12 vulcões mais altos e mais ativos do mundo
Sem dúvida, os vulcões ativos do mundo são um dos fenômenos naturais mais fascinantes e bonitos e ao mesmo tempo assustadores. Essas formações geológicas desempenharam um papel fundamental no processo de formação da Terra. Milênios atrás, havia um grande número deles em todo o planeta.
Hoje, existem poucos vulcões que ainda estão ativos. Alguns deles assustam, encantam e ao mesmo tempo destroem assentamentos inteiros. Vamos ver onde estão os vulcões ativos mais famosos.
Lulhaillaco
Vulcão vulcânico típico (com uma forma cônica em camadas) com 6739 m de altura, localizado na fronteira do Chile com a Argentina.
Um nome tão complexo pode ser interpretado de diferentes maneiras:
- "água que não pode ser encontrada apesar de uma longa pesquisa";
- "massa macia que se torna dura".
No lado do estado chileno, no sopé do vulcão, fica o Parque Nacional com o mesmo nome - Lulhaillaco, portanto as montanhas circundantes são muito pitorescas. Durante a subida ao topo, os turistas encontram burros, muitas espécies de pássaros e guanacos que vivem em condições naturais.
Existem duas rotas para subir à cratera:
- Norte - duração 4,6 km, a estrada é adequada para viajar de carro;
- sul - 5 km de comprimento.
Se você for caminhar, leve sapatos especiais e um machado de gelo, pois há áreas com neve ao longo do caminho.
Um fato interessante! Durante a primeira subida em 1952, um antigo repositório inca foi descoberto na montanha e, em 1999, as múmias de uma menina e um menino foram encontradas na cratera. Segundo os cientistas, eles se tornaram vítimas de rituais.
As erupções mais poderosas foram registradas três vezes - em 1854 e 1866. A última erupção de um vulcão ativo ocorreu em 1877.
San pedro
O gigante, com 6145 metros de altura, está localizado nos Andes, na parte norte do Chile, perto da Bolívia, na Cordilheira Ocidental. O pico do vulcão se eleva acima do maior corpo de água do Chile - Loa.
San Pedro está na lista dos mais altos vulcões ativos. Pela primeira vez, conseguiu escalar a cratera em 1903. Hoje é uma atração única do Chile, que atrai milhares de turistas de todo o mundo. No século XX, o vulcão lembrou-se 7 vezes, a última vez em 1960. Por mais de meio século, San Pedro se assemelha a um caldeirão borbulhante que pode explodir a qualquer momento. Ao pé, há sinais de que avisar que subir à cratera só é possível com uma máscara que protege contra emissões tóxicas.
Interessante:
- San Pedro é um dos poucos vulcões dos gigantes que permaneceu ativo até hoje. Muitos gigantes são reconhecidos como extintos.
- Vizinho San Pedro - Vulcão San Pablo. Ele está localizado a leste e sua altura é de 6150 M. Duas montanhas são conectadas por uma sela alta.
- Os habitantes do Chile contam muitas lendas associadas ao vulcão San Pedro, uma vez que cada erupção no passado era considerada um sinal celestial e tinha significado místico.
- Para os descendentes de migrantes da Espanha e povos indígenas locais, o vulcão é uma fonte de renda constante e considerável.
El Misty
Entre todos os vulcões ativos do mundo no mapa, este é considerado o mais bonito. Seu topo às vezes é nevado. A montanha está localizada perto da cidade de Arequipa, sua altura é de 5822 metros. O vulcão é notável pelo fato de que no seu topo existem duas crateras com diâmetros de quase 1 km e 550 m.
Existem dunas parabólicas incomuns nas encostas. Apareceram como resultado dos ventos constantes entre El Misti e o Monte Cerro Takune, que se estendem por 20 km.
A primeira ação ativa do vulcão foi registrada durante o reassentamento de europeus na América Latina. O desastre mais forte e destrutivo ocorreu em 1438. No século XX, o vulcão várias vezes mostrou atividade de vários graus:
- Em 1948, por seis meses;
- em 1959;
- Em 1985, foi observado vapor.
Cientistas no Peru concluíram há vários anos que a atividade sísmica do vulcão está aumentando gradualmente. Isso leva a terremotos, que não são incomuns nesta área. Dado que El Misti está localizado perto de um grande assentamento no Peru, isso o torna um vulcão ativo bastante perigoso.
