Tudo sobre Yesenia Gloxinia: Recursos de propagação e dicas úteis para o cuidado adequado

Os floristas há muito apreciam uma flor como a gloxinia. Em algumas cidades, os admiradores desta planta ainda realizam concursos e análises das melhores variedades, que premiam os vencedores que criaram novas variedades de gloxinia. E eles aparecem quase todos os anos, porque é impossível resistir ao desejo de melhorar uma flor já excelente.

Mas é importante saber como cuidar dele, quais são as características, as regras de reprodução. Então a flor irá deliciar-se com a sua beleza.

Descrição botânica e história de origem

Ele também tem um segundo nome - synningia. O primeiro nome foi dado em homenagem ao descobridor e explorador Benjamin Peter Gloksin. E o segundo - em homenagem ao criador que estava envolvido ativamente no cultivo dessas plantas - V. Sinning.

É uma planta perene que cresce a partir de tubérculos. Os pedúnculos são curtos, mas com os devidos cuidados, podem esticar até 30 cm de altura, muitas vezes dobrando-se sob o peso das gemas. Ao mesmo tempo, cerca de duas dúzias de flores podem florescer em Yesenia, que tem uma forma em forma de sino (para algumas lembra uma rosa, não um sino) com um diâmetro de 7 a 12 centímetros. Existem framboesas saturadas ou cores marrom. E quando o botão está totalmente aberto, uma delicada borda branca aparece nas bordas. Existem muitas pétalas, são de veludo ao toque.

As folhas saem da saída da raiz com um comprimento decente de estacas e são dispostas em um círculo de brotos. Eles também têm uma superfície aveludada. Eles têm uma cor verde escura.

AJUDA! As florestas decíduas da América do Sul e Central são reconhecidas como a pátria de Gloxinia. Mas você pode encontrá-la nas margens rochosas dos rios ou nos densos bosques da floresta. Ele chegou ao continente europeu no século 19 e se tornou popular como planta de casa.

Aparência

Parece uma pequena flor espessa. Compacto, mas atrai a atenção devido às cores e folhas brilhantes e às corolas das flores. O espaço máximo que a planta ocupará em sua casa não excederá 30 cm de comprimento e o mesmo número de largura. Devido à sua superfície aveludada, possui uma aparência rica e é considerada especialmente difícil de manter, embora, na verdade, seja completamente despretensiosa e até um cultivador iniciante pode gerar gloxinia.

Uma característica da sinningia pode ser considerada o fato de ter um período adormecido (geralmente isso acontece no inverno) e, nesse momento, descarrega completamente a parte do solo e envia todos os nutrientes aos tubérculos radiculares. Não tenha medo de tal comportamento da gloxinia - este é um processo natural; no entanto, o cuidado nunca deve ser interrompido. Deve ser o seguinte:

  1. A rega é reduzida para uma vez por mês.
  2. A cobertura é geralmente excluída;
  3. Após a morte completa da parte do solo, vá para um local fresco.
  4. Recomenda-se que os tubérculos sejam retirados do solo e colocados em serragem seca.

Isso deve acontecer até meados de janeiro. No final deste período, os rizomas são plantados em um solo úmido renovado e colocados em condições normais.

Foto

Abaixo você pode ver uma foto de uma flor maravilhosa:




Dicas de pouso

Planeje este evento para o início de março. Neste momento, Yesenia começa a acordar, mas ainda não soltou as folhas. Use vasos pequenos para plantar, eles podem ser de plástico ou argila.

Que solo preparar?

Para esta flor, a mesma mistura é adequada para as violetas. Pode ser adquirido na loja. Mas você pode cozinhar tudo sozinho. Para isso, você precisará de:

  • húmus decíduo (1 parte);
  • solo foliar (1 parte);
  • areia (de preferência rio) (1 parte);
  • turfa (2 partes);
  • relva (2 partes).

Misture todos esses componentes. A acidez do solo deve ser mantida fraca (pH entre 5,5 - 6,5).

