Angkor - um enorme complexo de templos no Camboja
Angkor (Camboja) - o centro do antigo Império Khmer, um complexo de templos que sobreviveram até hoje. Este patrimônio cultural é um Patrimônio Mundial da UNESCO e é justamente considerado a atração mais popular do país. Como chegar a Angkor, o horário do trabalho e o custo da visita aos templos são todas as informações necessárias para uma viagem bem-sucedida neste artigo.
Angkor WatNão confunda! Angkor é uma cidade antiga, em cujo território existem mais de 20 templos, entre os quais o maior é Angkor Wat.
Tour histórico
A construção do complexo de Angkor foi iniciada pelo fundador da dinastia local - o príncipe que declarou a independência do Camboja (hoje Camboja), Jayavarman II. Desde então, quase todo rei erigiu um ou mais edifícios sagrados durante seu reinado, marcando frequentemente um determinado evento. A construção do complexo foi concluída em 1218, após a morte de Jayavarman VII, por cuja ordem foram erguidos os templos de Preah-Kan (em homenagem à vitória sobre os Tyamas), Ta-Prokhm (em memória da mãe do majestoso governante).
Um fato interessante! O maior templo da história, Angkor Wat, foi construído ao longo de 30 anos. Ocupa o mesmo território que a cidade do Vaticano.
O majestoso império Khmer caiu em meados do século XV, como resultado da luta secular com os tamiam e os tailandeses. Em 1431, as tropas siamesas ocuparam Angkor, e todos os seus habitantes deixaram suas casas, decidindo que era melhor viver em paz, embora longe de sua terra natal. No final, a cidade devastada, juntamente com todos os templos, engoliu a selva.
Angkor foi redescoberto em 1861 pelo cientista francês Henri Muo, mas devido aos tempos difíceis da história do Camboja, acompanhados de guerras sangrentas, ninguém se envolveu em sua restauração. Somente depois de 130 anos, a UNESCO tornará o complexo do templo um Patrimônio Mundial, e será criada uma organização na China que unirá especialistas que ainda estão envolvidos na restauração deste magnífico marco do Camboja.
Detalhes surpreendentes! Todos os templos de Angkor são construídos sem o uso de cimento e outros materiais de ligação.
Onde fica Angkor
Você pode chegar ao complexo do templo de tuk-tuk (cerca de US $ 2), bicicleta (US $ 0,5 / hora) ou táxi (de US $ 5), depois de ter chegado anteriormente à cidade de Siem Reap, localizada no oeste do Camboja. Para fazer isso, você pode usar:
Aeroporto Siem Reap- De avião. O Aeroporto Internacional de Siem Reap aceita vôos do Vietnã, Tailândia, Coréia e China;
- De ônibus. Todos os dias, os carros partem de Bangcoc nesta rota (do terminal de ônibus Mo Chit às 8 e 9 horas, do terminal Ekkamai a cada duas horas das 06:30 às 16:30), Sihanoukville (a distância de Angkor e Siem Reap é de 500 km, por isso é melhor dar preferência Ônibus noturno de US $ 20; partida às 20:00 da estação central de ônibus) e Phnom Penh (várias dezenas de carros por dia). Os ingressos custam de 6 a 22 dólares, você pode comprar no local ou na Internet (ppsoryatransport.com.kh);
- De barco. Um pequeno barco circula entre Siem Reap, Phnom Penh e Battambang diariamente de julho a setembro, a tarifa é de US $ 25 a 30. Viajar no lago Tonle Sap leva de 5 a 6 horas.
Leia em detalhes como chegar à cidade de Siem Reap.
Compare preços de acomodação usando este formulário
Horário de Angkor e custo da visita
As bilheterias do complexo do templo abrem às 5 da manhã e funcionam até às 17:30, ao mesmo tempo que turistas são permitidos aqui. De acordo com as regras oficiais, todos os viajantes devem deixar o território de Angkor antes das 18:00, mas se você não for pego pela polícia, poderá ficar lá mais um pouco e apreciar a beleza dos templos ao sol poente.
