Mesa e cadeiras de jantar: uma escolha prática e estética
Que opções não nos oferecem designers para criar uma área de jantar - este é o balcão do bar, a ilha da cozinha e a península, até o peitoril da janela anterior pode ser transformado em mesa para refeições. Mas nesta publicação, gostaríamos de discutir a maneira tradicional para a maioria dos russos organizar o segmento de refeições - a instalação de uma mesa e cadeiras. Os modernos fabricantes de móveis de cozinha nos oferecem uma variedade tão grande de mesas e cadeiras para formar conjuntos harmoniosos, funcionais e elegantes que é fácil ficar confuso. Portanto, é necessário se preparar para a fase final do design da cozinha ou sala de jantar - a formação do grupo de refeições.
Critérios para escolher um grupo de jantar para a cozinha ou sala de jantar
Geralmente, a escolha de um conjunto de jantar para uma cozinha ou sala de jantar torna-se um dos retoques finais na modelagem do interior. Poucas pessoas na fase de planejamento imaginam claramente como serão a mesa e as cadeiras. Mas não apenas no caso do trabalho do designer - o especialista, mesmo na fase de criação do projeto, estabelece as dimensões, modelo, mão de obra e esquema de cores do conjunto de almoço. Posteriormente, apenas pequenos desvios do curso dado são possíveis. Se fizermos os reparos nós mesmos, em geral, preferimos esperar a instalação do conjunto da cozinha para ver quanto espaço resta para instalar a mesa e as cadeiras (bancos). Com base nessas informações, já é possível determinar a forma e o tamanho do conjunto de refeições.
Portanto, a escolha de uma mesa de jantar e cadeiras dependerá dos seguintes fatores:
- o tamanho e a forma da sala, a quantidade de espaço útil restante para instalar móveis para as refeições;
- o número máximo de famílias que comerão diariamente à mesa;
- crescimento médio das famílias (afeta a altura da mesa e o modelo das cadeiras);
- peso máximo dos membros da família (a carga na cadeira afetará a escolha do material de desempenho);
- a idade dos membros da família (crianças pequenas e idosos podem se sentir desconfortáveis em belos bancos de designer);
- desempenho estilístico e colorido da cozinha ou da sala de jantar e seu desejo de destacar o grupo de refeições ou se encaixar harmoniosamente na imagem existente do interior;
- oportunidades financeiras da família (por exemplo, cadeiras de plástico e móveis de madeira feitos de espécies valiosas diferem significativamente no custo).
O lado estético da questão ao escolher um grupo de refeições é certamente importante, mas é muito mais sério abordar critérios de seleção como confiabilidade, resistência e durabilidade dos móveis. Também é necessário levar em consideração a praticidade dos itens de mobiliário - facilidade de manutenção e operação. Afinal, o espaço da cozinha é um dos mais arriscados do ponto de vista da contaminação da superfície, sem mencionar a alta umidade e as constantes mudanças de temperatura.
Escolha o tamanho da mesa e cadeiras para um interior moderno
Ao escolher móveis para este ou aquele cômodo de nossa casa, estamos cada vez mais prestando atenção ao design, dimensões gerais, material de fabricação e, é claro, custo. Mas quanto o mobiliário é ergonômico e atende aos padrões geralmente aceitos, nem sempre nos lembramos de descobrir. Afinal, nosso bem-estar, conveniência de localização, figura e, finalmente, saúde dependem de quão bem projetada é uma mesa ou cadeira.
Acredita-se que a altura padrão para uma mesa quadrada 60x60 ou na forma de um retângulo 60x80 seja de 75 cm. Mas é importante entender que essa altura é selecionada para a altura média de 165 cm da pessoa. Se você é significativamente maior ou menor que os parâmetros geralmente aceitos, a altura padrão da mesa pode não suba. No fabrico de uma mesa de jantar por encomenda, pode definir qualquer altura das bancadas. Normalmente, esse valor varia de 72 a 78 cm. Sim, e nas linhas de fabricantes de móveis geralmente disponíveis a um custo, existem modelos com alturas fora do padrão. O mesmo se aplica às bancadas - o tamanho 60x80 é aceito como o mais conveniente, mas não é um pré-requisito se o seu quarto não puder acomodar essa escala.
