Plantando e cuidando de hibiscos de pântano em casa e ao ar livre. Recursos de propagação
Hibisco do pântano - é muito popular entre jardineiros amadores e aqueles envolvidos no cultivo de tais plantas.
Se você deseja cultivar hibisco de pântano em casa, é recomendável que você se familiarize primeiro com os requisitos da planta para solo, iluminação, umidade e muitas outras nuances. O artigo também fornecerá instruções detalhadas para o cultivo de hibiscos em campo aberto.
Como crescer e manter uma cultura?
A fim de garantir um bom desenvolvimento do hibisco e posteriormente desfrutar de sua floração em casa e em campo aberto, o arbusto precisa fornecer todas as condições necessárias para isso.
Temperatura
O regime ideal de temperatura para o hibisco é de 18 a 24 graus (para as estações primavera e verão). No outono, a temperatura é gradualmente reduzida. No inverno, a temperatura deve ser em média de 15 graus.
Rega
Quando a rega do hibisco é guiada pelas condições do solo, ela deve estar sempre úmida, independentemente de a flor crescer em campo aberto ou em casa, em uma panela. Com o início do outono, o volume de água para irrigação começa a diminuir gradualmente. No inverno, eles são regados moderadamente, ou seja, após a camada superior do solo secar.
A luz
A planta precisa de boa iluminação. Em casa, o hibisco é iluminado, fornecendo horas de luz do dia de 10 a 12 horas, usando lâmpadas incandescentes. No verão, você precisa garantir que a planta não superaqueça e a temperatura não ultrapasse 30 graus.
O hibisco cresce bem em iluminação difusa ou em sombra clara. Quanto às mudas, é necessário cultivá-lo em um local ensolarado e não permitir que fique na sombra.
Poda
A poda de hibiscos deve ser feita anualmente. Pela primeira vez, a planta é podada após atingir uma altura de 60 a 70 cm.O processo ocorre da seguinte forma:
- Depois de preparar a ferramenta desejada (tesouras de podar), inspecione a planta.
- Primeiro de tudo, eles começam a aparar brotos fracos ou quebrados ou com sinais de doença.
- Em seguida, afine a coroa, se necessário. É necessário remover um número tão grande de brotos em que cada camada da planta esteja bem iluminada, para que os brotos superiores não projetem sombra na parte inferior.
- Corte os galhos restantes em um comprimento de 30 a 40 cm.
Solo
É preferível usar um solo pronto para arbustos ornamentais para o cultivo de hibiscos. A vantagem desse solo é a boa permeabilidade à água e o alto teor de nutrientes.
No entanto, há uma desvantagem. Você pode comprar um substrato de baixa qualidade, que não permita que a água passe bem e, ao regar uma planta, nem todo o solo será umedecido. Verifique se a qualidade do substrato acabado adquirido só pode ser experimentada.
Se você quiser preparar o solo para o hibisco por conta própria, precisará de folhas de grama, pinho, húmus, areia e turfa. Todas as partes são misturadas em proporções iguais. Além disso, uma pequena quantidade de carvão pode ser adicionada.
A acidez do solo deve estar entre 5,5 e 7,8. A acidez ideal é 6. Se o pH do solo estiver acima ou abaixo dos limites especificados, será difícil para a planta absorver os nutrientes do substrato. Cultivando hibisco em uma panela, é necessário fornecer uma camada de drenagem com 4-5 cm de espessura.
Top vestir
A aplicação do fertilizante é realizada pela primeira vez após 2 semanas após a compra da planta. No período primavera-verão, fertilizantes minerais com alto teor de nitrogênio são usados. No outono, o potássio e o fósforo devem prevalecer nos complexos minerais fertilizantes. Você pode usar qualquer fertilizante mineral para arbustos ornamentais.
Recomenda-se alternar o curativo: mineral e orgânico. Frequência de cobertura - uma vez a cada 10-15 dias. No inverno, você precisa fertilizar a planta a cada 1,5 meses.Transplante
Um transplante de plantas jovens deve ser realizado uma vez por ano, na primavera. As plantas adultas são transplantadas conforme necessário quando a capacidade em que o hibisco cresce se torna pequena demais para isso.
Um transplante de hibisco em casa é o seguinte:
- um vaso maior é selecionado que o anterior, com 3-5 cm de diâmetro;
- no fundo da panela, preencha a camada de drenagem;
- tiram a planta da capacidade anterior sem danificar o sistema radicular e sem destruir o pedaço de terra;
- transfira o arbusto para uma panela nova e preencha o solo que estiver faltando;
- Depois disso, a planta deve ser abundantemente regada.
Se o hibisco tiver um tamanho impressionante e se tornar difícil transplantá-lo, você poderá remover periodicamente a camada superior do solo e substituí-la por uma nova.
Vaso para plantio
Quanto ao tamanho do vaso para plantar hibiscos, você precisa se concentrar no volume do sistema radicular da planta. Vale a pena escolher um vaso, levando em consideração o fato de o sistema radicular crescer. É necessário que a planta garanta "permanência" gratuita no recipiente em que é plantada.
