Como salvar o pescoço da podridão cinzenta e das raízes e se as raízes da orquídea phalaenopsis apodrecerem?

Flores de interior são coisas vivas. Eles são suscetíveis a muitas doenças, em particular à podridão. Mesmo se não houver insetos nocivos na sala, o risco é grande o suficiente.

O desenvolvimento saudável das plantas é possível apenas mantendo os parâmetros ideais.

Assim, a partir do artigo, você aprenderá o que é podridão, quais partes da planta ela afeta, como lidar com ela e quais medidas preventivas devem ser tomadas.

O que é podridão?

Rot é uma definição geral de doenças causadas por fungos e bactérias fitopatogênicos. Danos por podridão nas lâminas foliares, um processo mais avançado - para concluir a decomposição, secar e logo a morte de flores decorativas. As plantas afetadas pela podridão tornam-se fracas, murchas, perdem o turgor, as qualidades decorativas se deterioram, o tempo de floração diminui, os processos de fotossíntese geralmente são prejudicados e o crescimento é interrompido.

Atenção! Com um excesso de umidade na sala, as áreas afetadas da planta ficam cobertas de esporos de podridão, que podem se espalhar para as flores próximas.

Quais partes da planta são mais suscetíveis?

Primeiro de tudo, folhas jovens, flores, brotos sofrem de podridão. Então o processo de decadência se espalha, passando para o próximo estágio, decadência. Nesta fase, as folhas perdem sua elasticidade, cor brilhante, tom. A doença afeta o sistema caule e radicular (que outras doenças afetam a phalaenopsis?). Com o desenvolvimento subsequente, partes da planta ficam cobertas de mofo, ficando moles e depois morrem.

Como definir esse processo?

A presença de podridão nas orquídeas é determinada com base na presença dos seguintes sintomas:

  • descoloração do sistema radicular, visivelmente escurece;
  • quando você clica na raiz - um líquido aparece;
  • a folhagem perde sua elasticidade (por que mais as folhas podem desbotar?);
  • a presença de áreas de choro no rizoma;
  • traços esverdeados de esporulação podem ser vistos nas paredes da panela;
  • parte superior instável e instável da planta.

As consequências

Phalaenopsis, danificada pela podridão, começa a perder folhagem (quais são as doenças das folhas de phalaenopsis?). As folhas ficam macias, menos elásticas. Eles caem do caule, a planta se desenvolve como um construtor. Nos estágios iniciais da decadência, reviverá as raízes (como salvar uma flor sem raízes?). O principal é detectar a doença a tempo, tomar urgentemente todas as medidas necessárias e eliminar a causa da propagação da podridão. Somente assim, a orquídea pode ser salva da morte iminente. Afinal, nos estágios posteriores, nada ajudará.

Medicamentos para combater esta doença

Os medicamentos mais eficazes para a prevenção e tratamento do processo de decomposição são considerados fungicidas. São fundos que eliminam os agentes causadores de doenças fúngicas em representantes da flora. Os componentes dos fungicidas são: cobre, manganês, mercúrio, substâncias orgânicas e aldeídos. Para eliminar a podridão na phalaenopsis, aplique:

  1. Fitosporina-M adequado para o tratamento de doenças fúngicas e bacterianas.
  2. Quadrix - uma preparação de largo espectro, feita com base na substância azoxistrobina, é utilizada para fins profiláticos e tratados.
  3. Vitríolo azul com base no sulfato de cobre, um efeito positivo é observado após 3 horas.
  4. Mikosan útil nos estágios iniciais do desenvolvimento da doença, ativa o trabalho das lectinas, estimula o sistema imunológico.
  5. Bordeaux líquido também feito com base em uma solução de cobre. Também está incluído o cal para diminuir a acidez do solo.

O que fazer neste caso: instruções sobre como destruir a doença

As orquídeas são bastante suscetíveis a todos os tipos de doenças e pragas.. Portanto, é importante reconhecer imediatamente os sinais para ajudar urgentemente. Infelizmente, os representantes da família das orquídeas são freqüentemente afetados pela podridão. Isso está diretamente relacionado a condições impróprias de detenção.

Importante! Muitos amantes de flores, sabendo que as orquídeas vêm dos trópicos, tentam umedecer as flores o máximo possível. Ao mesmo tempo, umidade confusa e rega excessiva. Devido a esses fenômenos, várias doenças podres se desenvolvem. Entre os quais são freqüentemente encontrados: podridão radicular, podridão cinza, podridão no pescoço.

Raiz

Sintomas: as folhas mudam de cor, tornam-se marrom-marrom, as raízes são macias com óbvias áreas podres.

Razão: a sala possui alta umidade e temperatura.

