de sabão de cobre.

Os tripes de insetos são prejudiciais ao streptocarpus. Freqüentemente, os cultivadores iniciantes não os notam. Eles não conseguem conectar alguns sinais e sentem que algo está errado. As flores desbotam rapidamente, as anteras ficam marrons e secas e os pistilos engrossam na base.

Assim que perceberem isso, compre uma solução especial. É produzido de acordo com as instruções e a planta é pulverizada com a frequência desejada.

Você pode aprender mais sobre pragas e doenças do streptocarpus neste artigo.

Conclusão

Streptocarpus é uma planta bonita. Eles fascinam com sua aparência brilhante. Depois de vê-los, muitos cultivadores de flores se apaixonam e querem obter essa "caixa torcida" (é assim que o nome da planta é literalmente traduzido) para sempre. Porque não Afinal, eles não são muito onerosos para cuidar.

Deixe O Seu Comentário