A altura do assento de uma cadeira ou banquinho depende diretamente da altura da mesa. Se a mesa de jantar tiver uma altura de 72 a 78 cm, o assento da cadeira deve estar localizado a uma distância de 42 a 48 cm do chão.Neste caso, a largura do assento na parte mais larga não deve ser inferior a 36 cm.O espaço entre as pernas da mesa para uma posição confortável de uma pessoa deve ser não inferior a 52 cm.
Se o modelo da cadeira tiver uma curvatura para trás, o raio de curvatura deve ser 22 cm, com uma altura inferior a 32 cm e 45 cm, com altura superior a 32 cm.O tamanho de um assento na mesa de jantar varia de 50 a 60 cm e em profundidade - pelo menos 32 ver
Material para a fabricação de móveis de cozinha e sala de jantar
Para diferentes estilos de execução do interior da cozinha ou da sala de jantar, também é adequado o mobiliário da sala de jantar de vários materiais. Por exemplo, para um estilo de alta tecnologia, é melhor escolher móveis de plástico transparente, metal e vidro, é possível usar superfícies cromadas e elementos estruturais. A combinação de materiais permite criar não apenas modelos originais em termos de estética, mas também aumentar a força, a durabilidade e a resistência ao desgaste dos móveis.
As cadeiras de plástico são incrivelmente populares, principalmente por causa da facilidade de uso, facilidade de construção, mobilidade. É fácil cuidar de superfícies plásticas, elas não têm medo de umidade e poluição. Neste caso, as cadeiras podem ser feitas em uma ampla gama de cores. A única desvantagem séria são as restrições de peso. Mas os fabricantes estão tentando combater essa desvantagem combinando plástico com outros materiais. Por exemplo, o uso de armações de madeira ou metal ou apenas pernas, juntamente com assentos e encostos de plástico, pode aumentar significativamente o peso máximo permitido da barra.
Os móveis de plástico transparente (geralmente combinados com acrílico) não parecem facilmente originais e elegantes em uma cozinha ou sala de jantar moderna, mas também ajudam a "aliviar" visualmente o interior de uma pequena sala. A capacidade de se dissolver no espaço joga nas mãos de salas modestas.
Móveis de madeira é uma tendência para todos os tempos. Dada a incrível demanda por materiais ecológicos, a madeira natural se torna a matéria-prima dos cabeçotes de qualquer interior moderno. A madeira combina bem com vidro, plástico e metal. Portanto, em qualquer direção estilística do design da cozinha ou da sala de jantar, a mesa de jantar com cadeiras de madeira parecerá orgânica.
Cadeiras de madeira com tinta envelhecida intencionalmente (geralmente em tons pastel claros, geralmente brancas) serão o complemento perfeito para um grupo de jantar na cozinha ou na sala de jantar, decorado no estilo chique ou provençal. Para criar um projeto desse tipo, não é necessário ter uma casa de campo espaçosa, habitações urbanas compactas também podem ser decoradas com um toque de “shabby chic” no interior.
Cadeiras com moldura de madeira e estofamento em couro parecem luxuosas. Ao mesmo tempo, do ponto de vista estético, não há diferença se o couro genuíno caro ou seu equivalente artificial é usado a um preço razoável - exteriormente, muitas vezes é difícil distinguir o material. O couro adicionará algo chique até aos modelos mais simples de cadeiras. Este material como estofamento pode ser considerado um dos mais práticos, porque as salas de cozinha e de jantar correm risco de poluição como nenhum outro.
Se falamos sobre a durabilidade do material do estofamento de cadeiras, o couro genuíno é um favorito incontestável. Mas, dado o alto custo das matérias-primas naturais, muitos russos preferem couro sintético. Para aproveitar o estofamento de couro sintético pelo maior tempo possível, você precisa cuidar dele adequadamente. Os seguintes tipos de limpeza não podem ser usados:
- todos os tipos de esmaltes;
- limpeza a seco;
- vodka, álcool e acetona também são proibidos;
- água sanitária e todos os tipos de produtos que contenham percloroetileno não são permitidos;
- manchas velhas não devem ser raspadas com uma faca em nenhum caso.
Para limpar as superfícies de couro sintético, use soluções de sabão, xampus. Use toalhetes e esponjas macias. Uso permitido de amônia. Se você precisar remover manchas do suco de frutas, é melhor usar uma mistura de vinagre e amônia e, após a limpeza, enxaguar bem a superfície.
