Regras para atendimento domiciliar à begônia Elatior e as nuances do transplante

Você quer no inverno nevado, quando tudo ao redor é branco, monótono para agradar a si mesmo com tintas coloridas.

Então a begônia Elatior será um verdadeiro achado. Suas flores brilhantes parecem espetaculares contra um fundo de folhas verdes brilhantes. Os arbustos exuberantes desta planta são ideais para peitoris de janelas em casa.

Para que uma beleza das flores agrade a floração longa, você precisa conhecer as regras para seu cultivo. Em seguida, informaremos como transplantar a planta após a compra, bem como sobre os recursos de atendimento.

História de aparência

Essa variedade de begônia foi criada em 1883 pelo criador inglês Z. Veitch, cultivando duas espécies. No processo de cruzamento, envolveram-se socotransky e begônias tuberosas, o que possibilitou a obtenção de uma planta com floração não trivial e excelentes propriedades decorativas. Escrevemos sobre begônias tuberosas em outro artigo.

Recursos botânicos

O híbrido Elatior pertence à família Begonia, a família Begonia. É um arbusto anual com inflorescências densamente florescendo.

Dependendo do tamanho das begônias, existem:

  • alto, até 40 cm de altura;
  • tamanho médio - 30 cm;
  • atrofiado, crescer cerca de 25 cm.

Os híbridos têm uma haste densa e desenvolvida, bem como uma folhagem verde suculenta e grande. A planta tem folhas longas com formato assimétrico, a parte inferior delas é de um tom verde claro com veias bem visíveis. Flores de 3 a 5 cm de tamanho são coletadas em inflorescências.

Variedades populares:

  1. Borias.
  2. Annabelle.
  3. Baladin.
  4. Bellona.
  5. Renascimento.
Para uma nota. O segundo nome da begônia Elatior é a begônia “inverno”, que a recebeu devido à floração no inverno.

Fotos de variedades populares

A foto mostra as variedades populares de flores "inverno":

Annabelle

Borias

Elatior

Renascença

Bellona

Regras de crescimento

A flor é bastante suscetível a situações estressantes, condições adversas, então cuidar dele é um negócio problemático.

Temperatura

Elatior planta é uma flor sensível. No verão, a temperatura na sala deve estar entre + 20-24 ° C. No inverno, os parâmetros necessários são + 18-20 ° C. A presença de correntes de ar também deve ser excluída, principalmente durante a ventilação. Uma temperatura de + 16 ° C é considerada desfavorável para a flor.

Ajuda A begônia tem medo do tempo frio, nem mesmo grandes geadas são destrutivas, portanto, com o início do outono, a planta deve ser transferida para uma sala quente e iluminada. Indicadores + 5-9 ° C são críticos.

A luz

Como outras variedades de begônias, Elatior ama muito a luz, com exceção da penetração da luz solar. Afinal, eles podem deixar queimaduras nas folhas. Acima de tudo, a planta prefere iluminação difusa.

Para uma manutenção confortável, a begônia deve ser colocada nas janelas voltadas para o leste e oeste. No lado norte, o sol não é suficiente, e no lado sul estará quente no verão. Se houver pouca luz, a cor da flor fica mais pálida e as inflorescências são menores.

A begônia tem uma luz do dia de 8 horas para o desenvolvimento completo. Portanto, no inverno, não é necessário construir iluminação adicional.

Umidade

Este parâmetro é importante o suficiente para a variedade híbrida. Assim, com o ar seco na sala, a planta começa a desbotar, as folhas secam. A umidade deve ser mantida no nível de 50 a 70%. Isso pode ser feito com um umidificador doméstico. A aspersão de água nas folhas é fortemente desencorajada.

Necessidades do solo e transplante

Geralmente, o solo da planta fica pronto, mas você pode fazer isso sozinho. Para prepará-lo, você deve levar porções iguais de grama, terra decídua e areia. Para evitar o desenvolvimento de doenças fúngicas introduzidas no solo, cada componente deve ser calcinado por 30 minutos.

É importante que o solo esteja solto, respirável, enriquecido com micronutrientes. Vasos para begônias são preferidos pequenos. Afinal, a planta possui um sistema radicular subdesenvolvido, que dificilmente cobre o espaço preparado para ela. A nova panela deve ser 1-2 cm maior que a antiga.

Atenção! O plantio e o transplante de begônias de inverno são extremamente raros. Eles são muito difíceis de tolerar esse processo, na maioria das vezes as flores morrem.

Como regra, no final da floração, brotos saudáveis ​​e fortes são cortados da planta, seguidos de enraizamento. E a própria flor é eliminada.

Rega

As begônias serão aplicáveis ​​a essa variedade: é melhor ter um déficit de umidade do que sua quantidade excessiva. A planta não requer rega intensiva. No verão, você precisa regar quando o solo da panela estiver coberto com uma crosta seca. Faça isso com cuidado para que o excesso de umidade não caia nas folhas.

