Sofás-cama existentes, critérios de seleção
A palavra "sofá" é frequentemente associada a um hospital ou salão de beleza. No entanto, a variedade de modelos deste tipo de mobiliário é muito maior. Graças ao seu tamanho compacto, o sofá-cama é indispensável para apartamentos pequenos. Variedades populares de sofás são sofá e otomano, onde minimalismo combinado com conforto.
Características e vantagens dos projetos
Os sofás modernos têm uma grande variedade de designs: do design clássico às quatro pernas, sem apoios de braços e encosto, aos sofás elegantes. Às vezes, não é tão fácil determinar o que está à nossa frente é um sofá, especialmente porque muitos fabricantes de móveis chamam todo esse sortimento de "sofá".
A principal diferença entre o sofá é a ausência de apoios de braços macios. Os lados e as costas são sempre rígidos. Uma exceção é o sofá, onde o mecanismo de transformação envolve a redução das partes laterais para aumentar o beliche. Nesse caso, os apoios de braços macios formam um ângulo obtuso com um beliche. As formas geométricas claras neste modelo estão ausentes.
As vantagens do sofá são as seguintes:
- rentabilidade - o sofá é geralmente mais barato que os sofás tradicionais;
- compacidade - quando dobrada, ocupa pouco espaço;
- multifuncionalidade - durante o dia, desempenha o papel de uma poltrona ou um pequeno sofá e, à noite, se transforma em um berço;
- praticidade - em muitos modelos, há um espaço onde você pode guardar roupas de cama ou outras coisas;
- ergonomia - segundo os médicos, uma superfície plana e dura é boa para dormir, e o sofá atende totalmente a essas características;
- mobilidade - devido ao seu tamanho pequeno e peso relativamente leve, o sofá-cama, se necessário, é fácil de mover ou até mesmo se mudar para outro quarto;
- universalidade - se um sofá macio ou uma cama clássica não se encaixa em todos os modelos, o sofá pode ser selecionado para praticamente qualquer interior - do estilo oriental ao hi-tech.
Qual material de estofamento é melhor
Ao escolher o material de estofamento, você precisa começar com dois critérios:
- aparência estética e harmonia com o resto do interior;
- praticidade e durabilidade.
Para manter a aparência dos móveis por mais tempo, você precisa de um tecido resistente ao desgaste e fácil de limpar. Para um sofá infantil, você precisa escolher um material seguro, no qual não sejam utilizados corantes tóxicos. Para um sofá no qual a luz do sol cai a maior parte do dia, vale a pena preferir material com um suporte que não desbote. Para a cozinha, é necessário um revestimento que não tenha medo de umidade e seja fácil de limpar, porque a probabilidade de plantar uma mancha aqui aumenta significativamente.
Os materiais de estofamento mais populares:
- o couro é um material natural, popular no segmento premium e de luxo. Distingue-se por sua aparência e durabilidade apresentáveis. A principal desvantagem é o alto preço. Com uma baixa qualidade do produto, rachaduras aparecem com o tempo;
- couro artificial - externamente e em características semelhantes ao natural, mas muito mais barato que ele. No entanto, menos durável, a qualidade de diferentes fabricantes pode variar bastante. As tecnologias modernas permitem fazer materiais com uma variedade de características e aparência - vinil, couro ecológico;
- O rebanho é um material moderno e popular. A tecnologia de produção permite criar uma imitação de veludo ou veludo, o que o torna agradável ao toque. A ampla distribuição do lote na produção de móveis está associada à sua resistência - pertence aos revestimentos anti-vandalismo. Ele não tem medo de exploração intensiva ou das garras de animais de estimação. O material repele a água; portanto, móveis com estofados do rebanho podem ser colocados com segurança na cozinha;
- tapeçaria e jacquard. Sua principal vantagem é a naturalidade. Esse revestimento parece bonito e rico, a variedade de desenhos é limitada apenas pela imaginação dos designers, para que você possa escolher a opção para qualquer interior. Graças à tecelagem especial, esses tecidos são fortes e duráveis. As desvantagens incluem a dificuldade de limpeza - a limpeza úmida de tais superfícies é impossível;
- veludo - macio e suave ao toque. Mas o material não é muito durável - a pilha é rapidamente limpa e as manchas que aparecem são difíceis de remover.
