Design de apartamento moderno
O design de apartamentos em nosso tempo é muito diferente dos interiores projetados nos séculos passados: móveis volumosos ou maciços, tapetes na parede, cortinas nas janelas e até portas, lustres grandes, candelabros, muitas decorações e assim por diante. Obviamente, muito disso pode ser encontrado agora, porque os clássicos são eternos, e o estilo retrô traz muito aconchego especial. Mas, basicamente, o século XXI cria um design de salas completamente diferente, interpretando-o com as últimas tecnologias e tendências da moda. Mas, apesar do tempo, estilo e design, todos os apartamentos ou casas sempre tiveram um objetivo comum: cercar ou até proteger seus habitantes de problemas externos e dar paz.
Qual é o interior de um apartamento moderno agora? Cada vez mais, é dada preferência a cores claras para ambas as paredes, pisos e móveis. Embora anteriormente fosse considerado impraticável. A situação é o mais próxima possível do minimalismo, da funcionalidade geral e da facilidade. Também existem interiores cada vez mais arrojados e extravagantes, com variações de cores brilhantes ou chamativas, o voo da imaginação e as experiências são infinitas.
As pessoas modernas preferem cada vez mais excentricidade e originalidade no interior
Então, vamos começar com a paleta de cores, porque é a tonalidade do interior que cria a primeira impressão dela.
Gama de cores
O esquema de cores selecionado corretamente pode ocultar ou iluminar as pequenas nuances do interior, enfatizar vantagens e distrair a atenção de imperfeições, e assim por diante. Como o mundo moderno é mais inclinado à praticidade, o esquema de cores é selecionado levando em consideração o tamanho das salas e a influência psicológica. Assim, para salas pequenas, elas levam cores claras: branco, bege, areia, cor de café com leite, caramelo e outros tons pastel. Isso expande visualmente os limites da sala. E em salas espaçosas, você pode usar cores mais saturadas e escuras, mas não se esqueça dos contrastes. Para garantir que a sala não pareça chata ou sombria, são usadas transições de cores, ou seja, seus semitons são selecionados para a cor principal (as tonalidades são mais claras ou mais escuras). Assim, o interior se torna animado ou móvel. Também é importante aqui criar corretamente a iluminação, mas mais sobre isso mais tarde.
Além dos contrastes, o efeito da combinação de cores é frequentemente usado, por exemplo, a cor das paredes pode ser combinada com a cor do piso. Isso pode ser facilmente alcançado escolhendo o tapete ou tapete apropriado. O piso e o teto podem formar um casal ou um trio de móveis, cortinas e lustre. Em geral, escolha uniões para combinação a seu critério, isso de qualquer forma tornará o interior sofisticado e refinado. O principal é não exagerar e não fazer tudo de uma cor - é chato - no máximo 2,3 elementos.
Excelente combinação de cores em itens independentes
Além da cor das paredes em estreita tonalidade
A combinação de cores no nível de fundo parece harmoniosa
Dado que a imagem geral é diluída com outras cores em lugares diferentes
Para conhecedores de sofisticação e elegância, é adequada uma técnica como um ponto brilhante em um interior calmo. Basta colocar, por exemplo, uma poltrona vermelha na sala com motivos bege e marrom e você obterá o máximo da sofisticação.
Quanto à cor dos móveis, então, como mencionado acima, mais frequentemente é dada preferência a tons mais claros ou cores alegres e vivas. Mas há um truque. Para atualizar os móveis e o próprio interior, não é necessário trocar o estofamento ou o papel de parede a cada momento, basta decorar os móveis com várias almofadas novas de uma cor completamente diferente da anterior e a atmosfera brilha imediatamente de uma nova maneira. Você também pode adicionar alguns acessórios brilhantes. Assim, com a ajuda da cor, em nosso tempo, aprendemos a fazer milagres: transformar antigos interiores chatos e enobrecer o mais simples e o mais comum.
Até designers modernos sugerem o uso de cores não apenas para a beleza, mas também a partir de uma posição funcional. Estamos falando de zoneamento de cores, ou seja, em cada quarto, para usar uma sombra que tenha seu próprio efeito psicológico. Assim, as cores pastel são adequadas para o quarto: bege, pêssego, lilás, lilás claro ou violeta claro, rosa pálido, a cor do café com leite, creme e assim por diante. Esses tons agem de maneira relaxante, calmante e contribuem para um bom descanso. Os especialistas em cozinha oferecem cores amarela, verde, verde clara, laranja e vermelha. Promove bom humor e apetite. A propósito, decorando sua cozinha com motivos verdes, de acordo com psicólogos e especialistas em Feng Shui, você pode moderar o apetite e aumentar o desejo de comer mais saladas.
Para a sala, muitas vezes oferecem cores claras ou neutras. Como esta sala ainda é destinada aos hóspedes, não vale a pena usar cores brilhantes ou ácidas aqui - nem todos ficarão igualmente à vontade nesse ambiente. Tons claros e alegres ficam bem no quarto das crianças, mas você também não deve se deixar levar, pois isso irá distrair as crianças e levar à hiperatividade. É melhor se as cores brilhantes forem diluídas com tons neutros ou pálidos. Por exemplo, escolhendo uma cor vermelha, dilua-a com framboesa bege ou pálida, possivelmente branca. Para uma sala azul ou azul, é adequada uma combinação de verde pálido ou também bege, cinza e branco e assim por diante. Para os banheiros, as cores associadas à pureza sempre foram escolhidas: azul, branco, turquesa, esmeralda e rosa. Assim foi antes, e muitos o fazem agora. Mas não todos. Nos projetos modernos de banheiros, você pode ver esquemas de cores completamente inimagináveis - as banheiras marrom, preto, preto e branco parecem elegantes. Os interiores roxos das banheiras são projetados simplesmente para apaziguamento e meditação. Tudo isso é complementado por vários acessórios e elementos decorativos que completam e enfatizam a imagem geral do interior.
