Características do mobiliário francês, as nuances da escolha
Obras de arte verdadeiras não passam despercebidas, porque os móveis franceses tiveram muitos fãs em todas as idades. Ela sempre foi chique, elite e popular, nunca saiu de moda. É impossível confundi-lo com outros modelos de estilos étnicos. A presença do charme francês traz elegância, charme, luxo e simplicidade provincial ao conforto do lar. Em qualquer espaço, traz seu próprio sabor, tornando-se uma decoração funcional dos mais diversos interiores de clubes de prestígio, restaurantes da moda, hotéis aconchegantes, apartamentos e casas.
Recursos salientes
Tendo se tornado proprietário de móveis franceses, o proprietário do apartamento se dá um presente inestimável: ele recebe uma avaliação pública de seu status elevado, gosto refinado, respeitabilidade. O aconchegante espaço doméstico criado em altos exemplos de arte em móveis é um elogio ao gosto estético impecável de seus designers. Esses móveis são feitos de materiais sólidos, decorados com ornamentos ricos. Inegáveis vantagens são o estilo do mobiliário francês, que é uma atmosfera brilhante da Europa antiga. Ele carrega uma atmosfera de descuido e celebração, criada por suas características:
- móveis estofados elegantes estofados com tecidos elegantes de listras pastel ou delicados tons de cores florais e vegetais;
- é caracterizada por uma combinação de superfícies polidas com douradas brilhantes e opacas;
- os móveis se distinguem pela execução impecável e linhas fluidas curvas;
- os modelos são feitos de madeira natural cara;
- o uso mínimo de metal proporciona sofisticação;
- o design é um embutimento elegante e uma excelente escultura;
- tendo uma aparência real, é simples, conveniente e prático.
A presença no interior da casa desses móveis está associada a estar cercada por obras de arte. Os móveis foram feitos pelos grandes mestres da corte que criaram seu próprio estilo. Os designs modernos mantêm-no, mesmo que sejam executados em série. A seleção de materiais, texturas e modelos recebe muita atenção. Os móveis em francês serão uma escolha brilhante para quem deseja criar um interior único.
Prós e contras
Cada pessoa adere às suas próprias opiniões sobre o melhor estilo de mobiliário. Muitos proprietários professam fanaticamente um estilo francês sofisticado e elegante no interior do apartamento. Antes de escolher esse design, você precisa analisar seus prós e contras, pesar todas as nuances associadas à compra de móveis, a seleção de elementos de decoração, acessórios e a combinação com elementos de design de toda a casa. Se a casa é decorada em estilo francês, nenhum dos quartos pode sair do design geral. Cada esquina deve levar o esplendor do palácio. A violação desse recurso cria desarmonia, riscando a idéia original: criar um sabor francês no interior.
As vantagens de usar móveis de estilo francês são as seguintes:
- é impossível cometer um erro na escolha dos móveis, porque ele atende a uma certa lista de características: é elegante, refinado, estiloso, tem um sabor de palácio, apesar da simplicidade das formas;
- uma grande variedade de conjuntos de móveis para todos os gostos;
- os proprietários de luxuosos móveis franceses crescem aos seus próprios olhos, a opinião da sociedade, seu status social aumenta;
- uma casa decorada com esse estilo causa prazer estético;
- efeito benéfico na saúde dos habitantes de uma combinação harmoniosa de tons pastel suaves do interior com a qualidade dos materiais naturais.
Contras de móveis semelhantes também tem:
- esse mobiliário não é combinado com acessórios ultramodernos e elementos decorativos;
- a decisão de escolher móveis franceses acarreta um grande desperdício. Você terá que gastar dinheiro em acessórios e elementos decorativos em harmonia com o estilo geral do interior;
- haverá problemas com a possibilidade de escolher jóias antigas que combinem com o estilo;
- a riqueza e sofisticação da decoração da fachada complica muito o dia a dia.
O estilo dos móveis franceses tem uma característica principal, cuja violação leva à substituição de seu caos. Não combina com outros estilos, possui características permanentes que garantem sua integridade.
