Recomendações e instruções passo a passo: como plantar e cultivar rosas em casa a partir de sementes? Problemas e cuidados com as plantas
Provavelmente a flor mais comum para plantar no jardim é uma rosa. Pode florescer por um longo período e diluir um aroma agradável.
Existem várias maneiras de propagar rosas. Mas se você quiser obter uma opção inesperada, tente plantar uma rosa a partir de sementes.
Todo o processo de plantio é realizado em casa. Este artigo é dedicado a este tópico. Você também descobrirá quais problemas surgem com mais frequência e quais são as maneiras de resolvê-los. Daremos recomendações para manutenção adicional das flores.
Conceitos gerais
As sementes de rosa estão nos frutos do arbusto.. Eles são coletados no final do verão e até meados do outono. Você precisa escolher frutas levemente douradas. As sementes em si devem estar um pouco cruas - elas brotam mais rápido. Mas você também precisa levar em consideração o fato de que em algumas rosas as frutas permanecem verdes.
As sementes são obtidas da seguinte forma: o fruto é cortado ao meio, após o que as sementes são separadas da polpa.
Ajuda! As sementes são pequenas, têm uma cor acastanhada.Prós e contras de tal cultivo
As seguintes circunstâncias podem ser atribuídas às vantagens da propagação de sementes.:
- Ao comprar sementes, você terá que pagar uma quantia menor do que na compra de mudas ou mudas.
- No futuro, você pode plantar um rosário inteiro, pois há muitas sementes em um pacote. Mesmo que nem todos sejam aceitos, ainda haverá muitas rosas.
- Mudas de saúde. A propagação de sementes envolve estratificação preliminar. Como resultado, as mudas se tornam viáveis, capazes de se adaptar ao clima frio e exagerar na doença.
- Rosas de sementes podem ser plantadas na rua e em casa.
Contras do cultivo de uma semente de rosa de quarto:
- As sementes germinam por um longo período.
- A floração aparecerá apenas após 2-3 anos.
- Este método de reprodução requer muita paciência.
Onde e como posso comprar sementes?
Na Internet, existem muitos sites que oferecem para comprar sementes de rosas. Nem todos eles são confiáveis. O site mais popular para vender sementes chinesas é o Aliexpress. Leia aqui como cultivar rosas a partir de sementes encomendadas na China.
Também existem uma maneira fácil de comprar sementes de rosas - visite uma loja de flores. Se essas flores crescerem no terreno da casa, as sementes poderão ser coletadas independentemente.
Como conseguir você mesmo?
Para a coleta de sementes, a segunda metade do verão é selecionada. A poda dos frutos deve estar levemente verde, para que a base fique macia. São esses grãos de raio que brotam.Depois de cortar a fruta com uma faca, as sementes são separadas da polpa. Em seguida, são lavados e desinfetados com peróxido de hidrogênio a 3% por 20 minutos ou em uma solução de permanganato de potássio.
A escolha do período para reprodução
Geralmente o plantio de sementes é realizado no final do verãoou no início do outono. Mas como as sementes são plantadas em casa, a época do ano não importa. Mais importante ainda, as sementes devem receber iluminação suficiente. Se o quintal for inverno, a iluminação deve ser artificial.
Instruções passo a passo sobre como plantar
A seguir, serão apresentadas instruções detalhadas sobre como plantar as sementes corretamente e o que é necessário para isso.
Inventário Necessário
Para plantar sementes, você precisará das seguintes coisas necessárias:
- as próprias sementes (elas podem ser compradas na loja ou obtidas independentemente);
- faca afiada;
- uma peneira;
- uma tigela;
- almofadas de algodão;
- Sacos de polietileno;
- Peróxido de hidrogênio a 3%;
- solo preparado (deve ser leve e fértil);
- vasos pequenos, para mudas.
Preparação
Sobre a que horas e a partir de quais frutas coletar sementes, já foi dito. Frutas secas e deterioradas devem ser deixadas no mesmo local.. Eles não são adequados para o pouso.
Depois de retirar as sementes da fruta, elas devem ser bem lavadas em água corrente. Depois disso, a lavagem é realizada por 20 minutos usando peróxido de hidrogênio e uma peneira. Assim, as sementes serão desinfetadas e protegidas do mofo.