O preço da entrada em Angkor varia de acordo com o número de dias. Existem três opções no total:
- Visita de um dia de US $ 20
- US $ 40 em iluminação cultural de três dias;
- Uma caminhada de sete dias pelos templos por US $ 60.
Você pode usar uma assinatura por três dias dentro de uma semana a partir do momento da compra, e uma assinatura por 7 dias será válida por um mês. Na parte da frente desse bilhete deve estar a sua foto, feita na bilheteria diretamente na compra.
Preste atenção! Você pode comprar um ingresso diário somente até as 17:00, a meia hora restante vende assinaturas no dia seguinte.
Estrutura de Angkor (Camboja)
No território da cidade antiga, existem mais de 30 templos, que ocupam uma área de 500.000 metros quadrados. É absolutamente irrealista visitá-los todos em um dia, na maioria das vezes as agências de viagens e os viajantes que visitaram essa atração cambojana são aconselhados a passar de três a cinco dias em uma caminhada pelo complexo do templo.
A rota mais popular em Angkor é projetada por três dias e é dividida em visitas aos templos do pequeno círculo, do grande círculo e dos templos distantes, que atingem os mais persistentes e curiosos.
Conselhos! Se você pretende visitar o complexo do templo com uma empresa, alugue bicicletas ou bicicletas. Isso ajudará você a economizar tempo e esforço (já que o comprimento da mesma rota através dos templos de um pequeno círculo é de 20 km) e a não perder o imóvel alugado se estiver distraído para tirar uma foto de Angkor Wat e outros lugares.
Círculo pequeno
Estes incluem os templos que todo viajante deve ver - os mais magníficos, bonitos e valiosos. A distância da rota é de 20 km, projetada para um dia. A direção da viagem é mostrada nos títulos das seções a seguir: primeiro Angkor Wat, depois Angkor Tom, etc.
Angkor Wat
Este templo ocupa um vasto território e por direito pode ser considerado um complexo inteiro. É cercado por um fosso, que durante a estação chuvosa é cheio de água, ao redor existem muitas árvores, grama verde, flores e animais selvagens.
No centro de Angkor Wat, há um templo de montanha, construído de tal maneira que em ambos os lados você pode ver suas cinco torres idênticas. A segunda atração principal do complexo é a biblioteca - um prédio de um andar cercado por palmeiras e turistas.
Não menos interessantes são as galerias de Angkor Vata, que você pode ver de cima, subindo as escadas de pedra no quintal. No total, 8 galerias com baixos-relevos cobrindo densamente as paredes foram construídas no território do templo. O mais famoso deles é a Galeria do Inferno e do Paraíso.
Conselhos! Se você quiser tirar fotos desabitadas de Angkor Wat, espere até o sol nascer completamente e olhe para o quintal do templo. Nesse momento, todos os turistas que encontraram o amanhecer pararam para descansar, e os recém-chegados se dispersaram pelas principais partes do complexo.
Angkor Tom
Esta é outra atração da lista do que você deve visitar no Camboja, a última capital do império Khmer e a majestosa cidade de 13 a 14 séculos, com uma população de mais de um milhão de pessoas. Seu nome explica sua popularidade no mundo moderno - "Big Angkor" realmente impressiona com sua escala, arquitetura incomum, harmonia e esplendor.
A estrutura de Angkor Thom é muito lógica - a cidade é uma praça com paredes de pedra, dentro das quais existem vários edifícios. O mais significativo deles:
- Bayonne é o segundo, depois do cartão de visita de Angkor Wat, no Camboja. O templo sagrado é famoso por seus rostos esculpidos em cada uma das torres. O número total deles é de cerca de 200, segundo a lenda, todos exibem o rei Jayavarman VII com um humor diferente. Além das torres de muitas faces, em Bayonne, você pode ver uma variedade de baixos-relevos, um reservatório sagrado, uma biblioteca, prasat e santuários. O templo está localizado no centro da cidade.
