Uma visão geral de regar orquídeas. Quais erros podem ser e como evitá-los?

As orquídeas têm uma beleza incrível e não requerem cuidados especiais. Isso atrai muitos jardineiros, especialmente iniciantes.

No entanto, para que a planta satisfaça a floração, é necessário seguir as regras para cuidar dela. A rega é um ponto muito importante.

Afinal, sua conduta incorreta pode causar uma doença e até a morte de uma flor.

A importância do procedimento

Para pessoas e para as plantas, a água desempenha um papel significativo na existência. Para que as plantas recebam todos os minerais necessários, o solo deve ser suficientemente úmido e fertilizado, enquanto o substrato deve secar de tempos em tempos e não ser continuamente úmido.

Não há regularidade na rega das orquídeas, a regra mais importante na rega é fornecer água à planta 2-3 dias após a secagem das raízes e do substrato (leia aqui a frequência da rega de phalaenopsis). Vale lembrar que o excesso de inundação da flor com água pode levar ao apodrecimento das raízes, à ocorrência de doenças bacterianas e fúngicas.

Deve-se prestar muita atenção à qualidade da água., porque a água da torneira contém muitos sais que podem prejudicar a planta, porque a água para orquídeas não é apenas uma fonte de bebida, também é comida (sobre a água necessária para regar a orquídea, leia aqui).

Atenção! Independentemente do método de rega, lembre-se sempre da regra principal - é melhor não encher do que derramar.

A maioria das orquídeas está bem adaptada a secas de curto prazo e algumas a secas de longo prazo. Suas folhas carnudas e pseudobulbos contêm um suprimento suficiente de umidade para sobreviver ao período seco.

Como regar: caminhos

Existem muitos métodos para regar uma flor. Aqui estão os métodos mais comuns e convenientes que é desejável alternar.

De um regador

  1. Despeje água pré-preparada na superfície do substrato com uma corrente fina, mas não em todo o perímetro da panela, mas seletivamente, precisamente nas raízes.
  2. Continue derramando até que a água apareça no pires debaixo da panela. Evite colocar água nos seios das folhas.
  3. Após a rega, drene a água restante que vazou dos orifícios na parte inferior.

A vantagem desse método é que ele é muito leve, simples e economiza tempo perfeitamente.

Chuveiro quente

Após o uso prolongado desse método, a orquídea floresce com mais frequência e cresce mais rapidamente a massa verde. Os jatos da alma imitam perfeitamente as chuvas, que são típicos em uma flor tropical, mas você não deve encaminhá-los para pedúnculos e flores.

  1. Com um fluxo suave de água morna (a temperatura deve ser em média de 40 graus), regue as folhas da planta.
  2. Depois que o substrato estiver completamente saturado com umidade - deixe a flor repousar por um tempo, para remover o excesso de água.

Esse método é bom porque abre as folhas dos poros e remove a poeira acumulada. Depois de algum tempo, é necessário remover cuidadosamente a umidade das axilas das folhas e do ponto de crescimento com um pano, para que a planta não comece a apodrecer.

Nuances importantes: Você pode regar uma orquídea dessa maneira apenas se não houver água dura saindo da torneira.

Folhas de pulverização

É aconselhável pulverizar a planta da pistola antes do almoço, para que as raízes sequem à noite. Esta rega é adequada para orquídeas que não estão em substratos, mas crescem em blocos. As raízes desta espécie de plantas secam mais rápido que as comuns, portanto, você deve pulverizar com mais frequência.

Imersão

Este método é adequado para orquídeas que crescem em cestas.

  1. Despeje água morna em uma bacia ou balde (a temperatura deve estar entre 20 e 35 graus).
  2. Mergulhe uma panela de orquídea em água e deixe por alguns minutos.
  3. Após a extração, deixe o excesso de água escorrer (leva cerca de 10 a 15 minutos).

Abaixe a planta em água para que a água não toque o pescoço da orquídea. Assim, você pode fornecer uma flor com água uma vez por semana. Mas deve-se levar em conta que esse método é aplicável apenas se a planta e o substrato forem completamente saudáveis.

No palete

  1. Inicialmente, você precisa escolher um palete adequado para a planta. Sua altura deve ser de pelo menos três centímetros.
  2. Em seguida, você precisa colocar a planta na panela e despejar a quantidade certa de água nela.
  3. Cerca de uma vez por mês, você precisa lavar paletes com sais acumulados.

