Maneiras de lavar o sangue do sofá, receitas populares e produtos químicos domésticos
É impossível imaginar conforto e relaxamento em casa sem móveis estofados. Mas as situações da vida são diferentes e imprevisíveis. Portanto, saber exatamente como lavar o sangue do sofá será útil para todos. Existem muitas maneiras de ajudar a resolver o problema sem consequências para o estofamento. As manchas podem ser removidas usando métodos populares, bem como ferramentas especiais de armazenamento.
Regras básicas
Para que o procedimento de limpeza seja eficaz e seguro, é necessário seguir algumas recomendações. Regras gerais sobre como lavar o sangue de um sofá, independentemente do material de estofamento:
- Primeiro de tudo, você precisa desistir da água quente, o que levará ao fato de o sangue coagular. Como resultado, uma camada pegajosa se forma na superfície e, após a limpeza, permanece uma mancha amarela feia, que não pode mais ser removida. O processo de limpeza de móveis estofados deve ser realizado em água fria.
- Em questões de como lavar o sangue do sofá, devem ser preferidas substâncias não agressivas. O tecido para estofados requer uma atitude delicada e cuidadosa.
- Não use detergente diretamente no estofamento. Para fazer isso, use uma esponja ou um pano macio. Somente a água encharcada é usada para absorver um local antigo. O uso de outros líquidos é indesejável.
- Se você seguir as recomendações sobre como remover sangue de móveis estofados, precisará prestar atenção aos movimentos adequados. Mova-se das bordas da sujeira para o centro. Isso impedirá que a mancha se espalhe por uma área de superfície mais ampla.
- Deve-se lembrar que uma concentração excessiva de detergentes e ações muito diligentes levarão ao fato de que a mancha é lavada juntamente com a cor do estofamento. Não use cerdas com cerdas duras.
- Os movimentos devem corresponder à direção das cerdas na superfície do sofá. Caso contrário, o processo de limpeza implicará a formação de um ponto brilhante.
- Os restos do detergente devem ser cuidadosamente limpos para que não se forme uma nova mancha.
Escolhendo como lavar o sangue no tecido do sofá, é melhor usar substâncias especialmente projetadas para esses fins. Mas, na ausência deles, você pode aplicar remédios populares. Ao escolhê-los, o tipo de estofamento do sofá deve ser considerado.
Remédios populares para diferentes tipos de estofados
Cada tipo de superfície requer uma abordagem adequada. Alguns tecidos podem suportar maior estresse e concentração de produtos químicos, enquanto outros requerem cuidados extremamente delicados. Os remédios populares, testados pelo tempo, facilitarão a remoção de manchas de sangue do sofá. Vai levar as substâncias que estão em todas as casas. Mas primeiro você precisa estudar as propriedades do tipo de estofamento.
Tecido
A superfície do tecido é considerada a mais delicada. E não é tanto sobre o material em si, mas sobre cor. Para não estragá-lo, é recomendável usar os seguintes métodos de limpeza do sofá contra manchas de sangue:
- Líquido para lavar louça. Dilua com água fria na proporção de 1: 2 (a maior parte é água), umedeça uma esponja e aplique na mancha. Em seguida, deixe o produto por 20 minutos para absorver as fibras. Depois disso, com esforços moderados, limpe a mancha. Você pode adicionar bicarbonato de sódio ao detergente, que possui propriedades antibacterianas de limpeza. É uma boa maneira de lavar rapidamente o sangue do sofá e se livrar do mau cheiro e dos germes.
- Sal comestível e refrigerante. Misture uma colher de sopa de sal com a mesma quantidade de refrigerante e dissolva em um litro de água fria. Em seguida, aplique a composição na área de contaminação e deixe por uma hora. Após o tempo previsto, limpe a mancha com uma esponja umedecida na mesma solução. Para evitar o cheiro de umidade e mofo, recomenda-se secar completamente a área úmida com uma toalha macia ou uma corrente de ar quente.
- Solução salina. As ações são semelhantes às descritas acima. Mas para preparar a solução, você precisará de 2 vezes menos água.
- Fermento em pó. Em um recipiente separado, você pode misturar duas colheres de sopa de fermento em carne com um litro de água fria. Aplique a mistura resultante na superfície dos móveis com uma mancha e deixe por pelo menos uma hora. Depois, umedecendo um pano ou esponja em água limpa, remova a contaminação. Essa é uma opção simples do que lavar o sangue, principalmente porque o fermento em pó pode ser comprado em qualquer supermercado.