Opções de Design de Produto
Sofás tradicionais com 4 pernas estão gradualmente se tornando uma coisa do passado. Além do fato de que esse modelo não permite o uso útil do espaço embaixo da cama, é menos durável.
Os modelos modernos parecem uma cama de solteiro baixa com uma cabeceira dura e uma ou duas paredes laterais. Com um tamanho suficiente de um beliche, o sofá pode ter um corpo sólido e não fornecer transformação. Esses móveis podem parecer um otomano de largura baixa e podem ser usados para relaxar durante o dia. Agora, os sofás-cama de canto apareceram no mercado, assemelhando-se aos sofás de canto tradicionais. Esses modelos permitem maximizar o uso do espaço da sala. Quando desdobrado, eles se transformam em uma confortável cama de casal.
Muitas vezes, um dos lados permanece aberto e as costas são feitas assimétricas - oblíquas ou onduladas. Para o lado livre do beliche, diminui acentuadamente em altura ou desaparece completamente. Muitas vezes, esse sofá-cama não é definido em largura, mas em comprimento. As vantagens de tais modelos são sua compactação máxima - quando dobradas, elas ocupam muito pouco espaço.
A desvantagem é que o design do comprimento planejado pode não ser suficiente para um sono confortável. Esse problema é especialmente relevante para o sofá das crianças. Outra desvantagem de um mecanismo de transformação é que eles são únicos.
Formas e mecanismos de transformação
O tempo em que a análise de móveis exigia muito esforço está no passado. Hoje, a maioria dos modelos é apresentada rapidamente, e até uma criança pode fazer isso sem dificuldade.
Mecanismos populares de transformação do sofá:
- "Sedafleks" - um sofá com esse mecanismo avança. Uma estrutura está escondida sob o assento, que quando puxada para si mesma sobe para os suportes de aço. O dorminhoco resultante parece um berço. Este mecanismo permite que você faça o sofá muito compacto - quando dobrado, é bastante curto. A desvantagem é a força não muito alta dos suportes. Esta é mais uma opção de convidado;
- "Click-Klak" - as paredes laterais são abaixadas para a posição horizontal, aumentando o comprimento do berço para o comprimento desejado. Se você omitir apenas um dos lados, no sofá, você pode assumir a posição de "reclinado";
- "Golfinho" - se as opções de transformação anteriores aumentarem o cais do sofá, nesta modalidade, o cais estreito aumentará em largura. Isso permite que você fique mais confortável, além de dormir juntos. Depois que a parte lateral do produto é empurrada para o lado, uma parte oculta "emerge" por baixo. Ambas as metades estão em um nível, formando um berço uniforme;
- "Eurobook" - o berço dos roletes é empurrado para a frente e a parte traseira repousa sobre o espaço livre;
- Hemnes é um modelo popular da Ikea. Quando montadas, as dimensões do sofá são suficientes para uma pessoa dormir. E se você separá-lo, ele se transformará em uma confortável cama de casal. A funcionalidade do modelo é adicionada por caixas embaixo da cama, onde você pode guardar roupas de cama ou outras coisas.
Tamanhos possíveis
O tamanho da cama dobrada varia muito. Este pode ser um modelo do tamanho de um pouco maior que uma cadeira comum ou pode ser um otomano bastante amplo e confortável. No entanto, os sofás tradicionais raramente excedem o tamanho de uma pequena cama de solteiro. Em comprimento, geralmente não medem mais que 2,1 metros, em largura - não mais que um metro.
Um sofá desdobrado na maioria das vezes se parece com uma cama semi-dupla. Devido às características de design do muito amplo, é raro.
O modelo dobrável do sofá costuma ter as seguintes dimensões em largura: solteiro - 90 cm, um e meio - 120 cm, duplo - 140 cm. Existem modelos truncados com um espaço para dormir de 70x195 cm. Se falamos de modelos infantis, então o lugar para dormir é Eles podem estar em quatro versões: 101x70x47, 128x70x47, 158x70x47, 187x70x47 cm.
Sofá - o item interior que cabe em qualquer apartamento. É democrático e compacto. Pode ser usado como um lugar para dormir e como um sofá confortável na sala de estar ou na cozinha. Pode acomodar confortavelmente os hóspedes restantes da noite. Um tamanho compacto permitirá o uso racional do espaço, mesmo nas salas menores.