Umidade e outras condições climáticas para a manutenção de diferentes tipos de orquídeas caseiras

Algumas pessoas pensam que manter uma orquídea em casa não é realista e a admira em fotos ou em lojas de flores. Sim, esta flor exótica é realmente caprichosa ao sair, e se você ainda se arriscar e plantar a planta em sua casa, precisará saber como mantê-la adequadamente.

Neste artigo, consideraremos os tipos desta planta, as condições para mantê-la em casa e falaremos sobre os cuidados adequados. Você também pode assistir a um vídeo útil.

Regras básicas

Brevemente sobre os princípios básicos da manutenção de orquídeas:

  1. Iluminação. Quarto luminoso, mas sem luz solar direta para a flor.
  2. Modo de temperatura. Temperatura ambiente na região de 15 a 30 graus, dependendo da época do ano.
  3. Método de rega competente. Para determinar se você precisa regar a orquídea - basta observar o estado das raízes e do substrato da planta. Se as raízes e o substrato estiverem secos, você pode regá-lo. Você precisa saber que é melhor regar a flor menos do que o necessário, mas em nenhum caso a sobrecarregue.
  4. Substrato. O enchimento do vaso deve ter boa aeração, secar rapidamente, mas também reter a umidade necessária para a orquídea. As opções mais ideais de substrato são abetos, pinheiros, carvalhos e cascas de bétula. Raízes de sphagnum ou samambaia também são ideais.
  5. Pote. Para as orquídeas, são vendidos vasos especiais com aberturas no fundo, graças aos quais o substrato seca uniformemente. É desejável que o vaso seja transparente, para melhor observação da condição das raízes e substrato.
  6. Top vestir. Para um bom crescimento e desenvolvimento da flor, você precisa fertilizá-la. Nas lojas de flores, você pode encontrar fertilizantes especializados para orquídeas. O mais importante é seguir rigorosamente as instruções para não prejudicar a planta. É melhor alimentar um pouco a orquídea, mas com mais freqüência do que matá-la imediatamente com uma alta concentração de fertilizante.
  7. Período de descanso. Neste momento, a orquídea está se preparando para a floração ou colocando botões de flores, ou irá crescer. É necessário descansar a planta, não fertilizar, reduzir a temperatura ambiente em pelo menos 16 graus e reduzir a frequência da rega.

Clima

Temperatura

ATENÇÃO: Cada espécie de orquídea precisa de cuidados especiais e uma temperatura especial do ar.

Você pode dividir condicionalmente as plantas em três tipos, de acordo com as preferências de temperatura:

  • Amante do frio. A temperatura deve ser de 10 graus à noite e até 20 graus durante o dia.
  • Temperatura média. Requer uma temperatura de pelo menos 13 graus à noite e durante o dia - até 22 graus.
  • Amor calor. Prefere crescer em temperatura de 18 graus à noite e até 30 à tarde.

Para descobrir a temperatura na sala e escolher a orquídea apropriada, coloque o termômetro no local em que a planta ficará e observe a temperatura durante o dia.

Com a hipotermia na flor, o metabolismo diminui, a orquídea se torna mais fraca e mais suscetível à doença. E quando a temperatura na sala estiver mais alta do que o necessário, a planta não apenas começará a evaporar a umidade, mas não terá mais tempo para absorvê-la, após o que apodrecerá ou murchará.

Para saber mais sobre a temperatura do ar das orquídeas, clique aqui.

Humidade do ar

Orquídeas adoram umidadepara que a umidade na sala onde a flor mora seja de 60% a 80%. Você pode aumentar a umidade de diferentes maneiras, por exemplo:

  1. Pulverização. As orquídeas podem ser pulverizadas com água comum a partir de um frasco de spray. Você precisa fazer isso todos os dias antes do almoço.
  2. Na estação de aquecimento, coloque os recipientes de água perto da bateria. O líquido irá evaporar e o ar será umidificado.
  3. Organize xícaras / vasos / tigelas com água perto de orquídeas.
  4. Use umidificadores. Mas há uma desvantagem: eles umidificam o ar apenas em determinadas áreas; portanto, se houver orquídeas em todo o apartamento, serão necessários mais fundos para a compra de umidificadores.

Uma atitude irracional em relação à umidade pode afetar muito a saúde da planta, porque a alta secura do ar contribui para a propagação de pragas perigosas para a flor e, devido à umidade excessiva nas folhas, aparecem manchas e a flor pode apodrecer.

Assista ao vídeo sobre como criar a umidade necessária para as orquídeas:

Iluminação

Com temperatura e preferências na iluminação, as orquídeas podem ser divididas em 3 grupos:

  • Fotófilo. Coloque no parapeito da janela sul.
  • Orquídeas com iluminação moderada. Coloque no parapeito da janela ocidental.
  • Shady. Coloque no parapeito da janela da janela leste.
IMPORTANTE: A coisa mais importante ao iluminar uma orquídea é evitar a luz direta do sol na flor.

