Como escolher um substrato para orquídeas?

Os primeiros milhares de orquídeas trazidas para o nosso continente morreram.

Afinal, os europeus os plantaram no chão. E só agora todo mundo sabe que as orquídeas são plantas exóticas, seu habitat habitual são as florestas tropicais; portanto, o solo para a planta deve ser escolhido como adequado.

Agora vamos aprender como escolher e cozinhar você mesmo para várias variedades de orquídeas.

O que é isso

Por substrato entende-se uma mistura de solo que consiste em vários componentes. Os elementos da mistura são de origem natural e artificial. A base de substratos artificiais é composta de materiais minerais e sintéticos, a saber: fibras de poliestireno, lã mineral, argila expandida. As misturas naturais são baseadas nos seguintes componentes:

  • casca de pinheiro;
  • musgo
  • areia;
  • turfa;
  • decíduo;
  • terra de coníferas;
  • casca de coco;
  • compostagem
  • perlita;
  • húmus.

Sobre se é possível plantar uma orquídea em terra comum, leia este material.

Para que é utilizado?

Como usar o componente de substrato? No mercado atual, existe um número suficiente de todos os tipos de misturas de solo. No entanto Todas as misturas de solo têm finalidades diferentes:

  • para o cultivo de mudas de hortaliças;
  • suplemento para o plantio de mudas de frutas;
  • para armazenar tubérculos;
  • plantar e replantar flores de interior de várias variedades;
  • enraizamento de estacas.

A composição diferente do substrato tem objetivos diferentes.

Ajuda! O solo pode ser destinado a adicionar, alimentar a planta, atualizar o solo antigo, como um componente para o solo ou diretamente para o plantio completo de uma flor.

Requisitos para isso

Os critérios para escolher uma mistura de solo para flores de interior são os mesmos. No entanto, o sistema radicular da orquídea é único. Devido ao fato de as raízes serem cobertas por uma camada absorvente de umidade, semelhante a uma esponja, as orquídeas podem acumular e armazenar umidade. Mas essa camada nem sempre deve estar molhada. Fornecendo líquidos e nutrientes para a planta, conforme necessário, as raízes continuam respirando e permanecendo secas. Dadas as especificidades do sistema raiz, as orquídeas precisam de um substrato que atenda a requisitos como:

  1. permeabilidade à água e ao ar;
  2. friabilidade;
  3. leveza;
  4. ótima capacidade de umidade;
  5. não toxicidade;
  6. tem um longo processo de decomposição;
  7. ambiente não ácido, pH 5,5-6,0.

O que escolher: pronto ou caseiro?

Nas lojas de jardinagem, há uma seleção considerável de várias misturas de solo para orquídeas. Ao comprar um substrato, vale a pena ler atentamente a descrição do produto na embalagem:

  • a finalidade do solo para o qual as plantas são adequadas;
  • composição de nutrientes e pH do solo;
  • componentes da mistura;
  • dicas de aplicação.

A melhor opção quando o substrato acabado é destinado diretamente às orquídeas.

Os principais componentes:

  • casca de pinheiro;
  • musgo
  • carvão vegetal;
  • grânulos de argila expandida;
  • raízes de samambaia.
Importante! O solo é recomendado para o plantio de flores, se o pH for <7.

Infelizmente, mesmo em lojas confiáveis, você pode não ter sorte em comprar um produto de baixa qualidade. Para evitar isso, assim como salvar, o substrato para orquídeas é preparado de forma independente.

  1. Antes de tudo, necessário casca de pinheiro. Este é o principal componente fácil de encontrar em uma floresta de pinheiros, em árvores caídas. A casca deve ser esmagada a 2-3 cm e é aconselhável aquecê-la no forno por alguns minutos, a uma temperatura mínima, para remover insetos nocivos.
  2. O segundo ingrediente é esfagno de musgo. Na primavera, após o derretimento completo da neve, ela é coletada nas planícies. O musgo possui propriedades bactericidas e acumuladoras de umidade. Use fresco e seco.
  3. O próximo elemento importante é raízes de samambaiaque contêm muitas substâncias úteis. Adicione à mistura seca.
  4. Carvão fácil de encontrar nas cinzas. As cinzas de madeira são necessárias no mesmo tamanho que outros componentes.
  5. Outro componente é argila expandida. Este é um material comum, barato e leve. Os grânulos são excelentes como drenagem (para obter mais detalhes sobre se a drenagem é necessária para uma orquídea e qual escolher, veja aqui).

Não é necessário coletar todos os ingredientes do substrato, eles podem ser comprados separadamente em lojas especializadas. Boa produção de material natural do fabricante "Auriki Gardens". Tudo o que resta a ser feito é misturar.

Detalhes sobre o que é melhor fazer em casa ou comprar solo preparado para uma orquídea, bem como qual deve ser a composição correta da mistura de solo, leia aqui.