Com o excesso de líquido, o processo de decomposição começa. A própria begônia pode mostrar que há falta de água. Os primeiros sinais - as folhas e os brotos desbotam um pouco e, após a hidratação, recuperam sua forma original. A água para irrigação deve ser macia, limpa, sem impurezas e sais. A planta é tão termofílica que deve ser regada com água morna.

Top vestir

Desde o início da primavera, a flor é necessariamente alimentada. No início da fase de crescimento, fertilizantes minerais com um teor de nitrogênio são usados, eles estimulam o crescimento. O principal é não abusar, o que pode afetar negativamente a imunidade da planta. Durante o período de floração, é importante alimentar com fertilizantes com alto teor de potássio e fósforo.

A falta de nutrição pode afetar a aparência da begônia: as pontas das folhas ficam amarelas, o crescimento diminui, a falta de floração exuberante. Os fertilizantes devem ser escolhidos para variedades de flores decorativas. Os preparativos Zircon, Mestre para plantas com flores e Epin não são ruins.

Como beliscar?

A variedade Elatior tem um crescimento bastante intensivo. Para que a planta tenha uma aparência atraente, a poda é necessária regularmente. Basicamente, o procedimento é realizado na primavera ou no outono. A primeira poda é feita quando os brotos atingem 7-8 cm.

A flor é moldada, tudo depende dos desejos do proprietário. Depois, reduzem a quantidade de rega, até o momento em que a planta não começa a se desenvolver ativamente novamente. Quando os rebentos são de 12 a 15 cm, a begônia é cortada uma segunda vez.

Desta vez, tiros desnecessários nas laterais e na parte superior são removidos. Como resultado, os rins laterais que não podem se desenvolver podem eclodir.

Se durante todo o tempo a planta não foi podada uma vez, ela tem uma forma feia. Para consertar tudo, você deve cortar os brotos inferiores e superiores. É necessário remover flores e brotos secos para que não tirem forças extras e não estragou a aparência. O corte é realizado exclusivamente com uma faca afiada.

Quando transplantar após a compra?

Muitas vezes, a begônia Elatior é comprada como presente em lojas de flores. E em casa, ela já precisa do transplante certo e da aquisição de seu local permanente. As melhores estações para o plantio são o outono e a primavera. Esta flor é trêmula e, com um transplante precoce, pode ser estressada.

Para ele, você precisa permanecer nas novas condições por cerca de 7 a 10 dias, para se adaptar. Depois você pode prosseguir para o transplante. E se no momento da compra a begônia estiver florescendo, então não deixe de esperar até que desapareça.

Caso contrário, a planta morrerá.

  1. Antes de tudo, em uma loja de jardinagem compramos uma mistura de solo ou a preparamos, a composição é descrita anteriormente.
  2. Em seguida, a drenagem adormece no fundo da panela preparada.
  3. Umedecemos o solo, apenas para que não fique muito úmido.
  4. Extrai delicadamente a begônia de um vaso antigo.
  5. Sacuda o chão.
  6. As raízes são tratadas com uma solução de permanganato de potássio.
  7. Deixe-os secar e coloque a planta com muito cuidado em solo novo.
Para uma nota. No início, a begônia transplantada requer atenção e cuidados especiais.

Possíveis problemas

As begônias Elatior não são plantas doentes. No entanto, problemas com flores resultam de cuidados inadequados. Especialmente prejudicial para a planta é o excesso de umidade, que leva à deterioração do sistema radicular, à interrupção de sua operação e, em seguida, o processo negativo se espalha para a folhagem. As folhas também começam a secar, apodrecer.

Nesse ambiente, a podridão cinzenta é ótima. Para combater esse fenômeno, são utilizadas soluções especiais de fungicidas, além de 1% de fluido Bordeaux. Um aumento da umidade e uma completa falta de ventilação causam o desenvolvimento de oídio, caracterizado por um revestimento branco nas folhas da begônia. Se as medidas não forem tomadas a tempo, a planta, começando pelas folhas, seca.

Com um infortúnio semelhante, eles também lidam com a ajuda de fungicidas. Outra doença de begônias perigosas é a detecção bacteriana. A planta fica coberta de manchas aquosas, que logo ficam marrons, e as inflorescências e brotos adquirem uma cor preta. Para tratar essa doença, o solo é tratado com desinfetantes.

E como medida preventiva, basta tratar a flor com uma mistura de oxicloreto de cobre. Não menos que problemas de begônia podem ser causados ​​por pragas, como pulgões, moscas-brancas e ácaros. A maneira mais eficaz de combatê-los é com inseticidas.

Se necessário, colha flores secas, solte o solo, limpe o pó das folhas, inspecione a planta em busca de pragas. Preste mais atenção e cuidado à sua begônia - uma mulher bonita e, em troca, ela se deliciará com uma flor agradável e única.

Vídeo útil

Como crescer begônia Elatior:

Deixe O Seu Comentário