Outra opção para móveis ecológicos é o trabalho de vime. Cadeiras e pequenas cadeiras de vime, salgueiro, hastes de avelã e junco, bambu há muito deixam de ser um atributo do mobiliário de jardim. Designers de todo o mundo estão usando ativamente móveis de vime para integrar-se a interiores modernos. A aparência original, a mobilidade e a simpatia do meio ambiente tornam os móveis de vime um sério concorrente das opções tradicionais de organização da área de jantar. Mas é importante considerar o peso máximo permitido das cadeiras antes de comprar.
Cadeiras com estrutura metálica são fortes, duráveis e capazes de suportar cargas pesadas. Mas o custo de tais produtos não será baixo. O metal é um material bastante legal, portanto, não realiza solo na fabricação de cadeiras; é necessário um design suave dos assentos e encosto. Para um estilo moderno de design de cozinha ou sala de jantar, esses modelos são perfeitos.
Escolha de cadeiras, dependendo da forma da mesa
Se variantes raras de fantasia forem excluídas, as seguintes formas de tampos de mesa de jantar poderão ser listadas:
- quadrado;
- retângulo
- círculo;
- oval.
Dependendo do formato da sua mesa de jantar, você pode escolher um ou outro modelo de cadeira para ela. Por exemplo, uma mesa retangular espaçosa é mais bem equipada não apenas com cadeiras confortáveis com encosto, mas também com mini-cadeiras sem braços. Obviamente, esta opção é adequada para espaços de refeições ou cozinha com uma grande área.
A última tendência na criação de conjuntos de móveis elegantes e originais para a área de jantar é a combinação de diferentes modelos de cadeiras na mesa de forma e design tradicionais. Ao mesmo tempo, as cadeiras (e cadeiras compactas) podem ser excelentes não apenas no estilo de execução, mas também diferem dramaticamente - no material de execução, esquema de cores, textura e estampa do tecido para estofamento. Você pode combinar cadeiras de plástico com modelos de madeira com estofamento macio, usar tecidos de cores diferentes. Mas é importante entender que um grupo de jantar tão colorido é simplesmente obrigado a ser um sotaque no interior - todo o ambiente deve ser feito em cores neutras.
Menos radical, mas também interessante é a combinação de cadeiras do mesmo estilo, mas em diferentes modelos de estofamento, por exemplo. Ou cadeiras de combinações de cores contrastantes são combinadas, mas com um conceito comum de execução, materiais da moldura e estofados (se houver).
Outra maneira interessante de combinar cadeiras e bancos de vários modelos na mesma mesa de jantar é usar bancos ou sofás pequenos, otomanos longos e estreitos. Para uma sala espaçosa, na qual um grande número de parentes costuma se reunir para uma refeição, essa opção se tornará não apenas o destaque original do interior, mas também uma abordagem prática para organizar uma área de jantar confortável e espaçosa.
Para uma mesa redonda compacta, que ocupa muito pouco espaço útil da cozinha ou de uma pequena sala de jantar, é necessário escolher um modelo não menos móvel de cadeiras. Grandes cadeiras com curvas suaves, linhas fluindo umas para as outras. A redondeza dos modelos de cadeira enfatizará a forma da mesa e, juntos, formarão uma aliança harmoniosa.
A mesa oval permite acomodar um número maior de famílias ou convidados da casa. Mas, ao mesmo tempo, ainda mantém a mobilidade e a compacidade (se não estamos falando de modelos dobráveis que podem aumentar um grande raio devido à pastilha). Para uma mesa assim, você pode usar cadeiras com assentos mais largos, mesmo com apoios de braços (o estilo tradicional será relevante para uma mesa de madeira clássica).
Para enfatizar a geometria estrita da mesa quadrada, você pode escolher cadeiras ou mini-cadeiras com as mesmas linhas retas e cantos. Dependendo do tamanho da mesa, uma ou duas cadeiras podem ser colocadas de um lado. Mas, de qualquer forma, a composição acaba sendo muito gráfica, rigorosa e até um pequeno desfile.
Em um grupo separado, é possível distinguir modelos de cadeiras que invariavelmente se tornam detalhes do interior, devido à sua cor. Nesse caso, não importa qual plano a mesa de jantar esteja instalada na cozinha ou na sala de jantar.