Variedades de misturas adquiridas

Agora, a mistura de solo pronta para orquídeas não é uma mercadoria escassa, vendida em jardins e lojas de flores. Todos eles têm aproximadamente a mesma composição, mas diferentes fabricantes e, consequentemente, o custo.

  • Seramis - O substrato é projetado especialmente para orquídeas. A composição inclui grânulos de argila de tamanho grande, casca de pinheiro e micronutrientes.

    Os componentes fornecem ventilação adequada às raízes, balanço hídrico, promovem crescimento ativo. O conteúdo do solo na embalagem é de 2,5 litros, o preço é de 950 rublos.

  • O Efeito Bio Start - Mistura de solo russo, feita exclusivamente a partir de componentes naturais e naturais.

    O substrato é de granulação fina, o tamanho da fração é de 8 a 13 mm. O produto está completamente pronto para uso, não requer esterilização adicional. O volume de 2 litros, o custo de 350 rublos.

  • Jardins de Auriki para profissionais de orquídeas. A mistura de plantio na composição possui: cinza de madeira, musgo-esfagno de casca de pinheiro, lascas de coco e fibra. A quantidade de substrato é projetada para uma panela com capacidade de até 1,7 litros.

    Antes do uso, todos os componentes devem ser deslocados. A fibra de coco pode ser usada como drenagem. O custo do conjunto é de 100 rublos.

Como melhorar?

As misturas de solo pré-misturadas geralmente contêm uma grande porcentagem de turfa ou terra de folha. Devido à terra alagada, os processos de podridão estão se desenvolvendo rapidamente. Ao transplantar, as raízes com uma camada compactada de solo caem da planta. É aconselhável remover o excesso de turfa.

Isso é feito usando uma peneira grande ou uma peneira com furos grandes. Peneire o substrato, removendo a turfa o máximo possível. Em seguida, diluímos a mistura com uma casca de pinheiro (mais sobre qual casca pode ser usada para orquídeas e como prepará-la você mesmo, leia aqui). O solo resultante é adequado para o plantio de orquídeas.

Assista a um vídeo sobre como melhorar a cartilha de orquídeas comprada.

Instruções de cozimento passo a passo

Nas lojas de flores 90% do número total de orquídeas são variedades epífitas:

  • dendrobium;
  • Cattleya;
  • lycasts;
  • phalaenopsis;
  • Cumbria
  • zygopetalum;
  • masdevallia.

Para essas plantas, a capacidade é importante principalmente para manter a posição vertical e, em seguida, para nutrição e obtenção de umidade que dá vida. Portanto, epífitas não precisam de terra, um substrato suficientemente infundado é suficiente.

Para fazer isso, faça o seguinte:

  1. vaso de plástico com orifícios de drenagem;
  2. colocamos argila expandida ou fibra de coco no fundo;
  3. preparamos os componentes da mistura: casca de pinheiro, freixo, musgo, raízes de samambaia, fermento em pó mineral (vermiculita, perlita);
  4. tomamos os componentes em proporções iguais;
  5. após a mistura, encha o recipiente preparado com o substrato.

As misturas têm várias variações. Por exemplo, combinando 1 parte de carvão vegetal e 5 partes de casca, ou musgo-esfagno, cinzas e lascas de casca, na proporção de 2: 1: 5.

Os 10% restantes são orquídeas terrestres: cymbidium e paphiopedilum. Dependendo dessa classificação, as plantas precisam de solo diferente.

As variedades terrestres requerem nutrição aprimorada. A seguinte composição do solo é adequada para eles, preparada da seguinte maneira:

  1. coloque em uma panela uma casca de pinheiro de uma fração média de 1-2 cm;
  2. carvão vegetal do mesmo tamanho;
  3. musgo e turfa;
  4. misture tudo bem;
  5. argila expandida é derramada no vaso.

Você também pode preparar um substrato do solo preparado para orquídeas, adicionando musgo e parte da terra decídua.

As consequências do solo selecionado incorretamente

Às vezes, as orquídeas não parecem saudáveis, a folhagem começa a ficar amarela e seca, os danos nas raízes são perceptíveis, o período de floração é atrasado e, se florescer, as inflorescências são pequenas e pouco brilhantes. As causas de tais fenômenos e doenças são a escolha errada ou o solo ultrapassado.

Com o tempo, o substrato, ao cultivar plantas, torna-se mais denso, esgotado, especialmente sem o uso de cobertura.

Atenção! Recomenda-se que o solo seja trocado e atualizado a cada 2 anos. Também é importante escolher o substrato certo para um certo tipo de orquídea, caso contrário, haverá problemas com a saúde da planta.

As orquídeas são plantas tropicais que precisam se adaptar em climas temperados. O solo idealmente selecionado é um dos fatores determinantes em sua vida e crescimento. Não tome esse processo de ânimo leve, porque é melhor fazer tudo imediatamente do que corrigir erros mais tarde.

Deixe O Seu Comentário