Popocatepetl
Localizado no México, o ponto mais alto atinge 5500 m acima do nível do mar. No território do estado, é o segundo pico mais alto da montanha.
Os astecas acreditavam que o culto ao vulcão daria chuva, por isso traziam regularmente oferendas para cá.
Popocatepetl é perigoso porque muitas cidades foram construídas em torno dele:
- as capitais dos estados de Puebla e Tlascal;
- as cidades da Cidade do México e Cholula.
Segundo os cientistas, ao longo de sua história, o vulcão entrou em erupção mais de três dezenas de vezes. A última erupção foi registrada em maio de 2013. Durante o acidente, o aeroporto de Puebla fechou e as ruas estavam cobertas de cinzas. Apesar do perigo oculto, milhares de turistas de todo o mundo vêm ao vulcão todos os anos para apreciar a paisagem, ouvir a lenda e apreciar a grandeza da montanha.
Vulcão Sangai
Os dez principais vulcões ativos, que são os mais poderosos do mundo, incluem legitimamente Sangay. A montanha está localizada na América do Sul, sua altura é de 5230 metros. Traduzido, o nome do vulcão significa "inspirador" e isso reflete totalmente seu comportamento - as erupções são frequentes e, às vezes, pedras pesando 1 tonelada caem do céu. No topo da montanha, coberto de neve eterna, existem três crateras com um diâmetro de 50 a 100 metros.
O vulcão tem cerca de 14 mil anos e o gigante mostrou uma atividade particular nas últimas décadas. Uma das atividades mais destrutivas foi registrada em 2006, a erupção durou mais de um ano.
A primeira subida levou quase 1 mês, hoje os turistas viajam com conforto, de carro, as pessoas superam o trecho final do caminho de mula. A viagem leva vários dias. Em geral, a viagem é estimada como bastante complicada, então poucos decidem escalar a cratera. Os turistas que conquistaram a montanha, cheiram a enxofre forte e estão rodeados de fumaça. Como recompensa, uma paisagem incrível se abre do topo do pico.
O vulcão é cercado pelo Parque Nacional Sangai, cuja área é de mais de 500 hectares. Em 1992, a UNESCO adicionou o parque à lista de locais ameaçados. No entanto, em 2005, o objeto foi removido da lista.
Um fato interessante! Na área do parque, existem três dos vulcões mais altos do Equador - Sangay, Tungurahua e El Altar.
Klyuchevskaya Sopka
O vulcão é o mais alto do continente da Eurásia - 4750 metros e sua idade é superior a 7 mil anos. Klyuchevskaya Sopka está localizado na parte central de Kamchatka, há vários outros vulcões nas proximidades. A altura do gigante aumenta após cada erupção. Existem mais de 80 crateras laterais nas encostas, então vários fluxos de lava se formam durante a erupção.
O vulcão é um dos mais ativos do mundo e se anuncia regularmente, aproximadamente uma vez a cada 3-5 anos. A duração de cada atividade atinge vários meses. O primeiro aconteceu em 1737. Durante 2016, o vulcão mostrou atividade 55 vezes.
O desastre mais grave foi registrado em 1938, com duração de 13 meses. Como resultado do cataclismo, uma fenda de 5 km foi formada. Em 1945, a erupção foi acompanhada por uma grave queda de rocha. E em 1974, as ações ativas de Klyuchevskaya Sopka levaram à explosão de uma geleira.
Durante a erupção de 1984-1987, um novo pico se formou e as emissões de cinzas aumentaram 15 km. Em 2002, o vulcão se intensificou, a maior atividade registrada em 2005 e 2009. Em 2010, a altura da montanha ultrapassava 5 km. Na primavera de 2016, ao longo de várias semanas, ocorreu outra erupção, acompanhada de terremotos, fluxos de lava e emissões de cinzas a uma altura de até 11 km.
Mauna Loa
A erupção deste imenso vulcão pode ser observada de qualquer lugar do Havaí. Mauna Loa está localizado em um arquipélago formado como resultado da atividade vulcânica. Sua altura é de 4169 metros. A peculiaridade é que a cratera não é redonda, portanto a distância de uma borda à outra varia de 3 a 5 km. Moradores da ilha chamada Mount Long.
