Projeto e reparo de varanda ou loggia - 100 idéias atuais

Você ainda usa sua varanda para guardar trenós velhos, esquis e todo tipo de lixo que ninguém jamais usará? Dado o aumento constante dos preços dos imóveis, esse uso de seus metros quadrados dificilmente pode ser chamado de racional. Que tal se livrar de tudo o que é desnecessário e transformar uma varanda usada como sala para fumantes ou local para secar roupas em uma sala potencialmente nova para um escritório, oficina em casa, local para refeições curtas ou até um quarto de verão? Qualquer que seja a área de nossas casas, nem sempre há espaço suficiente. Chamamos a sua atenção uma seleção de projetos de design interessantes para organizar varandas e galerias com o mais funcional propósito funcional.

Por onde começar?

Antes de transformar um precioso 2-5 metros quadrados em um canto aconchegante que se tornará motivo de orgulho, você precisa desenvolver um plano de ação detalhado. Antes de tudo, é necessário decidir se o seu trabalho de melhoria da varanda ou da varanda é decorativo (a estrutura permanece aberta e apenas a fachada é revestida com material de acabamento) ou construtiva (a varanda precisa ser envidraçada e isolada). A escolha dependerá de suas preferências e expectativas pessoais. Alguém mora no sul do nosso país e tem uma vista magnífica do mar, abrindo diretamente da varanda. Basta refinar esse design e equipar um local para refeições com uma vista deslumbrante da paisagem do mar. E alguém que não tem uma varanda envidraçada ficará coberto de neve durante a maior parte do ano e sua melhoria exigirá um número considerável de ações tomadas. Mas, primeiro as primeiras coisas.

Nós fazemos uma varanda aberta

Ter a oportunidade de estar ao ar livre sem sair de casa é uma ótima idéia para quem mora na parte sul do país. Em termos de decoração da fachada de uma varanda aberta, os proprietários têm poucas opções. Além do revestimento tradicional da cerca, você pode decorar a estrutura com forjamento e plantas vivas originais. Tudo depende de como a fachada do seu prédio foi projetada e se você deseja unir as opções existentes para projetar seu próprio parapeito ou se destacar no cenário geral.

Nos prédios de apartamentos modernos, na maioria das vezes é possível encontrar uma estrutura de metal sólida com inserções plásticas transparentes, translúcidas ou moldadas de todos os tipos de soluções de cores (como regra geral, o tom é selecionado para uma combinação harmoniosa com a cor da fachada do edifício). Para criar uma imagem original de uma varanda aberta, você pode usar um quadro forjado criado por um pedido individual. De qualquer forma, antes de planejar reconstruir a aparência da varanda aberta, descubra se o prédio tem valor histórico e se é permitido aos residentes organizarem parapeitos a seu critério.

Uma excelente maneira de decorar uma varanda no caso de uma estrutura aberta pode ser o uso de plantas vivas. Para preservar ao máximo todo o espaço interno disponível da varanda para móveis, use os seguintes dispositivos para colocar plantas:

  • as flores estão localizadas ao longo do lado do parapeito;
  • a decoração viva está localizada na base da cerca;
  • no final da varanda, você pode usar um arranjo em cascata ou degrau;
  • para trepadeiras, grades grelhas nas paredes dos dois lados das portas serão a opção ideal.

Obviamente, a abordagem decorativa no design da varanda é um evento sazonal, projetado para clima quente e seco. Portanto, todos os elementos do ambiente devem ser móveis, leves e de preferência dobráveis. Escolha móveis de jardim compactos que não tenham medo de várias opções de exposição - da umidade à queimadura ao sol. E esteja preparado para o fato de que, com um forte vento com chuva, você precisará trazer elementos têxteis (travesseiros, assentos removíveis, tapetes etc.) dentro de casa. No design de uma varanda fechada, há muito mais variações de design e conteúdo funcional - vamos nos aprofundar neles com mais detalhes.

Lista geral de obras para varanda fechada

Portanto, se você decidir transferir a parte externa de sua casa para um espaço adicional e já tiver decidido sua finalidade funcional, os seguintes tipos de trabalho esperam por você:

  • avaliação obrigatória da condição da varanda - lajes e cercas;
  • vidraças de design;
  • isolamento, impermeabilização com eliminação preliminar de todas as rachaduras;
  • em alguns casos, segue-se o desmantelamento do bloco da varanda (depende da opção de reconstrução);
  • trabalhar na instalação de sistemas elétricos;
  • alinhamento (preenchimento) de paredes e piso (pode estar ausente - tudo depende dos tipos de acabamento);
  • trabalho de acabamento;
  • organização de móveis e acessórios;
  • decoração de uma nova sala.

