Palácio dos Ventos - caixa de jóias no centro de Jaipur

Hawa Mahal ou o Palácio dos Ventos é um dos edifícios mais ambiciosos e impressionantes de Jaipur. Esta é a atração mais incomum e visitada da cidade, erguida no final do século XVIII.

Informações gerais

O palácio está localizado na parte nordeste de Jaipur. Todos os dias, este incrível edifício é visitado por centenas de turistas, porque Hawa Mahal é considerado o monumento mais famoso da arquitetura de Rajput.

A principal característica do palácio são suas janelas: não há uma única abertura que seria maior que uma cabeça humana. Isso é explicado pelo fato de o marajá local manter seu harém aqui e não querer que ninguém veja as meninas.

Curiosamente, o Palácio dos Ventos em Jaipur foi originalmente criado como o templo do deus Krishna; portanto, alguns detalhes (por exemplo, telhados e bastiões) são semelhantes ao cocar que adorna a cabeça de Deus.

Além de sua aparência incomum, o palácio é conhecido por um sistema de ventilação bem pensado e, graças a orifícios especiais nas paredes, é criado um frescor natural em todas as salas (o que é muito importante em um clima tão quente).

Curiosamente, os moradores locais costumam comparar o palácio com um caixão no qual pedras preciosas são armazenadas.

Breve história

O ano exato de construção do palácio é desconhecido, mas os historiadores afirmam que o edifício apareceu no mapa de Jaipur o mais tardar em 1799. O edifício foi erguido para as concubinas do marajá Sawaya Pratap Singh - as meninas ocupavam todos os cômodos do palácio e não tinham o direito de deixá-lo.

É interessante que concubinas simples vivessem nos andares inferiores, mas suas amadas esposas viviam apenas nos níveis superiores.

O prédio em si se assemelha a um teatro - isso foi feito para que todas as meninas que moravam na casa pudessem assistir às coloridas procissões e celebrações que eram organizadas periodicamente pelos marajás na rua. Ao mesmo tempo, graças às janelas pequenas e ricamente decoradas, ninguém viu seus rostos.

Agora Hawa Mahal trabalha exclusivamente para turistas. Além de belos quartos e salas, vale a pena visitar o museu local.

Arquitetura

O Palácio Hawa é o monumento mais famoso da arquitetura de Rajput. Externamente, o edifício parece um teatro incrível ou, como os habitantes locais pensam, uma grande caixa de jóias.

A fachada do Hawa Mahal em Jaipur é decorada com inúmeras brechas e varandas, decoradas com cúpulas orientais e rendas de arenito rosa.

Foi dada atenção especial às janelas - existem até 953 no palácio! Além de sua função direta, eles também serviam como fãs, graças aos quais os quartos nunca eram abafados.

Curiosamente, quanto mais quente estava na rua, mais forte o vento soprava nos quartos.

Além das janelas, na fachada do edifício você pode ver fendas especiais de diferentes diâmetros, o que também contribuiu para manter uma temperatura confortável no interior do edifício.

O que tem dentro?

No interior, o Palácio dos Ventos (ou Hawa Mahal) é ainda mais bonito e incomum do que fora. O edifício possui os seguintes recursos:

  1. Em primeiro lugar, o edifício não possui uma única escada. Em vez de subir confortavelmente nos andares superiores, as concubinas foram forçadas a usar sapatos especiais e subir as rampas escorregadias de mármore. Era uma ocupação bastante perigosa, e os historiadores ainda não conseguem entender por que o príncipe indiano abandonou as escadas.
  2. Em segundo lugar, o palácio é construído de tal maneira que, cada vez mais alto, os turistas vêem cada vez mais belos quartos. O auge da graça é o salão de estilo marroquino: arcos altos como a neve, vitrais coloridos e tapetes caros.
  3. Em terceiro lugar, você pode chegar ao Palácio Hawa apenas a partir do pátio, que é muito menos elegante e bonito do que a parte da frente do edifício.
  4. Quarto, uma vista de tirar o fôlego de Jaipur, que dificilmente pode ser vista de prédios vizinhos, abre do alto do palácio.

É interessante que os turistas que visitam o palácio costumam dizer que o edifício toca sua própria melodia - os ventos que penetram em todas as rachaduras e janelas apitam constantemente algo.

Estando no palácio, você deve:

  1. Visite as pequenas varandas das quais as meninas assistiram às procissões coloridas em frente ao palácio.
  2. Suba para os andares superiores. Aqui estão os salões mais bonitos e caros, com vitrais, arcos altos no estilo marroquino e exposições incomuns (por exemplo, enormes vasos de ouro e jóias com pedras preciosas).

Curiosamente, nas últimas décadas, o Palácio dos Ventos na Índia se tornou um lugar favorito dos shaivitas - uma das áreas do hinduísmo. Aqui eles gostam de fumar haxixe e "contemplar Deus sobre Jaipur".

Este é o único local da cidade onde você pode usar substâncias ilegais. As autoridades locais não querem ter problemas com as comunidades religiosas, então fecham os olhos para isso. Isso significa que no palácio você pode encontrar maconha facilmente nas paredes, aberturas de janelas e até mesmo embaixo do rodapé. No total, vários kg de drogas são armazenados no prédio.

É interessante que na parte esquerda do palácio está fechado para visitas - aqui é o apartamento atual dos descendentes do marajá, que ocasionalmente vêm aqui. Quando isso acontece, uma bandeira indiana é pendurada nas janelas.

Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário

Informações práticas

  1. Localização: Hawa Mahal Tripolia Bazaar Road | Badi Choupad, Jaipur 302002, Índia.
  2. Horário de funcionamento: 9.00 - 16.30.
  3. O custo da visita: 50 rúpias - para adultos, estudantes (se você tiver um cartão internacional de estudante) e crianças - 25. O preço de uma passagem complexa (outras atrações e museus de Jaipur estão incluídos) é de 350 rúpias para adultos e 175 para crianças.

Os preços e horários na página são para setembro de 2019.

Dicas úteis

  1. Viajantes experientes recomendam vir ao Palácio dos Ventos de manhã cedo - sob os raios do sol nascente, a atração parece fabulosamente bonita.
  2. Se você quiser ver o domador de cobras, vá ao Palácio Hawa - em outras partes de Jaipur você não encontrará esse tipo de entretenimento.
  3. Os turistas não recomendam um guia de áudio em inglês - você não recebe muitas informações interessantes, mas gasta o dinheiro. É melhor chegar ao palácio com um guia competente ou estudar independentemente a história deste lugar.
  4. Na entrada do Palácio dos Ventos, prepare-se para encontrar-se com inúmeros comerciantes de lembranças e fotógrafos.
  5. A língua oficial dos habitantes de Jaipur é o hindi e o Rajastão, mas muitos falam bem o inglês.
  6. Os meses mais adequados para visitar Jaipur são novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. De abril a julho, a coluna não cai abaixo da marca +30 e, no início do outono, fortes chuvas e ventos torrenciais começam.
  7. Se você for ao mercado - não deixe de negociar. Os preços são sempre exagerados em 2 ou até 3 vezes.
  8. Antes de negociar um táxi, negocie sempre o preço final com o motorista.

Hawa Mahal é o símbolo e a principal atração de Jaipur, que definitivamente vale a pena visitar os amantes da história.

Visitando o mirante do Palácio dos Ventos:

Deixe O Seu Comentário