Nota! Muitos guias da ilha levam turistas ao vulcão Mauna Kea. É realmente um pouco mais alto que Mauna Loa, mas ao contrário do último, já está extinto. Portanto, certifique-se de especificar qual vulcão em particular você deseja ver.
Mauna Loa tem 700 mil anos, dos quais 300 mil estavam debaixo d'água. As ações ativas do vulcão começaram a ser registradas apenas na primeira metade do século XIX. Durante esse período, ele se lembrou mais de 30 vezes. A cada erupção, o tamanho do gigante aumenta.
Os desastres mais devastadores ocorreram em 1926 e 1950. O vulcão destruiu várias aldeias e a cidade. E a erupção em 1935 lembrava o enredo do lendário filme soviético "Tripulação". A última atividade foi registrada em 1984, por três semanas de lava derramada na cratera. Em 2013, houve vários terremotos, o que indica que o vulcão em breve poderá mostrar novamente do que é capaz.
Podemos dizer que os cientistas estão mais interessados em Mauna Loa. Segundo os sismólogos, o vulcão (um dos poucos no mundo) entrará em erupção constantemente por mais um milhão de anos.
Camarões
Localizado na república do mesmo nome, nas margens do Golfo da Guiné. Este é o ponto mais alto do estado - 4040 metros. O pé da montanha e sua parte inferior são cobertos por florestas tropicais, não há vegetação no topo, há uma pequena quantidade de neve.
Na África Ocidental, este é o vulcão mais ativo de todos os ativos no continente. Ao longo do século passado, o gigante se manifestou 8 vezes. Cada erupção se assemelha a uma explosão. A primeira menção do desastre remonta ao século V aC. Em 1922, a lava vulcânica atingiu a costa do Oceano Atlântico. A última erupção ocorreu em 2000.
É bom saber! A melhor época para escalar é dezembro ou janeiro. Em fevereiro, a competição anual "Race of Hope" é realizada aqui. Milhares de participantes sobem ao topo, competindo em velocidade.
Kerinci
O vulcão mais alto da Indonésia (sua altura chega a 3 km a 800 metros) e o ponto mais alto de Sumatra. Localizado na parte central da ilha, ao sul da cidade de Padang. Não muito longe do vulcão está o Keyinci Seblat Park, que tem status nacional.
A profundidade da cratera é superior a 600 metros, na parte nordeste há um lago. Uma forte erupção foi registrada em 2004, quando uma coluna de cinzas e fumaça subiu 1 km. O último desastre grave foi registrado em 2009 e em 2011 a atividade do vulcão foi sentida na forma de tremores característicos.
No verão de 2013, o vulcão jogou uma coluna de cinzas com 800 metros de altura. Os moradores de assentamentos próximos rapidamente fizeram as malas e evacuaram. Cinzas pintaram o céu cinza, o ar cheirava a enxofre. Apenas 30 minutos se passaram e várias aldeias foram cobertas com uma espessa camada de cinzas. As plantações de chá, localizadas perto do vulcão e também sofridas como resultado do desastre, causaram preocupação. Felizmente, chuvas fortes caíram após o evento e lavaram as conseqüências da erupção.
Isso é interessante! Subir à cratera leva de 2 a 3 dias. A rota é traçada por florestas densas, na maioria das vezes a estrada é escorregadia. Para superar o caminho, você precisará da ajuda de um guia. Houve casos na história em que os viajantes desapareceram, partindo por conta própria. É melhor começar a escalar na vila de Kersik Tua.
Erebus
Vulcões ativos em todos os continentes (exceto a Austrália) atraem a atenção de cientistas e turistas. Mesmo na Antártida é um deles - Erebus. Este vulcão está localizado ao sul de outros objetos que são objeto de pesquisa por sismólogos. A altura da montanha é de 3 km 794 m., E o tamanho da cratera é um pouco mais de 800 m.
O vulcão está ativo desde o final do século passado, então uma estação foi aberta no estado do Novo México, seus funcionários monitoram suas atividades. Um fenômeno único de Erebus é o lago de lava.
O objeto recebeu o nome do deus Erebus. A montanha está localizada na zona de falha, motivo pelo qual o vulcão é reconhecido como um dos mais ativos do mundo. Os gases emitidos causam sérios danos à camada de ozônio. Os cientistas observam que é aqui a camada mais fina do ozônio.
