Recomendações práticas sobre como transplantar corretamente um limão: instruções passo a passo

Cultivar um limoeiro em casa é um processo fascinante, mas às vezes demorado. Isto é especialmente verdade no momento do transplante de plantas.

Para entender como transplantar um limão, é importante poder determinar o estágio de desenvolvimento da planta e seguir as recomendações no processo de transplante.

O principal objetivo desse evento é criar condições ideais para que uma planta cresça e se desenvolva ativamente e forneça a ela um enraizamento bom e rápido em uma nova panela.

Disposições Gerais

O limão caseiro precisa de um transplante, pois o solo em que cresce começa a se esgotar com o tempo.

Consequentemente, a planta não tem nada para tomar substâncias úteis necessárias para o crescimento e desenvolvimento normais. Isso leva ao fato de que o limoeiro começa a doer, descarta as folhas e seca. Após o transplante, a planta novamente começa a receber nutrientes e retoma a frutificação.

Quando é necessário um transplante e como entendê-lo?

Antes de transplantar um limão em casa, vale a pena descobrir se um transplante é necessário em princípio e, se necessário, quando é o melhor para realizá-lo. É possível transplantar um limoeiro planejado e com base em certos critérios, descritos a seguir.

Planejado

  • Um transplante planejado de um limão adulto é realizado anualmente.
  • Se a planta for jovem, você precisará realizar esse evento uma vez a cada 6 meses.
  • O limoeiro já totalmente maduro é transplantado uma vez a cada 3-4 anos.

Quanto mais antiga a planta, menos frequentemente ela precisa ser transplantada.

É preferível transplantar na primavera, no momento em que a árvore passa para a fase principal do crescimento. Isso se deve ao fato de que, nesta fase do desenvolvimento das plantas após o transplante, é muito mais fácil criar raízes e criar raízes em uma nova panela do que em qualquer outro momento.

Imprevisível

Quanto a um transplante não planejado, você precisa fazer isso nas seguintes situações:

  1. se o pote estiver quebrado;
  2. imediatamente após a compra da planta;
  3. se fosse descoberto que as raízes começaram a apodrecer. em tal situação, o pote fede a podridão.
Se você nem levar em conta esses fatores, poderá determinar a necessidade de transplantar um limoeiro pelas raízes. Se eles começaram a crescer nos orifícios de drenagem da panela, esse é um sinal claro de que é hora de transplantar a árvore.

É possível realizar o procedimento durante a floração?

Ao transplantar um limoeiro, é importante ser guiado pelo estágio de desenvolvimento da planta. Se estamos falando de um transplante planejado, é necessário executá-lo na fase de crescimento, mas em nenhum caso escolha o momento de floração da árvore para isso.

Durante a floração, o sistema radicular é mais vulnerável, pois todos os nutrientes vão para o topo da planta, formando ovários e flores, e depois os frutos. Para que a planta crie raízes bem, ela precisa gastar uma energia considerável nesse processo. Isso leva à morte dos ovários e, como conseqüência, à ausência de frutificação.

Ambiente ideal para o solo

A combinação das seguintes frações é considerada o ambiente ideal para o solo em uma panela de limão:

  • Uma camada de drenagem igual a 2 cm, que é colocada no fundo da panela.
  • Acima de 2 - 2,5 cm de areia do rio são cobertos. A areia deve ser vaporizada com antecedência.
  • A última camada e a mais básica é a mistura do solo.

Para facilitar sua tarefa, você pode comprar solo pronto para plantas cítricas. Para preparar esse solo, você precisa misturar em proporções iguais:

  • húmus ou estrume;
  • areia peneirada do rio;
  • terra preparada desinfetada.

O que procurar ao escolher um novo pote?

Ao escolher um pote, eles são repelidos do volume do anterior. Um novo vaso precisa ser selecionado 2-3 cm a mais que o anterior. Não devemos esquecer que devem ser feitos orifícios especiais de drenagem na panela. É melhor dar preferência a vasos com largura maior do que profundidade, porque o sistema radicular do limoeiro cresce em largura.

Mover frutas: procedimento passo a passo

Transplante de árvore de limão em casa

Como transplantar uma árvore cítrica em casa em outro vaso? O seguinte algoritmo de ações:

  1. O vaso selecionado é coberto com 20% da altura total com uma camada de drenagem. Recomenda-se o uso de argila expandida pequena.
  2. Uma camada de areia é derramada sobre a drenagem, 2 vezes mais espessa que a drenagem.
  3. O limoeiro é removido da panela velha e examinado quanto à presença de raízes podres e danificadas. Se houver, eles precisam ser aparados. Nesta fase, o sistema radicular do limão pode ser tratado com Kornevin - isso acelerará o crescimento radicular e ajudará a criar raízes em uma nova panela.
  4. Um substrato de terra é derramado na panela e a planta é transplantada, preenchendo-a com o solo de lado. Um ponto importante nesse processo é encontrar o pescoço da raiz da planta. Deve ficar um pouco abaixo da borda da panela, mas acima do substrato de terra.
  5. O solo no processo de adormecer precisa ser um pouco compactado.
  6. Após o transplante, a planta é abundantemente regada.

No campo aberto no jardim

Se você deseja plantar um limoeiro em campo aberto, primeiro precisa preparar as mudas, embora possa plantar a planta inteira. Se há um desejo não apenas de transplantar um limão, mas também de propagá-lo, eles preferem enxertar.

Para fazer isso:

  1. Usando uma faca afiada, corte a parte em pedaços de 8 a 10 cm.
  2. Nesse segmento, você precisa cortar as folhas, deixando apenas o par superior.
  3. Em seguida, é necessário deixar as estacas por um período de 12 horas em uma solução estimulante do crescimento e depois transplantar em uma mistura de areia e solo. Aprofundar as estacas no substrato em 2 cm.

Deixe as mudas em um local quente e brilhante, envolvendo-o com um filme até formar as raízes.

O processo adicional de transplante de limão em campo aberto é o seguinte:

  1. Cavar uma vala, cuja profundidade deve ser de 1,5 me largura de 1,3 m.
  2. A parte norte da vala é cavada estritamente perpendicularmente; a parte sul deve ser cortada, observando um ângulo de 45 graus. Ao mesmo tempo, o fundo do poço deve ser avaliado em até 80 cm.
  3. A encosta sul do local perto da trincheira é coberta com um filme preto. Isso impedirá o aparecimento de ervas daninhas.
  4. O fundo da vala é coberto com drenagem e imediatamente antes do desembarque com um substrato especial, cuja espessura deve ser de 30 cm.
  5. No fundo da vala, vários montes são feitos usando uma mistura de nutrientes. A distância entre os montes é de 1,5 m.
  6. No topo de cada colina, há uma muda de limão ou uma árvore de uma panela.
  7. O colo da raiz da planta deve estar 2 cm acima do solo.
  8. Imediatamente após o transplante debaixo de uma árvore ou muda, você precisa derramar 30 litros de água.
  9. O solo ao redor da muda é compactado e coberto com húmus ou crosta de pinheiro.

Cuidado

Os cuidados após o transplante de um limoeiro são os seguintes:

  • Pulverização regular de folhas de limão ou colocação sob um filme (estufa).
  • Pulverizar uma vez por semana com zircão ou Epin.
  • A rega da planta nas duas primeiras semanas após o transplante deve ser realizada com menos frequência do que o habitual. Isso permitirá que as raízes cresçam em um novo substrato em busca de umidade.
  • O primeiro curativo deve ser realizado antes de 30 a 60 dias.
  • Se necessário, o afrouxamento do solo deve ser realizado para melhorar a aeração e evitar a deterioração das raízes.

Recomendações para salvar uma planta se ela não enraizar

Se a planta não se enraizar, qualquer estimulante de crescimento ajudará a salvar a situação. Para um bom enraizamento, use Kornevin durante o plantio. Se o medicamento não foi utilizado, a planta é regada com zircão após o transplante.

Para ajudar a planta a enraizar-se em uma nova panela, é importante descobrir as razões pelas quais ela não enraíza e as elimina. Pode ser necessário transplantar a planta novamente.

Transplantar um limoeiro não é tão difícil quanto parece à primeira vista. É importante nesse processo levar em consideração não apenas a fase de crescimento da planta na qual pode ser transplantada, mas também outros requisitos, como tamanho do vaso, qualidade do solo. No processo de transplante, é importante manusear cuidadosamente o sistema radicular da planta: remova raízes podres e danificadas e trate o sistema radicular com um estimulador de crescimento.

Deixe O Seu Comentário