O material da ervilha pode ser qualquer um, mas vale a pena considerar uma característica do hibisco como uma grande absorção de água. Dado que a terra na panela deve estar constantemente úmida, é melhor comprar vasos de plástico. Esse material evita a rápida evaporação da umidade do solo, o que não pode ser dito sobre cerâmica ou argila. Mas, se você controlar o regime de rega das plantas, não importa de que material o pote será feito.
Invernada
Antes do início do inverno, eles reduzem a rega e deixam de fertilizar. A rega da planta no inverno é necessária à medida que o solo superficial seca. A planta não exige medidas de cuidados especiais nesta época do ano.
Foto da cultura
A seguir, é apresentada uma foto do hibisco do pântano:
Cuidados após a compra
Recomenda-se deixar o hibisco por 1-2 semanas para se adaptar às novas condições e não perturbá-lo. Depois disso, você pode começar a transplantar em uma nova panela e retirar o fertilizante. A única coisa que o hibisco precisa logo após a compra é a rega regular.
Características de cuidados ao ar livre
Para garantir o cuidado adequado da planta, é recomendável seguir as seguintes regras:
- No período primavera-outono, é necessária a alimentação do mato. Use fertilizantes minerais contendo mais nitrogênio.
- No final da estação de crescimento, você precisa fazer uma cobertura do solo. Para fazer isso, você pode usar serragem, palha, composto ou grama, espalhando-os sob as plantas. Essa técnica permite proteger o hibisco no inverno e reduzir o número de ervas daninhas no local.
- O fertilizante deve ser aplicado sob o arbusto estritamente em uma certa quantidade, de acordo com as instruções anexadas a cada fertilizante. Se você gasta um molho abundante, a floração não pode esperar.
- O tratamento do inseticida é necessário em caso de sinais de danos por pulgões ou carrapatos.
Além do tratamento com inseticida, quando são detectadas lesões por insetos, as plantas não são apenas tratadas com preparações especiais, mas também transplantadas para outro local.
- A rega é realizada regularmente, a umidade constante do solo é mantida no local.
- O primeiro curativo é realizado 2 semanas após o plantio das plantas no solo.
- Antes do início do período de inverno, no mês de dezembro, eles se preparam. A primeira coisa a fazer é fazer a cobertura morta usando galhos de pinheiro de abeto, composto de folhas ou um material de cobertura não tecido especial (lutrasil).
- Quando a neve cai, a propósito, arbustos você pode derramar mais neve. Essa técnica é capaz de salvar o solo do congelamento e, consequentemente, o sistema radicular do hibisco de danos e morte.
Reprodução
A propagação do hibisco é realizada de várias maneiras. Você pode cultivar uma planta a partir de sementes e mudas; portanto, use o método de dividir o arbusto se a flor crescer em campo aberto.
Sementes
Se você quiser cultivar sementes de hibisco a partir do seu arbusto, precisará coletá-las no final da primavera. As vagens devem estar secas e duras. O material para semeadura é liberado da vagem e as maiores sementes são selecionadas e elas começam os preparativos para a semeadura.
Se o material de semente para o plantio de hibisco for comprado em uma loja ou no mercado, vale a pena dar preferência a empresas confiáveis. Por conveniência, você pode ler primeiro opiniões sobre o fornecedor de sementes. Ao comprar, você precisa conhecer em detalhes as características da variedade e escolher a mais adequada.
Todo o processo de cultivo de mudas de hibisco a partir de sementes em casa é o seguinte algoritmo de ações:
- Cada semente foi inicialmente esfregada levemente com uma lixa ou uma lixa de unha de um lado.
- Por outro lado, a semente deve ser perfurada com uma agulha ou cortada com uma faca.
- O material da semente é colocado em água morna com suco de aloe (1 colher de chá) e incubado por duas a três horas, após o que é seco em uma toalha de papel.
- Prepare recipientes para o cultivo de mudas. O solo pode ser usado comprado para mudas de plantas ornamentais.
- As sementes secas são colocadas em recipientes a uma profundidade de 0,5 cm e levemente polvilhadas com terra.
- Os vasos são cobertos com filme plástico e deixados em um local bem iluminado.
- Após 10 a 14 dias, as mudas de hibisco aparecerão.
Oferecemos a você um vídeo sobre como propagar hibiscos de pântano por sementes:
Estacas
Para propagar por estacas, você precisará fazer o seguinte:
- Usando uma faca afiada, selecione os brotos mais suculentos e jovens e corte-os.
- Trate com drogas que estimulam a formação de raízes. Para fazer isso, você pode usar o Kornevin ou o Zircon.
- As estacas são colocadas em pequenos recipientes cheios de areia e turfa.
- Os recipientes são cobertos com filme plástico.
- Após 1,5 a 2 meses, o filme é removido.
- Para o bom desenvolvimento do hibisco e seu enraizamento, é necessário observar o regime de temperatura na faixa de 23 a 28 graus.
- No mês de junho, as plantas jovens podem ser plantadas em campo aberto.
Vídeo sobre a propagação do hibisco de pântano por estacas:
É fácil cuidar do hibisco do pântano. Seguindo as recomendações acima, não haverá problemas com a planta. Arbustos com flores deliciarão seu mestre por vários meses seguidos.