- Bapuon, refletindo o Monte Meru em sua forma, não era particularmente forte mesmo durante a existência do Império Khmer. Através dos esforços dos restauradores, foi restaurado e hoje é um edifício de vários níveis cercado por muitos reservatórios.
- Phimeanakas. Foi neste edifício que o rei do Camboja da época viveu, para que não economizassem nos materiais a partir dos quais foi construído. O templo de pedra ainda está em boas condições, mas é completamente absorvido na selva; portanto, você não pode vê-lo de fora nem mesmo do nível superior (portanto, se você realmente não quer, não pode subir até o topo ao longo dos degraus em ruínas), mas por dentro pode admire as galerias incomuns.
Além disso, em Angkor Tomé, há o Terraço do Rei Leproso, o Terraço dos Elefantes, vários prasats, o Portão da Vitória e uma ponte incomum com figuras de deuses e demônios. O tempo recomendado para visitar esta atração é de 3-4 horas.
Conselhos! Vá para Bayonne antes do nascer do sol para evitar multidões de turistas e obter as fotos mais espetaculares.
Ta Prom
Outro dos edifícios mais bonitos do Camboja é o Ta Prohm, que se tornou popular após a filmagem do filme "Lara Croft: Tomb Raider" e hoje leva o nome orgulhoso do Templo de Angelina Jolie. Durante sete séculos, este edifício desempenhou o papel de mosteiro e universidade, onde os moradores locais receberam educação e pesquisa científica.
O Ta Prom é muitas vezes menor que Angkor Wat ou Angkor Tom, em seu território não há atrações significativas separadas, todas elas fazem parte do próprio templo. Assim, as galerias Ta Proma são uma das mais interessantes de todo o complexo, pois são construídas uma na outra e se assemelham a um pequeno labirinto.
Outra característica do templo é a proximidade com a selva - as raízes das árvores circundam as paredes de pedra e surpreendem com seu tamanho. Até hoje, o baile ainda não pode ser limpo de vegetação, porque foi devido a isso que o edifício foi preservado para os nossos tempos.
O mistério do milênio. Entre os baixos-relevos pitorescos do templo, há uma imagem de um dinossauro. Não é o primeiro ano que cientistas e turistas lutam com a questão do que Ta Prom está fazendo nas paredes dessa criatura antiga.
Pequenos templos de um pequeno círculo
Pre Kan (construído pelo último rei do Camboja em homenagem a seu pai), Ta Keo (o templo mais alto da montanha, cuja construção não foi concluída, quando um raio entrou no prédio, considerado um sinal ruim) e Phnom Bakeng (templo na rocha) se enquadram nessa categoria com uma vista panorâmica de todo o Angkor). A duração total da visita para todos os três edifícios é de 4-5 horas.
Grande círculo
Banteay KdeyO percurso inclui mais de dez pequenos templos, a duração total é de 25 km. Os edifícios mais populares que merecem uma visita:
- Banteay Kdey. Foi construído como um templo budista, consiste em muitas galerias decoradas com baixos-relevos.
- Pré Rup. Temple Mount, criado em homenagem ao deus Shiva.
- Banteay Samre. Distingue-se pela graça da arquitetura e paredes esculpidas incomuns. Foi erguido em homenagem ao antigo deus indiano Vishnu.
- Ta Som. Um lugar para fotografias espetaculares que retratam a unidade da natureza e edifícios antigos.
Templos distantes
Esta categoria inclui vários complexos de templos localizados a uma distância decente do centro de Angkor. Você pode chegar lá apenas de táxi ou de carro alugado (você não deve andar de bicicleta ou de bicicleta, caso contrário, ficará atolado no pó das estradas de terra do Camboja). O custo dessa viagem é de US $ 50 a 60, então tente encontrar companheiros de viagem ou torne-se você mesmo.