Você pode determinar a necessidade de luz pelo estado das folhas da planta. Se houver luz suficiente, as folhas serão verdes e fortes. Se houver pouca luz, as folhas ficarão verde escuro. Quando aparecerem pontos vermelhos e dicas secas, lembre-se de que isso ocorre devido ao excesso de luz.

Leia mais sobre os recursos de iluminação para orquídeas aqui e aqui conversamos sobre a organização da iluminação para plantas.

Época do ano

Orquídea não é um cacto, não pode ser deixada no peitoril da janela e esquecida por um ano inteiro. Esta planta é suave e, para manter as condições ideais durante todo o ano, você precisa trabalhar duro:

  1. No outono e inverno, quando o céu nublado substitui o sol forte, é necessário cuidar da iluminação adicional. Também deve ser lembrado que a temperatura não deve ser inferior a 14 graus à noite e durante o dia para 23. Durante a estação de aquecimento, a umidade nos quartos é reduzida, portanto, é necessário aumentar seu nível. E não se esqueça de ventilar adequadamente a sala em que a orquídea está, mas em nenhum caso não deixe a flor no rascunho.
  2. Na primavera, você pode começar a sombrear as plantas, porque o sol começa a brilhar mais ativamente e você não quer queimar a flor. A orquídea acorda da "hibernação" e começa a crescer ativamente, aumentando a necessidade de rega e fertilizantes.
  3. No verão, é melhor colocar uma orquídea perto da janela, protegendo-a da luz solar direta. As janelas devem estar sombreadas com cortinas ou pelo menos papel.

Você também deve ventilar a sala e maximizar seu resfriamento. A orquídea pode sobreviver a uma temperatura de 35 graus, mas não mais do que alguns dias.

Espécies de plantas

No mundo, existem várias dezenas de milhares de espécies de orquídeas. Eles estão espalhados por todos os continentes e em cada um adaptado à vida. Portanto, não é de surpreender que cada espécie precise de cuidados individuais. Nem todos eles poderão viver em condições de apartamento. As orquídeas despretensiosas mais comuns são vendidas em shopping centers e lojas de flores e não será difícil comprá-las.

Dendrobium

As mais numerosas espécies de orquídeas e diversas nas condições de detenção. O Dendrobium é conveniente para o cultivo em ambientes, pois não é exigente quanto a temperaturas mais baixas no inverno. Eles adoram sombra parcial, por isso é imperativo sombrear janelas no verão. Eles florescem mais ativamente se crescerem em vasos pequenos. Se transplantado para uma panela grande, pode deixar de florescer, porque não está adaptado a tamanhos grandes.

Wanda

É cultivada em um sistema fechado. Amante do calor, então no inverno você pode baixar a temperatura para um máximo de 16 graus. Muitas vezes, é cultivada sem substrato e, por isso, é necessária uma maior umidade do ar, para que seja mais adequada para jardins de inverno e salas bem envidraçadas.

Assista a um vídeo sobre os recursos da orquídea Wanda e seus cuidados:

Cattleya

Ele adora calor, mas não exige umidade. No resfriamento, não permita temperaturas abaixo de 16 graus. Eles preferem a luz, mas a iluminação artificial não deve durar mais de 15 horas; caso contrário, ela não florescerá. No verão, você precisa regar abundantemente, mas no inverno, o oposto.

Assista a um vídeo sobre os recursos da orquídea Cattleya e seus cuidados:

Paphiopedilum

Este tipo de orquídea possui várias subespécies. O Paphiopedilum de uma flor adora o frescor e o de flores múltiplas ama o calor.

Tal orquídea não exige luz. Ela se sente ótima em uma sala escura e, no inverno, se estiver de pé no parapeito da janela, não precisará de iluminação. Paphiopedilum precisa de calcinação adicional do substrato.

Assista a um vídeo sobre os recursos da orquídea Paphiopedilum e seus cuidados:

As consequências de cuidados inadequados

A flor adquire uma beleza incrível quando todas as condições necessárias são atendidas e a planta se sente o mais confortável possível. Raízes sólidas e folhas verdes brilhantes são o principal indicador da saúde das orquídeas. Se a planta começa a desbotar, as folhas ficam amarelas ou algumas manchas aparecem nelas, as raízes apodrecem - esses são sinais de cuidados inadequados ou condições inadequadas para a planta. Uma planta doente pode ser curada apenas se os sintomas forem notados a tempo.

Fungos, vírus e infecções bacterianas começam a se desenvolver a partir de vários fatores.por exemplo:

  • umidade aumentada ou diminuída;
  • temperatura muito alta ou muito baixa;
  • falta de luz ou seu excesso.

Conclusão

Para evitar as conseqüências desastrosas de cuidados inadequados, você deve seguir rigorosamente todas as regras e instruções e, antes de comprar uma orquídea, considerar cuidadosamente a escolha de uma planta, tendo estudado ou solicitado previamente a um vendedor experiente todos os recursos para cuidar dela.

Deixe O Seu Comentário