Vidros de varanda

Existem dois tipos de vidros: "frio e quente". A chamada vidraça "fria" é usada se a varanda ou a varanda simplesmente precisa ser protegida da umidade e do pó, mas não há necessidade de organizar uma sala adicional para executar quaisquer funções. Com esse tipo de envidraçamento, geralmente é usada uma dessas opções para a construção de estruturas transparentes:

  • maneira "sem moldura" - a barreira parece um pano de vidro sólido. De fato, partes de uma parede transparente podem se mover ao longo de guias horizontais para abrir e fechar janelas;
  • asas de balanço de madeira;
  • desenhos de deslizamento ou inclinação e giro com um perfil de metal e plástico.

Se você precisar realizar vidros "quentes", a opção de usar janelas com vidros duplos de plástico é a melhor maneira de criar isolamento térmico e acústico de alta qualidade. Muitas vezes, nesses casos, o método de tirar quadros de 15 a 25 cm além do plano da fachada é usado para alguma expansão da área da varanda. A sensação de espaço e um peitoril da janela bastante amplo que pode ser usado como superfície de trabalho é um grande bônus para os proprietários.

Do ponto de vista da decoração e trazer originalidade ao design da varanda devido ao estágio de envidraçamento, você pode usar janelas coloridas, vitrais, produtos com gravação a laser ou impressão de fotos. Dependendo das decisões de projeto, uma decoração semelhante pode ser usada fragmentariamente e para toda a superfície da barreira de vidro de proteção. Modernas janelas com vidros duplos podem ser executadas com qualquer esquema de cores de molduras, imitando qualquer tipo de madeira. A aparência original dos vidros é a chave para criar uma imagem não trivial de uma varanda ou varanda.

Instalação de isolamento e impermeabilização

Esta etapa do trabalho deve ser tomada com toda a responsabilidade - para não economizar em materiais e honorários de especialistas. Uma instalação de baixa qualidade de calor e impermeabilização pode subsequentemente negar todo o trabalho de acabamento, danificar os móveis e, eventualmente, retornar à sua posição original com a necessidade de remodelar os reparos. Economias menores nesta fase do trabalho podem resultar em custos de reconstrução significativos e perdas de tempo.

O isopor costuma atuar como aquecedor de pisos, espuma de poliestireno ou technoplex para paredes e tetos. Qualquer isolamento é instalado somente após todas as rachaduras terem sido eliminadas e processadas. Para criar uma barreira de vapor nos últimos anos, o polietileno espumado é usado com mais frequência, que é colocado com o lado brilhante para dentro. Mais adiante na superfície, será possível montar a caixa para criar um acabamento de superfície.

A maneira mais eficaz de aquecer a varanda é instalar o chamado "piso quente". Uma das maneiras mais acessíveis de instalar o sistema é o piso de filme infravermelho. Em uma sala como essa, será realmente quente e confortável a qualquer momento do ano. Os modos de ajuste de temperatura permitem definir independentemente o microclima da sala adicional.

Trabalho elétrico

O escopo da fiação dependerá do número estimado de fontes de iluminação e eletrodomésticos usados ​​na varanda, da presença de “pisos quentes” e se a varanda do complexo com a principal alteração do apartamento está sendo reparada ou não. Se a reconstrução tocou apenas a varanda, não é possível complicar o processo e limitar-se a uma extensão convencional, tendo calculado previamente a seção necessária, levando em consideração a carga máxima.

O número de fontes de luz dependerá diretamente do que você espera de uma varanda ou varanda. Se este é um local para café da manhã e jantares românticos raros à noite, com vista para a paisagem da cidade, basta uma lâmpada ou iluminação embutida. Se a sala adicional for usada como escritório, oficina ou área de recreação infantil, uma fonte de luz não será possível. O número de luminárias também é afetado pelo tamanho da varanda e sua localização em relação aos pontos cardeais.

Trabalho final

A escolha dos materiais de acabamento depende diretamente da idéia geral de usar uma sala auxiliar. Mas, independentemente de como você usa a varanda ou a varanda (crie um jardim de inverno ou instale aparelhos de ginástica), há uma lista das opções de acabamento mais populares adequadas para o microclima especial do espaço extra:

  • Painéis de MDF;
  • Painéis de acabamento em PVC;
  • o drywall resistente à umidade é excelente para eliminar irregularidades e criar revestimentos, nichos e outras estruturas;
  • revestimento de cortiça (cria excelente isolamento térmico e acústico);
  • gesso decorativo;
  • pedra artificial;
  • pintura;
  • combinando vários materiais para criar um revestimento original e sustentável.