Tratamento:

  1. Criando condições ideais de conforto para a phalaenopsis.
  2. Trate o solo e a planta com uma solução a 0,2% do medicamento Fundazole ou Topsin. Nesse caso, um método eficaz de imersão do pote em uma mistura química.
  3. O procedimento é realizado pelo menos três vezes com um intervalo de 2 semanas.

Prevenção: use um substrato calcinado e desinfetado para o plantio.

Leia sobre como salvar e cultivar as raízes da orquídea phalaenopsis aqui, e aqui você aprenderá como cuidar adequadamente das raízes para evitar doenças.

Tratamento de podridão cinzenta

Sintomas: o aparecimento de áreas escuras com um revestimento desgrenhado cinza nas folhas, caule e solo. Manchas marrons são observadas nas inflorescências. (sobre por que as manchas aparecem na phalaenopsis, leia aqui).

Razão: a sala possui alta umidade e baixa temperatura. Ou excesso de fertilizante à base de nitrogênio.

Tratamento:

  1. criação de condições ótimas de conforto para a phalaenopsis;
  2. afaste a planta doente das saudáveis;
  3. remover áreas danificadas da planta;
  4. pulverize a orquídea com uma solução aquosa de fungicida.

Prevenção: use medicamentos que aumentem a resistência a doenças. Mantenha os parâmetros de temperatura e umidade necessários na sala.

Como salvar o pescoço?

Sintomas: as folhas ficam amarelas, caem do pescoço do caule. Visualmente, a doença é difícil de ver, porque apodrece no pescoço.

Razão: rega frequente, pregar muito tempo em solo úmido, baixa temperatura ambiente. Não pode ser tratado.

Prevenção: cuidado racional da planta, fortalecendo a imunidade com a ajuda de ferramentas especiais.

Ajude a orquídea, que perdeu o rizoma

De fato, belezas tropicais são flores tenazes. Mesmo que o sistema radicular apodreça, a planta pode muito bem existir ainda mais. Medidas de emergência devem ser tomadas.

  1. Então, antes de tudo, todas as áreas deterioradas e danificadas das raízes são removidas. Uma ferramenta afiada e pré-higienizada deve ser usada para esse processo. É necessário cortá-lo “vivo” para que a podridão não se espalhe mais.
  2. Os locais das fatias são tratados com agentes anti-sépticos que não contêm álcool. Freqüentemente usado carvão ativado triturado, canela em pó. Deixe secar por várias horas. Após o tratamento com uma solução de fungicida, para certamente se livrar do fungo prejudicial.
  3. No final do procedimento de desinfecção, os restos do sistema radicular devem ser mergulhados em uma solução com estimulantes radiculares. Esses medicamentos aumentam a imunidade da planta e aceleram o processo de formação de raízes. É melhor tomar "Epin" ou "Zircon", diluindo nas seguintes proporções: 1 gota do medicamento por 1 litro de água. Nesta solução, a orquídea deve demorar cerca de 2 horas. É importante garantir que nenhum líquido entre nas folhas.
  4. Dependendo do estado da phalaenopsis, é necessário escolher outro método para germinar o sistema radicular: estufa ou no ar. Se as raízes estiverem completamente ausentes, a primeira opção é a estufa. Se algumas das raízes ainda estiverem lá, você poderá ficar sem ela.
  5. Orquídea deve ser colocada em um recipiente com água purificada. No entanto, é necessária uma secagem regular, especialmente escolhendo o método que não seja de efeito estufa. Nos dois casos, a flor deve estar em um local bem iluminado, a uma temperatura de + 23-25ºС. É necessário alimentar regularmente fertilizantes à base de potássio e fósforo, uma vez em 10 a 14 dias.Conselhos! Uma vez por mês, use um estimulante de raiz, o tempo que a planta gasta em uma solução desse tipo não passa de 6 horas.
  6. O aparecimento de raízes espera de 1 mês a seis meses. A duração do processo está diretamente relacionada ao estado inicial da planta.

Em seguida, você pode assistir a um vídeo que diz como ajudar uma orquídea com raízes podres:

Prevenção

Para evitar tais situações desagradáveis, é possível com o cuidado adequado da orquídea:

  • Manter uma temperatura confortável no verão: + 22-25ºС, no inverno + 16-18ºС. A diferença nas diferenças de temperatura não deve exceder 5ºС.
  • A iluminação é necessária difusa, com uma duração de 14 horas.
  • Umidade dentro de 50-60%. Certifique-se de ventilar regularmente a sala.
  • Água uma vez por semana, entre o solo deve secar completamente.
  • É melhor pulverizar Phalaenopsis até 5 vezes por dia. Excluir o procedimento durante o período de floração.

O conteúdo correto de orquídeas em condições de ambiente eliminará a possibilidade de adoecer com várias doenças. Também é importante ajustar o cuidado, dependendo da época do ano e das condições da planta.

Deixe O Seu Comentário