Espécies
O mobiliário francês apareceu no Renascimento e percorreu um longo caminho em desenvolvimento. Durante todo esse período até hoje, ela permaneceu popular no mundo na mesma medida que cosméticos, jóias, perfumes, apenas porque carrega a marca da França: alta qualidade, design atencioso, aparência sofisticada. O mobiliário francês reflete a época de sua criação, que deu origem a obras-primas que sobreviveram por vários séculos.
O avivamento que remonta aos séculos XV-XVI foi um tempo em que todas as formas de arte atingiram seu auge. Também está associado ao surgimento de novos tipos de móveis, que incluem:
- peito e peito, cuja decoração usa medalhões em forma de cabeça;
- poltronas de madeira eram decoradas com esculturas nas costas altas. Os modelos possuem elementos de vime. Poltronas, cadeiras decoradas com franjas, tecidos, tranças, estofadas em couro estão incluídas no dia a dia;
- o peito, levantado para as pernas, tornou-se um novo tipo de mobiliário. Em forma, é um armário para guardar pratos, que foi chamado de cômoda. Ornamentos em forma de pilastras ou colunas dividiam-no em partes (painéis), bem decoradas com padrões de relevo esculpidos;
- a cama feita de nogueira é um milagre da perfeição artística, uma obra-prima arquitetônica: um rico ornamento esculpido é colocado na cabeceira da cama. A construção é coroada com um dossel magnífico. Os móveis são decorados com intrincados elementos decorativos:
- salamandra de fogo, com uma coroa real na cabeça, brasão de armas do rei;
- colunas, balaústres, candelabros com chamas;
- representando perfis de cabeças decoradas com grinaldas luxuosas com fitas;
- cornijas, pilastras, painéis com arabescos.
A aparência de armários decorados com elementos arquitetônicos é característica do final do Renascimento:
- a frente é decorada com a fachada do edifício com a imagem de empenas e colunas;
- nas gavetas são colocadas placas de mármore;
- estatuetas de figuras de deuses antigos são colocadas em nichos de painéis.
Há mesas para ocasiões cerimoniais, caracterizadas pelo esplendor da decoração. As aberturas laterais são feitas na forma de arcos, em ambos os lados das quais são colunas maciças. Os escudos são conectados usando uma barra grossa, localizada perto do chão. Esta base maciça é decorada com balaústres cinzelados.
Há uma tendência de colocar uma pequena quantidade de móveis em instalações residenciais: bancos e mesas com vasos dispostos ao longo das paredes. A mobília é finalizada usando duas técnicas diferentes:
- amostras de modelos de caixas são acabadas com folheado de madeira e decoradas com incrustações, além de elementos aéreos metálicos;
- mesas, bancos adornam com douramento.
Pela primeira vez, móveis como um escritório (escrivaninha), caixas para um relógio de pé aparecem e ébano é usado para sua decoração. Os ornamentos em relevo dourados e bronze são aplicados nos cantos, caixas, pernas.
É dada especial atenção à decoração dos armários. Para sua fabricação, use ébano:
- a parte da frente é decorada em forma de fachada de edifício, sobre a qual são colocados elementos de decoração: balaustrada, cornijas, bordas e frontões;
- as caixas estão fechadas com faixas ricamente decoradas, atrás delas há um portal com um palco de teatro e decorações retratadas;
- colunas e grupos de cariátides foram tomados como suporte.
Poltronas, para estofados em que são utilizados vários tipos de tecidos decorativos. As pernas com balaústres como decoração com quatro faces são um conjunto de elementos quadrados e piramidais. Eles são conectados por elementos retos ou curvos. Uma nova visão deles aparece, chamada de espreguiçadeira. Os móveis têm as costas dobradas, um assento longo para que você possa esticar as pernas. Poltronas são fornecidas para idosos. Poltronas, sofás, cadeiras com encosto alto. Eles são decorados com perfis ou cachos. Suas dicas têm uma terminação de folhas de acanto. Os sofás, estofados em tecidos luxuosos em tons ricos, consistem em três cadeiras adjacentes.
As mesas, cujas bordas são decoradas com incrustações ou entalhes, têm uma forma redonda ou retangular. Existem opções de processamento da maneira italiana, onde as pernas são estilizadas como uma imagem de uma lira. As pernas verticais são revestidas com uma rica decoração de embutimento. A parte superior é decorada com um enfeite de cabeças femininas, com um penteado luxuoso e rostos compridos, os cabelos suavemente transformados em um padrão com cachos.