Este método é muito simples, mas tem suas desvantagens. Se o substrato for muito grosso - pode não absorver a quantidade certa de água para a planta, ou se houver várias plantas e uma delas estiver doente, o restante das flores poderá ser infectado pela água. A estagnação da água na panela deve ser evitada, o que pode ser prejudicial para a flor.

Em um sistema fechado

Se a flor estiver em um recipiente fechado e sem orifícios, a rega deve ocorrer da seguinte maneira:

  1. A água é derramada no pescoço da orquídea e se funde após 20 a 30 minutos.
  2. A quantidade necessária de líquido permanecerá no recipiente, que a planta absorverá.
Para uma nota. Uma orquídea que cresce na casca serve para qualquer um dos métodos listados, exceto para a pulverização.

Como escolher o método certo?


Para escolher a melhor maneira, você precisa levar em consideração fatores como:

  • o substrato em que a planta vive, especialmente sua composição química;
  • tipo de orquídea;
  • o recipiente em que a flor está localizada;
  • porcentagem de umidade da sala;
  • dureza da água.

Possíveis erros

  1. O erro mais comum é o cuidado excessivo com a rega. Deve-se lembrar que regar com demasiada frequência a flor não é necessário, porque suas raízes não têm tempo para secar e apodrecer devido ao excesso de umidade.

    No verão, é aconselhável umedecer a planta não mais que duas vezes por semana, e no inverno - uma vez a cada 10 dias, mas estas são recomendações médias, não existe um horário único, porque a necessidade de rega em cada caso é individual e depende da umidade do ar e das características das espécies ou espécies. variedades de orquídeas.

    Uma planta em repouso requer uma quantidade mínima de umidade. Você não deve esquecer a rega, porque a flor também é um organismo vivo e pode morrer sem a quantidade certa de umidade.

  2. Orquídea é temperamental sobre a composição da água, portanto, o próximo erro comum é molhar a flor com água da torneira, que contém uma grande quantidade de sais prejudiciais.

    A orquídea é uma planta tropical e, em seu habitat natural (nos trópicos), a única fonte de umidade é a chuva, na qual a presença de sais é mínima. Portanto, para regar a planta, você precisa usar água pré-preparada, defendida ou fervida.

    A água destilada não contém sais, portanto, para a irrigação, ela deve ser diluída com água comum.

  3. A temperatura da água também desempenha um papel importante., deve estar em temperatura ambiente ou um pouco mais alto (máximo de 40 graus).

Quais são as consequências e como lidar com elas?

O alagamento causa maior dano às orquídeas e será muito mais difícil restaurar a flor do que com a falta de umidade.

  • Se o centro apodrece na planta (ponto de crescimento) - isso pode indicar a entrada de água nela, o que geralmente pode ocorrer durante o banho. Este caso não será mais tratável.
  • FungoSe a lesão não for muito grande, pode ser curada. Chega de tratamento com fungicidas e rega da planta com menos frequência.
  • Folhas lentas, enrugadas, amareladas e secas com manchas pretas aparecer como resultado da secagem ou vice-versa, alagamento. No segundo caso, as folhas não têm umidade suficiente, porque não podem mais chegar até elas através de raízes deterioradas, e é inútil regá-las, porque as raízes afetadas não podem fornecer umidade.

    Importante! As raízes podres precisam ser cortadas o mais rápido possível ao tecido vivo, e o local do corte deve ser tratado com carvão vegetal ou enxofre coloidal.

    Se você tiver que remover todas as raízes, cubra a saída com humato de potássio ou Kornevin e transplante a orquídea em um novo substrato. No caso em que a podridão das raízes conseguiu se mover para o caule, salvar a planta será uma tarefa quase impossível.

  • Pontos aquosos e macios nas folhas indicar alagamento, principalmente após rega muito longa por imersão. Para se livrar do problema, você deve aplicar corretamente o método de imersão e permitir que o substrato e as raízes sequem completamente.
  • Muito pontas curtas da raiz e revestimento branco no substrato Eles falam de baixa qualidade da água e, para a próxima irrigação, será necessário usar mais água purificada.

A coisa mais importante que você precisa saber para cultivar orquídeas com sucesso é que suas raízes são diferentes das raízes de outras plantas de interior e, portanto, exigem uma abordagem completamente diferente da rega. A rega adequada manterá essas flores saudáveis ​​e bonitas por um longo tempo.

Vídeo útil

O vídeo demonstra as opções possíveis para regar uma orquídea:

Deixe O Seu Comentário