Características do cultivo de cactos populares a partir de sementes em casa

O cultivo de cactos a partir de sementes é praticado principalmente em estufas e viveiros.

Esse método é aplicável em casa, mas requer o conhecimento e a paciência necessários: o processo preparatório é muito trabalhoso e o crescimento dos cactos nos estágios iniciais do desenvolvimento é muito lento - a floração ocorre somente após 4-5 anos.

A seguir, falaremos mais sobre esse método de cultivo de cactos, bem como o que fazer se as sementes não se enraizarem.

Que espécies podem ser germinadas dessa maneira?

Quase todos os tipos de cactos são propagados por sementes.. Os tipos mais populares para crescer em casa:

  1. Mammillaria
  2. Echinocactus Gruzoni;
  3. Pera espinhosa;
  4. Schlumberger (dezembrista);
  5. Eufórbia;
  6. Echinopsis;
  7. Cereus
  8. Epifillum;
  9. Gymnocalycium.

Vantagens e desvantagens do método

Os benefícios:

  • as espécies mais raras de cactos se reproduzem apenas semeando (não dê filhos ou processos);
  • a planta é mais viável;
  • baixo custo de semente.

Desvantagens:

  • a complexidade do processo preparatório;
  • algumas sementes (por exemplo, paródia) são muito pequenas;
  • baixa porcentagem de germinação e sobrevivência de sementes (50%);
  • é necessária supervisão constante e cuidados com as mudas;
  • o surgimento de dificuldades durante o período inicial de crescimento: decadência; brotar de lado ou enraizar; adesão de casca; "floração" da terra e de outros.

Saiba mais sobre a criação de cactos aqui.

Tempo adequado para o cultivo

O momento mais favorável para o plantio adequado das sementes de cactos é a primavera. Clima na primavera mais favorável para brotos imaturos: A duração do dia aumenta e fica mais quente. As colheitas de março para o inverno crescem plantas bastante grandes e viáveis ​​e são capazes de invernar facilmente.

Ao plantar sementes no inverno, é necessário iluminar adicionalmente as mudas por 12 horas e criar as melhores condições de estufa para os cactos: alta temperatura e umidade.

Seleção de terras

Para cactos de sementeira, é necessário preparar um substrato constituído por:

  • areia lavada do rio (1 parte);
  • terra apodrecida por folhas (1 parte);
  • carvão moído (1/2 parte).

E drenagem de argila expandida fina ou perlita. O solo e a drenagem podem ser preparados de forma independente ou adquiridos solo pronto em uma loja especializada. O principal requisito para a mistura do solo é a leveza e a respirabilidade.

As sementes de cacto não possuem um mecanismo de resistência à infecção, portanto o solo deve ser higienizado antes do plantio, mantendo a mistura por 15 a 20 minutos no forno, enxágüe o ralo com água fervente. Cascas de ovos quebradas podem ser adicionadas à drenagem.

Preparação da panela

Qual é o melhor plantio? É melhor plantar as sementes em um recipiente de plástico raso - até 8 cm de altura. Os recipientes na parte inferior devem ter muitos orifícios de drenagem. Recipientes de cor branca fosca que não absorvem muita luz solar são os mais adequados. A panela deve estar equipada com uma bandeja coletora para drenar o excesso de líquido. Um elemento obrigatório é uma capa transparente. Pode ser de vidro ou uma tampa de plástico transparente (copo, tampa), que cobre as sementes plantadas.

Importante! Antes da semeadura, o recipiente deve ser esterilizado, submetido a ebulição prolongada e tratado com uma solução de permanganato de potássio.

Onde comprar material de semente e como fica a foto?

As sementes podem ser compradas na loja. ou colete as sementes você mesmo. A primeira opção é adequada para os cultivadores iniciantes, a segunda - para floristas experientes com pelo menos duas plantas independentes da mesma variedade. Suas flores devem ter polinização cruzada e aguardar o amadurecimento das bagas. Quando a baga amadurece, as sementes são secas e preparadas para o plantio.