Beng MeliaLocalizado a 67 km de Siem Reap, este templo definitivamente merece sua visita. Na entrada, você encontrará guardas incomuns na forma de cobras de sete cabeças e, uma vez lá dentro, entenderá qual é o charme do caos de pedra. A peculiaridade de Beng Melia é que as mãos dos restauradores não tocaram suas paredes, então você tem uma grande oportunidade de vê-lo como foi encontrado no final do século XIX.
Banteay SreyImportante! O custo da visita ao templo é de US $ 5, não incluído no bilhete geral de Angkor.
É chamada de "Fortaleza da Beleza", a cidadela das mulheres e a pérola de Angkor. Este é um edifício único, diferente de todos os outros edifícios do complexo devido a:
- Seu tamanho. Banteay Srey é realmente miniatura, o que é muito impressionante, especialmente depois de visitar Angkor Wat;
- Materiais. O templo é construído de arenito rosa (o resto é feito de amarelo), o que lhe confere charme e beleza especiais, especialmente no início da manhã;
- Esculturas artesanais e baixos-relevos que cobrem as paredes de Bantei Sreya.
No território do templo, há uma biblioteca, um santuário central, muitas estátuas. O tempo de visita recomendado é de 2 a 3 horas. Distância de Siem Reap - 37 km.
RawlosEste não é um complexo inteiro de templos, combinando Bakong, Pre Ko e Loley, localizado a 17 km de Siem Reap. Sua principal característica são as plantas. Flores frágeis, espalhadas por todo o território do complexo, substituem os ficuses empoeirados que capturam todo o edifício.
Phnom KulenEste lugar é sagrado para todos os residentes do Camboja, porque foi aqui que 1200 anos atrás foi proclamada a independência do país. Aqui está a famosa estátua do Buda reclinado, um templo sagrado, para onde vão os peregrinos anualmente, um rio de mil lingams e a cachoeira mais pitoresca do Camboja.
O custo da visita a Phnom Kulen é de US $ 20 (pago separadamente do total do bilhete para Angkor), localizado a 55 km de Siem Reap. Você só pode pegar um táxi ou carro alugado.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário
Dicas e truques para visitar Angkor
- As regras para visitar Angkor dizem que você não pode entrar nos templos com os braços e pernas nuas; portanto, leve uma camisa leve e uma calça de harém;
- Se você quiser conhecer o nascer do sol em uma atmosfera mágica, venha aqui às 6:30 da manhã;
- Veio ao templo na hora do rush? Observe as miras no sentido anti-horário - na direção oposta àquela que os guias costumam usar;
- Cuidado com os macacos - esses pequenos ladrões roubam tudo o que é ruim. Se você quiser tirar algumas fotos com eles, vá a lugares onde há muitos turistas - lá eles são bem alimentados e menos arrogantes;
- Pegue muita água e, de preferência, comida, pois praticamente não há cafés e lojas no território de Angkor (não há estabelecimentos com preços adequados);
- Enfrente seriamente a questão de escolher sapatos para passear pelo complexo. Como em todo o Camboja, a temperatura do ar em Angkor pode subir para + 35 ° C, mas não usa sandálias ou chinelos, pois existem muitos lugares intransitáveis perto dos templos, cheios de pedras;
- Tenha cuidado ao caminhar por caminhos intocados e selvas profundas - você pode encontrar cobras lá;
- Não arrisque sua vida subindo nas ruínas dos templos. Lembre-se de que Angkor tem mais de mil anos e, em alguns lugares, suas paredes podem simplesmente se formar como um castelo de cartas;
- Não use roupas brancas e pretas - a poeira e a sujeira das pedras de Angkor não são removidas há muitos séculos.
Um mapa da cidade de Siem Reap, no qual são marcados pontos turísticos, incluindo Angkor Wat e alguns objetos importantes de infraestrutura.
Um vídeo interessante e informativo - como Angkor olha através dos olhos de um turista.
Angkor (Camboja) é um lugar único que vale a pena ver com seus próprios olhos. Boa viagem!