A escolha do material para a criação de pisos é influenciada pela presença de um sistema de "pisos quentes", mas, em geral, qualquer matéria-prima moderna pode ser usada:

  • ladrilhos de cerâmica ou pedra;
  • tábua de chão (parquet);
  • piso laminado;
  • linóleo;
  • tapete.

Se falarmos sobre a escolha de uma paleta de cores, é óbvio que em uma sala modesta, as tonalidades claras parecerão muito mais orgânicas, permitindo que você expanda visualmente o espaço. Mas, por outro lado, se todos os seus móveis e decoração da varanda (loggia) forem feitos em cores vivas, no fundo você poderá escolher cores mais coloridas.

Exemplos de uso da varanda para salas para vários fins

Somente à primeira vista, pode parecer que o espaço limitado da varanda reduz significativamente a lista de opções possíveis para o uso dessa sala adicional. O proprietário moderno não usa esse espaço utilitário há muito tempo como despensa, mas organiza um escritório, uma oficina, uma estufa, uma área infantil, uma sala de jogos para adultos com bilhar, uma academia, um cachimbo de água, um local para refeições e até um quarto.

Para colocar um ambiente completo e funcional em vários metros quadrados com uma geometria específica, é necessário recorrer a várias opções de técnicas de projeto. A questão não é apenas a expansão visual do espaço através do uso de acabamentos leves, espelho, superfícies brilhantes e de vidro, mas também a instalação de móveis compactos (geralmente feitos sob medida de acordo com os tamanhos individuais), a folga máxima do piso - móveis dobráveis, racks e consoles conectados a para as paredes.

Um local para refeições é uma das opções mais populares para usar uma varanda ou varanda. Se sua varanda oferece uma excelente vista da paisagem da cidade ou até melhor - você pode ver o nascer ou o pôr do sol nas janelas, seria imperdoável não usar uma oportunidade tão maravilhosa. A largura de algumas galerias permite instalar uma mesa de jantar compacta; em outras, você precisa se contentar com uma barra ou um console estreito (na maioria das vezes uma continuação do peitoril da janela). Além disso, a instalação de uma mesa redonda compacta (oval) ou de um painel dobrável pode ser uma técnica eficaz.

Outra solução popular é organizar um canto de leitura e relaxamento na varanda ou na varanda. É lógico instalar prateleiras para a biblioteca local e organizar um local conveniente para a leitura de livros em uma sala cheia de luz. Mesmo se a vidraça da varanda com molduras, a luz natural ainda será suficiente para uma colocação confortável. Nesse caso, além das estantes de livros, você precisará instalar um par de cadeiras confortáveis ​​ou um sofá compacto, um otomano.

Para organizar um escritório moderno, você precisa de muito pouco espaço útil. Um tamanho tão modesto e tem uma varanda ou loggia. Um pequeno console pode ser usado como superfície de trabalho (laptops modernos ou telas de computador ocupam pouco espaço), uma confortável cadeira ajustável e um par de prateleiras suspensas para armazenar documentos e escritório.

Uma das opções mais populares para organizar sistemas de armazenamento em espaços de varanda é a instalação de racks. Mesmo uma prateleira rasa, montada do chão ao teto, permite organizar um grande número de itens domésticos. Ao mesmo tempo, o design não parece maciço devido à falta de fachadas.

Igualmente populares são os guarda-roupas embutidos. Porém, considerando que em uma área pequena é necessário montar um sistema de armazenamento do chão ao teto, é melhor dar preferência a espécies de madeira leve. O uso de superfícies de vidro e espelho não será supérfluo - eles ajudarão a facilitar a imagem do gabinete.

Mesmo um pequeno espaço sob o parapeito da janela da varanda pode ser usado racionalmente. Prateleiras rasas escondidas atrás das portas do compartimento podem acomodar um grande número de detalhes necessários.

É eficaz usar sofás de canto como assentos para assentos, sob os assentos dos quais estão localizados sistemas de armazenamento espaçosos. Para varandas de largura pequena, você pode usar modelos semelhantes, mas apenas lineares.

Uma varanda é o local ideal para usar utensílios domésticos feitos à mão. Por exemplo, bancos e sofás, mesas e suportes, estantes e outros sistemas de armazenamento, até camas, podem ser construídos a partir da construção de paletes. Assim, você pode não apenas economizar significativamente, mas também criar uma imagem verdadeiramente única de uma sala adicional.

Mas encontrado em projetos de design modernos e opções completamente incomuns para o uso dos metros quadrados disponíveis. Uma academia, ou melhor, um mini-quarto, lavanderia, uma casa de banho finlandesa ou uma sauna a vapor russa - está longe de ser uma lista completa de idéias criativas. Mas é importante entender que a organização de muitos desses projetos originais exigirá não apenas grandes recursos, mas também permissões apropriadas.

Deixe O Seu Comentário