Devido ao pequeno tamanho das sementes, é difícil determinar na aparência se elas são saudáveis ​​ou não. O principal critério é o frescor das sementes, elas não devem ser armazenadas por mais de seis meses. Se as sementes foram armazenadas em uma sala úmida ou se houver vestígios de umidade na embalagem, essas amostras não são adequadas para o plantio.

Preparo do solo

As sementes devem ser embebidas por 12 a 15 horas em uma solução fraca de permanganato de potássio. Este procedimento não apenas desinfeta as sementes e impede o desenvolvimento do fungo, mas também as desperta.

Material comprado para semeadura

Vale a pena comprar sementes de cacto apenas de fabricantes e fornecedores confiáveis. O preço médio de um pacote de 3 sementes em Moscou e São Petersburgo é de 25 rublos.

Procedimento de desembarque

Como semear corretamente?

  1. Uma camada de drenagem (1-2 cm) é derramada no recipiente desinfetado e depois no substrato preparado (3-4 cm). 1/3 do recipiente deve estar vazio.
  2. A terra é derramada com água fervida quente.
  3. Usando um palito a uma distância de 1 cm, são feitos orifícios nos quais as sementes desinfetadas são plantadas.
  4. O solo com sementes é pulverizado com água de um frasco de spray, mas não é regado.
  5. A estufa é coberta com uma tampa e colocada em um local ensolarado.
Atenção! As sementes germinam na superfície do solo e não polvilham com a terra.

A seguir, um vídeo visual com o procedimento para plantar sementes de cactos:

Como cuidar pela primeira vez?

  • Pulverize 1-2 vezes ao dia.
  • Ventile pelo menos 2-3 vezes ao dia.
  • Remova a condensação das paredes da tampa para que não se formem algas verde-azuladas.
  • Semear corredor entre as culturas.
  • Garanta iluminação suficiente - pelo menos 10 horas por dia.
  • Mantenha a uma temperatura média de 25 ° C durante o dia e 20 ° C à noite.
  • Alimentação com fertilizantes especiais para o crescimento de cactos.
  • Se algas aparecerem no vaso, a planta precisará ser transplantada.

Quão rápido eles estão se desenvolvendo?

Quantas mudas crescem? As sementes dos primeiros brotos não dão mais de 2 semanas, último broto em um mês. Se a germinação não aparecer após o término do período de germinação, você poderá remover o recipiente em local fresco e parar de regar por 2 semanas, depois devolvê-lo ao local original e retomar os cuidados. Um método tão estressante permite que você "desperte" as sementes.

Existem espécies com um longo período de germinação de 2 meses ou mais. As mudas da maioria das espécies crescem muito lentamente e, mesmo após dois anos, atingem tamanhos de não mais de 4 cm de altura e diâmetro. Sujeito a todas as regras de cuidados, um cacto pode começar a florescer por 4-5 anos de vida.

O que fazer se eles não se enraizarem?

Se os cactos não se enraizarem, é necessário revisar as condições de manutenção e verificar se há doenças. Se forem encontradas amostras infectadas, elas devem ser imediatamente separadas das saudáveis ​​e destruídas. Os brotos restantes devem ser tratados com uma solução de permanganato de potássio. No estágio inicial, você pode recorrer a uma mudança de cenário de emergência e fazer o cacto entrar em hibernação, diminuindo a temperatura e reduzindo a rega. Então você pode transplantar a planta e retomar o ciclo de tratamento.

Cultivar um cacto não é fácil, mas é incrivelmente interessante. Uma planta que sobreviver à fase inicial de crescimento será forte e endurecida. Com sementes de crescimento próprio, você pode obter resultados inesperados na forma de novas cópias de variedades híbridas.

Vídeo útil

Oferecemos a você um vídeo com o procedimento para plantar um cacto, além de informações sobre como cuidar dele:

Deixe O Seu Comentário