IMPORTANTE! Você deve estar ciente de que, ao longo do ano, o teor de sal no solo aumenta, portanto, a cada estação, ele precisa ser atualizado.

Você pode usar solo de coco, mas sua acidez é geralmente fraca ou neutra. Use casca de pinheiro picada para aumentar.

Seleção de iluminação e localização

Gloxinia adora muita luz, mas deve ser espalhada. Uma opção ideal seria colocar um vaso com uma planta no lado leste ou oeste da sala. Se você não pode evitar o lado sul, certifique-se de sombrear este lugar para que os raios do sol não feram as delicadas folhas da planta. Você pode pendurar papel ou papel alumínio na janela.

Em dias quentes, ventile a sala. Sinningia não suporta o abafamento, por isso começará a soltar flores. e as folhas ficarão secas e gradualmente desaparecerão. O local mais desfavorável é a varanda fechada, principalmente ao meio-dia. Ao arejar, você também endurece a planta. Mas evite correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura.

Yesenia é uma das poucas variedades que requer longas horas de luz do dia (até 14 horas). Portanto, para garantir essa condição, recorra à ajuda de iluminação artificial, especialmente para plantas jovens. Com a falta de luz, a planta se estende e a floração é inibida.

Velvet Beauty Care

Rega

Sinningia adora regar abundantemente. Mas é melhor introduzir água no solo através de um poço. Em caso de rega, tome cuidado para não bater nas flores e nas folhas. Cuide da presença de uma camada de drenagem para que a água não fique estagnada no vaso.

Você precisa regar a flor após dois dias após a secagem da camada superior do solo. A água não deve conter impurezas químicas nocivas e deve ser um pouco mais quente que a temperatura ambiente. A água fria é especialmente destrutiva durante a formação dos brotos e sua floração.

No final de agosto, a rega é reduzida, preparando assim a gloxinia para o período de descanso. Mas há momentos em que, mesmo neste momento, a syningia não redefine as unidades terrestres. Pare de regar completamente e aguarde as folhas e flores secarem e depois corte as partes mortas.

DICA! Yesenia costuma estar em uma sala com ar bem umidificado. É melhor criar essa condição com a ajuda de um recipiente com água ou uma bandeja com argila expandida. Mas recuse a ajuda de pistolas de pintura.

Top vestir

Dentro de um mês e meio após a atualização do solo, os nutrientes estarão presentes em quantidades suficientes. Após esse período, você precisará ativar a recarga adicional. Para as nossas flores, os mesmos complexos são adequados para todas as culturas de interior com flores, em particular as violetas.

Os fertilizantes são recomendados a cada sete dias, diluindo-os com água para irrigação. Observe que a concentração deve ser menor que a recomendada na embalagem em cerca de 2-3 vezes. Prefira cobertura superior com alto teor de fósforo e potássio, mas deve ter um mínimo de nitrogênio, o que afeta adversamente o florescimento da sinningia.

Modo de temperatura

A temperatura ideal no período ativo é 20-22 graus acima de zero durante o dia e 18 graus de calor durante a noite. Durante o inverno, os indicadores recomendam reduzir para 14 graus.

Doenças e Pragas

Doença:

  • As peças fundidas amarelas indicam que você seca, ar muito quente e alimentação excessiva. Além disso, a folhagem retorcida notificará você sobre essas condições inadequadas.
  • A pigmentação marrom é queimada pelo sol ardente. Ou é um sinal de que a planta está congelando ou que a água para irrigação não está quente o suficiente.
  • As chapas de folhas perdem sua cor espetacular e saturada devido à umidade no ambiente, enquanto a flor em si é muito extensa.
  • As folhas podem ficar não apenas amarelas, mas também vermelhas. Esta sinningia relata uma falta de fósforo, que afeta diretamente sua floração.
  • A falta de gemas é explicada por uma quantidade excessiva de nitrogênio nos fertilizantes, o que dará um impulso apenas ao crescimento da parte verde da gloxinia.
  • Devido à rega excessiva e acidez inadequada do solo, estacas e botões apodrecem. Além de transplantar e ajustar a umidade do solo, trate o tubérculo com um fungicida. Se todas essas medidas não forem salvas, o problema está no próprio rizoma, provavelmente ele morreu.
  • Os botões estão secos devido ao ar muito seco. Não se esqueça de umedecê-lo periodicamente.
  • Toda a folhagem murcha. Esta não é uma doença, mas preparação para o inverno. Aguarde até que todas as folhas desbotem. e remova-os da flor.

