Arandelas de parede bonita no interior
Como criar uma atmosfera acolhedora em sua casa? Esta questão é preocupante para cada um de nós. Re-planejamento, brincando com cores e todos os tipos de técnicas de design que visam ajustar a percepção visual do espaço da sala, organizar móveis, escolher o material de acabamento e zonear a sala - todos esses itens são parte integrante da lista de trabalhos ao criar um interior aconchegante, mas a iluminação em cada um dos quartos desempenha um papel especial . É com a ajuda de dispositivos de iluminação que você pode criar uma atmosfera verdadeiramente original em qualquer ambiente. Um nicho especial entre todos os equipamentos oferecidos pelos fabricantes no mundo moderno é ocupado por arandelas. É sobre eles que discutiremos mais adiante.
História das arandelas
Certamente todo mundo sabe que os arandelas de parede são um tipo especial de luminárias que são usadas para a iluminação local ou para a iluminação de quaisquer elementos decorativos na parede. No entanto, nem todo mundo sabe que seu primeiro protótipo nos últimos tempos foi tochas, candelabros e castiçais, montados nas paredes de castelos e palácios com braçadeiras especiais. Eles foram usados como fontes pontuais adicionais de iluminação, dando aos quartos uma atmosfera especial. Em algum lugar do século XVII, essas lâmpadas de parede estavam no auge da popularidade e se tornaram parte integrante do interior da casa da aristocracia européia. Arandelas de bronze, cobre, vidro e até prata iluminavam os quartos dos ricos primeiro com velas, depois do bastão eles pegavam lâmpadas de querosene e, com o advento da eletricidade, as lâmpadas encontravam uma nova vida. Sofisticados em sua arte, os mestres começaram a produzir arandelas de vários tipos e das formas mais incomuns.
Variedades de arandelas de parede
Hoje, as arandelas ainda são populares, naturalmente elas mudaram muito desde então, e ainda mais - seu alcance se tornou tão grande que até o comprador mais caprichoso pode encontrar uma lâmpada que se adapte ao gosto, estilo e preço.
Hoje, a única coisa que une um grande número de arandelas é o método de fixação, pois elas são divididas em várias categorias, de acordo com sua forma e finalidade:
Arandelas fechadas geralmente têm uma forma geométrica e são como os candelabros mais simples, com tons foscos ou translúcidos, são feitos de vidro ou plástico. Essas lâmpadas também incluem as chamadas arandelas feitas como meia bola com um topo aberto. Normalmente, essas arandelas são grandes o suficiente e podem ser usadas em salas onde a luz do teto não é apropriada, mas a sala deve estar bem iluminada. Por exemplo, pode ser um banheiro ou um corredor.
Arandelas decorativas usado para criar um interior harmonioso. Muitas vezes, essas lâmpadas vêm completas com um lustre de teto. Eles podem ser feitos em qualquer estilo, do clássico ao estilo étnico. Arandelas decorativas podem ser feitas de metal, plástico, cristal, vidro e tecido. Naturalmente, o preço da lâmpada também depende do material, o que torna o suporte de parede acessível para pessoas com qualquer nível de renda. Mas pode haver várias formas e desenhos, variando de lanternas clássicas a flores românticas. Apesar de sua missão direta de ser elementos decorativos do interior, essas lâmpadas podem ser totalmente utilizadas para iluminação. Designers experientes recomendam colocar essas lâmpadas em pares, isso fará com que o interior seja acabado e esteticamente correto.
Arandela para luz direcional - Esta é uma lâmpada de parede que pode ser ajustada direcionando a luz na direção certa. Como regra, essas arandelas são executadas no estilo de alta tecnologia. Eles são usados para se concentrar em algum item interior. Muitas vezes, essas arandelas são colocadas na parede várias peças em uma linha. Eles ficam ótimos como luz de fundo para espelhos e uma penteadeira.
O jogo da luz no espaço
Onde as arandelas serão apropriadas? Como usá-los corretamente? Respondendo a essas perguntas, qualquer designer dirá com confiança que essas lâmpadas são absolutamente adequadas para qualquer ambiente e podem ser usadas em qualquer ambiente do apartamento, do banheiro à sala de estar. No entanto, para que eles olhem harmoniosamente em uma sala específica, eles precisam não apenas ser selecionados corretamente, mas também colocados.
Na maioria dos apartamentos, os apartamentos recorrem ao uso de arandelas no corredor, onde geralmente não instalam luzes de teto. É aqui que as lâmpadas fechadas com lâmpadas brilhantes ficarão ótimas. Além disso, se você direcionar o fluxo de luz para o teto, visualmente ele parecerá mais alto e, se estiver no chão, a sala parecerá não tão alta e mais confortável.
Para um quarto ou um berçário, é adequado um lustre com luz difusa e suave. Portanto, as lâmpadas decorativas de cristal ou vidro com pouca luz branca, bem como arandelas com tons foscos, serão apropriadas aqui. Essa lâmpada é melhor executada com um regulador de luz, o que tornará mais conveniente o uso. No quarto, as arandelas podem ser colocadas em ambos os lados da cabeceira da cama de casal ou perto da cadeira no quarto das crianças, onde será muito conveniente ler uma história para dormir.
Na sala de estar, a iluminação pontual não é tão funcional quanto decorativa. Com a ajuda de uma arandela, você pode se concentrar em algum elemento decorativo, como uma imagem ou colocar lâmpadas nos dois lados do sofá. Essa decisão permitirá que você torne a atmosfera da sala mais descontraída e até romântica a qualquer momento.
Um ótimo complemento para a iluminação superior do banheiro serão os arandelas colocadas nos dois lados do espelho. Esse conjunto de acessórios, se necessário, enche toda a sala com luz brilhante ou cria uma atmosfera aconchegante e quase íntima.
Algumas dicas úteis
Ao criar um interior no qual arandelas são usadas, várias regras simples devem ser seguidas, graças às quais as lâmpadas de parede se encaixam harmoniosamente no design e se tornam parte integrante.
Todos os equipamentos de iluminação usados em uma sala devem ser feitos no mesmo estilo e estar em harmonia um com o outro. Em nenhum caso você deve combinar um candelabro de cristal clássico com um suporte de alta tecnologia, mesmo que sejam feitos de vidro. Exatamente, como todos os aparelhos de iluminação, eles devem ser adequados em estilo ao interior da sala.
Você não pode usar arandelas com flores ou padrões luminosos para iluminar espelhos ou elementos decorativos na parede. As sombras dessas lâmpadas distorcerão o reflexo no espelho e distorcerão a imagem.
Ao escolher um arandela para um banho, é melhor dar preferência a modelos com máscaras fechadas simples, a fim de minimizar a entrada de umidade na lâmpada.