- Peróxido de hidrogênio. Este método deve ser abordado com cautela. Antes de usar a substância, é melhor experimentar em áreas imperceptíveis da superfície. Por exemplo, esfregue a área da costura. Isso ajudará a evitar danos aos móveis, principalmente se a superfície tiver uma estrutura delicada. Um pedaço de algodão deve ser umedecido em uma solução de peróxido de hidrogênio a 3% e aplicado na mancha por um período extremamente curto. Literalmente após 30 segundos, o local de contato com a substância deve ser bem limpo com uma esponja umedecida em água.
Com a ajuda de uma operação realizada corretamente, a questão de como remover o sangue do estofamento do sofá não será mais relevante. É importante evitar omissões na forma de não conformidade com as proporções recomendadas. Isso geralmente leva a uma alteração na cor do estofamento.
Couro genuíno
Para limpar um sofá feito de couro genuíno, você precisa ter cuidado. Substâncias cáusticas podem danificar a superfície dos móveis estofados. Para eliminar a mancha, você pode usar uma solução de sabão. Para prepará-lo, é necessário dissolver 2 colheres de sopa de sabão ralado (pode ser substituído por líquido) em 0,5 l de água fria e bata até formar espuma. Aplique a solução na mancha, aguarde meia hora e enxágue.
A amônia tem a propriedade de dividir os compostos proteicos contidos no sangue. Para preparar a solução, adicione algumas gotas do produto em 200 ml de água e misture. O líquido resultante deve ser aplicado na área contaminada e deixado por 30 minutos e depois limpo com uma toalha seca e macia. Para cuidar de móveis estofados feitos de couro genuíno, você pode usar ferramentas especiais compradas nas lojas.
Couro sintético
Nem todo mundo sabe como limpar o sangue de um sofá, se ele tiver uma superfície de couro sintético. Nesse caso, você pode aplicar métodos simples que não exigem custos financeiros. O mais eficaz é uma mistura composta por água, amônia e gel para lavar louça. Prepare-o misturando os componentes. Você vai precisar de um copo de água fria, 1 colher de sopa de amônia e algumas gotas de detergente. A solução é aplicada à mancha por 30 minutos e depois lavada com água. Você também pode usar uma solução de sabão, como é o caso de couro genuíno.
Camurça
Para limpar móveis com estofos de camurça, é usada amônia. A substância deve ser diluída com água fria, calculando uma proporção de 1: 4. Em seguida, limpe a mancha com uma esponja ou pincel macio embebido na solução, enxaguando periodicamente o objeto usado. Após o procedimento, seque o local de contaminação e trate-o com uma escova especial para o material de camurça. Isso dará ao sofá sua aparência anterior, eliminará vestígios de manchas.
Ferramentas especiais
Para remover manchas em móveis estofados, é melhor usar produtos especialmente projetados para essa finalidade. Sua vantagem é impedir o amolecimento das fibras de estofamento, ou seja, o tecido não encolhe.
Alguns remédios eficazes estão listados abaixo:
- Desaparecer
- sabonete "Antipyatin";
- removedor de manchas Dr. Beckmann;
- UdalixUltra.
Os métodos e padrões de uso das substâncias listadas estão indicados na embalagem nas instruções de uso. Os fundos são seguros, para que possam ser usados em todos os materiais, sem exceção.
Remoção de manchas secas
Uma mancha seca é sempre mais difícil de remover do que uma mancha fresca. Para o procedimento, você pode usar, por exemplo, amônia e bórax. Primeiro, você deve tratar a superfície com uma solução previamente preparada com um copo de água fria e uma colher de chá de amônia. Deixe a mistura por alguns minutos e trate-a com uma solução de bórax. No final do procedimento, limpe a superfície com um pano ou esponja embebida em água limpa.
Também na luta pela pureza do sofá ajudará a aspirina. Um comprimido deve ser diluído em um copo de água morna e, em seguida, com um cotonete embebido em solução, trate a área de contaminação. Após algum tempo, o procedimento pode ser repetido. No final, limpe a área do sofá com um pano limpo embebido em água.
Misturas especiais para o cuidado de móveis estofados facilitarão a remoção de sangue do sofá e reduzirão o risco de danos à superfície. Ao escolher um agente de limpeza, o material de estofamento deve ser considerado. Você pode estudar a composição e as instruções na embalagem ou usar a recomendação de um consultor de vendas. Usando métodos alternativos, remover uma mancha de sangue de um sofá em casa não levará muito tempo. É importante considerar as características da superfície, a estrutura do tecido, bem como as proporções da proporção de substâncias.