O autor de mesas, armários enormes, um relógio de pé e cômoda é Boule, o fundador do estilo de móveis franceses. Todos esses tipos de móveis eram cobertos com madeira preta, decorados com intrincados ornamentos intrincados:
- muitas amostras de móveis tinham vasos luxuosos no meio do enfeite; borboletas exóticas flutuavam ao seu redor feitas de diferentes tipos de madeira de várias cores;
- em modelos individuais, representavam padrões consistindo de tartarugas de lata enroladas em uma placa de cobre;
- os móveis são decorados com elementos de uma grande decoração de bronze;
- vários ornamentos representando os melhores padrões, folhas, cachos esculpidos em estanho, cobre e placas de prata são aplicados à superfície da concha de tartaruga na forma de placas.
Mesas decorativas de console com duas pernas começaram a ser usadas. Eles instalaram espelhos. Suas pernas tinham formas bizarramente curvas. O meio do elemento de conexão é geralmente decorado com um brasão real.
No início do século XVIII, surgiram novos tipos de móveis:
- poltronas profundas, chamadas "berger";
- pedestais para esculturas;
- mesas, todos os tipos de mesas para trabalhar;
- baús de vários desenhos;
- mesas de cabeceira de várias formas;
- secretárias com um grande número de vários departamentos, uma placa com desenho dobrável, pernas, diferindo em altura e harmonia;
- caixa de papelão (um pequeno armário projetado para guardar papéis).
Todos os tipos de móveis são caracterizados por linhas suaves e características.
Rococó trouxe com ele novos tipos de madeira:
- mogno e pau-rosa;
- uma noz;
- bordo;
- peras
- macieiras;
- Lemon
- palmeiras;
- amaranto;
- jacarandá.
Novas tecnologias e tecidos para estofamento onde é usado veludo. Placas de bronze seguem a talha. E hoje está sendo feito mobiliário, estilizado como materiais modernos e tendências no design do interior francês. Tradições antigas habilmente combinam com elementos de novidade. O mobiliário moderno absorveu harmoniosamente as tradições históricas. Nesta base, novos modelos estilizados são formados, cujas amostras foram criadas ao longo de vários séculos. A principal característica do mobiliário francês é o luxo requintado. Ela sempre permanece refinada, elegante e inigualável.
Que estilos são adequados
Mobiliário moderno estilo francês foi formado por um longo tempo. Ao longo da longa história do desenvolvimento, nem sua aparência nem a moda mudaram sua aparência: não perde popularidade, é caracterizada por linhas finas, formas magníficas, luxo requintado com notas de romantismo, novidade em harmonia com a antiguidade. Tendo feito uma escolha a favor do interior francês, é necessário sustentar o design em suas tradições. O mobiliário francês se encaixa perfeitamente nos seguintes estilos:
- Império, estilo clássico estrito, no qual tudo é equilibrado, a simetria reina em tudo;
- Rococó, que introduziu cores pastel claras;
- Barroco com dourado em móveis, esculturas, belas tapeçarias, formas magníficas.
Esses estilos são invocados para criar um interior francês moderno. Além disso, vários estilos de design moderno influenciam o interior:
- Parisiense, com elementos de decoração moderna, combinados com modelos antigos de móveis. É um estilo nobre e refinado, luxuoso e magnífico;
- Norte, Normando, combinando elementos históricos e modernos;
- estilo do sul de uma vila francesa, provence.
Ao criar o interior, você precisa prestar atenção aos móveis de estilo francês, que devem ter seus elementos básicos. É importante que ele se harmonize com ele. Todos os itens se complementariam. Os novos estilos deram formas mais simples aos designs de móveis, mas tradicionalmente existem materiais naturais: (madeira, pedra), estuque, que é como imitação, entalhando elementos, forjando, tecidos nobres. Os modernos móveis franceses parecem no interior dos apartamentos tão simples, nobres e luxuosos quanto vários séculos atrás, e a foto é uma confirmação perfeita disso.