Pragas:

  • Podridão cinzenta Esta praga pode ser reconhecida pela presença de um revestimento macio e cinza na parte do solo da planta. Esta doença é acompanhada por súbita deterioração de toda a flor. Para evitar a ocorrência desta praga, ventile a sala com mais frequência e ajuste a frequência da rega. A podridão cinzenta é tratada com uma solução fungicida com um intervalo de uma semana.
  • Oídio Esta é uma doença fúngica. Difere pelo aparecimento de placa branca em toda a planta. Este parasita adora ambientes úmidos e solo muito úmido. Portanto, monitore cuidadosamente esses fatores. O motivo do ataque a esta praga pode ser o próprio solo, que já estava infectado. Se a doença não se espalhar muito, você pode salvar Yesenia tratando fungicida. Ao mesmo tempo, as usinas vizinhas precisam ser processadas. É necessário se livrar de uma flor se o oídio ganhar impulso de massa.
  • Míldio ou peronosporose. Outra doença com natureza fúngica. Desenvolve-se devido a mudanças bruscas de temperatura e irrigação com água da chuva. É caracterizada por manchas descoloridas de várias formas na placa da folha, que gradualmente se tornam marrons e secas. Ao mesmo tempo, a placa é observada no verso da folha. Depois de detectar a doença, você precisa remover as folhas afetadas. e trate o resto com Previkur ou similar.
  • Tripes - os "rebatedores" mais comuns. Eles são representados por insetos que se alimentam de seiva de gloxinia, matando-a. Sinais de tripes são pontos pontilhados de luz nas lâminas das folhas. Assim que você notar esta doença, isole imediatamente a syningia de outras culturas de interior e trate-a com soluções inseticidas.

Recursos de propagação

Yesenia pode ser propagado de três maneiras:

  • estacas;
  • divisão de tubérculos;
  • sementes.

O primeiro método é adequado para o verão.

  1. Pegue uma folha grande e saudável, divida-a horizontalmente em três partes, livre-se das estacas e coloque os segmentos da folha no chão, aprofundando-se a um nível de 0,5 cm.Neste caso, crie condições de estufa cobrindo o recipiente com um filme.
  2. Ventile os brotos diariamente e remova o líquido resultante.
  3. Após 20 dias, as primeiras raízes aparecerão nas estacas e você poderá plantá-las em "casas" separadas.

Reprodução tuberosa após o inverno pouco antes de plantar as raízes no chão. É necessário dividir o tubérculo para que um broto permaneça em cada parte. As peças cortadas devem ser polvilhadas com cinza de madeira. O vaso para plantio não deve ter mais de 15 cm de diâmetro. E a temperatura não deve ser inferior a 20 graus.

Para semear gloxinia, compre sementes na loja. Eles precisam ser semeados no final do inverno, espalhando o material de plantio por toda a superfície do solo, depois de umedecê-lo primeiro. Cubra a gaveta com mudas com papel alumínio e coloque em um local quente. Todos os dias, durante 30 minutos, as sementes são ao ar. Depois que os primeiros brotos entram, o filme é removido e o recipiente é reorganizado em um local bem iluminado. Após o aparecimento de 2-3 folhas, as mudas são interrompidas em vasos separados. 6 meses após este procedimento Yeseniya, deve agradá-lo com a sua floração.

Siga todas as recomendações acima e poderá desfrutar da magnificência da beleza aveludada por muito tempo.

Deixe O Seu Comentário