Design de iluminação
O design de interiores dos apartamentos modernos envolve uma quantidade enorme de luz, espaço e ar. Portanto, cada vez mais, as janelas são ampliadas para que a luz do dia possível penetre nas salas. E com relação à iluminação artificial, tudo é muito mais interessante. Em vez de um lustre central - como era habitual no passado - holofotes são usados. Eles tornam a luz suave e difusa, o que é muito mais agradável. Também pode contribuir para um ambiente mais íntimo. Se desejar, o lustre central também pode ser pendurado, mas não como base, mas apenas como um complemento para decorar o interior. O mais interessante é que, com a ajuda dos refletores, você pode expandir visualmente o espaço e dividir a sala em zonas. Isso permitirá, se necessário, usar não toda a luz, mas apenas certas lâmpadas acima da área necessária da sala. Isso economiza bastante eletricidade.
Candeeiros de pé, arandelas também são populares em nossa vida moderna, complementam todas as funções que são holofotes, além de desempenhar um papel estético.
Existe outra técnica para criar uma luz incomum e bonita - iluminação de vários níveis. Tem uma aparência incomparável e uma atmosfera suave e confortável.
Acessórios
Juntamente com o design correto de cor e iluminação, itens de decoração, vários detalhes e elementos e acessórios de móveis desempenham um papel importante. O que serão, depende apenas das preferências dos proprietários. E no que diz respeito aos materiais, a preferência é cada vez maior aos materiais naturais - vidro, pedra, metal. Mas o vidro ainda domina, porque as mesas ou estantes de vidro, prateleiras, montanhas-russas etc. não apenas são bonitas, mas elegantes e discretas, demonstrando bom gosto. Além disso, os produtos de vidro conferem um aconchego à sala e a tornam arejada e elegante.
A graça da mesa de vidro cria uma atmosfera encantadora.
Prateleiras com o mesmo design se encaixam elegantemente na mesa de vidro
Pedra natural ou selvagem também é popular. É preferido por pessoas que querem dar ao seu interior uma aparência mais respeitável. A decoração com lareira ou paredes de pedra selvagem parece representativa, bonita e torna a sala mais próxima da natureza. Devido às suas formas únicas e naturais, a pedra enche a atmosfera com algo vivo. Com apartamentos espaçosos, você pode projetar arcos, colunas e decorá-los com pedra natural. Embora seja considerado o estilo dos dias passados, os tempos dos palácios e castelos, mas também se encaixa perfeitamente no design moderno.
O metal é bom como elementos adicionais de móveis, acessórios e outros itens de decoração.
Outro elemento de decoração em apartamentos modernos é a lareira, que também é uma "novata" do passado, mas ocupou tanto espaço nos interiores modernos que se tornou parte integrante do presente. Formas e desenhos são impressionantes em sua diversidade, assim como os materiais dos quais são feitos. Além disso, muitos escolhem lareiras não apenas para fins decorativos, mas também como aquecimento adicional. No mínimo, é incrivelmente bonito olhar para os assentos em chamas enquanto está deitado no sofá ou sentado em uma poltrona. Você pode relaxar após um dia agitado e relaxar.
Além disso, a decoração moderna adere a flores, vivas e artificiais, e vasos. Os vasos podem cumprir não apenas o papel de um vaso para flores, mas também uma função decorativa independente: pequeno, grande, enorme; barrigudo, em forma de cone, alongado; vidro, porcelana, louça de barro, gesso e assim por diante. Cada vez mais, as pessoas modernas decoram suas casas com abstrações florais ou transformam quartos em estufas, até nos trópicos. Para isso, foram inventadas muitas prateleiras e suportes das mais diversas e incríveis formas e tamanhos.
Móveis
Os móveis de um apartamento moderno geralmente executam várias funções simultaneamente: conforto, compacidade, funcionalidade e estética. Antes de tudo, é claro, os móveis devem ser confortáveis, mas, se possível, não ocupam muito espaço, pois no mundo moderno nem todos podem pagar apartamentos espaçosos ou simplesmente não querem desordenar a sala. O mobiliário funcional é apreciado pelo fato de poder armazenar roupas de cama ou coisas que não são muito necessárias. E, claro, tudo isso deve ter uma aparência agradável. Mas para muitas pessoas não basta que seus móveis sejam simplesmente bonitos, eles escolhem formas, cores incomuns, preferindo extravagância em tudo. Então, sofás apareciam na forma de lábios femininos, poltronas na forma de um braço, fruta e assim por diante.
Em geral, os designs modernos incorporaram uma ampla variedade de elementos e, muitas vezes, as pessoas simplesmente fornecem seu apartamento como querem. Mas, o mais importante, vale lembrar que o design do apartamento será elegante e moderno, se cada item estiver em seu lugar. Isso se aplica a todos os detalhes, pequenas coisas, móveis e tudo mais.