Ecletismo no interior: combinando incongruências
A palavra "ecletismo" em grego significa "escolher", e é esse significado que determina a essência da direção do estilo com esse nome. Uma combinação complexa de diferente e às vezes até completamente oposta e incompatível no sentido artístico, estilo e origem dos elementos para o design de um interior é uma regularidade. Nem todas as pessoas nessa sala poderão se sentir confortáveis, porque, à primeira vista, um apartamento de estilo eclético pode parecer caótico e às vezes insípido, mas essa direção do pensamento do design encontra seus conhecedores, o que permite que o ecletismo esteja no auge da popularidade por mais de um século. .
E se você der uma boa olhada no interior das habitações de cada um de nós, poderá encontrar coisas que carregam o espírito do passado e se encaixam perfeitamente na imagem geral, mesmo que entrem em conflito com elementos da nova moda, que em princípio é um estilo eclético e se destaca de muitos outros . Combinar incongruente é a principal tarefa para decorar um apartamento em um estilo eclético.
As regras básicas do ecletismo interior
Para conseguir uma combinação harmoniosa de coisas aparentemente completamente diferentes e conflitantes ao criar um estilo eclético no interior, você precisa seguir as regras simples que todos os designers usam ao projetar esse interior.
Antes de tudo, todos os móveis devem ser combinados em cores e, às vezes, para obter maior harmonia e textura do material de acabamento. É a combinação de tons que desempenha um papel enorme na percepção do espaço como um todo. Mesmo que essas cores sejam contrastantes, elas precisam ser comparadas de forma que todos os móveis da sala, seja um otomano velho ou uma poltrona nova, pareçam uma imagem grande com muitos detalhes interessantes.
O mesmo se aplica a todos os tecidos da sala: cortinas, cortinas, travesseiros decorativos, colchas - todos esses elementos devem estar em harmonia um com o outro. Vale a pena notar que todos esses componentes em estilo eclético são na maioria das vezes cores saturadas e decorados em estilo oriental.
O ecletismo no interior é bom para a percepção apenas se todas as regras forem observadas na sala, enquanto um número excessivo de elementos decorativos e móveis de diferentes estilos e tempos tornarão o espaço mais pesado e o deixará confuso e desconfortável.
Cores ecléticas
O princípio de uma transição suave de uma tonalidade delicada para cores vivas - essa é a cor que o ecletismo aceita. Ao mesmo tempo, deve-se notar que apenas tons naturais devem ser utilizados, cuja gama depende apenas do gosto das famílias. No quarto, é melhor dar preferência a cores cativantes que não machucam os olhos, mas na sala de estar é ideal usar contrastes brilhantes e às vezes até nítidos. Por exemplo, cadeiras relaxantes e um sofá brilhante estarão em perfeita harmonia se você completar a combinação com travesseiros das cores correspondentes. Pequenos detalhes brilhantes podem ser inseridos em algum lugar do plano de fundo no design das cortinas, ou você pode pendurar uma imagem na parede com as mesmas cores atraentes.
Paredes e teto
Como regra, as paredes e o teto em estilo eclético são decorados com cores suaves, podem ser rebocados e pintados ou o papel de parede pode ser usado no design. No entanto, isso não exclui completamente a possibilidade de criar painéis ou acabamentos contrastantes. Por exemplo, o teto azul ficará perfeito com paredes claras, nas quais você pode colocar um painel de papel de parede e rodapé. As paredes pintadas à mão ficarão ótimas aqui. Você também pode decorar as paredes, colocando-as com azulejos com ornamentos orientais.
Pavimentos
Para o piso, uma opção ganha-ganha será em parquet ou azulejo. No entanto, como revestimento para uma opção econômica, você pode usar linóleo ou laminado com parquet simulado. Os tapetes são um pré-requisito para decorar pisos em estilo eclético. Pode ser tanto tapetes modernos quanto passarelas de estilo retro com vários padrões florais ou geométricos.
Móveis de estilo eclético - um toque de eras
O contato de épocas e estilos torna o estilo eclético especial. Aqui você não pode desistir de móveis caros, a única coisa que você precisa é decorar o seu espelho, poltrona ou mesa de café favoritos para que se encaixem harmoniosamente no interior.
E mesmo se você precisar trocar o estofamento ou pintar a moldura, seja uma cadeira ou uma cômoda, os móveis antigos parecerão particularmente bonitos e, além disso, transportarão a energia do passado. Nesse interior, ao lado de um sofá de couro moderno, é fácil montar um armário com portas esculpidas e com pernas encaracoladas herdadas. Essa combinação não apenas adiciona charme, mas também pode se tornar um verdadeiro destaque de toda a sala.
Elementos decorativos
A decoração do apartamento em estilo eclético pode ser a mais diversificada. Dadas as características dessa direção, uma variedade de objetos se encaixa idealmente na atmosfera: vasos, pinturas, molduras, estatuetas, castiçais e outras bugigangas.
Também é importante notar que as lâmpadas também podem se tornar uma excelente decoração de um quarto. Por exemplo, um grande lustre de cristal com muitos pingentes, cuja luz transborda pequeno arco-íris “corre” ao longo da parede e do teto. Também uma boa adição a esta imagem serão diferentes luminárias de chão e luminárias incomuns.
É dada especial atenção ao design das janelas, onde cortinas, captadores, franjas e escovas maciças com contas de vidro não são apropriadas.
Ecletismo como uma maneira de manter as coisas queridas no coração
O ecletismo no interior é uma direção ideal para amantes com vistas independentes e livres do mundo ao seu redor, para pessoas que valorizam coisas raras e não têm pressa de se separar delas, adquirindo algo novo para sua casa.