As erupções vulcânicas ocorrem na forma de explosões, a lava é densa, solidifica-se rapidamente e não tem tempo para se espalhar por grandes áreas.
O principal perigo são as cinzas, que impedem as viagens aéreas, pois a visibilidade é bastante reduzida. Um fluxo de lama também é perigoso, pois se move em alta velocidade e é quase impossível escapar dele.
Erebus é uma criação natural incrível - formidável, mágica e encantadora. O lago na cratera atrai um mistério especial.
Etna
Localizado na Sicília, no mar Mediterrâneo. Com uma altura de 3329 metros, não pode ser atribuído aos maiores vulcões ativos do mundo, mas pode ser creditado com confiança aos mais ativos. Após cada erupção, a altura aumenta um pouco. Na Europa, este é o maior vulcão, com seu pico sempre decorado com uma calota de neve. O vulcão possui 4 cones centrais e cerca de 400 laterais.
A primeira atividade remonta a 1226 aC. A pior erupção ocorreu em 44 aC, era tão forte que as cinzas cobriram completamente o céu sobre a capital da Itália, destruíram a colheita na costa do Mediterrâneo. Hoje o Etna não é menos perigoso do que no período pré-histórico. A última erupção ocorreu na primavera de 2008 e durou quase 420 dias.
O vulcão é atraente por sua vegetação diversificada, onde você pode encontrar palmeiras, cactos, pinheiros, agaves, abetos vermelhos, biscoitos, árvores frutíferas e vinhedos. Algumas plantas são características apenas para o Etna - uma árvore de pedra, violeta étnica. Inúmeros mitos e lendas estão associados ao vulcão e à montanha.
Kilauea
No território das ilhas havaianas, é o vulcão mais ativo (embora longe do mais alto do mundo). No havaiano, Kilauea significa alta disseminação. As erupções ocorrem continuamente desde 1983.
O vulcão está localizado no território do Parque Nacional dos Vulcões, sua altura é de apenas 1 km 247 metros, mas compensa seu pequeno crescimento por atividade. Kilauea apareceu 25 mil anos atrás, o diâmetro da caldeira do vulcão é considerado um dos maiores do mundo - cerca de 4,5 km.
Interessante! Segundo a lenda, o vulcão é a residência da deusa Pelé (a deusa dos vulcões). Suas lágrimas são gotas individuais de lava, e seus cabelos são correntes de lava.
Uma vista incrível é o Lago Puuoo Lava, localizado na cratera. As rochas derretidas se enfurecem inquietamente, criando manchas surpreendentes na superfície. É perigoso estar perto desse fenômeno natural, pois a lava ardente entra em erupção a uma altura de 500 metros.
Além do lago, você pode admirar a caverna de origem natural. Seu comprimento é superior a 60 km. O teto da caverna é decorado com estalactites. Os turistas observam que uma caminhada na caverna se assemelha a um voo para a lua.
Em 1990, a lava vulcânica destruiu completamente a vila, a espessura da camada de lava era de 15 a 25 metros. Durante 25 anos, o vulcão destruiu quase 130 casas, destruiu 15 km da estrada e a lava cobriu uma área de 120 km.
O mundo inteiro assistiu à erupção Kilauea mais poderosa em 2014. A erupção foi acompanhada por terremotos periódicos. Enormes volumes de lava destruíram edifícios residenciais e fazendas existentes. A evacuação dos assentamentos mais próximos foi realizada, mas nem todos os moradores demonstraram desejo de deixar suas casas.
Em que continente não há vulcões ativos
Não há vulcões extintos ou ativos na Austrália. Isso se deve ao fato de o continente estar localizado longe das falhas da crosta e a lava vulcânica não ter acesso à superfície.
O oposto da Austrália é o Japão - o país está localizado na zona tectônica mais perigosa. Aqui 4 placas tectônicas colidem.
Vulcões ativos do mundo são um fenômeno natural incrível e assustador. De 60 a 80 erupções em diferentes continentes ocorrem anualmente no mundo.
12 vulcões ativos, discutidos no artigo, estão marcados no mapa do mundo.
As erupções que foram filmadas em vídeo.