Lustre no berçário: escolha de acordo com as regras
Escolha um lustre no berçário deve ter um cuidado especial. Antes de tudo, você deve prestar atenção a parâmetros como alta qualidade, segurança, respeito pelo meio ambiente dos materiais, presença de um certificado, aparência estética.
Também é importante considerar a idade da criança. É melhor não projetar uma sala com um lustre com um design infantil demais; caso contrário, em breve você terá que comprar uma nova que atenda às mudanças de gostos e necessidades do adolescente. No entanto, se a questão financeira não for um problema, o bebê poderá ficar satisfeito com lâmpadas com personagens de contos de fadas e, com o tempo, você poderá adquirir o produto que agrada a um filho adulto.
Regras básicas para iluminação no berçário
Para um aluno, a qualidade da iluminação artificial é de grande importância, e um lustre é indispensável aqui. Para organizar adequadamente a incidência de luz, além da lâmpada do teto, também é importante fornecer luz periférica. Uma lâmpada de mesa é uma coisa indispensável em uma mesa escolar escrita. Ela é a principal fonte de iluminação adicional no quarto das crianças.
Importante! Um candeeiro de mesa direcional é a melhor opção para uma concentração mais precisa.
Preste atenção ao local da mesa, que deve ser instalada de modo a proporcionar uma iluminação confortável para a criança. A luz não deve ser coberta com uma mão de escrita; portanto, a lâmpada da mesa deve ser colocada no lado esquerdo. Obviamente, essa regra é fornecida para pessoas destras.
Nota: É muito importante que o brilho da luz seja ideal. A luz excessivamente fraca, no entanto, bem como excessivamente brilhante, causa fadiga ocular, o que levará ao excesso de trabalho.
Obviamente, a escolha da iluminação para o quarto de uma criança em idade escolar e de uma criança será radicalmente diferente. Deve-se lembrar que o nível de iluminação deve ser o mais confortável possível, não apenas quando a criança está brincando, mas também quando está estudando, lendo livros. A luz brilhante durante o dia contribui para a atividade, a vigília. A iluminação suave, especialmente tons quentes amarelados, tem um efeito calmante e relaxante. A luz central difusa e suave não sobrecarrega os olhos sensíveis da criança.
Dadas as horas diárias "embutidas" no corpo humano e o fato de o bebê permanecer na sala a maior parte do tempo, seria bom prever a iluminação dinâmica - a capacidade de alterar o equilíbrio de cores da luz com base na hora do dia.
A propósito, a luz que sai do lustre do teto pode ser dividida em fria e quente. Uma ótima solução é usar o interruptor de duas teclas: uma tecla ativa parte da luminária com luzes quentes, a outra - fria. Somente neste caso, é aconselhável experimentar um lustre multifacetado ou pelo menos um de duas camadas. Afinal, quando todas as cortinas ou buzinas estão dispostas em um plano e apenas uma parte brilha, a impressão de lâmpadas queimadas aparece. E se você acender tudo ao mesmo tempo, a idéia de controlar a temperatura da cor perde todo o significado.
Segurança e qualidade da iluminação são critérios importantes
Ao escolher um lustre no quarto de uma criança, preste atenção ao formulário, estude o certificado de qualidade e o material a partir do qual ele é feito. Vidro fino e frágil pode facilmente quebrar e ferir o bebê. Escolha luminárias a partir de materiais duráveis e seguros que, quando aquecidos, não emitem substâncias nocivas.
Variedade de design
Em busca da alta qualidade, não se esqueça do design. Um lustre chato e brilhante irá encantar e animar o bebê. Mas como não se perder entre uma grande variedade e escolher uma opção que realmente vale a pena? De fato, hoje existem até modelos com diferentes elementos cognitivos, que é uma ferramenta adicional para um desenvolvimento empolgante!
Ao escolher um lustre em um berçário, você deve confiar principalmente nos seguintes fatores:
- conformidade com o estilo do interior da sala;
- a idade da criança;
- gosto pessoal e preferências da criança.
Do ponto de vista do design, vale a pena destacar as seguintes regras:
- Evite lustres muito pesados e complicados. No interior do viveiro, quanto mais simples o produto, melhor;
- descartar formas fantasiosas e cores escuras no design de luminárias;
- é melhor determinar imediatamente com seu filho o modelo do lustre que você gosta na loja on-line e só depois fazer compras em um salão de beleza.
Por fim, ao escolher um lustre, considere o sexo da criança: o que o garoto gosta provavelmente não será adequado para a menina. Mas se na mesma sala vivem crianças heterossexuais, é melhor dar preferência a dispositivos de iluminação neutros.
Materiais
Como já mencionado acima, lustres de vidro fino são inaceitáveis no interior de um viveiro. É melhor abandonar as opções com elementos de cristal. Tais materiais têm uma estrutura não confiável e dão brilho intenso, criando assim uma carga adicional para os olhos das crianças. Geralmente, lustres de cristal pomposos são escolhidos para o salão ou a sala, pois enfatizam o status, são um dos luxos. Um detalhe semelhante no interior das crianças ainda é inadequado.
Um lustre de plástico também não é a melhor opção para o quarto de uma criança. Quando aquecido, o plástico libera substâncias tóxicas nocivas, que podem causar alergias e até doenças do corpo de uma criança suscetível. Além disso, esses produtos não duram muito e o próprio plástico derrete facilmente em altas temperaturas.
Pode parecer que um lustre têxtil é ideal para organizar um berçário: cria uma sensação de calor e aconchego. Mas, do ponto de vista da praticidade, esse material ainda não é recomendado para uso neste caso. Um lustre assim será difícil de cuidar. O pó acumula-se constantemente no tecido, o que é muito cansativo de limpar. Pelas mesmas razões, é melhor não comprar lustres com brinquedos macios.
Os materiais ideais para iluminação no berçário são:
- vidro à prova de choque;
- metal
- rattan;
- uma arvore;
- bambu;
- vidro orgânico e outros materiais ecológicos.
O nível de iluminação e sua cor (ou melhor, temperatura da cor) afeta em grande parte o estado fisiológico de cada pessoa, e especialmente no desenvolvimento da visão da criança. De fato, a luz certa é tanto sua excelente saúde quanto a saúde do bebê.
Seja guiado por fatores de segurança, preste atenção à qualidade dos equipamentos, escolha o design certo, levando em consideração o gosto da criança - e você certamente terá sucesso!