Você precisa inspecionar cuidadosamente as sementes. Muitas vezes, você percebe que a forma e a cor são diferentes, mas isso não é um defeito. Quando plantados corretamente, todos brotam.Como plantar no chão?
Plantar sementes no chão é um processo longo e trabalhoso. Se falamos sobre as condições naturais de crescimento, então as sementes, depois de enterradas, passam pelo processo de estratificação durante o inverno. Portanto, o objetivo do jardineiro é criar condições semelhantes em casa.
- Você precisa preparar um substrato para sementes de qualquer material que retenha umidade. Podem ser guardanapos de papel, almofadas de algodão ou toalhas de papel.
- Um substrato deve ser umedecido com água oxigenada, colocar sementes, umedecer o segundo substrato e cobrir as sementes por cima.
- A estrutura resultante deve ser colocada em um saco plástico ou outro utensílio adequado e colocada na geladeira no departamento onde os vegetais são geralmente armazenados, enquanto a temperatura deve estar entre + 5-7 graus.
- Essa estratificação continua sob supervisão constante por 2 meses.
- Durante esse período, periodicamente é necessário ventilar a bolsa e umedecer o substrato.
Se o molde foi visto nas sementes, o processo de preparação das sementes é repetido novamente. Primeiro eles são lavados com água oxigenada, depois são recolocados em um substrato e colocados em um saco plástico.
- Quando as sementes brotam, elas podem ser transplantadas para vasos pequenos.
- A temperatura do ar na sala com vasos deve estar entre + 18 e 20 graus.
- Não se esqueça da iluminação, que deve estar presente por 10 horas, para que os brotos não atinjam a perna preta.
- A superfície da panela é coberta com uma fina camada de perlita.
- Os arbustos geralmente não são regados e com uma quantidade moderada de água.
- Para que as raízes ganhem força, os primeiros brotos se rompem.
Oferecemos a você um vídeo visual sobre o plantio de sementes de rosas:
Como fazer root?
Como mencionado acima, Assim que as sementes brotam, pequenos vasos de turfa são transplantados. Com os devidos cuidados após o inverno das sementes na primavera, você já pode ver os primeiros brotos.
O desembarque é realizado após o processo de endurecimento. Periodicamente, vasos com mudas são retirados ao ar livre. Mas, ao mesmo tempo, devem ser protegidos da luz solar direta. O tempo de residência das plantas ao ar livre deve ser aumentado gradualmente.O desembarque em uma panela grande é feito em maio. O solo solto é preparado com antecedência, onde as mudas serão plantadas.
Cuidados Primários
Para que as sementes cresçam bem, elas precisam ser cuidadas por um longo tempo. Siga as regras para regar e aplicar fertilizantes líquidos. Se o apartamento estiver quente, as plantas serão umedecidas e cobertas com material de cobertura. Isso reterá a umidade na camada superior. Então o abrigo é removido.
Problemas e soluções
No primeiro ano, a planta não dará boa floração, será fraca e letárgica. Portanto, é melhor não permitir o florescimento do arbusto neste momento. Os brotos fixos devem ser removidos antes de agosto e deixar cerca de duas inflorescências por broto.
A alimentação também é importante. É realizada nos meses de maio, julho e outubro; adubos nitrogenados são adicionados pelas duas primeiras vezes. No outono, a fertilização com potássio será mais útil..
Se esterco de vaca for adicionado ao solo, isso também contribuirá para o bom crescimento das plantas. É diluído em água a uma taxa de 1 a 3, infundido por cerca de 10 dias e antes da rega direta, é novamente diluído em água a uma taxa de 1:10.
As rosas são frequentemente expostas a doenças e pragas. Portanto, o processamento com preparações especiais compradas em uma loja de flores também é importante.
Recomendações para manutenção adicional das flores
No futuro, se os seguintes procedimentos de cuidados forem realizados, a rosa começará a crescer rapidamente e, no segundo ano, dará uma boa floração:
- Rega adequada das mudas.
- Solo solto.
- Cobrir o solo.
- Fertilização de acordo com o cronograma.
- Controle de pragas.
- Algumas variedades de rosas requerem poda.
A vantagem da propagação de sementes em casa é a capacidade de plantar todo o jardim de rosas em casa, sem custos adicionais.
Vídeo útil
Oferecemos a você um vídeo informativo sobre o processo de cultivo de rosas a partir de sementes: