Fatos interessantes sobre como a romã cresce na natureza e em casa

A romã é conhecida pela humanidade desde os tempos antigos. Ele é chamado de rei das frutas não por acaso - as frutas contêm vitaminas e minerais saudáveis.

Está associada a países do sul, onde cresce em condições naturais, mas essa planta exótica também é cultivada na Rússia, por exemplo, no Cáucaso, no sul do Território de Krasnodar, no Mar de Azov. Alguns jardineiros cultivam-nos mesmo nos subúrbios.

Como cresce na natureza e em casa?

Descrição geral da aparência

Os frutos da romã crescem em árvores ou arbustos de baixa propagação, cuja altura máxima na natureza chega a seis a sete metros. As árvores do jardim geralmente crescem mais baixas - até três a quatro metros. Os criadores também criaram variedades anãs para cultivo em ambiente interno.

Externamente, eles não diferem das romãs que crescem em campo aberto, mas crescem não mais que um metro e meio, com mais frequência de 60 a 70 centímetros. Vários brotos crescem de uma raiz, um dos quais é o principal e mais grosso, de modo que a planta se parece com uma árvore.

As folhas são pequenas, oblongas, densas, brilhantes, agrupadas em cachos. Um lado da folha é mais escuro que o outro. De maio a agosto, as flores alaranjadas aparecem em tamanho de 2 a 5 centímetros, na aparência se assemelham a sinos. A romã floresce por um longo tempo, abundantemente e parece muito impressionante ao mesmo tempo, portanto é frequentemente usada como planta ornamental. Os galhos são finos, pontiagudos, cobertos com uma casca marrom clara.

Taxa de crescimento

A taxa de crescimento depende das condições, variedade e método de plantio. Em casa, a romã pode ser cultivada a partir de sementes, mas levará muito tempo e esforço. Em um ano, uma fuga plantada dessa maneira chegará a 20 a 25 centímetros.

O plantio com mudas acelera o processo duas vezes, mas em condições adversas, o crescimento diminui. No ambiente natural, uma romã começa a dar frutos nos 5-6 anos de vida.

As variedades de jardins, em condições favoráveis ​​e bons cuidados, agradarão um pouco mais cedo as frutas - por 3-4 anos, e as de interior darão frutos no segundo ano.

Quantos anos vive?

Em condições naturais, são encontradas granadas individuais de vida longa, que crescem de 200 a 300 anos. Os jardins de romã são renovados após 50-60 anos, pois depois disso a fertilidade diminui. Plantas domésticas anãs vivem ainda menos, mas a idade deles depende muito das características do atendimento.

Apresenta fruta madura

Com que rapidez os frutos amadurecem?

A peculiaridade das romãs é que os frutos não são amarrados em cada flor (a maioria cai). A taxa de amadurecimento das frutas varia muito, dependendo da região de crescimento, variedade de plantas e condições. Esse período é de 170 a 220 dias e as frutas maduras são colhidas de setembro a novembro, dependendo das condições. Também deve-se ter em mente que os frutos não são amarrados ao mesmo tempo, respectivamente, e o amadurecimento ocorre gradualmente.

Como eles são?

A aparência das frutas da romã é bem conhecida por todos. Eles geralmente são de forma esférica. Na botânica, esse tipo de fruta é chamado de "romã". A cor da fruta amadurecida é marrom-avermelhada, a superfície é áspera. No interior, existem inúmeras sementes agridoces, cobertas com polpa vermelha suculenta. As sementes são separadas por septos esponjosos.

Em uma romã, pode haver de 200 a 1400 sementes. O diâmetro do feto é de cerca de 12 centímetros. Quanto pesa uma fruta sem casca? O peso pode chegar a 500 g, mas apenas metade dessa massa é comestível, cerca de 250 g por romã, e até 60 kg de frutas são coletados de uma árvore.

As plantas domésticas produzem frutos menores - de 4 a 6 centímetros. Eles são mais ácidos do que os do sul.

Foto

Na foto abaixo, você pode ver como a romã cresce em casa e no jardim.



Condições favoráveis ​​à romã

A romã é uma planta termofílica do sul, e isso deve ser levado em consideração ao cultivá-la. Para o plantio, você deve escolher áreas claras abertas com solo fértil. Na faixa do meio, as plantas que crescem em campo aberto devem ser fechadas para o inverno. Para fazer isso, eles são plantados até em um ângulo de 45 graus, para que seja mais conveniente isolar. Pelo contrário, as romãs internas devem ser mantidas em uma sala fresca no inverno.

A romã é uma planta útil e bonita. Apesar de sua origem subtropical, pode ser cultivada mesmo na faixa do meio com os devidos cuidados. As variedades caseiras são mais curtas e serão uma decoração maravilhosa para qualquer ambiente.

Deixe O Seu Comentário